Anora vence o Critics’ Choice Awards

Sean Baker, Demi Moore, Adrien Brody e Jon M. Chu. Fotografia: Kevin Winter/Getty Images for Critics Choice Association.
Sean Baker, Demi Moore, Adrien Brody e Jon M. Chu. Os quatro sairam vitoriosos do Critics' Choice Awards 2025. Foto: Kevin Winter/Getty Images for Critics Choice Association.

Na noite dessa sexta-feira, 7 de fevereiro, ocorreu a cerimônia de entrega do Critics’ Choice Awards 2025. A comédia dramática Anora acabou levando o prêmio de Melhor Filme para casa, mas é difícil dizer quem foi o grande vencedor da noite. Isso porque, os membros da Critics Choice Association (CCA), organização que entrega o Critics’ Choice Awards, decidiram premiar todos os principais filmes da temporada. Dessa forma, Emilia Pérez, A Substância e Wicked sairam da cerimônia de entrega com três vitórias cada um, se tornando os maiores vencedores da noite.

Logo depois deles, vieram Conclave, A Verdadeira Dor e Rivais com duas vitórias cada um. Curiosamente, um dos filmes mais badalados dessa temporada, o drama histórico O Brutalista, só levou uma estatueta para casa, a de Melhor Ator para Adrien Brody, em uma das maiores barbadas da noite. Além disso, o CCA também dividiu de forma bastante igualitária as vitórias nas categorias principais.

Entre as categorias consideradas as mais importantes do Critics’ Choice Awards, cada um dos filmes mais badalados da temporada ficou com pelo menos uma vitória. As únicas produções que obtiveram duas vitórias nessas categorias principais foram Enclave, com vitórias em Melhor Elenco e Melhor Roteiro Adaptado, e A Substância, com vitórias em Melhor Atriz e Melhor Roteiro Original. Até mesmo Wicked, que muita gente achou que só venceria categorias técnicas, acabou conseguindo uma vitória em uma categoria principal, vencendo Melhor Direção, no que pode ser considerada a maior surpresa da noite.

Já o Brasil, acabou sendo derrotado na única categoria onde efetivamente concorríamos, a de Melhor Filme em Língua Estrangeira. Isso porque, como esperado, a produção francesa Emilia Pérez acabou vencendo a premiação nessa categoria. Além disso, Demi Moore venceu a categoria de Melhor Atriz, consolidando ainda mais seu favoritismo ao Oscar, onde sua principal concorrente é a brasileira Fernanda Torres.

Continue depois da publicidade

É claro que precisamos levar em conta que o corpo de votantes do Oscar e do Critics’ Choice Awards são totalmente diferentes e também que Torres, infelizmente, não estava sequer indicada ao CCA. Portanto, não houve um “duelo” entre as duas nessa premiação. No entanto, o fato de Moore vir empilhando vitória atrás de vitória acaba por consolidar sua posição de favorita a também vencer o Oscar e isso é fato inegável.

Um Critics’ Choice Awards quase sem surpresa

A edição do Critics’ Choice Awards praticamente não teve surpresas. Na maioria das categorias venceu quem era favorito ou quem estava em segundo lugar entre os principais candidatos a vitória. Nas categorias dedicadas a premiar o trabalho dos intérpretes, por exemplo, todos os atores e atrizes que eram considerados favoritos, sairam vitoriosos da entrega do Critics’ Choice Awards. A única grande exceção a essa regra ocorreu na categoria de Melhor Direção.

No que pode ser considerada a maior surpresa da noite, Jon M. Chu levou o prêmio para casa por seu trabalho em Wicked. Aliás, essa foi a única categoria não-técnica vencida pelo filme. A vitória de Chu pegou praticamente todo mundo de surpresa, inclusive, o próprio diretor que não conseguiu nem sequer esconder a expressão de choque no rosto quando seu nome foi anunciado no palco por Orlando Bloom, que apresentava a categoria.

Chu até brincou, dizendo que queria o Oscar, prêmio ao qual ele nem sequer está indicado, fazendo uma referência a fala do próprio Bloom que minutos antes de anunciar o vencedor lembrou que a maioria dos diretores que ganham o Critics’ Choice Awards também acabam ganhando o Oscar no mesmo ano.

