Console da Emerson Arcadia 2001
Console Emerson Arcadia 2001 - Imagem: Evan-Amos - Wikipédia

Na memória de alguns amantes de videogames retro existe uma pitoresca relíquia da segunda geração: O console Arcadia 2001 da Emerson Radio. Embora possa ter sido ofuscado pelo sucesso dos seus concorrentes mais famosos da época, como o Atari 2600, o Arcadia 2001 teve seu próprio lugar na evolução (nas sombras) dos jogos eletrônicos.

Neste artigo, queremos recordar um pouco da breve história desse console. O que aconteceu com o Arcadia 2001? Por que ele não conseguiu conquistar o público e o mercado? Hoje, vamos explorar alguns fatos, as características e os jogos desse console esquecido, que tentou competir com os gigantes da indústria dos videogames. Então, aperte o Start e bora lá!

Emerson Radio Corporation

Para entender melhor o contexto por trás do console Arcadia 2001, é importante falar um pouco sobre a empresa Emerson Radio Corporation que lançou o console.

Fundada em 1912 por dois empreendedores visionários, a Emerson Radio Corporation nasceu em uma garagem e logo se tornou uma pequena produtora de rádios, em uma época em que a comunicação sem fio estava apenas começando a ganhar vida. Com dedicação e inovação constante, a Emerson Rádio foi crescendo, tornando-se uma figura importante na indústria de produtos eletrônicos que estava evoluindo muito no decorrer das décadas.

A Emerson Radio aproveitou o crescimento do mercado e foi expandindo seu portfolio, sempre apostando em inovações tecnológicas. O sucesso inicial na fabricação de rádios foi seguido pela incursão em televisores, que se tornaram o centro das atenções nos lares das famílias com o tempo. A ambição e capacidade da empresa de se adaptar e evoluir permitiu que ela mantivesse uma posição relevante no mercado de eletrônicos de consumo doméstico.

Foi nesse ambiente de constante crescimento que a Emerson Rádio começou a perceber também o potencial dos videogames lá nos anos 70 com os consoles de primeira geração. Então, de olho no crescente interesse do público em torno dos jogos eletrônicos e na evolução rápida desse mercado, a empresa decidiu entra no jogo também. Dessa vez, inspirada pela ambição de ser uma concorrente à altura da Atari e levar entretenimento para os lares, a Emerson Radio pretendia lançar um console que oferecesse tecnologia mais avançada e um preço competitivo.

O Atari 2600 ainda não ainda tinha concorrentes de peso como o ColecoVision e o Intellivision, que viriam a ser lançados um tempo depois. Então, a Emerson Radio basicamente tinha apenas um único alvo e um caminho livre.

Lançamento do Arcadia 2001

O lançamento do Arcadia 2001 aconteceu em maio de 1982. Foi um console de segunda geração, baseado na arquitetura de 8 bits. Chegou custando o preço de US$ 99, o que era bastante competitivo na época, em relação ao “alvo” Atari 2600. O console tinha um design moderno e elegante. Ele vinha com dois controles que tinham teclados numérico de 12 botões, muito semelhantes aos controles do Intellivision, ColecoVision e Atari 5200. Seu design compacto era a última tendência no mercado e possuía cavidades no painel frontal para acomodar os controles.

Em seu lançamento, o Arcadia 2001 foi recebido com críticas mistas/ruins. Alguns críticos elogiaram seus gráficos e som superiores, enquanto muitos criticaram sua falta de jogos originais. Nessa questão, a crítica foi pela falta de quantidade, qualidade e exclusividade da biblioteca. O console só tinha 30 jogos disponíveis no lançamento, e eram em sua maioria adaptações de jogos de maquinas Arcade.

Embora a Emerson Radio tenha conseguido ganhar tempo terceirizando o hardware, com o desenvolvimento de jogos a história foi totalmente diferente. Nenhum desenvolvedor se interessou muito em fechar parceria para produzir jogos para o Arcadia 2001. A preferência era desenvolver para as plataformas mais sólidas e promissoras como Atari, Coleco e Mattel. Dessa forma, a Emerson Radio foi obrigada a recrutar, às pressas, um pequeno time de programadores para produzir os jogos para o lançamento do console.

Como o time não tinha ampla experiência, nem tempo hábil, só foi possível criar versões dos jogos do Arcade, sem diferenciais aparentes, apenas o essencial para a data de lançamento do consoles. Em muitos casos, os jogos nem fizeram uso pleno poder do hardware do Arcadia 2001 que possuía potência superior ao concorrente líder da época. A história nos mostra que nem sempre o melhor hardware “ganha” a geração e, neste caso, parece não ter chegado nem perto, graças a um lançamento desastroso.

