Steam - Divulgação
Steam - Divulgação
Fundação:12 de setembro de 2003
SedeBellevue, Washington, Estados Unidos
FundadorGabe Newell Mike Harrington
Atuais donosGabe Newell
Países que operaAtuação Global
O que ofereceDistribuidora digital de jogos

Indiscutivelmente a maior distribuidora de jogos digitais do mundo, a Steam hoje é parte central da vida de qualquer gamer. Em seu catálogo extenso estão disponíveis milhares de jogos de desenvolvedoras dominantes no mercado, assim como de pequenos estúdios independentes.

Servindo como loja, plataforma e vitrine, a Steam facilita a compra de jogos, assim como sua atualização, manutenção e a criação de servidores online. Isto permite que equipes cortem tempo e custos não apenas na distribuição, mas também no desenvolvimento de seus jogos.

Com uma fatia enorme do mercado de games para PC, a trajetória da empresa é interessante e turbulenta. Repleta de polêmicas, tentativas falhas em emplacar hardwares, e muitas negociações com desenvolvedoras, vale a pena conhecer essa história seja você fã de jogos e/ou tecnologia.

Quando a Steam foi fundada?

Valve Corporation - Divulgação
Valve Corporation – Divulgação

A Valve Corporation criou o serviço de distribuição de jogos digitais Steam, cujo lançamento foi feito em 2003 para Microsoft Windows, posteriormente também saiu uma versão para Max OSX no ano de 2013, e também para o Linux em 2013.

A intenção inicial era a distribuição e atualização automática dos jogos da própria Valve, que era de responsabilidade da Sierra Studios até o ano de 2001, quando o contrato foi refeito e a exclusividade de publicação e distribuição de jogos da Valve foi revogada da Sierra.

Isto se deu no período em que o jogo Half-Life 2 estava em desenvolvimento pela Valve. O seu lançamento aconteceu em 2004, com a Steam já em total funcionamento.

No entanto, o potencial para distribuir não apenas jogos, mas também programas e outros produtos digitais já era observado. A confirmação desse objetivo foi feito com a entrada das desenvolvedoras que não estavam relacionadas à Valve no serviço ainda em sua Beta.

Em 2 de março deste ano a Valve anunciou durante a Game Developers Conference (GDC) que estava trabalhando no serviço e, no mesmo dia, disponibilizou a versão Beta.

Segundo a Valve, entre 80 e 300 mil pessoas participaram dos testes para a Steam.

Neste período, diversas parcerias foram feitas a fim de trazer jogos e softwares para a Steam, demonstrando assim seu potencial como plataforma.

Entre estas parcerias estavam a Relic Entertainment com uma versão de seu jogo Impossible Creatures, e companias como a AT&T, Acer e GameSpy.

Assim, após um ano e meio em Beta, o lançamento oficial da Steam aconteceu no dia 12 de setembro de 2003

Atritos com a Sierra Studios

Sierra - Divulgação
Sierra – Divulgação

Ainda em 2002 as relações entre Valve e Sierra Studio, sua antiga parceira de distribuição, estavam indo de mal a pior. O ponto mais crítico foi quando a Valve processou a Sierra pela distribuição de seus jogos em cafés digitais, algo que não estava previsto em contrato.

Com o caso julgado a favor da Valve, o contrato foi quebrado, o que permitiu à Valve toda a liberdade para buscar novos parceiros. Isto foi crucial para o desenvolvimento da Steam, que seria uma plataforma de distribuição e, logo, retiraria tais direitos da Sierra eventualmente.

A própria Sierra acusou a Valve de estar interpretando o contrato de maneira capciosa, visando justamente a quebra de contrato para favorecer sua nova plataforma.

As relações entre Sierra e Valve viriam ainda outro capítulo se concluir em 2004, com a dissolução do serviço World Opponent Network (WON). O WON era, até então, um serviço para jogos onde era possível encontrar servidores para se jogar online.

Entre os jogos estavam o Counter-Strike, Half-Life, Star Trek: Armada e ARC.

Criada pela Sierra Studio em 1998, WON foi comprada pela Valve em 2001 de sua detentora na Ocasião, a Havas Interactive, dona da Sierra desde 1999.

Com o encerramento da WON, todos os jogos que faziam uso do serviço passaram a estabelecer seus servidores e atualizações através da Steam.

Chegada de outras desenvolvedoras à Steam

O primeiro jogo a ser distribuído oficialmente pela Steam em seu lançamento foi o próprio Half-Life 2, da Valve, em 2004. Para jogar era necessário a instalação da Steam não apenas para a versão digital, mas também para as cópias físicas compradas em loja.

Na época o serviço ainda estava em evolução. Ele apresentava alguns problemas em servidores de jogos online como Counter-Strike, além de atrair a desconfiança das desenvolvedoras com relação ao licenciamento e direitos sobre seus jogos.

A fim de demonstrar o potencial da Steam e atrair as desenvolvedoras, em 2005 a Valve contratou algumas empresas para que lançassem seus jogos na sua plataforma.

Entre estas estavam a Lionhead Studios, com o jogo Rag Doll Kung Fu, e a Introversion Software com Darwinia.

Com o passar dos anos e a adesão cada vez maior às compras digitais, assim como maior acesso à internet banda larga, a Steam viu um fluxo intenso de desenvolvedoras, inclusive grandes nomes.

No ano de 2007 a Capcom (Resident Evil, Megaman) Eidos Interactive (futuramente integrada à Square Enix) e a id Software (Wolfenstein e Doom). Neste ano as vendas digitais ainda eram comparativamente baixas, mas os lucros relativos já ultrapassaram os de cópias vendidas em lojas físicas.

Finalmente, em 2008 a aceitação da Steam como principal distribuidora de jogos digitais para PC foi aceita de forma geral pelo mercado e principais desenvolvedoras.

Foi neste período que empresas gigantes com a Electronic Arts, Activision. Ubisoft e THQ entraram na plataforma.

Nos anos seguintes alguns jogos de peso exigiram a instalação da Steam junto de suas cópias físicas. Entre eles estavam o Call of Duty: Modern Warfare 2 da Activision e Fallout: New Vegas da Bethesda, fortalecendo ainda mais a relação das desenvolvedoras com a distribuidora.

Parceria com a AMD e NVidia

Como forma de incentivar o uso da Steam para compra e execução de jogos para PC, em 2007 foi feita uma parceria com a AMD. Os drivers para a GPU ATI Catalyst da empresa passaram a incluir a Steam, instalado o serviço automaticamente.

Além disso, uma cópia gratuita dos jogos Half-Life 2: Lost Coast e Half-Life 2: Deathmatch era oferecida a quem adquirisse uma destas placas de vídeo.

Em 2008 foi vez de uma parceria semelhante com a NVidia, principal fabricante de placas de vídeo junto da AMD. Além da instalação da Steam, a GPU Nvidia vinha com uma cópia gratuita do jogo Portal: The First Slice, desenvolvido também pela Valve.

Relações complicadas com as desenvolvedoras

Apesar do sucesso da plataforma, as relações entre Steam e desenvolvedoras veriam momentos turbulentos a partir de 2011. Por mais que as vendas estavam crescendo aceleradamente e a adesão à Steam altíssima, as margens de lucros não satisfaziam as principais empresas do meio.

Muitas decidiram migrar total ou parcialmente para suas próprias plataformas, como foi o caso da EA. Seu grande lançamento de 2012, Mass Effect 3, sua disponibilização foi feita apenas no serviço próprio Origin.

A Ubisoft passou a utilizar o Uplay juntamente da Steam. No caso de jogos como Tom Clancy ‘s The Division 2, de 2019, foi vendido apenas no Uplay e Epic Games Store, pois a desenvolvedora não concordou com as mecânicas de divisão de receita da Steam na época.

Já a Microsoft passou a distribuir seus jogos na Microsoft Store de maneira simultânea com a Steam.

Domínio do mercado de distribuição digital de jogos pela Steam

Apesar de todas as polêmicas e discordâncias entre desenvolvedoras e Steam, o serviço apenas cresceu ao longo dos anos. Por oferecer uma forma simples de comprar, gerenciar e atualizar jogos, era mais simples não apenas para jogadores, mas também para os estúdios, utilizarem o serviço.

Assim, números de usuários, jogos disponíveis e lucros alcançaram valores espetaculares.

Já em 2007, 13 milhões de contas tinham sido criadas na Steam. Em 2018, o número médio de usuários ativos na plataforma era de 90 milhões por mês. Em 2020 este número já chegou à marca de 120 milhões.

Também segundo dados de 2020, são mais de 50 mil programas disponíveis na plataforma, entre jogos de desenvolvedoras AAA e independentes, assim como softwares diversos, vídeos e álbuns com OST de jogos.

Em 2022, a empresa dominou 75% do mercado digital de jogos para PC. Graças a isso ela conseguiu uma receita na casa dos 3 bilhões de dólares apenas na primeira metade deste ano.

O que é o Steam Greenlight e Direct?

Steam Greenlight - Divulgação
Steam Greenlight – Divulgação

Conhecido largamente como Steam Greenlight, este foi, por muito tempo, a principal forma de desenvolvedoras submeterem jogos para ingressar na plataforma.

Criado em julho de 2012, no Steam Greenlight a desenvolvedora poderia inserir diversas informações sobre o jogo e disponibilizar versões de teste no serviço. A partir daí, os jogadores poderiam experimentar o jogo e dar sua opinião.

Baseado nos melhores colocados e opinião geral da comunidade, a Valve então aprovava ou não o jogo.

Alguns problemas surgiram com relação a um influxo muito grande de jogos e, principalmente, de conteúdos delicados ou simplesmente ruins, o que deixava o processo arrastado e sujeito a erros.

Para tentar corrigir isso, a Valve começou a cobrar uma taxa mínima de 100 dólares para a inscrição de um jogo. O dinheiro era doado para a instituição de caridade Child ‘s Play. No entanto, este valor era alto para desenvolvedoras menores, principais interessadas no Steam Greenlight.

Substituição do Greenlight pelo Steam Direct

Steam Direct - Divulgação
Steam Direct – Divulgação

Assim, em 2017 o Greenlight foi abandonado e substituído por um novo método, o Direct.

Agora os desenvolvedores podem submeter seu jogo com todas as informações relevantes, como sinopse, gênero e faixa etária recomendada, juntamente com uma versão para teste.

Dentro de um período de 30 dias equipes internas da Valve revisam as informações e testam o jogo, a fim de garantir a fidelidade dos dados, assim como segurança de conteúdo e instalação antes de aprovar o jogo no serviço.

Uma taxa de 100 dólares ainda é cobrada. No entanto, há um reembolso uma vez que o jogo alcança 1000 dólares em vendas. Algumas distribuidoras oferecem o pagamento desta taxa para estúdios independentes que não tem condições de arcar com ela, como a Raw Fury.

Quem são os fundadores da Steam?

A fundadora da Steam é a empresa Valve Corporation, desenvolvedora, publicadora e distribuidora de jogos eletrônicos com sede em Bellevue, Washington, EUA.

Criada por Gabe Newell e Mike Harrington em 1996, rapidamente ela conquistou o público com o lançamento de seu primeiro jogo, Half-Life, em 1998. Gabe e Mike trabalhavam na Microsoft antes de fundar a Valve. Newell ainda ocupa a cadeira de presidente.

Além de Half-Life, a Valve é conhecida por jogos como DotA, Counter-Strike, Left 4 Dead e Team Fortress.

Quem são os atuais donos da Steam?

A atual dona da Steam é a Valve Corporation, sua criadora em 2002.

O que a Steam oferece?

Ela é um serviço de distribuição digital de jogos, cujo principal produto é sua plataforma homônima. Dentro dela é possível comprar e atualizar jogos, colecionar troféus e cartas digitais criadas para a plataforma, além de jogar online e se comunicar com amigos de sua lista.

Com o sucesso do serviço, outros produtos foram lançados visando a expansão de mercado e melhor relação entre a Steam e os produtos digitais presentes nela. Hoje, os principais são o SteamVR e o Steam Deck.

SteamVR

Steam VR - Divulgação
Steam VR – Divulgação

O SteamVR visa oferecer um ambiente de realidade virtual de alta qualidade para uso dentro da Steam junto com hardwares de VR. Seu diferencial é o uso de taqueamento de posição, que permite ao usuário se deslocar pelo ambiente, ao contrário de outros ambientes virtuais que exigem uma posição estacionária.

Lançado em 2014 para uso com o Oculus Rift, da Meta Platforms, o SteamVR rapidamente expandiu seu alcance para outras plataformas de VR, como o VIVE, da HTC Corporation, e o Index, da Valve.

SteamVR está disponível para Microsoft Windows e Linux. O encerramento do suporte para macOS ocorreu em 2020.

Steam Deck

Steam Deck - Reprodução Steam Deck
Steam Deck – Reprodução Steam Deck

Esse é um console portátil e de mesa (também chamado de híbrido) desenvolvido e fabricado pela Valve a partir de 2022. Ele permite que o usuário jogue os jogos disponíveis na Steam em qualquer lugar em um console com tela própria, desde que este ofereça suporte ao Deck.

Além disso, sua característica híbrida permite a conexão à uma TV ou monitor via unidade onde se acopla o console em si. O Steam Deck conta com unidade de vídeo AMD Zen 2 customizada e foi recebido com empolgação por crítica e público, vendendo mais de 1 milhão de unidades em seu ano de lançamento.

Produtos Steam descontinuados

Entre os produtos e serviços idealizados e lançados pela Steam, ela sempre enfrentou problemas para introduzir hardwares no mercado.

Com a alta competição entre empresas como Sony, Microsoft e Nintendo, entrar com um console ou produto do segmento sempre foi um desafio mesmo para empresas de grande porte.

Ao longo dos anos a Steam e a Valve experimentaram diversos modelos e produtos, como os listados abaixo.

Steam Machine

Steam Machine - Reprodução Dell
Steam Machine – Reprodução Dell

O projeto Steam Machine visava o lançamento de um híbrido entre computador e console. Fazendo uso do sistema operacional SteamOS e do Steam Controller, o conjunto foi lançado oficialmente em 2015, após vários atrasos.

No entanto, o Steam Machine não foi bem recebido e vendeu menos de meio milhão de unidades em seu primeiro ano, e foi prematuramente cancelado devido ao fracasso.

Steam Controller

Steam Controller - Reprodução Steam
Steam Controller – Reprodução Steam

Desenvolvido pela Valve, o Steam Controller é um controle de videogame criado para ser utilizado em PCs com sistemas operacionais Windows, Linux e MacOS, assim como smartphones, tablets e o sistema SteamOS.

O seu lançamento foi feito 2015 juntamente do Steam Machine, este produto teve suas vendas até 2019, quando foi oficialmente descontinuado.

Steam Link

Steam Link - Divulgação
Steam Link – Divulgação

O Steam Link era um produto vendido como hardware e software para uso em PCs, com a finalidade de transmitir via streaming aplicações rodando na Steam. Lançado também em 2015, junto do Steam Machine e Controller, ele foi igualmente descontinuado.

No entanto, o software Steam Link ainda existe como aplicativo para dispositivos móveis e televisores Smart.

Carioca, estudante de Direito, servidora pública e apaixonada por vídeo games, tecnologia e cultura pop em geral. Tenho como hobbies consumir e produzir conteúdos relacionados a esses temas que me interessam, e adoro passar horas adquirindo conhecimento sobre os assuntos que mais gosto, tanto que mantenho um canal no Youtube sobre games há 4 anos. Meu contato com inglês vem de longa data, quando notei que para ter acesso a todo um universo de informações, dominar a língua era fundamental.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui