Fundação: | 1987, Califórnia, EUA |
Sede | Redwood City, CA |
Fundador | Will Wright, Jeff Braun |
Atuais donos | Electronic Arts |
Países que opera | Atuação Global |
O que oferece | Desenvolvimento de Games |
A Maxis é um estúdio de jogos norte-americano que atualmente pertence a Electronic Arts. Tendo um foco principal em franquias de simulação, o estúdio é o responsável por grandes sucessos da EA, com destaque para “The Sims”.
Com mais de 36 anos de história, a Maxis se caracteriza também não pela quantidade, mas pela qualidade de seus títulos, referências dentro do nicho de simulação.
Quer saber mais sobre o estúdio, quando ele foi fundado, seus criadores e seus principais jogos? Então continue com a gente!
Quando a Maxis foi fundada?
A Maxis foi fundada no ano de 1987, nos Estados Unidos da América.
Quem são os fundadores da Maxis?
Os grandes responsáveis pela criação do estúdio são Will Wright e Jeff Braun.
Quem são os atuais donos da Maxis?
Desde 1997 a Maxis é um selo pertencente a Electronic Arts, a famosa EA Games, que é uma das principais produtoras de jogos eletrônicos do planeta.
O que a Maxis oferece?
Como mencionado, a Maxis oferece majoritariamente jogos com um foco voltado para simulação. Foi nesse nicho que o estúdio conseguiu demonstrar seu melhor desempenho, muito pela genialidade de Will Wright.
Um pouco da história da Maxis
Como mencionado, a história da Maxis começa a se desenvolver em 1987, quando os seus fundadores criam o estúdio em si. O grande objetivo por trás do projeto era justamente a publicação do título SimCity nos computadores domésticos. Esse é um jogo de simulação, onde os jogadores têm a função de administrar uma cidade.
Até esse período, o game, embora já tivesse sido produzido, ainda dispunha de uma base muito limitada para portabilidade. Assim, apenas alguns editores tinham acesso a ele.
Foi apenas depois do surgimento da Maxis que SimCity conseguiu chegar ao grande público, não demorando muito para se tornar um sucesso absoluto. Seus diferenciais próprios, com essa ausência de fatores como o ganhar ou o perder ajudaram bastante nessa conquista.
Durante a sua primeira década de existência, o estúdio tentou replicar o sucesso da série, lançando outras variações similares. Esse foi o caso de nomes como SimAnt, SimEarth e SimLife, mas sem conseguir bons números no geral.
Na busca por manter-se de pé no mercado, a Maxis tornou-se uma empresa pública em 1995, com ações comercializadas na bolsa de valores. No entanto, os fracassos comerciais acabaram levando a possibilidade da marca ser adquirida por outra empresa. E foi justamente isso que aconteceu.
Aquisição pela Electronic Arts
No ano de 1997, já com 10 anos de existência, a Maxis finalizou uma negociação para ser adquirida pela Electronic Arts, uma gigante do setor. A aquisição aconteceu através da troca de ações das empresas, o que foi bastante benéfico para o estúdio. Isso porque o processo valorizou a Maxis em algo por volta dos 125 milhões de dólares, um valor bastante atrativo.
A EA, é claro, tornou-se um canal de distribuição imponente para a empresa, que conseguiu voltar ao sucesso com o lançamento de sua principal série, The Sims, que chegou ao mercado no início dos anos 2000.
Foi justamente nessa franquia que o estúdio colocou seus esforços a partir de então, produzindo expansões e sequências do jogo. Mas outras séries também foram criadas, como é o caso de “Spore” e “Darkspore”.
Will Wright ficou na Maxis até 2009, deixando o estúdio no mesmo ano do lançamento de The Sims 3, que seria o penúltimo título do jogo. The Sims 4 chegou apenas em 2014, sendo a última parte da série.
Nesse ano em específico, a Electronic Arts passou por uma estruturação em seus estúdios, o que acabou levando ao fechamento de algumas unidades da Maxis, sendo praticamente encerrada nessa época.
Mas atualmente, o selo ainda é utilizado pela EA, que conseguiu inclusive abrir novos escritórios em outras regiões do mundo. Assim, a Maxis está presente em Redwood City, Austin, CA, TX, Kitchener e outros locais da Europa e no próprio Estados Unidos
Principais jogos da Maxis
A lista de franquias criadas pela Maxis não é extensa, uma vez que o estúdio trabalhou justamente na expansão de suas obras, com a criação de novas versões para seus jogos.
Assim, dentre as séries de destaque, é possível citar SimCity, The Sims, Spore e Darkspore. Confira cada uma delas!