A Emerson Radio cometeu o grave erro de não investir o suficiente em marketing e propaganda como a Mattel e a Coleco fizeram. Com um grande número de propagandas televisivas e páginas de revistas dominadas pelos grandes concorrentes, o Arcadia 2001 acabou não tendo muita visibilidade, nem mesmo na feira Consumer Electronics Show (CES), que era o maior e mais esperado evento tecnológico daquele tempo.

Além da falta de divulgação, a equipe responsável pela propaganda cometeu enganos no marketing técnico, divulgado especificações técnicas incorretas ao público e gerando uma certa propaganda enganosa. Foi divulgado, por exemplo, que o console tinha uma quantidade de memória muito maior do que realmente tinha. Isso deixou muitos consumidores com um pé atrás, resultando em uma má impressão e propaganda “boca-a-boca” difamatória que sujou a reputação da empresa e do produto.

Consequentemente, o Arcadia 2001 não foi bem sucessedido, sendo mais uma contribuição para a grande saturação do mercado dos videogames. Essa saturação levou o mercado de videogames ao colapso já no ano seguindo. Esse evento é conhecido como “crash da indústria dos videogames de 1983” e é marcado por uma grande oferta de produtos de baixa qualidade aliada ao desinteresse dos consumidores.

Bastardos Inglórios

Como ainda não possuía know-how, e não queria perder a oportunidade de entrar no negócio, a Emerson Radio recorreu a terceirização de hardware.

A Philips / Signetics havia desenvolvido naquela época uma plataforma de hardware para demonstrar a capacidade dos seus chipsets, os Signetics 2650 e 2636. Esse hardware chamou a atenção e foi licenciado para muitas empresas terceirizadas ao redor do mundo, dando origem a vários consoles genéricos baseados no mesmo sistema como o Interton VC-4000, Voltmace DataBase, Acetronic MPU-1000, ITMC MPT-05, etc…

Posteriormente, a Philips fez algumas melhorias no hardware com um novo chipset de áudio/vídeo, o Signetics 2637 no lugar do antigo 2636. Houve então uma nova onda de consoles licenciados, todos baseados no mesmo hardware e capazes de rodar os mesmos jogos, desde que os slots fossem do mesmo tamanho. Esse segundo grupo de consoles incluía o Ormatu Spelcomputer 2001, Advision Home-Arcade, Prestige MPT-03, Tele-Fever, e o próprio Arcadia 2001, entre outros.

Embora o console da Emerson Radio tenha sido o mais popular desse grupo, ele não foi exatamente o primeiro de todos eles. Muitos consideram ele como sendo o console original e todo o resto seria apenas os “clones” dele. Mas a realidade é um pouco diferente. Veja bem, muitas empresas já estavam de olho no mercado de entretenimento eletrônico. Alguns fabricantes de chips como a Philips atuavam como “facilitadores”, oferecendo soluções para essa empresa menores (ou não especializadas) que também tivessem interesse em entrar no mercado de videogames, mas de modo que não precisassem investir anos em pesquisa e desenvolvimento de hardware.

Placa-Mãe do console Arcadia 2001
Placa-Mãe do Arcadia 2001 – Imagem: Evan-Amos – Wikipédia

Mesmo com o lançamento desastroso do Arcadia 2001 no mercado norte-americano, diversas empresas licenciaram o mesmo hardware da Philips / Signetics pelo mundo. Em cada pais, foi licenciado e lançado um console baseado no mesmo sistema com um nome diferente ou semelhante. Por exemplo, na França, foi lançado como “Advision Home Arcade”, “GiG Electronics Leonardo” na Itália, “Bandai Arcadia” no Japão, “Hanimex HMG-2650” na Alemanha e Austrália e etc… A lista é grande, meus amigos!

Os jogos são compatíveis entre todo as variantes a nível de software, contudo, existem padrões diferentes de tamanho de cartucho. Desde que seja fisicamente compatível, o jogo funcionará sem problemas em qualquer modelo que adotar o mesmo padrão. – “O cartucho tem que caber no slot”

Essas variantes eram muitas vezes semelhantes em termos de design e jogabilidade, mas eram comercializadas sob diferentes marcas em diferentes regiões do mundo. O console Arcadia 2001 foi, portanto, apenas parte de um grande grupo de consoles genéricos. Talvez ele seja o mais famoso deles por ter sido lançado na terra do Tio Sam.

