Se no primeiro game da série The Sims originou-se um sucesso, The Sims 2 chegou para se consolidar como um dos títulos mais amados de toda essa popular franquia de simulação.

Com todas as expectativas em cima à espera do novo game da série Sims, todos estavam esperando ansiosamente pela chegada desse game. Claro que o The Sims original era incrível, mas o que Will Wright e a Maxis estariam planejando para a continuação?

Muitas especulações foram formadas e claro, os gamers esperavam o melhor. Todas as coisas que não haviam no primeiro jogo, trabalhadas nesse de forma diferente.

Pois bem, o resultado de The Sims 2 é exatamente esse: um game com tudo e muito mais o que os jogadores aficionados podiam desejar naquele momento.

Portanto, vamos agora mergulhar de cabeça no mundo de The Sims 2 e saber tudo sobre o game, conteúdos lançados e informações para você saber exatamente porquê esse título é um dos melhores – senão o melhor – da franquia dos Sims.

Veja também:

Conheça o The Sims 2

The Sims 2 é um jogo de simulação de vida produzido pela Maxis e distribuído pela EA Games, lançado em setembro de 2004. O game, que foi o sucessor direto de The Sims, ganhou popularidade forma muito rápida e acabou alavancando ainda mais fãs.

Por seus gráficos muito mais bonitos e totalmente em 3D, o game chamou atenção daqueles mais ligados na estética e ainda agradou aos fãs em geral.

Mas a mudança promovida por The Sims 2 foi muito além apenas dos gráficos, trazendo novos conceitos nunca antes vistos na série.

A ideia aqui era inovar por completo, trazendo ao game possibilidades ainda não vistas e novos modos de jogar o jogo. Vamos conferir, em detalhes, todas as modificações promovidas pela Maxis na continuação do seu grande sucesso.

O que mudou em The Sims 2?

Diversas mudanças ocorreram em relação ao seu antecessor, mas talvez a principal delas seja a adição da progressão de vida, a qual veremos com mais detalhes a frente.

Por meio desse diferencial trazido no jogo, era possível finalmente ver as crianças nascerem, crescerem e encararem a vida adulta, enquanto os Sims adultos iam envelhecendo naturalmente.

Inclusive, boa parte do apelo do jogo foi relacionado a isso, tendo o seu trailer de lançamento foco grande no fator de progressão natural de vida dos Sims.

Essa foi uma mudança estrutural que fez toda a diferença no jogo, fazendo com que as histórias contadas pelos jogadores fossem ainda mais realistas.

Além disso, o fato de os Sims terem um ciclo de vida normal fez com que a jogabilidade tivesse muito mais inovação, evitando enjoar das famílias.

Claro, o modo construção também foi completamente repaginado, trazendo diversas funcionalidades novas e muitas adições que permitiam fazer casas ainda mais elaboradas.

Como The Sims em geral tem grande foco na construção e atualmente no compartilhamento online das casas criadas, em cada jogo da série sempre há excelentes melhoras nesse modo.

Genética do The Sims 2

Outra grande adição que você pode encontrar em The Sims 2 – e que perdura até os títulos atuais – é a genética.

Ao contrário de The Sims, onde não havia esse fator e a geração de crianças era limitada e de forma aleatória, em seu sucessor finalmente tivemos então a inclusão da gravidez e da herança de traços.

A genética em The Sims 2 é muito interessante e realmente funciona muito bem. Os filhos, portanto, podem herdar dos pais e dos avós:

  • Personalidade;
  • Cor dos olhos;
  • Tonalidade dos cabelos;
  • Estrutura do rosto;
  • Cor da pele.

O mecanismo de genética funciona de forma muito boa, trazendo à tona traços vistos até mesmo em antepassados dos Sims, o que é muito interessante.

Esse, depois da chegada da progressão de vida, foi um dos pontos mais cruciais para o sucesso enorme do game.

