logotipo da ubisoft
Ubisoft - Imagem: Divulgação
Fundação:28 de março de 1986
SedeParis, na França e Montreal, no Canadá
FundadorYves Guillemot, Michel Guillemot, Gérard Guillemot, Claude Guillemot e Christian Guillemot.
Atuais donosEmpresa de capital aberto, tendo a família Guillemot como principal acionista, com 18,5% das ações.
Países que operaAtuação Global
O que ofereceDesenvolvimento de jogos

Se você curte jogos de videogame, com certeza já ouviu falar da Ubisoft. Afinal de contas, essa mega empresa está há mais de 3 décadas no mercado dos jogos eletrônicos e lançou muitos títulos que são famosos no mundo todo e até já viraram enredos de filmes!

E hoje vamos te contar tudo sobre a Ubisoft, seu início como uma empresa de família até os dias de hoje, quando ela já é a terceira maior desenvolvedora e distribuidora de games do mundo, com uma receita de bilhões de euros e milhares de colaboradores.

Sendo assim, não deixe de ler até o final para não perder nada sobre essa gigante dos jogos, que é a Ubisoft!

Quando a Ubisoft foi fundada?

Terceira logo da Ubisoft - Divulgação
Terceira logo da Ubisoft – Divulgação

A Ubisoft foi fundada em 28 de março de 1886 e, em seus primeiros anos de mercado, era apenas uma distribuidora de jogos de desenvolvedoras de peso, como a Sierra Company, a MicroProse e a Eletronic Arts. A Ubi Soft, como se chamava na época, fazia a distribuição dos games desses estúdios por todo o território francês.

Continue depois da publicidade

Assim, ela cresceu em popularidade, tendo, em 7 anos, se tornado a maior distribuidora de jogos na França. Depois, estendeu então seu domínio para outros países, como Alemanha, Reino Unido e Estados Unidos da América.

No entanto, os irmãos Guillemot tinham ambições maiores e, em 1994, foi inaugurado o primeiro estúdio da Ubi Soft para desenvolver jogos autorais da empresa. Aliás, para demonstrar como os sonhos da família Guillemot eram grandes, a primeira sede da empresa como desenvolvedora foi um castelo francês, um chateau, para onde foram convidados muitos e talentosos desenvolvedores de games.

Início

Nos primeiros anos desenvolvendo jogos, a Ubisoft lançou Zombie, seu primeiro título original, e depois, o excelente Rayman, que até hoje é considerado um dos melhores jogos da história, sendo o mais vendido no Reino Unido e que fez um sucesso estrondoso tanto no PlayStation, da Sony, como também nos consoles da Sega.

Com planos de crescimento rápido, a Ubisoft abriu outros estúdios na França, em Montpellier e Paris, e também na Romênia, em Bucareste. Entretanto, nada de castelos dessa vez!

Continue depois da publicidade

Além desses estúdios, nos anos seguintes, a Ubi também abriu filiais em Annecy, na França, em Xangai, na China, e diversos outros em países como o Marrocos, Espanha e Itália. E isso falando apenas em estúdios, sem contar os centros de distribuição que foram abertos na China, Austrália, Itália, Bélgica, Espanha, Dinamarca e vários outros.

E com a expansão a nível mundial, como era de se esperar, a Ubisoft chegou enfim aqui no Brasil depois de algum tempo, como veremos a seguir. 

Quando a Ubisoft chegou no Brasil?

Em 1999, depois de já ter lançado diversos títulos de sucesso, como Alexis Lalas Red Hot Soccer, Indiana Jones and the Last Crusade, All Stars Tennis ‘99,  Monaco Grand Prix e muitos outros, a Ubisoft chegou aqui no Brasil.

Nessa época, a empresa abriu um centro em São Paulo para distribuir jogos da marca. Entretanto, em 2008, foi inaugurado um estúdio para desenvolver games exclusivos para o Nintendo DS e Wii.

Continue depois da publicidade

Esse estúdio foi o primeiro da Ubi na América do Sul e, a princípio, contava com 20 colaboradores. O plano da empresa era ampliar esse número para 200 em um prazo de 4 anos.

Sob o comando de Bertrand Chaverot, já conhecido por trabalhar à frente do centro de distribuição da Ubisoft de 99 a 2003, o plano de crescimento também visava expandir o estúdio para outras cidades. Isso chegou a acontecer em 2009, quando a empresa fez enfim a aquisição do SouthLogic, um estúdio gaúcho com sede em Porto Alegre.