Nós listamos aqui algumas variantes e seus países de origem:

  • Intervision 2001 – Na Suíça e Finlândia o console foi lançado pela empresa Intervision;
Invervision – Imagem: Tiia Monto – Wikipedia
  • Hanimex HMG-2650 – Na Europa e em outros mercados, o console foi lançado sob o nome ” HMG-2650″. A Hanimex era uma empresa australiana que licenciou e lançou o console com sua própria marca e uma seleção de jogos;
Hanimex - HMG_2650
Hanimex – HMG_2650 – Imagem: Matthew Paul Argall – Wikipédia
  • Tele-Fever – Na Alemanha, foi lançado como ” Tele-Fever” pela empresa Tchibo;
Console Tele Fever Arcadia 2001
Tele Fever – Imagem: Max Mustermann – Wikipedia
  • Bandai Arcadia – No Japão, a Bandai trouxe sua variante, que recebeu quatro jogos exclusivo: “Doraemon”, “Dr. Slump”, “Mobile Suit Gundam” e “Super Dimension Fortress Macross”;
Bandai Arcadia 2001
Bandai Arcadia 2001 – Imagem: Jzh2074 – Wikipédia
  • Ormatu Sepelcomputar 2001 – Lançado na Holanda pela empresa Ormatu Electronics.
Console Ormatu Video Spelcomputer 2001
Ormatu Video Spelcomputer 2001 – Imagem: Jengelz – Wikipédia

Especificações técnicas do Arcadia 2001

Mesmo com a propaganda enganosa do Arcadia 2001, o conjunto de hardware da Philips/Signetics era superior ao do Atari 2600.

  • CPU – Philips Signetics 2650A (arquitetura 8 bits) rodando a 3,58 MHz;
  • Coprocessador – Philips Signetics 2637UVI (processamento de áudio e vídeo);
  • Memória RAM – 1024 Bytes;
  • Vídeo/gráficos – Resolução de 128 × 208 ou 128 × 104, paleta de 8 cores e até 4 Sprite simultâneos na tela;
  • Áudio – 1 Canal de som (Beep) e 1 Canal de ruído;
  • Controles – O console possuía 2 controles tipo joystick, que eram conectados diretamente no aparelho por cabos espiralados. Possuíam um layout de 14 botões: 1 alavanca analógica direcional, 2 botões de ação e um teclado alfanumérico de 12 teclas. O curioso é que esse mesmo conceito de design/laytout surgiu pouco tempo depois no Intellivision, ColecoVision e no Atari 5200. Alguns jogos vinham com um pequeno card que poderia ser encaixado sobre o teclado numérico trazendo um mapeamento mais personalizado.
  • Conexões – No painel traseiro havia um conector para fonte de alimentação 12V, 2 conectores para controles auxiliares e um conector de sinal de áudio e vídeo para ligar no switch-box da antena de TV. (Sintonizava no canal 3 ou 4 da TV através de uma chave seletora)
  • Cartuchos – Os jogos do Arcadia 2001 eram distribuídos em cartuchos. Havia duas variações de tamanho de cartuchos, de acordo com a necessidade de cada jogo: Cartuchos curtos (16Kb) e longos (32Kb), sendo a maioria do formato menor.

Na segunda geração de consoles era bastante comum os fabricantes trazerem acessórios, como controles alternativos, módulos de expansão, entrada e saída, que eram vendidos separadamente. Contudo, a Emerson Radio nunca chegou a lançar nenhum acessório para o Arcadia 2001.

Biblioteca de Jogos

A curta vida-útil do Arcadia 2001 refletiu numa biblioteca de jogos composta por apenas 51 jogos únicos e 10 variações deles mesmos. Muitos dos jogos eram apenas cópias não licenciadas de jogos famosos de outros consoles doméstico e arcades. Inclusive, essa falta de autorização/licença gerou uma baita dor de cabeça para a Emerson Radio, que trataremos adiante no artigo.