Progressão de vida em The Sims 2

Essa é uma das características mais aclamadas do jogo, fazendo assim sua primeira aparição em The Sims 2. Sabemos que hoje em dia, é normal que os Sims tenham um ciclo de vida semelhante à dos humanos.

No entanto, no primeiro jogo isso não era vivenciado. Com a chegada desse novo título, a possibilidade de literalmente “brincar com a vida” tomou novos significados.

Com a progressão de vida, um Sim era gerado e carregado na barriga da mãe por alguns dias, até nascer e dai se desenvolver até a idade adulta.

Para tornar mais fácil a compreensão e dar ainda mais detalhes a respeito de cada fase da vida do Sim, vamos analisar cada uma delas e entender as suas peculiaridades.

Recém nascido

Os recém nascidos em The Sims 2 são a representação da primeira fase da vida de um novo Sim. Essa fase dura 3 dias e os pais precisam tomar conta dessa criança com os cuidados básicos:

  • Trocar fraldas;
  • Colocar para dormir;
  • Alimentar.

As ações são bem limitadas e, por ser uma fase bem inicial da vida, não é possível jogar com eles selecionando-os.

Bebê

A fase seguinte, os bebês, já podem ser selecionados e podemos escolher algumas poucas interações para realizar com eles. Os bebês já podem usar roupas, ao contrário dos recém nascidos e interagem com as pessoas à sua volta.

Além disso, um fato interessante a respeito dos bebês é que eles já têm desejos e podem realiza-los, acumulando pontos de aspiração.

Caso os pais queiram, podem ensinar os bebes a desenvolverem algumas habilidades, que são:

  • Falar;
  • Andar;
  • Usar o troninho.

Criança

Já na fase criança, existem muito mais possibilidades de interação com o mundo, os objetos e com os outros moradores da casa e da vizinhança.

Os pequenos podem adquirir habilidades específicas e também tem desejos e temores já desenvolvidos. Além disso, precisam frequentar a escola e manter suas notas boas para que a assistente social não apareça para levá-los a uma escola militar.

Adolescente em The Sims 2

Essa nova fase da vida, introduzida em The Sims 2, foi então uma das que mais agradou os jogadores e fãs do game de simulação.

Os adolescentes podem namorar, fazer amigos e passar por todos os percalços dessa fase da vida, como por exemplo, ostentar as indesejáveis espinhas.

É possível estudar, arrumar um emprego de meio período e ajudar nas contas da casa. Os adolescentes também podem morar sozinhos.

Nessa fase, caso eles não se deem bem com os pais, podem inclusive arrumar as trouxas e fugir de casa por um tempo, até a poeira abaixar.

Adulto

A já conhecida fase de adulto é a que tem maior duração na vida de um Sim. Nessa fase, é possível ter filhos e se casar e arrumar um emprego. Essa fase é, portanto, a mais completa do game, onde o Sim tem mais liberdade de ação e pode então adquirir diversas habilidades.

Idoso

Outra fase de vida inserida em The Sims 2 e uma das grandes novidades do jogo, é a de idoso. Após a fase adulta, os Sims envelhecem e adquirem então cabelos brancos e um físico menos avantajado.

Além disso, nessa fase, é possível aposentar-se e curtir a vida recebendo os frutos do que plantou.

Os idosos demonstram cansaço ao andar e não é mais possível para as mulheres terem filhos nessa fase da vida.

A posterior inserção da idade Jovem Adulto em The Sims 2

Com a chegada da expansão Vida Universitária, que trazia a interesse adição de faculdades em The Sims 2, a idade de jovem adulto foi incluída, localizando-se após a adolescência e antes da fase adulta.

Nesse game, apenas é possível jogar com um Sim jovem adulto enquanto na Universidade. Caso um Sim adolescente não frequente a universidade, ele passará imediatamente para a idade adulta ao fazer aniversário.

As aspirações de The Sims 2

As aspirações chegaram em The Sims 2 para dar ainda mais realismo ao jogo. Assim como na vida real, onde temos temores e desejos a serem sempre realizados, os Sims também o possuem.

Nesse jogo, a Maxis introduziu um conceito interessante em que, quanto mais desejos realizávamos para um Sim, mais alegre ele ficava e mais bem se sentia.

O contrário também acontece, quando muitos de seus temores são concretizados.

Crescer

A aspiração de crescer é exclusiva para os bebes e para as crianças e não é permanente. Por meio dela, os pequenos tem desejos específicos, como por exemplo:

  • Ir às aulas;
  • Fazer tarefas de casa;
  • Tirar boas notas;
  • Aprender a usar o troninho.

Assim que a criança faz aniversário e se torna então adolescente, outra aspiração deve ser escolhida para ser levada a frente.

Família

A aspiração de família representa todo o desejo de um Sim em constituir uma família e ter filhos.

Esses Sims precisam passar tempo com seus entes queridos para sentirem-se bem e entre seus maiores temores está a morte de um dos membros da família.

Por conta de um dos focos da premissa do jogo ser a evolução e progressão de idade, pode ser uma boa aspiração a se experimentar para quem está jogando o game pela primeira vez.

Queijo grelhado

A aspiração por queijo grelhado chegou juntamente com a expansão Vida Noturna. Essa aspiração relacionada com os emblemáticos sanduíches da série Sims poderia ser conseguida utilizando a Esfera renovatrix.

Todos os Sims que conseguissem essa aspiração apenas conseguiam pensar em queijo grelhado e sanduíches e seus desejos e temores estavam relacionados 100% ao prato.

Essa mesma aspiração continuou recorrente em outros títulos da série, de forma oculta ou não.

Popularidade

Mais uma das aspirações que chegaram para The Sims 2, a popularidade representa o desejo inato de um Sim em ter diversos amigos e dar festas maravilhosas.

Seu maior desejo é conhecer muitas pessoas e ser conhecido pela sua animação. Um dos maiores temores dessa aspiração tem a ver com a criação de inimizades.

Prazer

Introduzida na expansão Vida Noturna, a aspiração por prazer representa assim o desejo dos Sims por curtir a noite nas boates e aproveitar o melhor da vida em festas VIP.

Romance

A aspiração por romance, também uma das mais exploradas em The Sims 2, retrata a personalidade de um Sim que não deseja se prender a ninguém e assim apenas quer curtir seus dias colecionando parceiros ou parceiras diferentes.

Conhecimento

A aspiração por conhecimento indica que um Sim quer conhecer muito e deseja aprender diversas habilidades diferentes, tendo então vários desejos relacionados a isso.

Além desse fato, os Sims que tem essa aspiração se dão muito melhor em carreiras que demandam, portanto, altas habilidades.

Fortuna

Os Sims que aspiram por fortuna geralmente não querem nada com romance: seu maior interesse é ter dinheiro em conta e curtir a vida com tudo que conquistaram, investindo em casa luxuosas.

Desejo de toda vida

Os desejos de toda vida são como aspirações de grau alto, que indicam um grande desejo que o Sim em questão deverá fazer de tudo para poder realizar.

Esse desejo máximo pode ser mais difícil de alcançar, mas traz, no entanto, benefícios interessantes e muitos pontos de recompensa, o que pode fazer total diferença.

As vizinhanças de The Sims 2

Em The Sims 1 tínhamos vizinhanças praticamente iguais e algumas mesmo inabitadas. Com o novo jogo, a Maxis trouxe então outra inovação, com a adição de diversas vizinhas diferentes entre si e habitadas.

Uma das coisas mais marcantes e interessantes de The Sims, são as histórias que já vinham criadas em certas famílias com as quais você poderia escolher jogar.

Ou seja, além de toda a originalidade de cada cidade ou vizinhança, você ainda tinha contato com peculiaridades de cada uma das famílias originais do game.

Belavista, a principal vizinhança de The Sims 2

A primeira vizinhança do jogo original é retratada aqui novamente, e dessa vez com um nome – Belavista – e com visual totalmente repaginado.