Então, essa sede passou a ser um segundo escritório da Ubisoft São Paulo, representante da marca no Brasil. Os estúdios brasileiros lançaram vários jogos para os consoles da Nintendo, como Imagine: Wedding Designer, Imagine: Detective, Imagine: Party Planner e Michael Jackson: The Experience.

Contudo, em 2010, a Ubisoft anunciou o fechamento do estúdio da Ubisoft São Paulo, por causa da diminuição acentuada da popularidade e das vendas dos consoles da Nintendo em solo brasileiro.

Continue depois da publicidade

Quem são os fundadores da Ubisoft?

Como vimos, a Ubisoft foi fundada por 5 irmãos franceses da família Guillemot. Filhos de Marcell e Yvette Guillemot, os irmãos não só criaram a Ubisoft, como também outros grandes empreendimentos do ramo tecnológico, como a Guillemot Informatique, a Guillemot Corporation, a AMA (Advanced Mobile Applications) e a Gameloft, dentre outros.

Esses irmãos obtiveram sucesso em todos esses empreendimentos e até hoje ocupam cargos de chefia neles. Para conhecermos um pouco mais da vida desses gênios:

Yves Guillemot

Yves Guillemot - Divulgação
Yves Guillemot – Divulgação

Yves nasceu em 21 de julho de 1960, 62 anos agora, se formou em Estudos de Negócios com bacharelado em Ciências, pela IPME. Ele é casado com Joelle e tem 3 filhos. Atualmente, ele é CEO e Presidente do Conselho Administrativo da Ubisoft.

Sendo o grande empresário que é, Yves Guillemot já ganhou inúmeros títulos e condecorações ao longo dos anos por sua excelência no mundo corporativo.

Continue depois da publicidade

Michel Guillemot

Michel Guillemot - Divulgação
Michel Guillemot – Divulgação

Michel Guillemot nasceu em 15 de janeiro de 1959 e se formou pela EDHEC em contabilidade. Ele também faz parte do Conselho administrativo da Ubisoft e foi o fundador da Gameloft, uma desenvolvedora de jogos para celulares, tendo sido seu CEO até 2016, ano da aquisição da empresa pela Vivendi.

Michel é casado com Tiphaine e tem dois filhos.

Gérard Guillemot

Gérard Guillemot - Reprodução IMDb
Gérard Guillemot – Reprodução IMDb

Gérard Guillemot também se formou pela EDHEC. Ele mora nos Estados Unidos e ocupa o cargo de vice-presidente executivo de publicação na alta cúpula da Ubisoft, fazendo parte, também, do seu Conselho Administrativo.

Além disso, Gérard ainda está à frente da divisão cinematográfica da Ubisoft, a Ubisoft Motion Pictures. Ele é casado e tem dois filhos.

Continue depois da publicidade

Claude Guillemot

Claude Guillemot - Divulgação
Claude Guillemot – Divulgação

Nascido em 30 de outubro de 1956, esse irmão Guillemot se formou na Universidade de Rennes, em Economia. Ele também é integrante do Conselho Administrativo da Ubisoft, sendo Diretor Executivo encarregado das operações da companhia.

Claude ainda é CEO da Guillemot Corporation, liderando o setor de expansão desta empresa. Casado com Nathalie Salloux, ele tem 3 filhos com ela.

 Christian Guillemot

 Christian Guillemot - Entrevista para Advanced Remote Solutions - Divulgação
 Christian Guillemot – Entrevista para Advanced Remote Solutions – Divulgação

Christian Guillemot atualmente é casado com Suzanne Denis, com quem tem cinco filhos. Ele é o vice-diretor do Conselho Administrativo da Ubisoft e presidente da AMA.

Formado na European Business School, de Londres, Christian é muito engajado no desenvolvimento de novas tecnologias na França.

Continue depois da publicidade

Quem são os atuais donos da Ubisoft?

A família Guillemot ainda é a detentora da maior parte das ações da Ubisoft, com 18,5% delas. Entretanto, os irmãos tiveram que travar um embate com o conglomerado francês Vivendi pelo controle da empresa que fundaram.

Isso porque a Vivendi foi investindo cada vez mais na Ubi, adquirindo cada vez mais ativos da companhia e tendo alcançado, em 2018, mais de 27% das ações. E para frear o avanço do domínio do conglomerado sobre a Ubisoft, o Conselho desta ofereceu um acordo no qual pagaria 2 bilhões de euros pela participação da Vivendi.