SimCity
Como observado, SimCity foi justamente a base para a própria criação da Maxis, e o grande sucesso inicial do estúdio norte-americano. A franquia, aliás, é também o ponto de partida para outras séries derivadas, como é o caso de “The Sims”, que é a principal obra da marca.
Lançado no ano de 1989, esse é um jogo de simulação onde o jogador consegue construir e administrar uma cidade. Nesse caso, essas construções têm como inspiração a própria arquitetura presente nos séculos XX e XXI, bem como os aspectos gerais dessa época.
Uma característica marcante da série é que ela não costuma apresentar um final definido. Assim, cada jogador consegue ocupar o mapa disponível da forma como pensar, dando continuidade ao desenvolvimento do mundo criado.
Inicialmente, foi a própria Maxis quem publicou os primeiros títulos de SimCity, com a EA assumindo esse papel posteriormente, até o seu último jogo a ser lançado, que chegou ao mercado em 2014.
SimCity Clássico
Esse é o SimCity clássico, pensado e desenvolvido pelo próprio Will Wright, grande fundador do estúdio. O game se caracteriza por seus gráficos bidimensionais e por sua perspectiva aérea, dada às tecnologias desse período.
Apresentando os preceitos básicos do que viria a ser o grande foco da Maxis, o título tornou-se também uma referência no nicho de simulação urbana. O jogo foi lançado para várias plataformas, dentre as quais Acorn Archimedes, Amiga, Atari ST, iOS, Linux, Nintendo 64, Sega Saturn e Playstation, o que ajudou no seu ganho de popularidade.
SimCity 2000
Sendo o segundo título da franquia, o game chegou um pouco antes da Maxis ser adquirida pela EA, isso em 1994. Seus grandes diferenciais, nesse caso, foram justamente a introdução de gráficos mais aprimorados, que não estavam presentes na versão inaugural.
Além disso, o jogo contava também com um sistema de zoneamento inteiramente novo, bem como um sistema para o abastecimento de água. Vale lembrar que, para esse título, Will Wright teve o importante apoio de Fred Haslam, funcionário da Maxis que ajudou bastante no processo de desenvolvimento.
Inicialmente, o SimCity 2000 foi lançado para os computadores Apple Macintosh, mas logo chegaram a outras plataformas e consoles. Até 1996, por exemplo, ele já estava presente no Sega Saturn, SNES e no PlayStation.
SimCity 3000
Já nas mãos da Electronic Arts, a Maxis lança o SimCity 3000 no ano de 1999, que também traz seus diferenciais em relação ao título anterior. Os destaques ficam por conta da introdução de um sistema de lixo, melhoramento no sistema subterrâneo, acordos com vizinhos e pontos turísticos.
O jogo também ganhou versões melhoradas nos anos seguintes, como SimCity 3000 UK Edition, SimCity 3000 Unlimited e o SimCity 3000 World Edition.
SimCity 4
Para muitos, a mais famosa das edições, o quarto título de SimCity finalmente trouxe para o público os gráficos em 3D. Isso, é claro, ainda mantendo a mesma visão isométrica clássica.
Lançado no ano de 2003, o jogo destaca-se pela possibilidade de construção de diversas cidades, que passam a trocar recursos entre si, além de ter conseguido envelhecer bem ao longo dos anos.
O título também ganhou expansões nos anos seguintes, como SimCity 4: Rush Hour, assim como os seus antecessores.
SimCity (reboot)
Por fim, outro destaque que vale a pena mencionar dentro da franquia é o seu reboot, que chegou ao mercado em 2013. Cronologicamente sendo a quinta versão principal desenvolvida pela Maxis, o jogo também é conhecido como SimCity 5.
Esse é praticamente um recomeço da série, agora com um novo motor gráfico. Assim, consegue unir os elementos clássicos do jogo com novos.
The Sims
Sendo o título principal da Maxis, The Sims chegou ao mercado um pouco depois da aquisição do estúdio pela EA. Assim, praticamente dividiu o lançamento com SimCity 3000, uma vez que os títulos saíram em 1999 e 2000, respectivamente.
Desde de que foi lançado, aliás, o jogo conseguiu um estrondoso sucesso, dando continuidade ao legado instaurado por SimCity. Will Wright tem o seu game de construção de cidades como base para a criação da obra. Afinal, The Sims trata-se de um jogo em 2D de simulação de vida real.
Um dos segredos da série é justamente a abordagem de uma temática simples. Os jogadores conseguem criar os seus próprios Sims e personalizá-los da forma que quiserem.
Inegavelmente, o título é um tipo de spin-off de SimCity. Porém, enquanto em um o jogador tem que administrar a cidade, em outro, os jogadores administram apenas o personagem e suas necessidades.
The Sims Clássico
Em seu ano de estreia, The Sims foi direcionado apenas para computadores, sendo convertido para o Microsoft Windows. No entanto, não demorou muito para alcançar também outras plataformas.
