Logo da empresa Tencent
Tencent - Divulgação
Fundação:11 de novembro de 1998
SedeShenzhen, China
FundadorMa Huateng, daniel, Zhang Zhidong, Chen Yidan, Zeng Liqing
Atuais donosPony Huateng
Países que operaAtuação Global
O que ofereceTecnologia

A Tencent é a maior empresa de jogos eletrônicos do mundo, sendo uma gigante desse mercado e referência quando o assunto são games. Afinal, a marca é o grande nome por trás de franquias como League of Legends e Fortnite, alguns dos jogos mais populares do planeta atualmente.

Além das franquias de jogos, a holding chinesa é uma importante investidora nos setores de tecnologia e internet, sendo eleita inclusive a 5ª maior empresa desse setor em 2022.

Quer saber um pouco mais sobre a empresa, sua história, principais investimentos, e jogos comandados pela marca? Então continue com a gente até o final do artigo. Boa leitura!

Quando a Tencent foi fundada?

A Tencent é uma empresa chinesa fundada no dia 11 de Novembro de 1998, e que não demorou muito para ganhar destaque no mercado nacional (China) e internacional.

Quais são os fundadores da Tencent?

Os responsáveis pela fundação da empresa foram os empresários chineses Pony Ma Huateng, Xu Chenye, Zhang Zhidong, Chen Yidan e Zeng Liqing. Esses são os 5 grandes nomes por trás da criação da marca.

Dentre esses nomes, é claro, vale destacar o nome de Pony Huateng, a principal mente de todo o processo de criação, e que assumiu o papel de CEO da empresa desde o início.

Quem são os atuais donos da Tencent?

Atualmente, a Tencent é uma empresa de capital aberto. Assim, conta com diversos sócios proprietários. Vale lembrar, é claro, que seus fundadores ainda detém parte das ações da empresa.

Pony Huateng, por exemplo, permanece como CEO da holding, chegando inclusive ao topo da lista de pessoas mais ricas da China em 2020, em muito, devido a sua participação na Tencent.

O que a Tencent oferece?

A Tencent pode ser melhor definida como uma empresa do ramo da internet e tecnologias em geral, uma vez que investe em variados nichos, como comunicação, música, comércio eletrônico, etc. De todo modo, o âmbito em que ela é mais bem sucedida é a de jogos de videogame, sendo simplesmente a maior organização do planeta no setor.

Como mencionado também, em 2022 a Tencent alcançou a 5ª colocação entre as maiores empresas de tecnologia do planeta, de acordo com a Forbes, com um valor de mercado de US$ 414,3 bilhões, o que é equivalente a 2,1 trilhões de reais. Nesse setor em específico, a marca é superada apenas pela Apple, Alphabet, Microsoft e Samsung, nessa sequência, com a Apple no topo da lista.

Um pouco da história da empresa

A Tencent surgiu no fim da década de 90, lançando inicialmente seu produto de mensagens instantâneas, o OICQ (Tencent QQ). E com o foco na ferramenta, permaneceu até a virada do século sem receber lucros por seu trabalho.

De todo modo, com os bons números da empresa, chamou a atenção da Naspers, uma gigante sul-americana do setor de mídia e internet, que comprou 46,5% da empresa, isso em 2001.

A partir de 2004, a Tencent passou a investir também no mercado de jogos, licenciando títulos como Crossfire e Dungeon Fighter Online. Mas foi com o WeChat, app de mensagens instantâneas, lançado em 2011, que a marca começou a decolar de vez.

Nesse mesmo ano, ela adquiriu mais de 90% da Riot Games, que é a desenvolvedora de League of Legends. E já no ano seguinte entrou como investidor minoritário na Epic Games, responsável por desenvolver franquias como Unreal, Infinity Blade, Fortnite e Gears of War. Assim, consegui marcar uma forte presença no mercado dos games.

Investimentos contínuos

Uma palavra que resume bem a Tencent é “investimento”. Desde a compra da Riot, a empresa realizou investimentos nos mais variados setores, adquirindo ações de empresas ou tornando-se dona majoritária de diversas marcas.

  • 2012 – Comprou a ZAM Network, responsável pela Wowhead e Brock Pierce;
  • 2013 – Chegou o total de 18% das ações da Kingsoft Network Technology; e investiu US$ 448 milhões na compra de ações da Sogou.com.
  • 2013 – Tornou-se um investidor passivo na separação da Activision Blizzard com a Vivendi;
  • 2014 – Investiu US$ 193,45 milhões na China South City Holdings Ltd e US $ 400 milhões no grupo Dianping; Comprou 17,43% da JD.com Inc., 28% da CJ Games (Coreia do Sul), 19,9% do 58.com, 7% da China LotSynergy Holdings Ltd., e 10% do Koudai Gouwu.
  • 2014 – Realizou um acordo com a HBO, conseguindo os direitos exclusivos para distribuir as obras da marca na China
  • 2015 – Lançou o WeBank  e fez um acordo com a NBA para fazer a transmissão dos jogos de basquete da liga americana na China;
  • 2015 – Adquiriu 84,3% da Supercell – dona da franquia Clash of Clans – e boa parte da China Music Corporation;
  • 2017 – Comprou 5% da Tesla Inc., 9% da Frontier Developments e 12% da Snap Inc. e iniciou a construção da 1ª cidade de eSports do planeta;
  • 2018 – Iniciou um projeto junto a The Lego Group, para a produção de jogos; Investiu US$ 5,2 bilhões na Wanda Commercial; e comprou 10% da Skydance Media.
  • 2020 – Adquiriu a iflix, com serviços de vídeo sobre demanda;
  • 2021 – Adquiriu a Slamfire Inc. e Turtle Rock Studios, dona das franquias Left 4 Dead e Back 4 Blood.
  • 2022 – Conseguiu uma participação de 49,9% da Guillemot Brothers Limited, dona da Ubisoft; e comprou ações do estúdio Mordhau Triternion.

Principais serviços e produtos da Tencent

Para avaliar um pouco mais profundamente a magnitude do que a Tencent representa, nada melhor do que observar de forma mais clara alguns dos seus principais produtos e serviços oferecidos.

Redes sociais

Apesar do posterior foco em jogos, foi através das plataformas de redes sociais que a Tencent conseguiu dar seu pontapé no mercado. Além disso, é ainda um campo fundamental para o crescimento da empresa.

Tencent QQ

Logo do serviço Tencent QQ
Tencent QQ – Divulgação

O Tencent QQ, como mencionado, é uma plataforma para mensagens instantâneas. Ele é o grande responsável inicial pela evolução da empresa, sendo o seu primeiro produto lançado pela marca.

WeChat

WeChat
WeChat – Divulgação

App muito similar ao Whatsapp, voltado para o envio de mensagens instantâneas, sendo o app móvel social mais utilizado na China. Embora não tenha conseguido ganhar tanta fama assim fora do mercado chinês, muito devido à forte concorrência de outras ferramentas de peso, como o próprio Whatsapp, Messenger (Facebook) ou Telegram, o WeChat é um dos grandes nomes no setor e, em números, um dos mais utilizados do planeta.

Entretenimento

A Tencent tem na área de entretenimento, um dos seus setores mais influentes, uma vez que oferece jogos eletrônicos, realiza investimentos no mercado estrangeiro, cinema, quadrinhos, música, streaming de vídeo, etc.

Tencent Pictures

Logo da empresa Tencent Pictures,
Tencent Pictures – Divulgação

Distribuidora de filmes da marca, lançada em 2015, e que produz obras baseadas em HQs, livros, séries e jogos. Essa é uma representação importante da Tencent no mundo dos cinemas.

Tencent Comic

Produtora de quadrinhos, sendo a maior e mais importante plataforma de animação on-line de todo o território chinês. Esse é um investimento da Tencent diretamente voltado para o universo das animações, e que também serve de base para outros setores, com a criação intelectual de obras utilizadas no segmento da Pictures.

Tencent Video

Trata-se de um streaming de vídeo, similar a plataformas como Netflix e Amazon Prime Video, que foi lançado em 2011. Assim, além dos cinemas, a Tencent também atua dentro do mercado on-line para essas obras.

Softwares em geral

Uma das grandes mostras da variação de investimentos da Tencent é justamente dentro do setor de softwares. Afinal, a empresa criou ou adquiriu diversos serviços nesse segmento, como bancos virtuais e buscadores.

WeBank

A marca é uma das fundadoras do WeBank, lançado em 2015, sendo um tipo de banco digital chinês. Assim como plataformas similares (Nubank, C6 Bank), ele não possui agências físicas, operando de forma totalmente on-line.

Sogou Search

Trata-se de um mecanismo de busca, assim como o Google ou Bing. De forma direta, o serviço é uma criação da Sogou, que é subsidiária da Tencent, e foi o responsável por substituir o Soso.com, antigo buscador da marca.

O Soso.com é uma criação da própria Tencent, e que até conseguiu certo reconhecimento no mercado asiático, com destaque em países como a China em si e a Coreia do Sul. No entanto, a empresa realizou um investimento mais preciso ao adquirir a já funcional Sogou.

A Tencent no universo dos jogos eletrônicos

Por fim, mas não menos importante, não tem como falar da Tencent e deixar de fora o seu principal setor de investimento: o mundo dos jogos. Afinal, é justamente desse mercado que vem uma grande parte do reconhecimento e fama da empresa.

Considerando o apelo dentro do mercado internacional, os jogos eletrônicos são, sem dúvidas, os grandes responsáveis pelo sucesso da marca. Afinal, em uma boa parte dos seus demais investimentos, a China é o mercado mais ativo em consumo de seus serviços. Os jogos, por outro lado, tem alcance em todo o planeta.

Como mencionado, tudo começou ainda em 2004, quando a Tencent, por meio da Tencent Games, criou algumas alianças para a produção de títulos, ainda pouco expressivos.

De todo modo, foi através das aquisições de estúdios de peso que a empresa explodiu de vez, destacando-se nesse processo a Riot Games e a Epic Games. Esses são dois grandes grandes estúdios no cenário internacional, e que levaram para a guarda da Tencent títulos renomados.

Outras marcas que também fazem parte da lista de investimentos da gigante chinesa são a Grinding Gear Games, Sea Limited, Glu Mobile, Bluehole, Supercell, Frontier Developments, Paradox Interactive, Funcom, Ubisoft e Miniclip.

League of Legends –  Riot Games

Capa do game League of Legends
League of Legends –  Riot Games – Divulgação

Sendo um game desenvolvido pela Riot Games, League of Legends trata-se de um jogo multiplayer online battle arena, lançado em 2009, inicialmente voltado para o Microsoft Windows.

LoL, como também é conhecido, é um dos jogos mais famosos do mundo na atualidade, e algo que o torna tão popular é o fato de ter  download gratuito. O game foi totalmente baseado em Defense of the Ancients, uma modificação de Warcraft III.

Assim, a disputa acontece através do combate entre duas equipes, que lutam para defender e preservar sua metade do mapa. O jogador escolhe seu “campeão”, que ao longo da partida irá aumentar suas forças e habilidades – adquirindo pontos de experiência ou ganhando ouro através das vitórias.

Com o passar dos anos, o jogo vem consagrando seu sucesso, alcançando assim outras mídias como quadrinhos e até série animada (Arcane) na televisão. E muito disso, é claro, deve-se ao papel da própria Tencent, que é a proprietária integral da Riot.

Fortnite – Epic Games

Sendo um dos títulos principais da Epic Games, Fortnite também faz parte do catálogo de franquias da Tencent, uma vez que a empresa é uma acionista importante do estúdio.

Esse é um jogo de gênero multiplayer online, lançado em 2017, e que originalmente se divide em dois modos, apesar de ambos compartilharem os mesmos mecanismos e gráficos.

Fortnite: Save the World

Save the World é um modo de jogo de sobrevivência de 4 jogadores. Tudo começa logo após um estranho fenômeno, que acaba erradicando quase toda a população mundial. Assim, os sobreviventes devem formar um grupo, que terá que lutar contra zumbis, procurar outros remanescentes e proteger os abrigos.

Fortnite Battle Royale   

Um jogo de gênero battle royale, podendo ser jogado por até 100 pessoas, seja em grupos com quatro integrantes ou em dupla. O jogador é deixado no mapa de batalha e deve procurar armas para eliminar oponentes e ao mesmo tempo se defender dos ataques de outros jogadores. 

Ao decorrer do tempo, os espaços seguros são reduzidos, ocasionando, de certo modo, o encontro dos adversários, e assim o embate entre eles. O vencedor será aquele que permanecer vivo ao final do jogo.

Considerações finais sobre a Tencent

Como foi possível observar, a Tencent faz jus a toda a fama que possui. Afinal, conseguiu investir bem no mercado, seja de jogos ou outros setores de destaque.

Carioca, estudante de Direito, servidora pública e apaixonada por vídeo games, tecnologia e cultura pop em geral. Tenho como hobbies consumir e produzir conteúdos relacionados a esses temas que me interessam, e adoro passar horas adquirindo conhecimento sobre os assuntos que mais gosto, tanto que mantenho um canal no Youtube sobre games há 4 anos. Meu contato com inglês vem de longa data, quando notei que para ter acesso a todo um universo de informações, dominar a língua era fundamental.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui