Quem vencerá o Oscar 2025 de Melhor Direção

No próximo domingo, dia 2 de março, acontece diretamente do Dolby Theatre, em Los Angeles, na Califórnia, a cerimônia de entrega da 96ª edição do famoso “Prêmio da Academia”, mais conhecido como Oscar. Pela primeira vez na história, a cerimônia será comandada pelo comediante e apresentador Conan O’Brien e, nos Estados Unidos, será transmitida pelo canal ABC, como ocorre tradicionalmente desde 1976, e também, pela primeira vez na história, pela plataforma de streaming Hulu.

No Brasil, a cerimônia do Oscar deve ser transmitida pelo canal pago TNT e pela plataforma de streaming Max, que há anos transmitem a cerimônia, além também da Rede Globo, que volta a transmitir a cerimônia depois de anos de ausência. Devido ao fato de o filme brasileiro Ainda Estou Aqui estar indicado em três categorias, incluindo Melhor Filme, a Rede Globo decidiu transmitir a cerimônia e deixar a transmissão dos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro em segundo plano. Isso devido ao feito inédito obtido pelo filme brasileiro.

Nesse ano, cobrimos as principais premiações da temporada e, como não poderia deixar de ser, também cobriremos o Oscar, já que essa é a principal e mais importante premiação da temporada. Aliás, todas as premiações são quase que apenas uma prévia do Oscar. Dessa forma, analisaremos cada uma das principais categorias do Oscar desse ano e ponderaremos as chances de vitória de cada concorrente em cada uma delas. Seguiremos nossa análise com essa que é uma das mais importantes categorias do Oscar. Lembrando que já analisamos diversas outras categorias do Oscar desse ano. Mas primeiro, você sabe o que se premia nessa categoria? Te explicamos abaixo.

O que é o Oscar de Melhor Direção

Melhor Direção é uma das categorias originais do Oscar, criada junto com a premiação e entregue desde a primeira cerimônia do Oscar, ocorrida em 16 de maio de 1929. Além disso, essa é também seguramente a segunda categoria mais importante do “Prêmio da Academia”, ficando atrás apenas da categoria de Melhor Filme. Prova disso é que, tradicionalmente, os vencedores dessa categoria sempre foram os penúltimos a serem anunciados. Isso, no entanto, tem mudado nos últimos anos, já que a Academia tem escolhido dar mais destaque para as categorias de interpretação que, normalmente, atraem mais audiência.

Assim como outras categorias do Oscar, Melhor Direção também já teve diversos formatos. Na primeira cerimônia, por exemplo, essa categoria era dividida em duas. Uma premiando trabalhos de direção em filmes dramáticos e outra premiando trabalhos de direção em filmes cômicos. Esse formato, no entanto, foi abandonado já no ano seguinte. Além disso, durante algum tempo, diretores podiam ser indicados por seus trabalhos em diversos filmes. Dessa forma, eles não eram premiados apenas pelo trabalho em um único filme, como ocorre atualmente. Aliás, esse formato também foi comum durante um tempo em diversas outras categorias do Oscar.

Como mencionamos em nosso texto sobre quem irá vencer o Oscar de Melhor Filme, os trabalhos de direção e produção estão extremamente ligados. Por esse motivo é comum que quem ganhe o Oscar nessa categoria também ganhe na categoria de Melhor Filme. Só para se ter uma ideia, dos 96 filmes premiados com o Oscar de Melhor Filme, 69 venceram também o Oscar de Melhor Direção. Sendo que em 96 edições do Oscar, em apenas seis ocasiões uma produção venceu o Oscar de Melhor Filme sem que seu diretor fosse indicado na categoria de Melhor Direção.

O que o Oscar de Melhor Direção premia

Como o nome já sufere, essa categoria premia o melhor trabalho de direção do ano, segundo a opinião dos membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood (AMPAS). Nessa categoria, em específico, apenas membros do “capítulo” da Academia dedicado a diretores (e diretoras) escolhem os indicados, enquanto todos os membros elegíveis da Academia escolhem o vencedor.