Continue depois da publicidade

Como havíamos dito em nosso texto sobre quem iria vencer o Critics’ Choice Awards, Brady Corbet, diretor de O Brutalista, era o favorito a vencer a categoria de Melhor Direção. Outros nomes que apareciam na disputa eram Sean Baker, Jacques Audiard, Coralie Fargeat e Edward Berger. Baker, que dirigiu Anora, era considerado o principal adversário de Corbet. Até mesmo uma vitória de Denis Villeneuve, diretor de Duna: Parte Dois era mais plausível que uma vitória de Chu, que foi quem realmente levou a estatueta para casa.

O diretor Sean Baker e parte do elenco de Anora no palco do Critics' Choice Awards 2025, discursando após a vitória na categoria de Melhor Filme. Foto: Kevin Winter/Getty Images for Critics Choice Association
O diretor Sean Baker e parte do elenco de Anora no palco do Critics’ Choice Awards 2025, discursando após a vitória na categoria de Melhor Filme. Foto: Kevin Winter/Getty Images for Critics Choice Association

Na categoria de Melhor Fotografia também houve uma pequena surpresa com a vitória de Nosferatu, já que O Brutalista era aqui, mais uma vez, considerado favorito a vitória. No entanto, em nosso texto prevendo quem iria vencer o Critics’ Choice Awards, já adiantávamos que Nosferatu estava entre os que tinham mais chances de vencer essa categoria devido a sua fotografia “com fortes tons de preto e branco” e que “é um dos principais atrativos do filme e ajuda a construir sua atmosfera gótica e assutadora”.

Além disso, também é possível dizer que a vitória de Deadpool & Wolverine na categoria de Melhor Comédia foi, de certa forma, uma surpresa. A produção que foi um imenso sucesso de público e crítica no ano passado, acabou conseguindo levar essa vitória para casa em uma empate com A Verdadeira Dor, que era favorito a vitória nessa categoria. Deadpool & Wolverine não era apontado com um dos favoritos a vitória, mas seu carisma e qualidade inegáveis acabaram por conquistar os votantes do Critics’ Choice Awards.

Principais vencedores e perdedores do Critics’ Choice Awards 2025

É sempre difícil apontar grandes vencedores e perdedores em premiações importantes, devido muitas vezes, a complexidade que esse tipo de análise exige. No entanto, no caso do Critics’ Choice Awards desse ano é possível apontar O Brutalista como o principal perdedor da noite. A produção era considerada a grande favorita a levar as categorias de Melhor Filme e Direção para casa e, dessa forma, se consagrar como principal vencedor do Critics’ Choice Awards 2025.

Continue depois da publicidade

No entanto, não foi isso que aconteceu. O drama histórico acabou saindo derrotado em ambas as categorias. Em Melhor Filme, perdeu para Anora e em Melhor Direção, para Wicked. A produção ainda perdeu Melhor Fotografia, onde também era considerado favorito e não venceu em nenhuma outra categoria onde tinha chances de derrotar outras produções consideradas favoritas a vitória.

Dessa forma, O Brutalista acabou saindo da cerimônia de entrega do Critics’ Choice Awards com apenas uma vitória na categoria de Melhor Ator, onde Adrien Brody, protagonista do filme, era considerado favoritíssimo a vitória. É claro que não é possível saber até que ponto essas derrotas afetaram suas chances no Oscar, onde ele é franco favorito a ser o maior vencedor do ano. Isso porque, o corpo de votantes das duas premiações é completamente diferente.

No entanto, a votação final do Oscar só começa dia 11 de fevereiro e, portanto, esse revés pode sim comprometer as chances de O Brutalista no “Prêmio da Academia”. Contudo, é possível afirmar com segurança que se o filme tivesse efetivamente vencido essas duas categorias, sua posição como principal filme do ano estaria muito mais consolidada e, com isso também, estariam aumentadas suas chances no Oscar.

