O Que Está Acontecendo Com a Unreal Engine 5?

Compartilhe:

Unreal Engine 5 prometeu o futuro. Mas está entregando pesadelo. Entenda.

A Unreal Engine 5, a engine que deveria revolucionar a nova geração, está sendo acusada — por jogadores e desenvolvedores — de arruinar jogos antes mesmo de chegarem às prateleiras digitais. Títulos como Lords of the Fallen, Remnant 2 e até projetos independentes estão sofrendo com travamentos brutais, quedas de FPS e stutter insuportável.

E não para por aí.

Unreal Engine 5 no Forum da EPIC
Unreal Engine 5 no Forum da EPIC – Topico em aberto até o momento

No próprio fórum da Epic Games, desenvolvedores estão pedindo socorro. E inumeros relatos forum afirmam que, após migrar para a versão 5.4 da engine, um jogo foi de 120 FPS para… 15. Nem mesmo com gráficos no mínimo. Isso mesmo: quinze quadros por segundo em um projeto que antes rodava liso.

Continue depois da publicidade

A frustração transbordou em tópicos como “a Unreal Engine 5 está sabotando meu jogo” e “será que cometemos um erro?”.

Mas o buraco é mais embaixo…

Por que Unreal Engine 5 está destruindo PCs (e a paciência dos jogadores)

O motor gráfico da Epic Games aposta pesado em tecnologias como Lumen e Virtual Shadow Maps, que são lindas, sim… mas devoram desempenho como um buraco negro. E, ao que tudo indica, nem os PCs mais parrudos estão saindo ilesos.

  • Nanite: um sistema de geometria virtualizada que permite importar ativos de alta fidelidade sem comprometer o desempenho.
  • Lumen: um sistema de iluminação global dinâmica que reage em tempo real às mudanças na cena, eliminando a necessidade de mapas de luz pré-calculados.

Enquanto a Epic trabalha para mitigar os efeitos da compilação de shaders — apontada como vilã número 1 do stutter — a comunidade grita: “isso não era para ser uma engine otimizada para o PS5?”

Continue depois da publicidade
Unreal Engine 5 no Forum da Steam
Unreal Engine 5 no Forum da Steam

Apesar dos avanços, muitos desenvolvedores enfrentam problemas de desempenho, especialmente em PCs. Jogos como Black Myth: Wukong, Silent Hill 2 Remake e ARK: Survival Ascended apresentaram taxas de quadros instáveis e travamentos.

Mesmo com Patchs, Black Myth: Wokong sofre com problemas de performance em todas as plataformas.

Esses problemas afetam tanto grandes estúdios quanto desenvolvedores independentes, podendo atrasar ou até impedir o lançamento de jogos.

E então surge a pergunta que ninguém quer responder:
Será que a Unreal Engine 5 estava realmente pronta para ser o pilar da 9ª geração? Ou estamos testemunhando um colapso disfarçado de evolução?

Gráficos bonitos são incríveis… até o momento em que o seu jogo vira um slideshow. Os problemas de desempenho, especialmente relacionados à compilação de shaders, precisam ser resolvidos para que o motor atinja seu pleno potencial – de prefrencia, ainda nessa geração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nós usamos cookies e outras tecnologias, conforme nossa Política de Privacidade, para você ter a melhor experiência ao usar o nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.