Agora, talvez, você esteja se perguntando o que um diretor de cinema faz. Na verdade, os diretores são as principais mentes criativas por trás da feitura de um filme. Eles coordenam toda a equipe trabalhando no filme, inclusive, escolhendo muitos dos membros dessa equipe. Eles também escolhem os principais membros do elenco e, de uma forma geral, são responsáveis por transformar um roteiro em um filme, escolhendo como cada cena será filmada e também como o filme será montado. Enfim, todas as escolhas em um filme passam pela mão do diretor.

Portanto, o que você vê na telona é, normalmente, a visão e a expressão artística do diretor. Por tudo isso, talvez seja até desnecessário dizer que um diretor é, provavelmente, a figura mais importante da produção de um filme. Aliás, é por isso também, que quando o diretor é escolhido para tocar um projeto, muitas vezes já é até possível dizer o estilo que aquele filme terá e até mesmo o potencial de qualidade daquele filme.

É importante, no entanto, dizer que nem sempre foi assim. Nas primeiras décadas do cinema comercial, o diretor era, muitas vezes, somente mais um funcionário do estúdio, cuja principal responsabilidade era apenas coordenar a equipe de profissionais e intérpretes trabalhando no filme, garantindo assim que as cenas fossem filmadas de forma apropriada, no tempo correto e dentro do limite orçamentário estabelecido pelo estúdio.

Sean Baker. Foto: Andy Kropa/Invision/AP
Sean Baker. O cineasta é favorito a vencer o Oscar de Melhor Direção em 2025, por seu trabalho em Anora. Foto: Andy Kropa/Invision/AP

Nessa época, quem realmente exercia controle criativo sobre o filme e tinha direito ao corte final era o produtor. Dessa forma, era a visão do produtor que acabava se mostrando no filme. É claro que, atualmente, ainda existem casos de produtores que exercem esse controle. No entanto, a maioria dos diretores não aceita mais esse tipo de coisa e exige ter o corte final sobre o filme. Contudo, as pressões exercidas pelos produtores e também pelos estúdios sobre os diretores ainda são grandes, já que são eles que estão financiando o filme.

Critérios de elegibilidade

Lembrando que para ser elegível a concorrer ao Oscar nessa categoria, o filme do diretor indicado deve ter estreado entre meia noite de 1 de janeiro e meia noite de 31 de dezembro de um determinado ano no Condado de Los Angeles, na Califórnia. Por isso, todos os concorrentes dessa categoria nesse ano, dirigiram filmes que estrearam em Los Angeles entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2024, sem exceções.

Além de estrear em Los Angeles, a produção também tem que permanecer em exibição na cidade por pelo menos sete dias consecutivos, sendo exibido em pelo menos três sessões diferentes, sendo que ao menos uma dessas sessões deve ocorrer entre entre 6 da tarde e 10 da noite no horário local. Além disso, filmes em língua estrangeira devem, obrigatoriamente, possuir legendas em inglês.

Essas regras valem para praticamente todos os filmes que concorrem ao Oscar em todas as categorias, com exceção das categorias de Melhor Filme Internacional, Melhor Documentário e as categorias dedicadas a premiar curtas-metragens. É claro que isso é o mínimo que um filme tem que fazer para concorrer ao Oscar, mas normalmente, as produções que chegam a receber uma indicação a premiação passaram meses fazendo campanha para isso. Não custa recordar também que quem detêm o recorde de indicações nessa categoria é William Wyler, com 12 indicações no total. Já o maior vencedor dessa categoria é John Ford, com quatro vitórias no total.

Quem vencerá o Oscar de Melhor Direção em 2024

Nesse ano, temos dois grandes favoritos a vencer essa categoria: Sean Baker, que concorre por seu trabalho em Anora, e Brady Corbet, que está indicado por seu trabalho em O Brutalista. Corbet vinha sendo considerado favorito a uma vitória nessa categoria desde o início de janeiro desse ano, quando ele venceu o Globo de Ouro e seu filme dominou aquela premiação. Dessa forma, durante todo aquele mês, o diretor se manteve a frente na disputa pela vitória em Melhor Direção.

No entanto, as coisas começaram a mudar no início de fevereiro, quando Anora venceu o Critics’ Choice Awards, o Directors Guild of America Awards e o Producers Guild of America Awards em um único final de semana. Dessas três vitórias, a mais importante para essa categoria é sem dúvidas alguma aquela no Directors Guild of America Awards. Isso porque, essa premiação é entregue pelo Sindicato dos Diretores da América, instituição que reúne a maioria dos diretores de cinema e televisão atuantes nos Estados Unidos.

Por esse motivo, muitos dos diretores que são filiados ao Sindicato dos Diretores da América e, portanto, votam no Directors Guild of America Awards, também são filiados a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood e, por esse motivo, votam no Oscar. É por isso, que desde que começou a ser distribuído em 1948, o DGA Awards tem sido a principal prévia do Oscar nessa categoria.

Só para se ter uma ideia, em 77 anos de existência do DGA Awards, apenas em oito ocasiões, o seu vencedor deixou de ganhar o Oscar de Melhor Direção. A última vez que isso ocorreu foi em 2020, com Bong Joon-ho, que ganhou o Oscar pela direção de Parasita, enquanto que Sam Mendes era quem havia ganhado o DGA Awards daquele ano por seu trabalho em 1917.

Por tudo isso, é possível dizer que Sean Baker é favorito a levar o Oscar para casa nessa categoria. No entanto, Brady Corbet não está totalmente fora da disputa ainda. Isso porque, além da ótima campanha que ele fez durante a temporada, seu trabalho em O Brutalista é elogiadíssimo e ele também acabou de ganhar o BAFTA de Melhor Direção. Portanto, é bem provável que o Oscar nessa categoria termine nas mãos, ou de Baker ou de Corbet.

Mas e se nenhum dos dois vencer? Aí quem parece ter mais chances é a cineasta francesa Coralie Fargeat, que escreveu e dirigiu A Substância. Curiosamente, Fargeat “ocupou” a vaga que provavelmente seria de Edward Berger, diretor de Conclave. Sua não indicação a Melhor Direção foi considerada a principal “esnobada” desse ano. Por isso também, a cineasta francesa não foi nem sequer indicada ao Directors Guild of America Awards. Já que lá, foi justamente Berger quem ocupou seu lugar,

Apesar de tudo isso, seu trabalho em A Substância é tão elogiado que muitos especialistas acreditam que ela é a terceira na corrida pela vitória nessa categoria. Já correndo por fora e com pouquíssimas chances de vitória estão James Mangold e Jacques Audiard. Mangold é um respeitadíssimo diretor que desde a segunda metade dos anos 1990 vem dirigindo filmes elogiados pela crítica. No entanto, essa é sua primeira indicação ao Oscar de Melhor Direção.

Mangold está indicado por seu trabalho na biografia musical Um Completo Desconhecido e devido a seu currículo e ao perfil do filme é até possível dizer que talvez em outros anos, o diretor teria chances reais nessa categoria. Contudo, em 2025, suas chances de vitória parecem ser bem pequenas.

Brady Corbet. Foto: AzCentral.
Brady Corbet. O diretor não é mais favorito, mas ainda pode vencer o Oscar 2025 de Melhor Direção, por seu trabalho em O Brutalista. Foto: AzCentral.

Já Audiard até teria chances de vitória nesse ano mesmo, se a campanha ao Oscar do filme que ele dirige, Emilia Pérez, não tivesse sido totalmente destruída pela protagonista da produção, Karla Sofía Gascón. Dessa forma, seu filme deve ganhar (se ganhar) em poucas categorias e, dessa forma, Audiard é, provavelmente, o concorrente que tem menos chances de vitória nessa categoria.

MELHOR DIREÇÃO

  • Sean Baker – Anora (Vencerá o Oscar)
  • Brady Corbet – O Brutalista (Tem Chances de Vencer)
  • James Mangold – Um Completo Desconhecido (Corre por Fora)
  • Jacques Audiard – Emilia Pérez (Corre por Fora)
  • Coralie Fargeat – A Substância (Corre por Fora)

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