Quanto aos vencedores, é possível dizer, por exemplo, que todos os quatro atores que venceram o Critics’ Choice Awards nas quatro principais categorias dedicadas a premiar a atuação consolidaram suas posições nessa temporada. Kieran Culkin, de A Verdadeira Dor, não parece mais ter adversários na disputa pelos prêmios de Melhor Ator Coadjuvante e sua provável vitória no Oscar deverá ser a maior barbada do ano.

Continue depois da publicidade

Zoe Saldaña consolidou sua posição como favorita na disputa pelos prêmios de Melhor Atriz Coadjuvante, apesar do momento horrível pelo qual passa Emilia Pérez, filme pela qual ela está indicada ao Oscar. Uma possível disputa com Ariana Grande, de Wicked, ainda pode ocorrer, mas parece cada vez mais improvável que Saldaña vá deixar escapar a vitória no “Prêmio da Academia”.

Já Adrien Brody também parece cada vez mais favorito ao Oscar, apesar do revés que O Brutalista, filme que ele protagoniza, sofreu no Critics’ Choice Awards. Timothée Chalamet parece ser quem tem mais chances de desafiar o favoritismo de Brody, mas as chances do jovem ator protagonista de Um Completo Desconhecido, parecem diminuir a cada premiação que ele perde para Brody.

Por último temos Demi Moore, cuja disputa parece ainda ser a mais apertada. Moore desponta cada vez mais como favorita a uma vitória no Oscar, mas a brasileira Fernanda Torres ainda aparece firme no páreo. Uma possível vitória de Moore no BAFTA e no SAG Awards, poderia consolidar de vez seu nome para o Oscar. Isso porque, a cerimônia de entrega do BAFTA acontece no próximo domingo, 16 de fevereiro, ou seja, ainda dentro do prazo de votação final do “Prêmio da Academia” e, portanto, seus votantes poderiam ser influenciados por seu resultado.

Além disso, muitos dos votantes do SAG Awards, premiação entregue pelo sindicato dos atores, também votam no Oscar e uma vitória de Moore nessa premiação indicaria para onde esses votantes estão rumando. Nunca é demais lembrar que atores e atrizes, quase todos eles filiados ao sindicato, compõe a maior parte das quase 10 mil pessoas que estão aptas a votar no Oscar. Infelizmente, para nós brasileiros, Fernanda Torres não está indicada nem ao BAFTA e nem ao SAG Awards e, portanto, não poderá disputar esses prêmios com Demi Moore.

Continue depois da publicidade

Outro grande vencedor da noite foi Robô Selvagem. A produção que havia perdido o Globo de Ouro para Flow parece ter readquirido o terreno perdido e agora, aparentemente, está de volta a disputa de Melhor Animação. Aliás, o filme pode chegar ao Oscar até mesmo favorito a vitória nessa categoria, dependendo do que ocorrer nas premiações que ainda devem ocorrer até o início de março, quando acontece a cerimônia do Oscar.

Ademais, tanto A Substância quanto Conclave confirmaram suas posições de favoritos a vitória nas categorias de Melhor Roteiro Original e Melhor Roteiro Adaptado, respectivamente. Dessa forma, se nada mudar até março, os filmes devem chegar ao Oscar com boas chances de vitória. É prudente, no entanto, esperar os resultados do WGA Awards, cuja cerimônia de entrega ocorre no próximo dia 15 de fevereiro. Isso porque, essa premiação é entregue pelo poderoso sindicado dos roteiristas. Uma vitória no WGA Awards colocaria ambas as produções como franca favoritas a também vencer o Oscar.

Jon M. Chu surpreso ao receber o Critics' Choice Awards de Melhor Direção: Foto: AP Photo/Chris Pizzello.
Jon M. Chu surpreso ao receber o Critics’ Choice Awards de Melhor Direção: Foto: AP Photo/Chris Pizzello.

Por último, filmes como A Substância, Wicked e Duna: Parte Dois também consolidaram suas posições de favoritismo nas categorias técnicas e, com isso, devem chegar ao Oscar fortalecidos. No entanto, mais uma vez, é preciso aguardar a entrega das premiações organizadas pelos inúmeros sindicados existentes em Hollywood para que possamos ter uma panorama mais claro em cada uma das categorias.

