Melhores jogos cooperativos para se divertir com os amigos
Melhores jogos cooperativos para se divertir com os amigos

Jogos cooperativos tornam as tardes com os amigos muito mais divertidas. Afinal, duas mentes pensam melhor juntas do que separadas. Além disso, o consumo de títulos desse gênero tem aumentado com alta velocidade nos últimos tempos. Por isso, podemos afirmar que essa é uma das grandes tendências no momento.

Não é difícil encontrar vários desses jogos facilmente na internet. O grande volume deles demonstra como as empresas se preocupam com o que seus clientes desejam. Entretanto, ele também dificulta na hora da busca pelos jogos cooperativos ideias.

Assim, trouxemos para você uma lista dos jogos mais aclamados pelos gamers no mundo inteiro. Saiba que eles não são voltados para um público específico de pessoas. Existem títulos desenvolvidos tanto para jogadores mais habilidosos quanto para aqueles que estão apenas curiosos sobre esse grande universo.

Então, não perca tempo e venha conferir os melhores jogos cooperativos para se divertir com os amigos. Torne suas reuniões ainda mais emocionantes com esses games perfeitos. Encontre o seu favorito e experimente.

Por que jogar jogos cooperativos?

A competitividade dos jogos e de todos que curtem um bom videogame é muito inspiradora. Entretanto, ela instiga o cansaço, porque os jogadores ficam frustrados quanto perdem várias partidas. Por isso, é preciso manter um bom equilíbrio do tipo de atividades que realizam virtualmente.

Os jogos cooperativos vêm como uma dessas alternativas aos jogos mais agressivos e competitivos. Mas esse não é o seu único propósito dentro da indústria do entretenimento. Seu real objetivo, assim como os jogos competitivos, é de explorar o design de games e a melhor forma de trabalhar as mecânicas.

Do mesmo modo que os esportes da vida real possuem as modalidades competitivas e cooperativas, os videogames fizeram suas variações. Embora se tenha uma preferência por um só tipo, muitas pessoas gostam de alternar. Assim, a pressão de perder em uma partida ranqueada se torna menor.

Fora que os jogos cooperativos também são muito dinâmicos e até didáticos. Sobretudo porque se aprende a trabalhar melhor em equipe. Além de proporcionar bons momentos de parceria entre amigos. Vale a pena variar de vez em quando, por isso, não deixe de conferir a lista de melhores jogos cooperativos para se divertir.

Among Us

Amoug us - Reprodução Epic Games
Amoug us – Reprodução Epic Games

Sendo um dos títulos mais reconhecidos do ano de 2020, Among Us está disponível para Android, iOS, PC, PS4, PS5 e Xbox. De acordo com os dados mais recentes, esse jogo conta com mais de 22 milhões de downloads só em Android. Ainda que tenha sido lançado em 2018, ele continua fazendo muito sucesso.

Trata-se de um jogo cooperativo multiplayer online em que os jogadores se reúnem em uma nave espacial. Entre eles, é feito um sorteio eletrônico confidencial para designar quem será tripulante e quem será um impostor.

Os impostores devem assassinar os tripulantes. Para isso, eles podem interferir no funcionamento de toda a nave. Enquanto isso, os tripulantes devem realizar algumas tarefas pré-determinadas pelo sistema. Além disso, eles também devem se reunir em reuniões emergenciais para votar em quem pode ser o impostor.

Nas versões mais recentes, o jogo ainda atribui uma classe para cada jogador. Elas são divididas entre tripulantes com os nomes de cientista, engenheiro e anjo guardião. Já para os impostores há a classe de metamorfo, que permite que eles se disfarcem de outros jogadores. Cada classe tem uma função, bônus, o que deixa o jogo mais divertido.

Cuphead

Cuphead - Reprodução Playstation Store
Cuphead – Reprodução Playstation Store

Muitas pessoas conhecem o Cuphead por causa série animada que está disponível na Netflix. Entretanto, esse é um jogo muito procurado dentro de seu gênero. Ele está disponível para PS4, Xbox One, Nintendo Switch, Mac e Windows. Ademais, considerando o valor de outros jogos em mesmo nível, seu preço é razoável.

As fases do jogo acompanham a aventura de dois irmãos, o Cuphead e o Mugman. Eles precisam derrotar diversos chefes para que consigam pagar sua dívida com o diabo. O estilo de arte escolhido contribui, e muito para a imersão e recebe críticas positivas. Além disso, a dificuldade do jogo inspira muitos admiradores.

Na versão cooperativa do Cuphead, os dois jogadores devem derrotar juntos os chefes em cada fase. Entretanto, diferente da maioria dos jogos cooperativos, esse título ainda não possui a opção multiplayer online. Por isso, se você quer jogar com seu amigo, é preciso que ambos estejam no mesmo lugar.

Divinity: Original Sin 2

Divinity_ Original Sin 2 - Reprodução Nintendo
Divinity_ Original Sin 2 – Reprodução Nintendo

Para amantes de RPG, o Divinity Original Sin 2 é um grande atrativo. Afinal, todas as suas mecânicas buscam criar um ambiente pautado na lógica de um universo de RPG. Atualmente, ele está disponível para as plataformas Nintendo Switch, Windows, Mac, PS4 e Xbox em valor um pouco acima da média, mas ainda acessível.

Durante o jogo, você cria seu personagem, escolhendo uma raça entre as que estão disponíveis. Existem algumas opções de personalização e cada jogador pode tomar seu tempo com elas. Entretanto, apenas as raças é que influenciarão de fato no desenvolvimento do jogo. Afinal, definem os tipos de armas e até a aceitação da raça.

É possível jogar com até 4 jogadores online ou por LAN. Para isso, basta criar uma sala e enviar o código para todos os seus amigos entrarem. Juntos, vocês deverão completar as missões principais e secundárias. Seus personagens podem interagir com os NPCs e até mesmo casar entre eles.

Trine 4: The Nightmare Prince

Trine 4_ The Nightmare Prince - Reprodução Nintendo
Trine 4 The Nightmare Prince – Reprodução Nintendo

O Trine 4 The Nightimare Prince é um jogo envolvido em um mundo de magia e aventuras. Ele está disponível para as plataformas PS4, Xbox, Windows, Nintendo Switch e Google Stadia. Seu gênero está enquadrado em jogos de luta em plataformas. Além disso, seu design e seus gráficos têm chamado bastante atenção.

Ao todo são três protagonistas reunidos Zoya, a Ladra, Amadeus, o Mago e Pontius, o Cavaleiro. Eles três são designados para salvar o Príncipe Selius. Ele é um feiticeiro ainda aprendiz e seus poderes estão descontrolados. Por isso, atraem todo tipo de monstros que estejam dentro de seus pesadelos.

No modo cooperativo é possível fazer a conexão online ou via LAN. Há um limite padrão de 4 jogadores, que deverão resolver enigmas juntos para salvar o príncipe a tempo. Ao longo do jogo, os personagens acumulam pontos de experiência que podem ser usados para melhorar as suas habilidades.

Overcooked 2

Overcooked 2 - Reprodução Epic Games
Overcooked 2 – Reprodução Epic Games

Disponível para as plataformas PS4, Windows, Nintendo Switch e Xbox One, o Overcooked 2 deu muito o que falar. Seu preço está um pouco acima da média, mas nada muito exagerado, porque entrega qualidade. Ele foi desenvolvido pela parceria entre as empresas Team 17 e Ghost Town.

Esse jogo consiste em reunir até quatro jogadores em equipes. Juntos, deverão preparar e cozinhar pedidos em restaurantes dinâmicos de forma cooperativa. Os jogadores fazem tudo, desde a coleta de ingredientes até a montagem dos pratos e a entrega dos pedidos em suas respetivas mesas.

Ademais, esse é um exemplo dentro de um título entre os jogos cooperativos que não se resume em FPS ou RPG. Afinal, esse estilo de game tem uma grande variedade de temas e públicos. Portanto, qualquer gênero de jogo pode ser adaptado para uma versão cooperativa facilmente.

Genshin Impact

Genshin Impact - Reprodução Epic Games
Genshin Impact – Reprodução Epic Games

As principais plataformas em que se pode encontrar o jogo Genshin Impact são Android, PS4, iOS e PS5. Além disso, seu gênero é RPG de aventura e ação que está disponível gratuitamente para jogadores do mundo inteiro. Ele já conta com mais de 4,5 bilhões de downloads desde seu lançamento em setembro de 2020.

Seu mundo de fantasia é aberto e contém mecânicas de batalha que utilizam pontos de energia elemental, assim como troca de personagem. A moeda digital do jogo pode ser usada para comprar novos personagens, equipamentos e até mesmo armas. Para obter essas moedas basta clicar no Jar of Riches a cada 60 minutos.

Para que os jogadores possam jogar o modo cooperativo, é preciso atingir o rank 16 de aventura dentro do jogo. Isso pode ser feito a partir da conclusão de missões e desenvolvimento de atividades disponíveis. Assim, você pode desfrutar do jogo com seus amigos facilmente.