Cartuchos do Arcadia 2001
Jogos do Arcadia 2001 – Imagem: sixersfan105 – forums.atariage
Cartuchos Arcadia 2001
Cartuchos Arcadia 2001 – Imagem: sixersfan105 – forums.atariage
Embalagem dos Cartuchos
Embalagem dos Cartuchos – Imagem: sixersfan105 – forums.atariage

Mas antes vamos a um TOP 10 dos jogos de Arcadia 2001 e seus clones:

  • Astro Invader – Um jogo de tiro espacial onde o jogador controla uma nave que deve defender a Terra contra uma invasão alienígena.
  • Space Attack – Outro jogo de tiro espacial, onde o jogador enfrenta naves inimigas e asteroides enquanto tenta sobreviver e ir marcando pontos. Bom, a maioria dos jogos dessa época era baseado apenas em Score.
  • Turtles – Um jogo de ação onde o jogador controla uma tartaruga e deve evitar obstáculos enquanto coleta tesouros.
  • Space Raiders – Um jogo de tiro em que o jogador defende uma base espacial contra naves inimigas.
  • Crazy Climber – Um jogo de escalada em que o jogador controla um alpinista e deve escalar em prédios enquanto desvia dos obstáculos que caem.
  • Soccer – Um jogo de futebol bem simples, onde o jogador controla times de futebol e compete contra o computador ou outro jogador.
  • Robot Killer – Um jogo de tiro onde você controla um robô que deve destruir outros robôs inimigos.
  • Baseball – Um jogo de baseball bem simples também. É possível jogar sozinho ou com um amigo no segundo controle.
  • Space Vultures – Mais um jogo de “navinha” espacial, onde você enfrenta naves alienígenas a tiros.
  • Ocean Battle – Um jogo de combate naval onde você comanda um navio e deve afundar navios inimigos.

Apesar da variedade, os jogos do Arcadia eram genéricos e sem muito polimento. Não fazia jus a um console de segunda geração se formos comparar com os principais concorrentes até 1983.

Emerson Radio Processada

A Emerson Radio foi processada pela Atari por causa dos jogos não licenciados do Arcadia 2001. O processo foi iniciado em 1982, quando a Atari entrou com uma ação contra a Emerson, alegando que ela simplesmente copiava de forma indevida os jogos de Atari, violando assim os direitos autorais da empresa. A Atari alegou também que a Emerson estava produzindo jogos que eram muito semelhantes (plágio) aos populares títulos da Atari, como “Pac-Man” e “Space Invaders”, sem a devida autorização ou licenciamento.

O caso foi um dos primeiros a tratar de questões de direitos autorais no contexto dos videogames e gerou interesse significativo na época. A Emerson, por outro lado, se defendeu dizendo seus jogos eram diferentes o suficiente para não constituir uma violação de direitos autorais. No entanto, o tribunal decidiu a favor da Atari, afirmando que a Emerson tinha copiado de forma indevida os jogos da Atari.

O processo durou quase um ano acabou sendo resolvido fora do tribunal. A Emerson concordou em parar de distribuir jogos não licenciados. A empresa também concordou em pagar à Atari uma indenização de US$ 1 milhão.

Não tendo bastado o sabor amargo do lançamento malsucedido do console e baixas vendas nos EUA, a Emerson Radio teve um prejuízo milionário que a fez desistir do projeto e do mercado de videogames.

Hora errada, Lugar errado…

O Arcadia 2001 foi lançado em um momento em que o mercado de videogames já estava saturado, o que tornou mais difícil para o console ganhar força e popularidade. O console da Emerson poderia ter tido uma história muito diferente se tivesse concorrido com o Magnavox Odyssey, anos antes, ou se seu lançamento tivesse sido direcionado para países emergentes onde o mercado ainda era inexplorado. Talvez o Arcadia 2001 teve apenas a má sorte de entrar em um mercado altamente competitivo na hora errada? Bem, ele não tinha os recursos, os jogos e o apelo de marketing necessários para competir em pé de igualdade, se formos analisar. Não é mesmo?!

Embora tenha sido um fracasso, por outro lado, o Arcadia 2001 conseguiu ser o “clone” mais famoso de toda uma linhagem. Não conseguiu ganhar uma posição firme no mercado de videogames, mas, pelo menos, se tornou uma nota de rodapé na história dos consoles da segunda geração. Foi um caso clássico de estar no lugar errado, na hora errada.

De qualquer forma, a história nos mostra também que a qualidade dos jogos conta muito para o sucesso comercial de uma plataforma. Não há espaço para trabalho de baixa qualidade, feito às pressas, visando apenas lucro. Os jogadores sempre estiveram dispostos a pagar por produtos de maior qualidade e jogos mais envolventes e icônicos.

Lembrando que o infame mercado de consoles genéricos existe até hoje e o “Polystation” já fez muita criança chorar (e não por felicidade, acredite). Você já deve ter se deparado com algum console “clone” da era 8-bits ou pelo menos já ouviu falar de algo do tipo.

E aí, o que achou da história do Emerson Arcadia 2001? Se gostou do nosso artigo, deixe seu comentário para marcar a ocasião e compartilhe com seus amigos. Até a próxima, pessoal!

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