Unreal Engine 5 prometeu o futuro. Mas está entregando pesadelo. Entenda.
A Unreal Engine 5, a engine que deveria revolucionar a nova geração, está sendo acusada — por jogadores e desenvolvedores — de arruinar jogos antes mesmo de chegarem às prateleiras digitais. Títulos como Lords of the Fallen, Remnant 2 e até projetos independentes estão sofrendo com travamentos brutais, quedas de FPS e stutter insuportável.
E não para por aí.
No próprio fórum da Epic Games, desenvolvedores estão pedindo socorro. E inumeros relatos forum afirmam que, após migrar para a versão 5.4 da engine, um jogo foi de 120 FPS para… 15. Nem mesmo com gráficos no mínimo. Isso mesmo: quinze quadros por segundo em um projeto que antes rodava liso.
A frustração transbordou em tópicos como “a Unreal Engine 5 está sabotando meu jogo” e “será que cometemos um erro?”.
Mas o buraco é mais embaixo…
O motor gráfico da Epic Games aposta pesado em tecnologias como Lumen e Virtual Shadow Maps, que são lindas, sim… mas devoram desempenho como um buraco negro. E, ao que tudo indica, nem os PCs mais parrudos estão saindo ilesos.
- Nanite: um sistema de geometria virtualizada que permite importar ativos de alta fidelidade sem comprometer o desempenho.
- Lumen: um sistema de iluminação global dinâmica que reage em tempo real às mudanças na cena, eliminando a necessidade de mapas de luz pré-calculados.
Enquanto a Epic trabalha para mitigar os efeitos da compilação de shaders — apontada como vilã número 1 do stutter — a comunidade grita: “isso não era para ser uma engine otimizada para o PS5?”

Apesar dos avanços, muitos desenvolvedores enfrentam problemas de desempenho, especialmente em PCs. Jogos como Black Myth: Wukong, Silent Hill 2 Remake e ARK: Survival Ascended apresentaram taxas de quadros instáveis e travamentos.
Esses problemas afetam tanto grandes estúdios quanto desenvolvedores independentes, podendo atrasar ou até impedir o lançamento de jogos.
E então surge a pergunta que ninguém quer responder:
Será que a Unreal Engine 5 estava realmente pronta para ser o pilar da 9ª geração? Ou estamos testemunhando um colapso disfarçado de evolução?
Gráficos bonitos são incríveis… até o momento em que o seu jogo vira um slideshow. Os problemas de desempenho, especialmente relacionados à compilação de shaders, precisam ser resolvidos para que o motor atinja seu pleno potencial – de prefrencia, ainda nessa geração.