Agora, vários anos após o jogo original, alguns personagens estão de volta, como por exemplo a emblemática família Caixão.

Em The Sims 2 um dos maiores mistérios mexeu com os gamers. O sumiço de Laura Caixão até hoje é especulado pelos jogadores mais aficionados pela série de jogos.

Enseada Beladona

Na expansão Vida de Apartamento essa vizinhança então apareceu, onde novas mecânicas de jogo tiveram a sua inserção.

Agora, era possível que seus Sims morassem em apartamentos e pagassem aluguel, diversificando então a gameplay e trazendo novo fôlego ao jogo em sua reta final de vida.

Colina Formosa

Essa vizinhança chegou com a expansão Tempo Livre e trouxe para o jogo um local focado nas estações do ano e com aspecto totalmente interiorano, além de claro, algumas famílias já inseridas e com histórias próprias.

Vale Desiderata

Procurando ainda mais dar destaque aos novos adicionais da expansão Tempo Livre, a vizinhança de Vale Desiderata trazia, portanto, diversos locais de visitação relacionados com esse assunto.

Estranhopolis

Mais uma das cidades que, junto com Belavista, ficou marcada pelo mistério de Laura Caixão, Estranhópolis era desértica e com famílias realmente estranhas.

Estranhopolis - Sims 2
Cidade de Estranhopolis – Sims 2

Uma das peculiaridades desse local, é que diversos alienígenas moram na vizinhança, dividindo assim o espaço com os humanos.

Um dos mais emblemáticos personagens de fora deste mundo é 9 de Souza da Silva, um alien que é o patriarca da cidade.

Vila Verona

Com apenas 3 famílias habitando originalmente essa vizinhança, Vila Verona então virou palco de uma digna peça de Shakespeare ao apresentar as famílias rivais Caputo e Montez.

No meio desse ódio, o amor entre dois adolescentes de famílias rivais que queriam apenas aproveitar a vida juntos.

Os pacotes de expansão de The Sims 2

Assim como em The Sims, o jogo inclui algumas expansões que trazem conteúdos e jogabilidade adicionais ao game, para aumentar a longevidade do jogo e claro, trazer novos objetivos para o jogador.

Em The Sims 2 as expansões foram em geral muito bem recebidas pelos fãs, agradando pela introdução de boas mecânicas que eram desejadas, a citar como exemplo animais, viagens e claro, estações do ano.

Vamos então conhecer um pouco mais a respeito das expansões do jogo que tiveram lançamento entre os anos de 2005 e 2008, tempo de vida do game. Com o conjunto de todas elas e dos pacotes de objetos, era então possível ter uma experiência completa em The Sims.

Vida de universitário

O primeiro pacote de expansão de The Sims 2 chegou em março de 2005 e trouxe uma grande mudança na vida dos Sims e no seu modo de interagir com as profissões.

As tão sonhadas universidades chegaram ao jogo, inserindo com elas a fase da vida de jovem adulto, que era a fase escolhida para trabalhar toda a jogabilidade do Sim estudante.

Era possível viver em repúblicas com outros alunos ou mesmo numa casa sozinho, caso tivesse dinheiro. Até mesmo fazer um bico na cozinha da república era possível.

Com adição de diversos NPCs temáticos da expansão e vantagens exclusivas por cursar a universidade, essa foi uma das melhores adições do jogo.

Vida noturna

Em setembro de 2005 chegou o também esperado pacote Vida Noturna. Nesse pacote de expansão muito badalado, o seu Sim podia ir para a cidade e curtir a noite em bares e boates.

Além disso, os vampiros finalmente puderam chegar ao jogo, movimentando então ainda mais a expansão.

Um outro NPC que acabou ficando muito popular foi a Cigana Casamenteira, que conseguia arrumar encontros para seus Sims.

Aberto para negócios

Essa expansão, que chegou em março de 2006 mudou muito a forma como os Sims trabalham, criando a possibilidade de ser dono de um negócio próprio.

