Assim como seus antecessores, The Sims 4 continua a saga de simulação de pessoas com muito carisma, gráficos reformulados e algumas críticas dos jogadores.

Sendo então o título com mais DLCs lançadas até o momento, o quarto título da série traz diversos conteúdos. No entanto, muitos deles já vistos anteriormente.

Afinal, será que The Sims 4 realmente é um game original e que vale a pena investir?

Vamos então conhecer a fundo o jogo e saber um pouco mais a respeito de suas expansões e coleções de objetos, além de saber mais sobre as diversas polêmicas envolvendo o popular título da EA.

Veja também:

O que há de novo em The Sims 4?

The Sims 4 prometeu trazer inúmeras inovações e um novo modo de jogar com os Sims, modificando assim a forma como os gamers interagiam com o mundo do jogo.

Houveram sim mudanças estruturais no game, algumas extremamente agradáveis e outras, nem tanto.

De toda forma, uma das primeiras características notadas pelos jogadores de forma negativa foi o retorno das telas de carregamento.

Dentre as novas mudanças propostas pela EA, podemos citar então as principais como a inteligência aprimorada dos Sims e a introdução das emoções.

Outras características já introduzidas de forma fixa, como a progressão de vida continuaram aparecendo no quarto título da série.

Inteligência aprimorada

Por meio da adição de uma nova e melhorada inteligência artificial, os Sims podiam então fazer várias atividades de forma simultânea além de terem ações muito mais naturais.

O sistema incorporou assim novas maneiras dos Sims interagirem entre si e com objetos, fazendo então com que até mesmo sua movimentação no game estivesse melhor.

Emoções em The Sims 4

As emoções são o grande foco de The Sims 4, prometendo então mudanças na forma como os Sims lidam com seus sentimentos.

Pela primeira vez era possível observar nossos Sims terem reações como raiva, frustração, medo ou até mesmo tédio e reagirem a isso de forma adequada.

Existem, portanto, diversas emoções inseridas no game, algumas até mesmo que chegaram por meio de pacotes de expansão.

As emoções prometeram ser um grande diferencial na jogabilidade como um todo, no entanto, acabam por não ter tanto impacto assim na forma como o jogo se desenrola.

A expectativa em relação ao game

Por The Sims já ser uma franquia completamente consolidada no que diz respeito a fãs e estilo de jogo, muitas pessoas esperavam um quarto título completamente inovador em relação às versões anteriores.

Em The Sims 4, tivemos sim acesso a diversos novos conteúdos, no entanto, alguns retrocessos causaram desagrado nos fãs, principalmente naqueles que adquiriram o game em fases iniciais.
0
O que desagradou você no The Sims 4?x

De todo modo, a expectativa geral por The Sims 4 dentro da comunidade era bem alta e o anúncio de Sims com emoções mexeu então profundamente com os fãs da franquia.

Conhecendo as emoções de The Sims 4

Como o grande foco de The Sims 4 são as emoções, é então muito importante conhecer de perto ao menos as mais importantes e comuns.

As emoções funcionam de forma simples e muito semelhante aos já conhecidos modificadores de humor de títulos anteriores.

O que muda nesse título é justamente a possibilidade de situações, pessoas e até objetos interferirem nas emoções de um Sim.

Além disso, cada emoção pode possuir graus diferentes, que evoluem dependendo então de como o Sim está se sentindo no momento.

Por exemplo, é perfeitamente possível um Sim sentir-se envergonhado, muito envergonhado e mortificado, até então o estágio máximo dessa emoção.

Envergonhado - The Sims 4
Sims envergonhados – Imagem: Twitter

Atualmente, algumas das emoções observadas são:

  • Enfurecido;
  • Adormecido;
  • Envergonhado;
  • Confiante;
  • Entediado;
  • Animado;
  • Feliz;
  • Concentrado;
  • Normal;
  • Paquerador.

Existem, no entanto, diversas outras emoções além das evoluções de algumas delas, que podem levar a comportamentos diversos dos Sims.

Portanto, emoções positivas como “concentrado”, pode ajudar a fazer tarefas de escola ou aprender programação. Já quando um Sim está “enfurecido” tem dificuldade em realizar tarefas ou as faz com muita fúria.

Morte por emoções em The Sims 4

Um outro fato interessante adicionado em The Sims 4 e ainda relacionado com as emoções é a possibilidade de um Sim vir a morrer por conta de alguma dessas alterações de humor.

Não são todas as emoções que podem vir a matar, entretanto há essa possibilidade para algumas, como “enfurecido” e “mortificado”.

Se a emoção não ceder, há assim uma chance do personagem simplesmente morrer de raiva, vergonha ou até mesmo de histeria.

Mudanças no modo construção

Assim como em todos os games da série, o modo construção recebeu então novas adições para então proporcionar mais opções de casas e formas de fazê-las.

No entanto, muitos jogadores reclamaram das dificuldades em lidar com a ferramenta de telhado.

À parte disso, é possível observar mudanças positivas que a EA vem inserindo no game com pacthes e atualizações recorrentes, para melhorar assim a experiencia do jogador ao construir uma casa.

Mundos de The Sims 4

Em The Sims 4 não há mais o conceito de Vizinhanças e sim de mundos específicos com suas próprias características e divididos em seções.

Basicamente o conceito é muito parecido em si.

Ao contrário de The Sims 3, em que havia o mundo aberto, no quarto título da série voltamos então a encarar as telas de carregamento originais do game.

No entanto, ainda assim, é possível ter acesso a toda a seção da vizinhança em que o Sim mora a pé, o que diminui um pouco a frustração.

Já para visitar outras partes do mesmo mundo, visitar outro ou mesmo ir a casa de um vizinho, é preciso ver as telas de carregamento.

Originalmente em The Sims 4 temos dois mundos:

  • Oásis spings;
  • Willow Creek.

Após, diversos outros foram adicionados por meio de pacotes de expansão e pacotes de jogo. Atualmente há, portanto, mundos com diversas temáticas, como por exemplo:

  • Bruxas e magos;
  • Ilha;
  • Cidade;
  • Industrial;
  • Oriental.

Além dos mundos residenciais, há também aqueles que são destinos de férias e servem apenas para visitação. De forma geral, os mundos são bastante diferentes entre si, no entanto, seguem a básica divisão de áreas pobres, ricas e de classe média.

Modificações em criar um Sim

Criar um Sim agora é muito mais intuitivo e fácil de personalizar do que em qualquer outro game da série.

Dessa vez é possível então ver cada personagem com características físicas realmente diferentes, além de poder criar Sims gordinhos, magros ou muito musculosos de forma bem intuitiva e simples.

Com um sistema simples de alterações em partes bem específicas, é possível até mesmo modificar de forma minuciosa boca, olhos, nariz e até orelhas.

Além disso, por meio da ferramenta Criar um Sim, também é possível obter filhos geneticamente parecidos com os pais e também criar outros seres, como animais e até mesmo aliens.

Polêmicas envolvendo falta de conteúdos no jogo base

The Sims 4 é um game geralmente ligado a polêmicas em relação ao seus conteúdos. A primeira delas surgiu logo no lançamento do game, por meio da ausência de alguns recursos já conhecidos do jogo.

Assim que lançado, o game não possuía os bebês, piscinas e nem mesmo fantasmas.

Muitas pessoas desconfiaram que o objetivo era vender os itens faltantes por meio de pacotes, no entanto, nada foi esclarecido.

Exclusão dos bebês em The Sims 4

O game já chegou ao comércio sem a adição dos bebês. Haviam os recém nascidos, no entanto, eles já passavam de forma direta para a idade infantil.

Muito jogadores detestaram a ideia, já que os bebês estavam presentes desde The Sims 2 e – por mais que alguns gamers não gostassem muito deles – já eram parte integrante da progressão de vida dos Sims.

Não muito tempo depois, por meio de um patch de atualização, a EA trouxe os bebês de volta de forma gratuita, respondendo ao clamor dos jogadores.

Ausência de piscinas

A ferramenta de piscinas também estava ausente em The Sims 4 em seu lançamento, o que também desagradou de forma profunda os fãs da série.

As piscinas, presentes desde o primeiro título, são emblemáticas na série. Após insistência dos fãs, o item de construção chegou finalmente ao game em um patch de correção.

Pacotes de expansão de The Sims 4

Como já é de praxe em todas as edições de The Sims, os pacotes de expansão estão de volta trazendo algumas novas formas de jogar além de diversos objetos, roupas e cabelos diferentes.

Apesar de já ser uma fórmula carimbada da série, aqui, as expansões sofreram algumas críticas importantes, que não apareciam em games anteriores.