Tendo investido cerca de 794 milhões de euros em ações da Ubisoft, a Vivendi aceitou a proposta e todos ficaram felizes com o acordo.

Além da participação dos irmãos Guillemot, a Ubisoft ainda possui grandes empresas acionistas ao redor do planeta, como a Tencent, da China, a Ontario Teachers do Canadá, dentre muitas outras. E além desses grandes acionistas, 8% das ações da Ubi estão nas mãos de pequenos investidores.

Continue depois da publicidade

Ubisoft e suas expansões

Para aumentar o leque de jogos oferecidos e buscar agradar ainda mais a gigantesca legião de gamers, a Ubisoft tem investido muito dinheiro ao longo de sua trajetória para aprimorar suas próprias criações e também em aquisições.

Seu time de desenvolvedores, segundo a própria empresa, passa de 14 mil. Além disso, a Ubi adquiriu os direitos autorais de diversas franquias de renome, assim como estúdios de criação, como a The Learning Company, em 2001, que renderam a ela os direitos dos jogos Misty e de uma franquia que se tornou uma de suas marcas registradas, Prince of Persia.

Ela também comprou da Atari os direitos autorais e intelectuais da franquia Driver, em 2006. Já em 2008, a Ubisoft comprou de forma definitiva a detenção do nome Tom Clancy, do qual ela já havia produzido jogos antes, mas apenas sob acordos provisórios.

Para aprimorar seus recursos de imagem, ainda no ano de 2008, veio a aquisição dos estúdios da Hybrids Technologies, conhecida por seus efeitos visuais para a indústria cinematográfica, televisiva e publicitária. A Ubisoft comprou também, no mesmo ano, da Activision, a Massive Entertainment.

Continue depois da publicidade

Depois, em 2013, South Park, da THQ, também teve seus direitos autorais adquiridos pela companhia.

O que a Ubisoft oferece?

Desde que passou de ser uma simples distribuidora para uma grande desenvolvedora de jogos, a Ubisoft já lançou dezenas de jogos de muito sucesso e que são compatíveis com os consoles das principais empresas do setor, como a Sony, Nintendo, Sega e XBox.

Acompanhando a evolução do mercado de jogos eletrônicos, a Ubisoft lançou, ao longo de sua história, jogos em cartuchos, em CDs e digitais. E a exemplo de outras publishers, a Ubisoft criou plataformas digitais para deixar o acesso aos seus títulos mais fácil e simplificado para seus usuários.

É o caso do Ubisoft Club e do Uplay, lançados na década de 2010, que conectam tanto o jogador aos seus jogos preferidos da Ubi quanto os jogadores entre si, para criar arenas multiplayers e facilitar a comunicação e a interação entre a comunidade dos gamers.

Continue depois da publicidade

Contudo, em outubro de 2020, a Ubisoft foi além e criou o Ubisoft Connect, que veio para substituir as outras plataformas e interligar todas elas em um único lugar. Assim, jogadores do mundo inteiro podem interagir e jogar, além de poder salvar seus progressos nos jogos em nuvem, ter acesso à loja da Ubi, a Ubisoft Store, dentre muitos outros recursos.

Essa plataforma está disponível para download de forma gratuita no Google Play, na App Store, para dispositivos Android e IOS, além de PCs e consoles. Para isso, basta então ter uma conta Ubisoft.

Ubisoft Plus

Em 2019, durante a E3, a Ubisoft anunciou o lançamento de seu serviço de games sob demanda para PC, seguindo o exemplo de algumas de suas concorrentes. Entretanto, aqui no Brasil, o anúncio de que o Ubisoft Plus já estava disponível veio somente em outubro de 2021.

Através desse serviço, o usuário tem acesso a mais de 100 jogos do catálogo da Ubi, que incluem seus grandes sucessos, como os games das franquias Tom Clancy, Assassin ‘s Creed, Far Cry, Prince of Persia, Rayman dentre muitos outros. Além disso, todo mês o programa disponibiliza recompensas para os jogadores em diversos games, que incluem itens de reforços, personalizações e muitas outras.

Continue depois da publicidade

Essas recompensas variam de acordo com o nível do jogador dentro da plataforma, que começa no bronze e, à medida em que vai subindo no ranking, passa para prata, depois ouro e, por fim, platina. E a cada novo nível alcançado, as recompensas vão ficando melhores e mais significativas.

Os usuários podem, ainda, jogar os novos games lançados desde o primeiro dia em que inauguram na plataforma, além de ter acesso a versões Deluxe, Gold e Ultimate, exclusivas do Ubisoft Plus.

E se você quer fazer a assinatura desse serviço para poder desfrutar de seus jogos favoritos da Ubi, além de todos os outros benefícios, vamos te mostrar mais detalhes nos próximos tópicos.

Ubisoft Plus: como assinar e quanto custa?

Atualmente, só existe um plano disponível do Ubisoft Plus, ou Ubisoft+, para assinatura e ele custa R$49,90 por mês. E para assiná-lo, é só seguir este passo a passo:

Continue depois da publicidade
  • Através do navegador do seu PC, acesse o site da Ubisoft Plus ou entre no Ubisoft Connect;
  • Depois, clique em “Explorar o Ubisoft+”, pelo navegador ou, caso tenha entrado pelo app, clique no pop up “Ubisoft+”;
  • Em qualquer um dos casos, selecione “Assine já”;
  • Você irá para uma aba na qual estará uma descrição breve dos serviços e um ícone “Finalizar compra”, a qual você deve selecionar;
  • Então, na próxima aba, você deverá inserir os dados da sua conta Ubisoft, caso já tenha uma, ou criar uma, caso não possua. Para isso, você deve informar seu e-mail e criar uma senha, além de um nome de usuário Ubisoft;
  • Leia e aceite os termos de privacidade, e informe o código de verificação enviado em seu e-mail;
  • Então, você deverá informar os dados solicitados para o endereço de cobrança;
  • Escolha sua forma de pagamento, que pode ser cartão de crédito Visa, Mastercard, Amex, Discover, ou a carteira digital Paypal;
  • Enfim, informe os dados do cartão ou da sua conta do PayPal e finalize a compra.

Pagamento e assinatura

O primeiro pagamento acontece no ato da assinatura, pois a Ubisoft+ não oferece período de experiência. Nos próximos meses, a cobrança será feita sempre no aniversário da adesão.

Caso você queira cancelar a assinatura, pode fazer isso a qualquer momento, antes da data em que o próximo ciclo de cobrança se iniciaria. Além disso, você pode reativar a sua assinatura na hora em que quiser. Se fizer isso dentro de um prazo de 30 dias após o cancelamento, seu progresso de recompensas será mantido.

E para evitar perder seu progresso nas fases dos jogos, selecione “saves na nuvem” antes de efetivar o cancelamento. Aliás, para cancelar sua assinatura da Ubisoft Plus, acesse a Ubisoft Store. Em seguida, clique em “Minha assinatura”, depois em “Cancelar associação” e depois em “Sim” para confirmar.

O Ubisoft Plus pode receber acesso de outros dispositivos?

Por enquanto, a Ubisoft Plus está disponível apenas para PC. A Ubi não tem nenhuma data estipulada para lançar o serviço para consoles ou dispositivos móveis.

Continue depois da publicidade

Entretanto, através do Ubisoft Connect, o assinante do Ubisoft Plus pode acessar, em smartphones, TVs e tablets, alguns jogos que são compatíveis com esses dispositivos.

Mas, como a Ubisoft é uma das publishers que mais investem em inovações, não devemos ter que esperar muito para que esse serviço esteja disponível para qualquer dispositivo eletrônico. Pelo menos é o que esperamos!

Então, essa é a história da Ubisoft, pelo menos até o momento. E pensar que tudo começou com 5 irmãos franceses que parecem trazer o jeito para os negócios no sangue! Aliás, dá até vontade de perguntar para dona Yvette Guillemot o que ela colocava no leite desses meninos, não é mesmo?

Mas, brincadeiras à parte, a Ubisoft, que é uma empresa relativamente jovem, se comparada com algumas concorrentes, como a Nintendo, por exemplo, já provou que tem muito a oferecer e que muito mais vem por aí, para a alegria da comunidade gamer.

E você, o que achou da história da Ubisoft e o que gostaria que ela trouxesse para os próximos anos? Compartilhe com a gente nos comentários e não deixe de voltar sempre por aqui, pois temos muitas histórias interessantes como essa para contar!

Carioca, estudante de Direito, servidora pública e apaixonada por vídeo games, tecnologia e cultura pop em geral. Tenho como hobbies consumir e produzir conteúdos relacionados a esses temas que me interessam, e adoro passar horas adquirindo conhecimento sobre os assuntos que mais gosto, tanto que mantenho um canal no Youtube sobre games há 4 anos. Meu contato com inglês vem de longa data, quando notei que para ter acesso a todo um universo de informações, dominar a língua era fundamental.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui