Fundação | Setembro de 2006, em Los Angeles, Califórnia nos Estados Unidos |
Sede | West Los Angeles, Califórnia, EUA |
Fundador | Brandon Beck e Marc Merrill |
Atuais donos | Tencent |
Países que opera | Praticamente o mundo todo |
O que oferece | Jogo Eletrônicos para PC, consoles e smartphones e torneios de esportes eletrônicos |
Atualmente, é quase impossível falar sobre jogos eletrônicos sem citar League of Legends da Riot Games. Um dos games mais famosos dos últimos anos, com foco nas experiências dos jogadores em si. Afinal, essa é a filosofia da Riot Games. Mas quem vê o que a empresa se tornou hoje em dia, mal imagina que o negócio começou com dois recém-graduados na Universidade do Sul da Califórnia. Mas hoje, é desenvolvedora de um dos jogos mais rentáveis de todos os tempos.
Para se ter uma ideia, seu filho prodígio, League of Legends, ou como é comumente conhecido, LoL cresceu até o ponto de se tornar o jogo para PC mais jogado do mundo. Sendo por fim, um dos fatores que motivou o crescimento do E-sports. Podemos ver isso, principalmente ao que se dá sua soma de jogadores. Afinal, se somarmos os outros nove colocados da lista, ainda não é possível superar a marca de LoL. Além disso, o jogo é hoje, uma das vinte franquias mais rentáveis da história dos videogames. Ao todo, são 24 escritórios pelo mundo, inclusive, a Riot Games tem sua sede na cidade de São Paulo.
Desse modo, trouxemos neste artigo, toda a história da Riot Games, desde sua origem, até como foi parar nas mãos da empresa chinesa Tencent, a atual dona da marca. Afinal, a desenvolvedora de jogos completou 16 anos neste mês de Setembro. E atualmente, é um verdadeiro império ao que se dá a oferecer.
Mas engana-se quem acredita que só do jogo League of Legends vive a marca. Além de outras grandes variações do jogo, a Riot já trabalhou até mesmo com a Fortiche a fim de lançar a aclamada animação Arcane (2021) da Netflix, que já venceu até mesmos algumas categorias do Emmy 2022.
Sendo assim, não deixe de ler a história da empresa até o final, e descobrir como em apenas dezesseis anos, a Riot Games conseguiu um patrimônio gigante assim, e até mesmo desenvolver músicas ao lado de grandes artistas, quadrinhos e jogos de tabuleiro.
O nascimento da Riot Games
A Riot Games, foi fundada em setembro de 2006, pelos colegas de quarto Brandon Beck e Marc Merrill. Afinal, os dois tinham um amor em comum, jogar videogames, mais precisamente Warcraft e Starcraft, da desenvolvedora Blizzard. Contudo, após perceberem que os gamers não eram ouvidos pelas empresas decidiram tomar uma atitude. Largaram tudo para começar a investir no mundo dos games.
Assim, após levantarem uma quantia de U$ 1,5 milhão de dólares (R$ 6 milhões de reais) com a ajuda da poupança, família e investidores pequenos, contrataram o desenvolvedor de jogos Steve Feak. Até aquele momento, Feak era responsável pelo mod DotA: Allstars, originado do Warcraft III: The Frozen Throne. Mais tarde, a Riot Games foi responsável por tipificar o projeto. Após cerca de três anos, o primeiro projeto, que se chamava ao princípio, Onslaught nascia. Mais tarde, ele ficou conhecido como League of Legends, sendo lançado em 2009.
Ao que tudo indica, a dupla não gostava dos lançamentos absurdos da época, com mais e mais jogos sendo distribuídos no mercado, sem aprofundamento próprio. Não é à toa, que gostavam da ideia de algo muito bem avançado, com qualidade. Junto ao desenvolvedor, se inspiraram nos designers asiáticos, com personagens característicos.
Mas ao longo dos anos e para isso, eles contaram com um financiamento inicial de U$ 7 milhões de dólares, da Benchmark Capital e Firstmark Capital em 2008. Mais tarde, a gigantes Tencent, investiu mais U$ 8 milhões em uma segunda rodada de investimentos.
Por fim, em poucos anos, nascia League of Legends, o jogo de PC mais jogado do mundo. E um dos jogos que fez o E-sports ficar conhecido por todos.
Quem são os fundadores da Riot Games?
Os amigos e colegas de quarto Brandon Beck e Marc Merrill, fundaram a Riot Games em 2006. Mas antes disso, muitos pensamentos e processos aconteceram para isso. A dupla morava no bairro de Hollywood em Los Angeles. Na época, eles não conheciam nada de ciências da computação, afinal, estudaram finanças na prestigiada University of Southern California (USC), nos EUA.
Contudo, os amigos também tinham outra coisa em comum, e era o amor pelos jogos eletrônicos, em particular, os jogos multiplayer. Todavia, eles muitas vezes ficavam frustrados com a falta de desenvolvendo nos seus jogos favoritos. Afinal, na época, as grandes desenvolvedoras do conteúdo não tinham canais de atendimento, e não ouviam o cliente, ou seja o jogador.
Com isso, em mãos, e apesar de serem profissionais da indústria financeira, Beck trabalhando para a empresa Bain & Company e Merrill em um emprego no U.S. Bank eles tiveram uma ideia. Embora empregados, a dupla resolveu largar tudo para começarem a se dedicar ao mundo dos games.
A dupla acreditava, que dependendo do jogo, eles poderiam ser monetizados a longo prazo garantindo uma período de investimento longo. Por fim, após essa indagação, decidiram criar o próprio estúdio de jogos, com claro, muita ajuda.
Atualmente, Brandon Beck atua como produtor executivo de Arcane além de ser co-fundador e co-presidente da Riot. Ele é responsável por expandir o universo de LoL para a música, histórias em quadrinhos, jogos de tabuleiro, livros e televisão.
Enquanto isso, Marc Merrill é co-fundador, co-presidente e presidente de jogos da Riot Games. O amante dos games é responsável pela filosofia da empresa, colocando a vontade do cliente em primeiro lugar. Além disso, também é produtor executivo de Arcane.
Os atuais donos da Riot Games
Através de quase toda a existência da Riot Games, a Tencent, a maior e mais utilizada empresa da internet na China, esteve presente. Afinal, no começo da jornada de Brandon Beck e Marc Merrill a empresa esteve envolvida no financiamento da Riot. Ou seja, em 2008 investiu cerca de U$ 8 milhões de dólares, na segunda etapa de financiamento da Riot.
Mais tarde, a Tencent se tornou a distribuidora de League of Legends na China. Já no ano de 2011, a gigante investiu mais de US$ 400 milhões de dólares com uma participação de 93% na Riot Games, sendo majoritariamente a dona do negócio.
Mas foi só no dia 16 de dezembro de 2015, que a Tencent comprou os outros 7% restantes da Riot, em uma valor que nunca foi divulgado. Por fim, se tornando, a grande dona da Riot Games, após os criadores de League of Legends venderem sua parte. Na época, houve um conflito entre a Riot Games e a Tencent, pois a gigante da internet queria um jogo para celular, contudo, a Riot não concordou e descartou a ideia.
Vale lembrar que a A Tencent Holdings é um conglomerado multinacional de origem chinesa, responsável por tecnologia. Seu atual presidente é Martin Lau, enquanto os fundadores são Ma Huateng, Zhang Zhidong, Xu Chenye, Chen Yidan e Zeng Liqing
Sua sede fica em Shenzhen, na China, sendo a maior empresa de videogames do mundo, com base em seus investimentos. Por sua vez, a subdivisão Tencent Interactive Entertainment Group (IEG) é focada somente em jogos. Além da Riot Games, seus maiores investimentos em incluem, Epic Games, Blizzard, Activision, Garena, Baidu, BlueStacks, Alibaba Group e SuperCell.
O que a Riot Games oferece?
A ideia de Brandon Beck e Marc Merrill sempre foi de um jogo que não abandonasse seus jogadores, ou seja, um game que cresce e evolui constantemente, com uma vida longa. Desse modo, a ideia inicial de League of Legends é ser um jogo mutável, em constante desenvolvimento, inclusive de atender as diferentes camadas da sociedade.
Além disso, a ideia era que o jogo fosse de certa forma “gratuito” até determinado momento, fazendo com que as compras não fossem essenciais para uma partida de sucesso.
Desse modo, a Riot Games teve como seu maior foco as microtransações, ou seja, lucro em customizar os campeões, nas mais diferentes skins. Por sua vez, a Riot também se preocupa com as possibilidades dentro do jogo.
Enquanto isso, League of Legends também se tornou o pioneiro nas competições de e-sports que conhecemos hoje. No ano de 2010, nasceu o primeiro Campeonato oficial de League of Legends, que na época, se chamou apenas Dreamhack Summer 2011. Na época, as expectativas da Riot Games eram baixas, mas 100 mil pessoas assistiram as partidas via stream. Foi exatamente nessa época, que a Riot Games vendeu sua parte majoritária à Tencent.
Atualmente, o Campeonato Mundial de League of Legends acontece anualmente. Contando com equipes de E-sports qualificadas de 12 ligas internacionais. Sendo por fim, o campeonato de E-sports mais assistido do mundo, e o maior.
Por fim, empresa também se preocupa com a inclusão de gênero, diversidade cultural e racial. Tentando ao máximo, oferecer ao jogador as melhores experiências com canais de denúncia exclusivos. Fatores como educação, cidadania, oportunidade, sustentabilidade e impacto social são as palavras-chaves da Riot Games.
A Riot Games hoje
Atualmente, a sede da Riot Games é em Los Angeles, na Califórnia, liderada pelo CEO Nicolo Laurent. No mundo, a desenvolvedora de jogos, conta com mais de 3.000 Rioters (funcionários) em mais de 20 escritórios espalhados por ai, um deles em São Paulo.
A empresa já ganhou um certificado de um ótimo local para trabalhar por três anos seguidos. Além disso, está nas listas como:”As 100 Melhores Empresas para se Trabalhar”, “As 25 Melhores Empresas para se Trabalhar em Tecnologia”, também como “As 100 Melhores Empresas para Millennials” e por fim, “Os 50 Melhores Locais de Trabalho com Flexibilidade” da Fortune.
Até o momento, os principais jogos da Riot Games, incluem:
- League of Legends do gênero MOBA;
- Teamfight Tactics como Auto Battler;
- Legends of Runeterra um jogo de cartas;
- League of Legends: Wild Rift , outro MOBA focado em Android/iOS/Console criado em 2020;
- Valorant de tiro, para Windows;
- LoL Esports Manager, um jogo de simulação para PC;
- Ruined King, um RPG eletrônico e
- Hextech Mayhem um jogo de ritmo para consoles e PC, entre outros e até mesmo minigames.
Lembrando que a Riot Games é responsável pela criação de League of Legends, o que de fato fez a marca ser reconhecida. Sendo por fim, o jogo de PC mais jogado do mundo, como também o mais lucrativo da história.
Ao longo de dezesseis anos, apesar das controversas, a empresa mudou o que conhecemos sobre os jogos que existem. Além disso, fez com que a cultura popular se tornasse diferente, ao acrescentar inúmeras façanhas, para algo ainda tão jovem.
Mas diga você, o que achou da história da Riot Games? Você é um fã de League of Legends como a grande maioria? Ou até mesmo joga outros games da Riot? Não deixe de compartilhar conosco a sua opinião nos comentários aqui abaixo, e confira algumas outras histórias de sucesso inspiradoras.