Fundação: | 15 de janeiro de 1991, Potomac, Maryland, EUA |
Sede | Cary, Carolina do Norte, EUA |
Fundador | Tim Sweeney |
Atuais donos | Tim Sweeney |
Países que opera | Atuação Global |
O que oferece | Distribuidora digital de jogos |
Primeiramente, a Epic Games trouxe mudanças e propostas muito positivas para o mundo dos jogos. Essa desenvolvedora conquistou o seu espaço no mercado internacional de forma gradual, contudo, de forma efetiva. Como resultado, o trabalho contínuo e de alta qualidade a colocou como referência no setor de jogos online e softwares.
Ainda hoje, a Epic continua a expandir os seus padrões de excelência e acrescentar fatos importantes à sua história. Por esse motivo, continue a leitura e descubra mais sobre a origem, fundação, história e futuro dessa empresa.
O que a empresa oferece?
A Epic Games é uma criadora de jogos e softwares, localizada nos Estados Unidos. Sediada na cidade de Cary, Carolina do Norte, a empresa é chefiada por Tim Sweeney. Na época da sua fundação, a empresa se chamava Potomac Computer System e funcionava na cidade de Potomac em Maryland.
Depois de uma reformulação de metas, o objetivo da Epic Games sempre foi o de desenvolver e vender os seus próprios jogos. Nesse sentido, o primeiro lançamento da companhia foi o jogo ZZT durante o ano de 1991. Porém, ela também desenvolve motores de jogos, como o Unreal Engine, componente essencial para os principais jogos da marca.
Desde o princípio, a Epic Games chamou a atenção por suas propostas mais inovadoras. A empresa costuma ousar bastante a fim de atrair o público para os seus jogos e produtos. O hábito de correr risco deu resultados positivos, seja pelo lançamento da Epic Games Store ou o jogo Fortnite como um “free-to-play”.
Em seus mais de 30 anos de existência, a Epic tem um sucesso e respeito consolidados no mercado de jogos.
Quando a empresa foi fundada?
A fundação da Epic Games aconteceu em 15 de janeiro do ano de 1991. Na época, a empresa estava localizada na cidade de Potomac, Maryland, e atendia pelo nome de Potomac Computer System.
Quem são os fundadores?
Tim Sweeney é o responsável pela criação e desenvolvimento da Epic Games. Na época da fundação da companhia, ele estudava engenharia mecânica. Inicialmente e com pouco capital, a empresa tinha endereço na residência dos pais de Tim. Afinal, o computador dele usado para estudos e trabalho ficava na casa dos seus pais.
A princípio, a Potomac Computer System atuava com consultoria em computação. Todavia, Tim Sweeney redirecionou o propósito da empresa para o lançamento de jogos. Assim, surgiu o ZZT, primeiro jogo lançado pela Epic Games em 1991.
Quem são os atuais donos da empresa?
Tim Sweeney ainda é proprietário da Epic Games e possui 50% das ações da empresa, sendo assim, o sócio majoritário. Além dele, a Tencent, empresa chinesa de internet, detém 40% das ações do negócio. Os outros donos da Epic são a Sony, com 4,9% das ações, e Kirkbi com 3% da companhia.
Quanto aos cargos, Tim Sweeney também assume a posição de CEO da Epic Games. Já Adam Sussman e Mark Rein assumem as cadeiras de presidência e vice-presidência da empresa, respectivamente. Por sua vez, Kim Libreri é o CTO e supervisor de efeitos especiais e Donald Mustard atua como CCO. Até 2020, a Epic Games já contava com mais de 2.200 funcionários ao redor do mundo.
História
A Epic Games surgiu no mercado em 1991 com o nome de Potomac Computer System. Nesse período, Tim Sweeney era um estudante de engenharia mecânica e possuía um dormitório na Universidade de Maryland. No entanto, ele visitava os pais com frequência, endereço no qual também estava o seu computador pessoal. Foi o irmão, Steve Sweeney, que influenciou Tim a ser produtivo e versátil com o seu trabalho.
Com o lançamento do jogo ZZT Tim Sweeney garantiu uma renda diária de US$ 100,00. A fim de manter esse ganho, o desenvolvedor iniciou em 1992 a produção do “Jill of the Jungle”. Esse projeto tinha o objetivo de atrair e manter os bons resultados conseguidos pelas empresas Apogee e id Software. Para dar a Potomac Computer System um aspecto mais profissional, Tim Sweeney mudou seu nome para Epic Megagames.
De acordo com Sweeney, após a mudança de nome e estratégias, a empresa conseguiu rivalizar com a Apogee. Nessa época, o jogo ZZT produzia uma ótima renda, permitindo a criação de novos jogos. Além disso, Tim Sweeney conseguiu contratar Cliff Bleszinski e James Schmalz.
A Epic Megagames passava por adaptações constantes durante os seus primeiros anos. Nesse sentido, a empresa recebeu ampliações e agora contava com oito componentes. Tim Sweeney contratou Mark Rein, o novo responsável pelas vendas dos jogos, marketing e outras funções. Para Sweeney, Mark Rein eram coerente e consistente no trabalho logístico e era a escolha certa para esse cargo.
Tempos depois, a empresa continuou a expandir-se e agora tinha mais funcionários. Agora, a equipe de 20 colaboradores era composta por artistas, designers de jogos, músicos, programadores e mais. Durante essa época que Mark Rein pediu a Cliff Bleszinski e James Schmalz para se juntarem à equipe.
Progresso e nascimento da Unreal Engine
Em 1994, a Epic Games trabalhava no desenvolvimento da Unreal, batizada posteriormente de Unreal Engine. O projeto se tratava de um motor específico para jogos tridimensionais com gráficos aprimorados. Na mesma época, a empresa trabalhava em um aplicativo jogável também chamado de Unreal para competir com o DOOM.
Tim Sweeney e sua equipe trabalharam no desenvolvimento da Unreal de 1995 até o ano de 1998. A equipe sentiu necessidade de mudar a localização de trabalho para o Canadá durante o desenvolvimento do projeto. No entanto, o grupo retornou à sede 1 ano depois para finalizar projetos pendentes e resolver problemas relacionados à limitação de trabalho. Após finalizar os seus programas, o motor Unreal recebeu seu lançamento oficial em 1998.
O enredo do primeiro jogo lançado com o motor mostra um prisioneiro preso em outro planeta no meio de uma guerra intergaláctica. A equipe da Epic Megagames observou no lançamento desse jogo os bons resultados do seu empenho contínuo com o desenvolvimento do motor. Além da integração de uma inteligência artificial, o projeto ainda oferecia detector de colisão e um sensor de renderização aprimorado.
A Engine proporcionou aos desenvolvedores ótimas vantagens em relação ao som e iluminação dos jogos. Esse motor rivaliza com o Quake II da id Software, tanto pela qualidade geral como pela variedade de pacotes para desenvolvedores. Além disso, a linguagem de programação do Engine é mais simples e intuitiva que alguns concorrentes.
O sucesso do editor Unreal Ed e do projeto Unreal Tournament incentivou a empresa a melhorar o seu escritório da sede. No mesmo ano, em 1999, a Epic Megagames se tornou em definitivo a Epic Games. Após a fusão com a Scion Studios, a Epic Games passou a ter um direcionamento ainda mais maduro em seus projetos.
Expansões e aquisições de mercado
Ao longo do tempo, a Epic Games expandiu os seus negócios e adquiriu outras empresas com ótimo potencial mercadológico. Por exemplo, a companhia comprou a Chair Entertainment de Utah em 2008. Além dessa desenvolvedora, a Epic também recebeu investimentos de grandes empresas como a Smash Ventures, KKR, Vulcan Capital e mais. Juntos, os investimentos recebidos pela Epic Games ultrapassam US$ 1 bilhão.
Com esses investimentos, a Epic Games adquiriu mais empresas e trabalhou no suporte para a Epic Store e Fortnite. Não o bastante, a Epic Games conseguiu adquirir o desenvolvedor de software para jogos da empresa Cloudgine. Esse desenvolvedor utiliza o sistema de nuvem para trabalhar na criação dos jogos.
No ano seguinte, em 2019, a Epic Games comprou a Psyonix, empresa responsável por desenvolver o Rocket League. Além dela, a Epic também adquiriu a empresa Life on Air, responsável pela criação do Houseparty, recurso de rede social.
As aquisições da Epic Games só aumentaram com a compra da Quixel, extensa biblioteca de fotogrametria. Além dessas, a empresa também tomou posse da Cubic Motion, SuperAwesome, Hyprsense, Rad Game Tools, Tonic Games Group e mais.
Epic Games vs Silicon Knights
A Epic também enfrentou disputas judiciais com outras grandes empresas do segmento de jogos. No ano de 2007, a Epic recebeu um processo em nome da empresa Silicon Knights. A Silicon Knights é um famoso estúdio de jogos localizado no Canadá. De acordo com a Silicon Knights, o motor da Epic Games causou prejuízos à empresa canadense. No processo, havia uma acusação de que a Epic tentava sabotar quem tivesse a licença de uso da Unreal Engine 3.
Em resposta, a Epic Games afirmou que uma versão aprimorada do motor estaria disponível em até seis meses. No entanto, a Silicon Knights fez outra denúncia, informando que a Epic perdeu o prazo da regularização do motor. Além disso, mesmo quando a Epic conseguiu entregar uma nova versão do motor, os documentos entregues eram considerados insuficientes para apresentação.
No processo, a Silicon Knights também acusou a Epic Games de não revelar informações importantes para o aprimoramento do motor. Tais informações eram essenciais e específicas para a melhora da mecânica dos jogos. Por fim, a empresa canadense também acusou a EG de se aproveitar de licenciamento de taxas como forma de financiar o desenvolvimento dos seus próprios produtos, não usando o motor Unreal Engine para essa tarefa.
Epic Games vs Apple e Google
Além da Silicon Knights, a Epic também enfrentou problemas com a Apple e o Google. Em 2020, Tim Sweeney alegou insatisfação em relação aos cortes feitos pela Apple e Google nos downloads do jogo Fortnite. Em resposta, a Apple e o Google afirmaram que Sweeney já havia concordado com a porcentagem de 30% desses cortes. Como resultado desse desacordo, as empresas removeram o Fortnite do Google Play e do IOS.
Os usuários do Android ainda podem baixar o jogo por meio do navegador oficial da Epic Games. Contudo, quem possui um celular com sistema IOS não pode fazer o mesmo procedimento. A Epic Games respondeu à iniciativa com uma ação por meio da lei Antitruste.
Tim Sweeney, dono da Epic Games, afirmou que a medida das empresas favorecia a construção de monopólios no setor. Na defesa, a Epic Games também afirmou que a medida tomada pelas companhias prejudicava o setor alternativo de jogos, bom como os desenvolvedores.
Ou seja, a Epic Games defendeu que a atitude da Apple afetaria profundamente a forma de criação dos jogos. Afinal, a Apple teria um controle quase total sobre softwares e monetização, afetando de forma drástica a concorrência e desenvolvedoras independentes de jogos.
Epic Store e o seu diferencial no mercado
A Epic Games lançou a Epic Store, a loja oficial com os produtos da desenvolvedora de jogos. Essa loja surgiu como uma forma de rivalizar com a Steam, famosa no setor de gestão de direitos digitais. Para chamar a atenção do público e garantir uma adesão mais rápida, a Epic Games deixou alguns dos seus jogos, como o GTA V, gratuitos na Epic Store por um período.
Uma das grandes vantagens da Epic Store é o grande suporte oferecido aos desenvolvedores. Além disso, a loja conta com mais de 400 jogos dos mais variados gêneros.
Outro ponto que chama atenção na Epic Store é a porcentagem de lucro oferecida aos criadores de jogos. Eles possuem uma porcentagem garantida de 88% sobre as vendas dos seus títulos na plataforma. Considerando que outras lojas, como a Steam, oferecem no máximo 70% do lucro equivalente, o rendimento oferecido pela Epic Store é bastante vantajoso.
Hoje, a Epic Store possui mais de 160 milhões de jogadores conectados diariamente no computador. Com o aumento crescente desse número, a empresa Epic Games conquistou um valor de mercado de US$ 32 bilhões.
Epic Games Megaverse e futuro da empresa
No ano de 2021, a Epic Games registrou a marca apelidada de “Epic Games Megaverse”. Trata-se de um selo que oferece diferentes tipos de serviços e produtos voltados ao metaverso. Ou seja, em breve, será possível acessar os lançamentos da Epic Games dentro de uma realidade virtual em 3D. Assim, o usuário conseguirá trabalhar, jogar e interagir com outras pessoas de qualquer lugar.
A Epic Games já lançou o Unreal Engine 5 com o objetivo de atingir o auge dos gráficos de jogos. O novo motor da empresa oferece grandes possibilidades de criação, inclusive para outros setores de entretenimento. Afinal, além do motor conseguir produzir gráficos muito mais realistas, ele também é capaz de criar ambientes e mundos digitais por completo.
Jogos e produtos
É difícil falar com detalhes sobre cada produto e serviço oferecido pela Epic Games. Afinal, a empresa conta com um catálogo vasto com centenas de títulos e peças de desenvolvimento para jogos. Por isso, veja a seguir alguns dos produtos mais conhecidos e estimados criados ou adquiridos pela Epic Games.
Unreal Engine (1998)
A Unreal Engine deu início a diversos jogos lançados de 1998 até 2003. Sendo um FPS lançado pela Epic Megagames, o jogo apresentava ótimos gráficos para a época de lançamento. Portanto, acabou recebendo o mesmo nome do motor Unreal Engine.
No jogo, o jogador participa de uma gameplay em primeira pessoa na pele de um prisioneiro. O personagem está preso em outro planeta enquanto uma guerra acontece ao seu redor. Seu objetivo é tentar sobreviver à guerra, guerreiros antagonistas e escapar do planeta.
Epic Pinball (1993)
O Epic Pinball foi um dos primeiros jogos a ser lançado pela Epic Games. Esse jogo fez bastante sucesso, sendo desenvolvido para o sistema operacional MS-DOS. Como o nome sugere, trata-se de um pinball de gráficos simples, mas muito divertido.
Fall Guys (2020)
O Fall Guys é um jogo onde os players devem cumprir desafios o mais rápido possível. Com diversos estágios, o jogador deve ser rápido o bastante para superar obstáculos e conquistar uma das poucas vagas para a próxima fase. Na última fase, o jogador deve ser rápido e ágil o bastante para superar os adversários e alcançar a coroa que dá direito a recompensas no jogo.
Esse battle royale de percurso é um projeto criado pela Mediatonic, sendo a Devolver Digital a responsável por divulgá-lo. A Epic Games adquiriu os direitos de publicar o jogo no ano de 2022.
Fortnite (2017)
O Fortnite é um dos maiores sucesso da Epic Games. O battle royale já alcançou 350 milhões de usuários cadastrados e desde o seu lançamento movimenta centenas de milhões de dólares para a desenvolvedora. Esse jogo é tão aclamado que existem campeonatos com grandes prêmios para os vencedores das disputas.
O jogo é bastante conhecido por causa das atualizações e acréscimos constantes no conteúdo. Nesse sentido, ele já trouxe a participação de outras editoras, como Marvel, DC, jogos como Resident Evil e filmes como Star Wars.
Jazz Jackrabbit (1994)
A princípio, a série Jazz Jackrabbit surgiu em 1994, mas ganhou novas adaptações para outros sistemas de jogos em 2002. No jogo, uma lebre chamada Jazz deve salvar uma princesa e o planeta do um inimigo. O jogo é uma referência à história da tartaruga e a lebre.
Rocket League (2015)
O Rocket League foi um dos jogos que a Epic Games adquiriu com as novas aquisições. Ele é um dos trabalhos mais conhecidos da desenvolvedora Psyonix. Trata-se de um jogo arcade de futebol, contudo, os jogadores utilizam carros para movimentar a bola até o gol.
ZZT (1991)
O ZZT foi o primeiro título a ser lançado pela Epic Games quando ela ainda se chamava Potomac Computer System. Desenvolvido em apenas 9 meses por Tim Sweeney, trata-se de um jogo puzzle de ação e aventura.
Considerações finais sobre a Epic Games
Por fim, por causa do seu trabalho contínuo de excelente qualidade, a Epic Games se tornou uma referência para o setor de jogos. Seja no desenvolvimento ou criação, os seus mais de 30 anos de experiência revelam como a marca impactou positivamente o mercado atual e ajudou a criar tendências. Sem ela, não seria possível ter acesso a jogos com gráficos tão realistas ou com jogabilidade tão atrativa, quanto a do Fortnite. Assim, vale a pena dedicar algum tempo para explorar o catálogo de jogos da empresa e garantir a sua diversão e entretenimento.