O sucesso, além de toda a qualidade da versão original, veio ainda pelas constantes renovações e atualizações da franquia. Nos primeiros anos, por exemplo, a série ganhou 7 pacotes de expansão, que incluíam novos objetos, personagens, novas áreas e até atividades, como a possibilidade de marcar encontros ou festas.
Com um alto número de vendas, a primeira versão conseguiu alcançar o ápice em 2002, consagrando-se com o jogo de computador mais vendido do mundo daquele ano.
The sims 2
Em 2004, a Maxis lançou a sequência do primeiro jogo da franquia. Assim, The Sims 2 trouxe um ambiente completamente novo e muito mais realista.
Uma das principais modificações, nesse caso, foi justamente a utilização exclusiva de gráficos 3D, uma vez que a sua versão primária variava entre as combinações de 2D/3D.
O jogo também ganhou oito pacotes de expansão, que permitiam várias atividades extras, como abrir lojas próprias ou adicionar passatempos. Outro ponto que difere é a possibilidade dos Sims de morarem em apartamentos, já que anteriormente só existiam casas.
Além das expansões, surgiram oito coleções de objetos, com foco maior nas residências, festividades e até novas roupas, direcionadas aos adolescentes.
Por conseguir aperfeiçoar um trabalho já bastante elogiado pelo público e pela crítica, The Sims 2 foi eleito por duas vezes o melhor jogo eletrônico de estratégia de todos os tempos, um marco e tanto para a Maxis.
The Sims 3
A terceira versão do jogo foi lançada em 2009. E agora, The sims 3 traz a possibilidade de criar personagens realmente únicos, cada vez mais parecidos com o jogador. Isso porque passou a dispor da função para escolher traços específicos de personalidades para um Sim.
Ao todo, o jogo teve onze pacotes de expansões, com a possibilidade de realizar viagens pelo mundo, além de diversas novas profissões como detetive, tatuador, dentre outras.
Outra função bem interessante trazida para a série era a possibilidade de viajar no tempo. Assim, o personagem consegue viajar para o futuro, ver como será o futuro dos seus descendentes e voltar novamente ao presente.
Esse terceiro título ganhou ainda edições especiais, como “The Sims 3: Edição de Colecionador”, que acompanha um guia de referência, um guia de estratégia e um carro exclusivo para o jogo. Outro exemplo foi a versão Deluxe, acompanhada de todos esses itens extras, mais um Pendrive de 2GB de colecionador.
The Sims 4
O lançamento de The sims 4, o quarto jogo da franquia, teve confirmação no ano de 2013, mas com o título saindo apenas em 2014. Nessa versão, as ferramentas para construção de casas e criações dos Sims tiveram aprimorações profundas. E as emoções também ficaram muito mais aprofundadas, gerando mais realismo a série.
O título, aliás, continua ganhando expansões e suporte contínuo por parte da EA Maxis atualmente.
Spore
Sem dúvidas, Spore é o jogo mais ambicioso de Will Wright, que amplia em todos os pontos os elementos presentes em títulos como SimCity e The Sims. Na série, o jogador consegue controlar o processo de evolução de uma espécie, enquanto ela passa por cinco estágios diferentes:
- Célula;
- Criatura;
- Tribal;
- Civilização; e
- Espacial.
Em Spore, diferentemente de outros jogos famosos da Maxis, Will estabeleceu um objetivo final bem esclarecido, que é chegar até o centro da galáxia. Isso, é claro, não significa o fim do game.
Para dar início ao jogo, é preciso primeiramente escolher um planeta disponível e começar o desenvolvimento da espécie desde seu estágio celular. Assim, através de uma dieta herbívora, carnívora ou onívora o animal consegue evoluir gradativamente e popularizar o planeta.
Lançado no ano de 2008, o título foi bastante esperado pelo público e também pela crítica, e conseguiu alcançar um novo mercado para o estúdio.
Darkspore
DarkSpore é um jogo RPG eletrônico de ação, que saiu no ano de 2011, sendo uma evolução de Spore. O título, vale lembrar, não conta com o desenvolvimento do fundador da Maxis, Will, que nesse período já estava desligado da empresa.
Darkspore, nesse caso, trata-se de uma raça mutante, criada através do E-DNA, sendo os inimigos a serem combatidos no título. Como em um RPG, o jogador consegue controlar os heróis e lutar contra os mutantes.
Considerações finais sobre a Maxis
No que se propôs a entregar, a Maxis conseguiu atingir um alto grau de qualidade. Tanto que algumas de suas séries são bastante lembradas atualmente. E nas mãos da EA, o estúdio continua dando suporte para algumas séries existentes, como The Sims 4, que ainda recebe atualizações.