Além desse tipo de DLC já conhecido, os pacotes de jogo chegaram para agregar mais ao game, trazendo mudanças pontuais que mesclavam jogabilidade e objetos.

Ao trabalho

Em março de 2015 finalmente chegava a primeira expansão de The Sims 4, mais uma vez repetindo a fórmula vista em Aberto para Negócios, de The Sims 2, e Ambições em The Sims 3.

Por meio desse pacote, o jogador pode ter profissões em que é possível acompanhar o Sim ao trabalho e fazer a jornada junto com ele.

De forma muito mais aprimorada que em versões anteriores, essa expansão trouxe a carreira de policial, médico e cientista como adicionais.

Junte-se à Galera

Junte-se à Galera, lançada em dezembro de 2015, entregou aos gamers os clubes. Cada clube possuía uma temática e era preciso cumprir alguns requisitos para entrar ou ser convidado.

Vida na Cidade

Vida na Cidade, lançado em novembro de 2016, trouxe novas carreiras interessantes como o Crítico e Mídias Sociais, além de inserir no jogo os apartamentos.

A cidade de San Myshuno é o palco da nova expansão, trazendo também diversos festivais em pontos da cidade.

Gatos e cães

Novembro de 2017 trouxe finalmente um novo grande conteúdo para The Sims 4, com a expansão Gatos e Cães. Além dos bichinhos de estimação, a nova carreira de Veterinário chegou, no mesmo estilo das profissões de Ao Trabalho.

Essa expansão marcou também o aumento dos preços do game no mercado brasileiro.

Estações junho de 2018

Estações, que chegou em junho de 2018, trouxe a jogabilidade já conhecida de estações do ano bem definidas, profissão de jardinagem e alguns eventos temáticos espalhados pelos mundos.

Vale citar que essa expansão recebeu algumas críticas dos fãs, não pelo conteúdo, mas num questionamento de porquê as estações já não virem como característica do game base.

Rumo à Fama

Em novembro de 2018 mais uma expansão com temática bem parecida com anteriores chega ao game. Rumo a Fama, que tem a mesma pegada de outras como Showtime e Superstar.

Na nova roupagem do pacote de expansão, é possível chegar ao estrelato sendo um digital influencer ou mesmo atuando como um ator por meio de duas agências disponíveis para escolha.

Ilhas Tropicais

Ilhas tropicais, lançada em julho de 2019, retorna o conceito já abordado em Ilha Paradisíaca de The Sims 3, trazendo uma vizinhança nova, Sulani, com temática de ilha e algumas peculiaridades.

Em Sulani é possível ter lotes “fora da rede” em que não há energia elétrica disponível e nem sinal de internet ou celular.

Vida Universitária novembro de 2019

Uma das expansões mais esperadas – e mais criticadas – foi Vida Universitária, que deu as caras em The Sims 4 já em novembro de 2019.

Retomando o que foi visto em outros títulos da série Sims, aqui os Sims podem ir ao curso superior. No entanto, muitas reclamações dos jogares levaram em conta o baixo grau de diversão do pacote e a grande dificuldade de passar nas matérias.

Vida Sustentável

Vida Sustentável, de junho de 2020, trouxe um conceito de pacote de expansão original em The Sims 4, com foco em casas sustentáveis e a busca pela despoluição dos ambientes.

Algumas novas jogabilidades chegaram, como por exemplo a reciclagem de itens.

Diversão na Neve

A última expansão até o momento de The Sims 4, Diversão na Neve, trouxe então uma vizinhança bonita no estilo oriental, com uma enorme montanha nevada que os Sims podem escalar num desafio interessante.

A expansão trouxe assim a adição de esportes na neve e outras atividades interessantes, sendo uma das expansões mais divertidas lançadas até o momento.

A chegada dos Pacotes de Jogo de The Sims 4

Em The Sims 4 houve a adição dos chamados pacotes de jogo. Por meio desses novos tipos de DLC, o jogador podia acrescentar então novas características ao game por valor menor.

A grande diferença entre esses pacotes e as Coleções de Objetos está no fato de os Pacotes adicionarem também algum tipo de jogabilidade específica no game, aumentando assim as formas de jogar.
0
Diga aí qual o pacote de jogos em The Sims 4 que você mais curtiu?x

Ao exemplo de Retiro ao Ar Livre, que trazia então uma temática de atividades relacionadas ao ar livre e um mundo para férias no meio de uma floresta.