Don’t Starve Together

Don’t Starve Together - Reprodução Nintendo
Don’t Starve Together – Reprodução Nintendo

Esse jogo de aventura e simulação foi desenvolvido pela Klei Entertainment. Ele tem suporte para as plataformas PS4, Windows, Linux, Mac e Xbox One. Um dos seus grandes atrativos são seus gráficos únicos com um traço que chama atenção. Sobretudo, porque os personagens lembram as criações de Tim Burton.

De forma autônoma, o Don’t Starve Together foi criado para ser uma versão multiplayer do jogo Don’t Starve. É possível jogar no modo cooperativo com até 6 jogadores diferentes. Juntos, todos devem sobreviver em um mundo fantasioso que se mostra bastante hostil.

Cada uma das pessoas jogando pode escolher um personagem do jogo. Cada um deles possui características únicas e têm seus pontos fracos e fortes. Por isso, se torna importante conhecer cada um deles. Além disso, estimula-se a exploração do mapa para a definição mais segura de uma base.

A grande vantagem do modo cooperativo é que não se perde tempo delegando as tarefas a uma pessoa só. Dessa forma, o jogo avança com uma velocidade maior e as chances de sobrevivência só aumentam. Assim como fica mais fácil de recuperar a sanidade, nome dado a uma das mecânicas do jogo.

Stardew Valley

Stardew Valley - Reprodução Steam
Stardew Valley – Reprodução Steam

Um dos jogos que ainda fazem sucesso de 2016 é o Stardew Valley. Mesmo com todas as inovações de outros jogos, sua arte em pixel ainda sobrevive e até hoje ainda persiste, sendo amada por muita gente. Ele está disponível nas plataformas PS4, Xbox, Android, Linux, Windows e Mac. Seu preço está bem abaixo da média, de forma que é bastante acessível e vale a pena.

De modo geral, o Stardew Valley consiste em uma simulação feita em formato de RPG. A missão dos jogadores é cuidar de sua fazenda, interagir com os NPCs nos arredores. Além disso, eles também devem contribuir com as renovações do Centro da Comunidade em que sua fazenda está.

A versão cooperativa tem capacidade para 4 pessoas em um mesmo mundo simultaneamente. Ademais, há algumas mecânicas que foram adaptadas. Juntos, os jogadores devem cuidar da fazenda, como é esperado no jogo. Assim como também podem se casar com NPCs e até ter filhos com eles.

Far Cry 5

Far Cry 5 - Reprodução Steam
Far Cry 5 – Reprodução Steam

O famoso Far Cry 5 é um dos jogos cooperativos mais jogados no mundo todo. Com suas marcantes frases de efeito, ele se encontra disponível para Xbox, PS4, Google Stadia, Xbox Cloud Gaming e Amazon Luna. Além disso, seu preço é bastante acessível, considerando a qualidade que o jogo entrega ao usuário.

Seu enredo se passa em Hope Country em Montana nos Estados Unidos. Ademais, Hope Country é um lugar fictício em que, no jogo, Joseph Seed, um cristão responsável por transmitir a Palavra, conquistou seu sucesso. Joseph coloca-se como aquele que está destinado a proteger o povo dessa cidade, instalando o Projeto do Portão do Éden.

Para jogar em modo cooperativo, é preciso ter uma conexão com a rede de internet onde a mesma esteja estável. Ademais, é preciso ativá-lo nas configurações do próprio jogo. Então, você deve enviar o convite para jogar por meio da sua lista de amigos. Até o momento, é preciso que todos estejam usando a mesma plataforma para jogar.

Toda a história do jogo irá ter como protagonista o jogador que criar a sala e convida os amigos. Os convidados não conseguirão conversar com os NPCs, apenas irão interagir entre si. Assim como também não podem se distanciar muito uns dos outros. Vale lembrar que esse é um jogo de FPS, por isso, é focado na ação e não na história.

Monster Hunter Rise

Monster Hunter Rise - Reprodução Nintendo
Monster Hunter Rise – Reprodução Nintendo

Esta é uma adaptação do jogo Monster Hunter para um estilo mais ocidental do que o original se apresenta. Ele foi desenvolvido pela Capcom e está disponível na plataforma Nintendo Switch e na Steam para compra. Já foram contabilizadas cerca de 11 milhões de cópias vendidas desde o seu lançamento em março de 2021.

O conteúdo que o jogo traz permite que os jogadores explorem mapas com ferramentas exclusivas. Além disso, foram incluídos novos monstros para proporcionar batalhas emocionantes. Afinal, como o nome sugere, as mecânicas do jogo foram pensadas para que os jogadores saíssem em caçadas.