Dito tudo isso, apresentamos abaixo os vencedores em todas as categorias cinematográficas do Critics’ Choice Awards:

Continue depois da publicidade

MELHOR FILME

  • Anora
  • O Brutalista
  • Um Completo Desconhecido
  • Conclave
  • Duna: Parte 2
  • Emilia Pérez
  • Nickel Boys
  • Sing Sing
  • A Substância
  • Wicked

MELHOR DIREÇÃO

  • Jacques Audiard – Emilia Pérez
  • Sean Baker – Anora
  • Edward Berger – Conclave
  • Jon M. Chu – Wicked
  • Brady Corbet – O Brutalista
  • Coralie Fargeat – A Substância
  • RaMell Ross – Nickel Boys
  • Denis Villeneuve – Duna: Parte 2

MELHOR ATOR

  • Adrien Brody – O Brutalista
  • Timothée Chalamet – Um Completo Desconhecido
  • Daniel Craig – Queer
  • Colman Domingo – Sing Sing
  • Ralph Fiennes – Conclave
  • Hugh Grant – Herege

MELHOR ATRIZ

Continue depois da publicidade
  • Cynthia Erivo – Wicked
  • Karla Sofía Gascón – Emilia Pérez
  • Marianne Jean-Baptiste – Hard Truths
  • Angelina Jolie – Maria Callas
  • Mikey Madison – Anora
  • Demi Moore – A Substância

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE

  • Danielle Deadwyler – Piano de Família
  • Aunjanue Ellis-Taylor – Nickel Boys
  • Ariana Grande – Wicked
  • Margaret Qualley – A Substância
  • Isabella Rossellini – Conclave
  • Zoe Saldaña – Emilia Pérez

MELHOR ATOR COADJUVANTE

  • Yura Borisov – Anora
  • Kieran Culkin – A Verdadeira Dor
  • Clarence Maclin – Sing Sing
  • Edward Norton – Um Completo Desconhecido
  • Guy Pearce – O Brutalista
  • Denzel Washington – Gladiador II

MELHOR INTÉRPRETE JOVEM

  • Alyla Browne – Furiosa: Uma Saga Mad Max
  • Elliott Heffernan – Blitz
  • Maisy Stella – Meu Eu do Futuro
  • Izaac Wang – Dìdi
  • Alisha Weir – Abigail
  • Zoe Ziegler – Janet Planet

MELHOR ELENCO

Continue depois da publicidade
  • Anora
  • Conclave
  • Emilia Pérez
  • Saturday Night: A Noite que Mudou a Comédia
  • Sing Sing
  • Wicked

MELHOR ROTEIRO ORIGINAL

  • Sean Baker – Anora
  • Moritz Binder, Tim Fehlbaum e Alex David – Setembro 5
  • Brady Corbet and Mona Fastvold – O Brutalista
  • Jesse Eisenberg – A Verdadeira Dor
  • Coralie Fargeat – A Substância
  • Justin Kuritzkes – Rivais

MELHOR ROTEIRO ADAPTADO

  • Jacques Audiard – Emilia Pérez
  • Winnie Holzman and Dana Fox – Wicked
  • Greg Kwedar and Clint Bentley – Sing Sing
  • RaMell Ross and Joslyn Barnes – Nickel Boys
  • Peter Straughan – Conclave
  • Denis Villeneuve and Jon Spaihts – Duna: Parte Dois

MELHOR FILME EM LÍNGUA ESTRANGEIRA

  • Tudo que Imaginamos como Luz – Índia
  • Emilia Pérez – França
  • Flow – Letônia
  • Ainda Estou Aqui – Brasil
  • Kneecap – Música e Liberdade – Irlanda
  • A Semente do Fruto Sagrado – Alemanha

MELHOR COMÉDIA

Continue depois da publicidade
  • Deadpool & Wolverine (empate)
  • Assassino por Acaso
  • Meu Eu do Futuro
  • A Verdadeira Dor (empate)
  • Saturday Night: A Noite que Mudou a Comédia
  • Thelma

MELHOR ANIMAÇÃO

  • Flow
  • Divertida Mente 2
  • Memórias de um Caracol
  • Wallace & Gromit: Avengança
  • Robô Selvagem

MELHOR FOTOGRAFIA

  • Jarin Blaschke – Nosferatu
  • Alice Brooks – Wicked
  • Lol Crawley – O Brutalista
  • Stéphane Fontaine – Conclave
  • Greig Fraser – Duna: Parte Dois
  • Jomo Fray – Nickel Boys

MELHOR MONTAGEM

  • Sean Baker – Anora
  • Marco Costa – Rivais
  • Nick Emerson – Conclave
  • Dávid Jancsó – O Brutalista
  • Joe Walker – Duna: Parte Dois
  • Hansjörg Weißbrich – Setembro 5

MELHOR FIGURINO

Continue depois da publicidade
  • Lisy Christl – Conclave
  • Linda Muir – Nosferatu
  • Massimo Cantini Parrini – Maria Callas
  • Paul Tazewell – Wicked
  • Jacqueline West – Duna: Parte Dois
  • Janty Yates e Dave Crossman – Gladiador II

MELHOR DESIGN DE PRODUÇÃO

  • Judy Becker e Patricia Cuccia – O Brutalista
  • Nathan Crowley e Lee Sandales – Wicked
  • Suzie Davies – Conclave
  • Craig Lathrop – Nosferatu
  • Arthur Max, Jille Azis e Elli Griff – Gladiador II
  • Patrice Vermette e Shane Vieau – Duna: Parte Dois

MELHOR TRILHA SONORA

  • Volker Bertelmann – Conclave
  • Daniel Blumberg – O Brutalista
  • Kris Bowers – Robô Selvagem
  • Clément Ducol e Camille – Emilia Pérez
  • Trent Reznor e Atticus Ross – Rivais
  • Hans Zimmer – Duna: Parte Dois

MELHOR CANÇÃO ORIGINAL

  • “Beautiful That Way” (Andrew Wyatt, Miley Cyrus e Lykke Li) – The Last Showgirl
  • “Compress/Repress” (Trent Reznor, Atticus Ross e Luca Guadagnino) – Rivais
  • “El Mal” (Clément Ducol, Camille e Jacques Audiard) – Emilia Pérez
  • “Harper and Will Go West” (Sean Douglas, Josh Greenbaum e Kristen Wiig) – Will & Harper
  • “Kiss the Sky” (Delacey, Jordan K. Johnson, Stefan Johnson, Maren Morris, Michael Pollack e Ali Tamposi) – Robô Selvagem
  • “Mi Camino” (Clément Ducol e Camille) – Emilia Pérez

MELHOR MAQUIAGEM E PENTEADO

  • Christine Blundell, Lesa Warrener e Neal Scanlan – Os Fantasmas Ainda se Divertem: Beetlejuice Beetlejuice
  • Equipe de Maquiagem e Penteado de Duna: Parte Dois – Duna: Parte Dois
  • Frances Hannon, Sarah Nuth e Laura Blount – Wicked
  • Traci Loader, Suzanne Stokes-Munton e David White – Nosferatu
  • Mike Marino, Sarah Graalman e Aaron Saucier – Um Homem Diferente
  • Stéphanie Guillon, Frédérique Arguello e Pierre-Olivier Persin – A Substância

MELHORES EFEITOS VISUAIS

  • Mark Bakowski, Pietro Ponti, Nikki Penny e Neil Corbould – Gladiador II
  • Pablo Helman, Jonathan Fawkner, Paul Corbould e David Shirk – Wicked
  • Paul Lambert, Stephen James, Rhys Salcombe e Gerd Nefzer – Duna: Parte Dois
  • Luke Millar, David Clayton, Keith Herft e Peter Stubbs – Better Man: A História de Robbie Williams
  • Bryan Jones, Chervin Shafaghi, Pierre Olivier-Persin e Jean Miel – A Substância
  • Erik Winquist, Stephen Unterfranz, Paul Story e Rodney Burke – Planeta dos Macacos: O Reinado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também:

Nós usamos cookies e outras tecnologias, conforme nossa Política de Privacidade, para você ter a melhor experiência ao usar o nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.