Uma série de indícios apontam que o “Novo Tomb Raider” está mais próximo do que se imaginava — e não apenas em planejamento.
De acordo com rumores recentes, o projeto está nos estágios finais de desenvolvimento e pode ser lançado em maio de 2026, coincidindo perigosamente com GTA VI. Entenda o que está rolando.
Vazamentos Alimentando Rumores

Tudo começou com a descoberta de uma vaga publicada pela própria Crystal Dynamics, mencionando a formação de “strike teams”.
Esse termo técnico se refere a equipes mobilizadas nos momentos finais de produção, quando o jogo já está em fase de polimento (correções pontuais e otimização).
Para muitos, é o sinal mais claro de que Lara Croft está prestes a retornar.
🚨New rumors about the future of the franchise have surfaced on Reddit, the post was quickly deleted. While we’re not confirming anything, take them with a grain of salt pic.twitter.com/bzF3Nx39Mc— Society of Raiders (@RaidersSociety) June 20, 2025
O suposto codinome do novo Tomb Raider seria “Black Diamond”, segundo um vazamento no Reddit que foi rapidamente apagado.
Antes de sumir, a publicação listava detalhes como a possível apresentação oficial do jogo em 14 de fevereiro de 2026, data que marcará os 30 anos da franquia. O que faz total sentido!
Já o lançamento comercial estaria programado para dois meses depois, o que colocaria Tomb Raider em rota direta de colisão com o aguardado título da Rockstar, GTA VI…Qual a possibilidade de dar ruim?
Novo Tomb Raider Preparando Território?
Enquanto os rumores fervem na superfície, parece haver um submundo de movimentações estratégicas por trás do novo Tomb Raider.
Veja bem, a Crystal Dynamics, que lidera o desenvolvimento, conta com o apoio da Amazon Games, numa parceria oficializada ainda em 2022.
Desde então, o projeto Black Diamond teria passado por reestruturações internas, com cortes na equipe e ajustes de rota — mudanças discretas que quase nunca ganham os holofotes, mas que moldam o jogo de dentro pra fora.
Além disso, Lara não está ressurgindo só nos games.
Em 2024, a Netflix lançou a série animada Tomb Raider: The Legend of Lara Croft, com a voz de Hayley Atwell (a Peggy Carter do MCU) dando vida à heroína.
A recepção? Morna para uns, entusiasmada para outros — mas suficiente para recolocar a franquia na vitrine.
Nos corredores da Amazon, outro projeto corre em paralelo: uma série live-action supostamente em pré-produção.
A atriz Sophie Turner (Sansa Stark) é apontada como favorita ao papel de Lara, e rumores indicam que as gravações podem começar ainda em 2025.
Até agora, nenhum sinal oficial — mas os indícios se acumulam como peças de um quebra-cabeça prestes a se fechar. É diante disso que especula-se sobre uma possível mudança na data de lançamento do jogo.
Afinal, encarar GTA VI frente a frente, no mesmo mês, seria um movimento ousado — ou demasiado tolo.
A Rockstar não é apenas um adversário de peso; ela é um evento sísmico na história dos videogames. E sobreviver à sua sombra, historicamente, não é para qualquer um.
Unreal Engine 5
Um detalhe que não dá pra deixar passar despercebido: O novo Tomb Raider está sendo desenvolvido na Unreal Engine 5, e deve apresentar uma Lara mais experiente, reunindo traços narrativos e visuais das diferentes eras da personagem.
Rumores antigos ainda falam em ambientação parcial na Índia, com mecânicas de mundo aberto, veículos e até paraquedismo, mas nada disso foi confirmado oficialmente até o momento.
Enquanto isso, a Crystal Dynamics e a Aspyr vêm investindo em relançamentos para manter a base de fãs aquecida.
Após a chegada de Tomb Raider I–III Remastered em 2024 e Tomb Raider IV–VI nesse ano, os próximos remasters devem focar na trilogia Legend, Anniversary e Underworld, possivelmente também previstos para 2026.
Mesmo sem um anúncio oficial, a movimentação nos bastidores e o volume de vazamentos sugerem que Lara Croft está prestes a iniciar mais uma jornada.
Agora, a pergunta é: ela sobreviverá ao impacto de cruzar caminho com GTA VI ou vai virar estatística, igual aconteceu com a Core Design? – Veremos…