Retiro ao Ar Livre em The Sims 4
Retiro ao Ar Livre em The Sims 4 – Imagem: EA

Os pacotes de jogo lançados até o momento são:

  • Retiro ao Ar Livre;
  • Dia de Spa;
  • Escapada Gourmet;
  • Vampiros;
  • Vida em Família;
  • Aventuras na Selva;
  • StrangerVille;
  • Reino da Magia;
  • Star Wars Jornada para Batuu.

Coleções de objetos

As coleções de objetos retornaram em The Sims 4, trazendo pacotes com móveis, roupas, itens de interesse e até mesmo algum tipo de jogabilidade específica a depender do caso, como em Truques de Tricô.

As coleções lançadas até o momento são, portanto, as seguintes:

  • Festa Luxuosa;
  • Terraço Perfeito;
  • Cozinha Maneira;
  • Assombroso;
  • Noite de Cinema;
  • Jardim Romântico;
  • Quarto das Crianças;
  • Diversão no Quintal;
  • Glamour Vintage;
  • Noite de Boliche;
  • Fitness;
  • Bebês;
  • Dia de Lavar Roupas;
  • Meu Primeiro Bichinho;
  • Moschino;
  • Vida Compacta;
  • Truques de Tricô;
  • Sobrenatural.

A produção de conteúdos para o game, tanto de pacotes de expansão e jogo quanto coleções de objeto ainda não terminou, o que significa então que novas DLCs ainda chegarão ao jogo.

Polêmicas recentes sobre The Sims 4

Apesar de ser um sucesso comercial, The Sims 4 apresenta sim alguns problemas pontuais que fizeram os fãs rebelarem-se na internet.

A começar então pela falta de bebês, piscinas e fantasmas num primeiro momento, outras situações vieram então a desagradar os jogadores.

Aumento nos valores dos pacotes

Tanto o game base quanto pacotes de expansão, coleções de objeto e pacotes de jogo de The Sims 4 passaram por um grande aumento de preços junto com o lançamento de Gatos e Cães.

Muitos fãs desaprovaram a medida, já que os valores cobrados pela EA dificultavam assim ainda mais a compra das adições do game.

Conteúdo fracionado em The Sims 4

Uma das maiores e mais recorrentes reclamações dos jogadores sobre The Sims 4 é em relação ao conteúdo extremamente fracionado no game.

Alguns itens ou jogabilidades específicas foram deliberadamente subdivididos pela empresa afim de produzir mais expansões ou pacotes.

Um exemplo claro e que enraiveceu os fãs, foi o pacote de objetos Meu Primeiro Bichinho que trazia a possibilidade de criar hamsters e animais pequenos.

A reclamação vinha de que o pacote, lançado após a expansão Gatos e Cães, poderia muito bem ter seu conteúdo incluso automaticamente no pacote de temática animal, sem a necessidade de ter venda à parte.

Vale a pena comprar The Sims 4?

Não há como negar que o título atual e mais recente da EA tem sim os seus diversos pontos negativos, mas para quem é fã da franquia e gosta de games de simulação, The Sims 4 ainda é referência.

Com gráficos aprimorados e algumas boas expansões, o jogo tem, portanto, os seus momentos e consegue trazer diversão.

No entanto, por reciclar de forma pobre expansões de títulos anteriores, tem a impressão de ser um game repetitivo e que enjoa após um certo tempo.

Ainda assim, vale a pena dar uma chance para The Sims 4. No entanto, desde que você adquira o game numa boa promoção, para valer realmente o valor desembolsado.

E você, o que achou desse título? Gostou das modificações? Conte para nós nos comentários abaixo.

Veja também:
Carioca, estudante de Direito, servidora pública e apaixonada por vídeo games, tecnologia e cultura pop em geral. Tenho como hobbies consumir e produzir conteúdos relacionados a esses temas que me interessam, e adoro passar horas adquirindo conhecimento sobre os assuntos que mais gosto, tanto que mantenho um canal no Youtube sobre games há 4 anos. Meu contato com inglês vem de longa data, quando notei que para ter acesso a todo um universo de informações, dominar a língua era fundamental.
Seja avisado
Me avise sobre
guest
1 Comentário
Mais novo
Mais velho Mais votado
Comentários de trechos do post
Ver todos os comentários