Por meio de Aberto Para Negócios, era possível criar sua loja e então vender itens produzidos pelo seu Sim ou mesmo revender aqueles comprados.

Uma verdadeira revolução na forma de jogar o game. Além disso, mais uma vizinhança focada nessa temática teve então sua adição no jogo.

Bichos de estimação

Os bichos de estimação chegaram ao The Sims 2 em outubro de 2006 e colocaram à disposição dos gamers gatos e cães. Além de todas as novas interações disponíveis com esses animais, o pacote trouxe também os lobisomens e os lobos, que visitavam os quintais ocasionalmente.

Lobisomen em Sims 2
Lobisomen em Sims 2

Quatro estações

Uma das expansões mais amadas em The Sims 2 finalmente chegou em fevereiro de 2007, com algo inédito na série de simulação:

  • Estações do ano bem definidas;
  • Mudanças entre sol e chuva;
  • Ações de temperatura.

Uma expansão muito completa que mudou a forma de jogar The Sims até então. Com sua adição, diversas atividades apareceram finalmente no game, mas podemos colocar em grande destaque a jardinagem.

Bon Voyage

Bon Voyage teve seu lançamento em setembro de 2007. Com uma temática parecida com Em Férias – no entanto, mais bem elaborada do que no primeiro jogo – a expansão trazia destinos exóticos para visitar com seus Sims, além de várias novas atividades relacionadas a cada uma dessas 3 localidades disponíveis.

Tempo livre

Essa expansão, lançada em fevereiro de 2008, tinha foco nos hobbys dos Sims, incluindo assim diversas atividades para realizar em grupo ou sozinho.

Uma das atividades mais legais era poder reformar um carro clássico do zero, obtendo então um veículo particular.

Vida de apartamento

A última expansão de The Sims 2 trouxe então a temática dos apartamentos, que adicionou muitos diferenciais na jogabilidade, uma nova vizinhança e a nova criatura: as bruxas.

Com essa expansão fechou-se então o ciclo de vida de The Sims 2, encerrando os conteúdos relacionados com jogabilidade do game.

As coleções de objetos de The Sims

As coleções de objeto, num total de nove, vieram como pacotes que não adicionaram nenhum tipo de jogabilidade diferente, apenas acrescentando objetos de construção, roupas e outros itens.

Por meio da inserção dessas no game, era possível ter um jogo ainda mais completo em termos de escolhas de decoração e vestimenta, mas apenas isso. Em relação às expansões com jogabilidade, eram mais em conta.

Afinal, The Sims 2 realmente superou as expectativas?

É notório o feito alcançado por The Sims 2 em seu tempo de vida. Tanto que, até os dias de hoje, recebe aclamação como o melhor título da franquia pela sua inovação e por todos os fatores que foram adicionados ao game de forma inteligente.

A progressão de idade e as fases da vida, seu grande foco nessa edição, fizeram, portanto, toda a diferença em relação a seu antecessor e trouxe muitos fãs para a série.

Claro que, como todos os games da série, possui problemas pontuais e pode estar um pouco datado nos dias atuais, no entanto, ainda assim, vale a pena revisitar o game e relembrar toda a diversão proporcionada.

Em The Sims 2 as possibilidades são quase infinitas e o conceito de “brincar com a vida” tomou então definições incríveis.

Veja também:
Carioca, estudante de Direito, servidora pública e apaixonada por vídeo games, tecnologia e cultura pop em geral. Tenho como hobbies consumir e produzir conteúdos relacionados a esses temas que me interessam, e adoro passar horas adquirindo conhecimento sobre os assuntos que mais gosto, tanto que mantenho um canal no Youtube sobre games há 4 anos. Meu contato com inglês vem de longa data, quando notei que para ter acesso a todo um universo de informações, dominar a língua era fundamental.
Seja avisado
Me avise sobre
guest
0 Comentários
Comentários de trechos do post
Ver todos os comentários