Clair Obscur: Expedition 33 saiu do status de queridinho dos RPGs para se tornar, oficialmente, o grande vencedor do The Game Awards 2025.
Na cerimônia realizada no Peacock Theater, em Los Angeles, o jogo da Sandfall Interactive levou o troféu de Melhor Jogo do Ano e transformou uma estreia de estúdio em um daqueles momentos que viram referência para a indústria inteira.
Clair Obscur: Expedition 33 dominou a noite

O The Game Awards 2025 coroou Clair Obscur: Expedition 33 em uma disputa acirrada contra gigantes como Death Stranding 2, Hades II, Hollow Knight: Silksong e Kingdom Come: Deliverance II.
Além do prêmio principal, o jogo ainda garantiu categorias como Melhor Direção, Melhor Narrativa, Melhor RPG, Melhor Jogo Independente e Melhor Trilha Sonora, consolidando a noite como uma verdadeira varredura nas premiações.
Mais do que levar o troféu principal, Clair Obscur: Expedition 33 entrou para a história como o jogo mais premiado de todas as edições do The Game Awards.
Indicações
O RPG francês chegou à cerimônia liderando o ranking de indicações, com um recorde de categorias disputadas, e saiu de lá com nove estatuetas nas mãos – superando marcas que pertenciam a The Last of Us Part II e Baldur’s Gate 3.
- Jogo do Ano (Game of the Year) – VENCEU
- Melhor Direção de Jogo (Best Game Direction) – VENCEU
- Melhor Narrativa (Best Narrative) – VENCEU
- Melhor Direção de Arte (Best Art Direction) – VENCEU
- Melhor Trilha Sonora & Música (Best Score & Music) – VENCEU
- Melhor Performance (Jennifer English) – VENCEU
- Melhor RPG (Best Role-Playing Game) – VENCEU
- Melhor Jogo Independente (Best Independent Game) – VENCEU
- Melhor Estreia Indie (Best Debut Indie Game) – VENCEU
- Melhor Performance (Charlie Cox) – INDICADO
- Melhor Performance (Ben Starr) – INDICADO
- Players’ Voice – INDICADO (Wuthering Waves venceu)
- Melhor Design de Áudio (Best Audio Design) – INDICADO (Battlefield 6 venceu)
Indicações totais: 13 – recorde histórico de indicações de um jogo nos TGA 2025.
Prêmios ganhos: 9 – recorde histórico incluindo os maiores troféus como Game of the Year e Best Game Direction.

Na prática, quase toda vez que o nome do jogo aparecia no telão, ele também era chamado ao palco, reforçando a sensação de que a noite tinha dono.
Do projeto de paixão ao fenômeno global
Clair Obscur: Expedition 33 se passa em uma fantasia sombria inspirada na Belle Époque francesa. Ao mesmo tempo, ele mistura combate em turnos com ações em tempo real, como esquivas, bloqueios e quick time events.
Além disso, a direção de arte absurdamente estilosa se encaixa na trilha orquestral de Lorien Testard e Alice Duport-Percier. Como resultado, o jogo construiu uma base de fãs apaixonada e muito ativa nas redes e fóruns.
O mais impressionante, porém, está nos bastidores. Guillaume Broche levou a ideia como projeto pessoal na Ubisoft e, em seguida, saiu para fundar a Sandfall Interactive. Então, ele apostou em um RPG single player de alto orçamento, mesmo com a indústria puxando para serviços e monetização agressiva. A aposta deu certo: o título já passou de 5 milhões de cópias vendidas e coleciona notas altas no Metacritic e no OpenCritic.
Por consequência, Clair Obscur: Expedition 33 liderou o The Game Awards 2025 com 12 indicações, um recorde do evento. Além disso, ele terminou a noite com 9 troféus, outro recorde.
Para os fãs, essa vitória em massa soa quase como um manifesto. Afinal, ainda vale acreditar em jogos autorais, estranhos e fiéis à visão de quem cria. E, convenhamos, o jogo já tinha reinado no Golden Joystick Awards 2025, com sete estatuetas. Mereceu cada aplauso hoje novamente.