Todos os outros jogos de Monster Hunter possui, são jogos cooperativos. Assim, é possível criar uma party, ou seja, um grupo dentro do jogo. Para isso, é necessário entrar no modo online e criar uma sala para seus amigos possam entrar com você. Ou você pode optar por se reunir a uma das salas públicas que estiverem disponíveis.

Como escolher o melhor jogo cooperativo para meu grupo de amigos?

A primeira coisa a ser considerada antes de escolher um dos jogos cooperativos para o seu grupo é verificar os equipamentos. Afinal, alguns videogames têm requisitos mais altos para sistemas de consoles e computadores. Por isso, é importante entender qual é o máximo que o seu grupo pode usar.

Depois, é preciso compreender melhor o que cada amigo gosta e procura nos jogos. Assim, é possível fazer um filtro simples em relação ao gênero de jogos. Quando entrarem em uma concordância sobre o tipo de jogo que será escolhido, é hora de realizar uma pequena pesquisa.

Independente do gênero do jogo que busca, é sempre recomendável que se procure a opinião de pessoas que já jogaram. Hoje, o que mais se usa para isso são as gameplays. Porque, além delas oferecerem a opinião de quem já jogou, ela mostra como o jogo realmente funciona.

Por fim, faça uma lista com os jogos que mais chamaram atenção dos integrantes do seu grupo e verifique se eles atendem às observações anteriores. Lembre-se, no entanto, de que você somente terá certeza de que é o jogo certo uma vez que vocês todos tenham jogado e confirmado se é o que realmente esperavam do jogo.

Todo jogo cooperativo é de ação ou aventura?

Muitas pessoas, quando escutam o termo jogos cooperativos, acreditam que são apenas um tipo de jogo. Aquele jogo que tem armas, temática caótica em meio a guerras. Seja o tema de zumbis ou nazismo, sempre há armas e pouco a se acrescentar. Entretanto, essa ideia está muito longe da realidade.

Existem muitos jogos cooperativos que não se apegam ao tema da violência. É possível encontrar títulos que agradem a todos os tipos de público. Desde jogos de moda até a jogos de raciocínio lógico. O que realmente define um jogo cooperativo é o nível de interação desenvolvido pelos jogadores durante o desenrolar do enredo.

Portanto, não tenha preocupações em relação ao tema ou mesmo ao gênero do jogo. Isso se pode afirmar com toda a razão, existem jogos cooperativos para todos os gostos e todas as idades. A única coisa que tem que ser feita é a busca pelos melhores entre eles e a experimentação dos que mais te chamarem atenção.

Vale ressaltar, ainda, que há muitos jogos cooperativos considerados e-sports. Dentre eles, encontramos o Multiversus que, embora tenha o modo 1v1, dá bastante ênfase ao 2v2. Esse título foi lançado no meio desse ano, 2022, e já participou de um dos eventos mais importantes do gênero, o EVO 2022.

É preciso ter amigos que jogam para experimentar esse tipo de game?

Não é preciso ter amigos que estejam entrosados no mundo dos games. Afinal, as pessoas têm opiniões diferentes. E, por isso, é possível que você não tenha amigos que gostem dos mesmos jogos que você. Contudo, não há motivo de ficar desanimado pensando que não vai ter ninguém para jogar contigo.

Um gênero que cruza muitas vezes com o cooperativo é o MMORPG, por exemplo. Trata-se de jogos de RPG online em que as pessoas entram no servidor e, muitas vezes, acabam formando suas equipes online mesmo. Mas este é apenas um exemplo. Saiba que cada tipo de jogo tem seu próprio modo de conectar pessoas com o mesmo gosto.

Então, ninguém fica sozinha quando se trata de jogos cooperativos. Brawlhalla, por exemplo, um jogo de lutas tem um modo cooperativo. Nele, os jogadores formam duplas para lutar contra outras duplas. Contudo, se sabe que muitos jogadores gostariam de jogar em duplas, mas não têm ninguém.

A solução que a empresa encontrou foi formar duplas aleatórias com jogadores que selecionem a opção de 2v2. Além disso, também ficam abertas salas públicas para os jogadores se divertirem juntos. Seguindo esse tipo de modelo, diversas empresas de jogos de todos os gêneros têm adaptado a ideia aos seus próprios jogos.

Carioca, estudante de Direito, servidora pública e apaixonada por vídeo games, tecnologia e cultura pop em geral. Tenho como hobbies consumir e produzir conteúdos relacionados a esses temas que me interessam, e adoro passar horas adquirindo conhecimento sobre os assuntos que mais gosto, tanto que mantenho um canal no Youtube sobre games há 4 anos. Meu contato com inglês vem de longa data, quando notei que para ter acesso a todo um universo de informações, dominar a língua era fundamental.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui