Borderlands 4 já bate na porta mês que vem, e as promessas da Gearbox levantam uma pergunta inevitável: será que entrega mais do que está cobrando?
Em 2009, o primeiro Borderlands revolucionou os games ao unir RPG e tiro em primeira pessoa, criando o looter shooter com humor irreverente e identidade visual única.
Desde então, a série evoluiu, ampliou seu universo e consolidou uma base de fãs apaixonados. Agora, Borderlands 4 chega para elevar a formula do exagero, apostando em um mundo maior, sistemas mais complexos e um nível de liberdade nunca visto na franquia.
Se você já saqueou cada canto de Pandora, enfrentou Handsome Jack e sobreviveu ao caos interplanetário de Borderlands 3, está na hora de fazer a pre-order. Borderlands 4 está chegando e, desta vez, promete elevar a insanidade a um nível que nem os psicopatas de Pandora poderiam prever. Além disso, a Gearbox parece determinada a entregar o looter-shooter mais variado e divertido da série, com números e novidades que beiram o ridículo.
30 bilhões de motivos para jogar – Sem exagero!
Não é exagero de marketing: Borderlands 4 terá mais de 30 bilhões de combinações de armas. Isso significa um salto gigantesco em relação aos títulos anteriores, com a geração procedural agora ainda mais avançada. Além do volume, cada arma promete personalidade própria, com efeitos e comportamentos únicos.
Prepare-se para encontrar desde pistolas que ricocheteiam lasers infinitos até rifles que disparam granadas que… também disparam outras granadas. Portanto, para quem vive a caçada pela arma perfeita, isso representa meses de experimentação e uma nova era de loot viciante.
Mobilidade repaginada
Outra grande novidade é o salto duplo. Embora pareça carne-de-vaca, essa implementação muda totalmente a forma de explorar arenas e de escapar de situações caóticas. Agora será possível alcançar plataformas antes inacessíveis, reposicionar-se no meio de um combate intenso ou, simplesmente, exibir estilo durante uma fuga.
Segundo Randy Pitchford, CEO da Gearbox, a decisão foi tomada “porque sim”. Ou seja, não se trata apenas de lógica ou realismo, mas de abrir espaço para mais possibilidades de diversão. Assim, nada impede que outras mecânicas inéditas de movimentação sejam anunciadas até o lançamento.
Além disso, a movimentação ganhou um boost incrível. Agora temos também dash, deslize e até gancho de escalada. Explorar Kairós vai ser tão divertido quanto eliminar os inimigos. A sensação de fluidez na gameplay é uma das grandes apostas do título.
Borderlands 4 será mas fiél à essência
O DNA de Borderlands sempre foi o exagero, e Borderlands 4 não pretende mudar isso. Pelo contrário, a promessa é ampliar essa identidade com mais armas absurdas, missões inusitadas e personagens memoráveis. Além disso, a equipe quer criar situações que surpreendam mesmo os veteranos mais calejados da franquia.
Com a nova Unreal Engine 5, o visual de Borderlands 4 promete ser o mais impressionante da série até agora. Os efeitos de luz, partículas e animações estão mais polidos, mas sem perder o estilo cartunesco que virou marca registrada da franquia.
E claro, o humor continua afiado. As piadas, os NPCs surtados, os diálogos nonsense – tudo isso está de volta, agora com mais foco em narrativa emergente, onde as situações hilárias surgem organicamente a partir das interações no jogo.
Segundo Pitchford, o objetivo é fazer “o jogo mais divertido” já produzido pela Gearbox. Portanto, espere diálogos afiados, vilões caricatos e reviravoltas que combinam humor e caos.
Kairós: um novo palco para o caos
A história agora se desenrola em Kairós, um planeta de contrastes radicais. De um lado, metrópoles high-tech iluminadas por hologramas; de outro, desertos inóspitos protegidos por bases militares. Assim, a diversidade de ambientes promete manter a exploração sempre interessante.
O vilão dessa vez é o Timekeeper, um ditador obcecado por controle absoluto. Ele comanda o exército sintético conhecido como Order, que representa a força bruta contra a qual os Vault Hunters terão de lutar. Entre os novos personagens jogáveis, já estão confirmados Rafa (Exo-Soldier) e Amon (Forgeknight), cada um com habilidades únicas para ampliar a estratégia no co-op.
Novos rostos, velhos aliados
Agora temos os quatro novos personagens com classe e título oficial:
- Amon – O Cavaleiro da Forja (Forgeknight)
- Harlowe – O Gravitar
- Rafa – O Exo-Soldado
- Vex – A Sereia
Essas são as figuras centrais de Borderlands 4, cada uma representando uma nova forma de jogar – com mecânicas e abordagens diferentes daquilo que a franquia já explorou antes. O objetivo, segundo a própria Gearbox, é fugir da progressão linear de personagens anteriores, como Roland – Axton – Moze.
Graeme Timmins, o diretor criativo de Borderlands 4, citou na PAX West 2024 o exemplo da Amara (Boderlands 3) como base para o novo sistema.
No jogo base, Amara tinha habilidades diretas (“fire & forget”), mas na DLC Designer’s Cut, ganhou uma habilidade de “gerenciamento”, que exige outro estilo de jogo.
Esse é o modelo que será adotado para os novos personagens: um personagem, múltiplas formas de jogar. Isso amplia as possibilidades e reduz a sensação de repetição.
Mas, fique tranquilo, os veteranos também darão as caras: Claptrap está de volta com seu carisma irritante, Zane retorna com suas habilidades tecnológicas, e claro, Moxxi promete movimentar a trama com sua presença iconica.
Em Boderlands 4 cada personagem terá árvores de habilidade ainda mais profundas, com “augments” que permitem personalizações criativas e mortais.
Quando Boderlands 4 chega?
Borderlands 4 será lançado em 12 de setembro de 2025 para PC, PS5 e Xbox Series X/S. Em seguida, chega ao Nintendo Switch 2 em 3 de outubro de 2025. O co-op online para até quatro jogadores e o multiplayer local em tela dividida continuam garantidos, mantendo a tradição da série.
Após a polêmica sobre o preço inicial, a Take-Two definiu o valor final em US$ 70 (R$379,90 pra nós), reforçando que pretende oferecer mais conteúdo do que o que cobra. Portanto, os jogadores podem esperar um pacote robusto, pronto para muitas horas de gameplay – tanto solo, quando em coop.
Boderlands 4 merece uma chance?
Se você já sobreviveu a Pandoran psychos, monstros alienígenas e experimentos da Hyperion, sabe que Borderlands não é apenas um joguinho genérico. É uma experiência coletiva e, agora, com um novo planeta, ainda mais armas e mecânicas inéditas, Borderlands 4 parece preparado para se tornar o capítulo mais ambicioso da saga.
Então, libere espaço no seu inventário, escolha o arsenal e, principalmente, chame seus amigos. Kairós está chamando – e a zoeira também.