Fundação: | 3 de Junho de 2009 |
Sede | Paris, França |
Fundador | Pascal Charrue, Jérôme Combe e Arnaud Delord |
Atuais donos | Pascal Charrue, Jérôme Combe e Arnaud Delord |
Países que opera | Atuação Global |
O que oferece | Clipes, animações e anúncios |
Seja você um aficionado pelo mundo de League of Legends ou fã de animações, com certeza acompanhou o sucesso absoluto que foi Arcane. Em 2021 o mundo foi cativado pela beleza e carisma desta animação, produzida pela até então desconhecida Fortiche.
Com um estilo único que une 2D e 3D, este estúdio de animação francês tem um histórico rico, com animações cheias de personalidade e ainda com estilo imediatamente reconhecível.
Não à toa Arcane ganhou diversos prêmios, foi a série mais assistida da Netflix quando lançada e ganhará uma segunda temporada, muito aguardada por todos.
Mas saiba que o estúdio possui mais de 10 anos de experiência e trabalhou para clientes importantes em sua jornada para conquistar o mercado e público. Quer saber mais sobre essa trajetória vencedora e exemplar? Continue lendo este texto completo sobre a empresa!
Quando a Fortiche foi fundada?
Primeiramente, a Fortiche Productions SAS foi fundada em 2009 na cidade de Paris, França, por três animadores franceses que se uniram para este objetivo. Estes eram Pascal Charrue, Jérôme Combe e Arnaud Delord, co-fundadores de CEOs da empresa.
A ideia dos três era trazer uma visão nova e cheia de personalidade para o mundo das animações.
Assim, nasce um estúdio com estilo gráfico único, que une o 2D com 3D de maneira inteligente e super efeito. Esta técnica é marca de Pascal Charrue e logo se tornou marca das animações da Fortiche – nome que se traduz do francês para “fortaleza”.
Este estilo próprio sem dúvida cativa espectadores. Os trabalhos do estúdio são belos e aclamados desde o seu início com videoclipes. Internamente e externamente, a empresa o chama de Fortiche Touch, ou o “Toque Fortiche”.
Isto contribuiu fortemente para um identidade dentro e fora da animação em si, oque foi de extrema importância para a formação da identidade da empresa.
Esta identidade e personalidade é exaltada e destacada pela própria empresa em seus fundadores em seus textos institucionais e entrevistas. Pascal já declarou que o diferencial da empresa é que seus “três proprietários e fundadores são artistas”.
Segundo eles, um dos objetivos da Fortiche é trazer um sopro de originalidade e experimentação ao mercado de animações, tão estagnado dentro do mainstream, especialmente.
O que a Fortiche oferece?
Desde seu início a Fortiche produz animações de alta qualidade com sua técnica de 2D com 3D. Inicialmente produzindo animações para peças e campanhas de marketing, o estúdio trabalhou junto de marcas grandes e importantes, como Pepsi, Coca-Cola Samsung e Honda.
Posteriormente, ela entrou no mercado de animação para videoclipes, chegando a trabalhar até mesmo para a MTV. Mas foi no nicho de animação para videogame que a empresa encontrou seu caminho e se tornou a referência que é hoje no mundo.
As animações da Fortiche Prod
Primeiramente, visando construir um portfólio rico e interessante, a Fortiche produziu algumas animações para ele.
Destaque fica então com “Sprite Spark – The Lost Idol”, “Sprite Spark – Clone Lab” e “Sprite Spark – Dracula’s Lair”, todas as três de 2010, feita para o The Spark Film Project, onde as pessoas podiam produzir animações com modelos prontos, acelerando a produção para a marca de refrigerante.
“The Lost Idol” possui cerca de 1 minuto e mostra uma cena de aventura ao estilo Indiana Jones, com dois personagens buscando um artefato histórico em meio à selva tropical.
Por sua vez, “Clone Lab” nos coloca em um cenário futurista com temática sci-fi. Já “Dracula ‘s Lair” apresenta um cenário de horror e mistério que envolve aventureiros e um clássico vilão das histórias de terror.
O mais interessante dentre o trio de animações é seu estilo narrativo e estrutura semelhantes. Isso revela o processo criativo e de desenvolvimento para agilizar as produções e entregar animações bonitas, divertidas e bem produzidas de maneira prática.
Ainda em 2010 o estúdio lançou também “Model Agency”, outra animação curta de cerca de um minuto.
Em 2011 eles trabalham com a Pepsi para produzir uma animação para campanhas de marketing da Pepsi Cola na Índia.
“The Last Gaul” é um filme curta de 55 minutos lançado em 2015 para a TV francesa France 2. Ele conta um drama que se passa durante as Guerras da Gália, que aconteceu entre Roma e os povos da região da Gália, nos anos de 58 a.C a 50 a.C.
Por fim, a Fortiche animou “Rocket e Groot” para a Marvel em 2017. Este carismático e divertido curta de 2 minutos acompanha as desventuras dos dois amados personagens dos quadrinhos introduzidos no cinema no filme “Guardiões da Galáxia”.
Videoclipes para Gorillaz e outras bandas
Foi em 2012 que os caminhos da Fortiche começaram a mudar de vez. Neste ano a empresa começou a trabalhar na área de videoclipes para músicas.
Experiente já em vídeos curtos e com um estilo visual super atraente, o estúdio chamou atenção de bandas como Gorillaz, LIMOUSINE e da própria MTV, canal de música e cultura pop.
Em 2012 eles produziram o clipe para “DoYaThing”, música do grupo Gorillaz, cujos integrantes também são personagens animados. O estilo da banda e das animações da Fortiche casou perfeitamente e agradou fãs e crítica.
Ainda em 2012 eles animaram outro videoclipe. Desta vez era para a banda LIMOUSINE, com sua música “La Gaviota”. Em ambas as animações o estúdio fez um trabalho incrível na ambientação do cenários, tanto externos quanto internos.
Neste mesmo ano “DreamBig” saiu, em parceria com a MTV. Mais uma vez a Fortiche mostrava o domínio que tinha sobre a animação em um clipe curto repleto de movimento e plasticidade.
Por fim, em 2014 foi lançado o clipe de “Freak of the Week”, outra produção do Fortiche, desta vez para a banda Freak Kitchen.
Mas foi um ano antes, em 2013, que ela teve o primeiro contato com aquela que mudaria de vez os rumos do estúdio – a Riot Games e o League of Legends.
Parceria da Fortiche com a Riot Games
No ano de 2013 a Fortiche foi contratada pela Riot Games para produzir um videoclipe para a música “GET JINXED”, produção da casa para promover a personagem Jinx, do jogo League of Legends (LOL).
Como a Fortiche já dominava a produção de videoclipes interessantes e visualmente impressionantes, o casamento de seu estilo com a velocidade e ação frenética que o vídeo, e personagem, exigiam foi perfeito.
Na verdade, o estúdio foi tão bem sucedido nesta parceria que ela renderia muito mais trabalhos e oportunidades para ele. Sua história com a Riot Games e o LOL, e a Jinx, só estava no início com” GET JINXED”.
No entanto, antes de continuar esta história, precisamos fazer mais paradas, uma em 2014 e outra em 2015. Isto porque nestes anos a Fortiche lançou mais trabalhos em conjunto com a Riot Games.
“WARRIORS” foi o lançamento de 2014. Este videoclipe animado pela Fortiche serviu então tanto para a música da banda Imagine Dragons – outro nome que andaria de mãos dadas com a Fortiche e a Riot nos anos por vir – quanto como vídeo promocional do mundial de LOL daquele ano.
Desta vez não era um videoclipe, mas sim um animação, com foco no personagem Ekko, também do LOL, outra carinha que o estúdio viria a reencontrar futuramente. Mais uma vez o estilo único e veloz da Fortiche marca os dois minutos e meio na imaginação de quem o assiste.
Três anos depois, em 2018, a dupla Fortiche e Riot Games se veria junta novamente. Desta vez a produção era Rise, videoclipe promocional do mundial de LOL deste mesmo ano. Mas não parou por aí.
Clipe de POP/STAR – KDA
Foi também em 2018 que sairia o fenômeno “POP/STAR”, música do grupo fictício de k-pop KDA, formado por personagens do jogo LOL – mas especificamente, Akali, Ahri, Evellyn e Kai’sa.
Assim como a música, o clipe, animado pelo estúdio Fortiche, foi um tremendo sucesso. Somente no YouTube o vídeo já conta com mais de 500 milhões de visualizações desde sua publicação.
Esta foi a música e videoclipe de lançamento da banda. Logo conquistou fãs por todo o mundo, tanto de pessoas que jogavam os jogos quantos de outras que nunca tinha sequer criado conta.
O estilo carismático da Fortiche mais uma vez marca presença, dando vida e personalidade sem igual às personagens.
Por sua vez, a fluidez e trabalho excepcional de movimentação, já com a conhecida técnica que une 2D e 3D, deu todo o balanço e desenvoltura desejado para as personagens, que dançam como idols durante o vídeo.
Animando Arcane
A parceria frutífera entre a Fortiche Prod e Riot Games tomou sua forma final, e mais ousada até então, na série animada Arcane, lançada em 2021. Aqui o estúdio reencontra Jinx, personagem que abriu as portas da Riot e do mundo dos games para ele.
Produzida para o serviço de streaming Netflix, e para a Tencent Video na China, a série conta com 9 episódios de cerca de 40 minutos. O estilo gráfico é o conhecido 2D e 3D da Fortiche, porém com um nível gráfico e visual extremamente refinado.
O lançamento de Arcane foi um sucesso sem precedentes. Tanto crítica quando fãs amaram, fazendo dela a série de animação mais assistida da Netflix por duas semanas consecutivas no mundo.
Além disso, Arcane levou a Fortiche para o estrelato global e holofotes da indústria. A animação concorreu a, e faturou, diversos prêmios, entre eles o de Melhor Direção, Melhor Roteiro e Melhor Design de Personagens no Annie Awards, importante premiação para animações.
A animação conta a história de origem de Jinx e Vi, dois personagens do LOL, que são irmãs. Elas vivem em uma região repleta de contradições, dividida entre Piltover, a cidade próspera onde vivem os aristocratas, e Zaun, parte relegada aos que estão à margem da sociedade.
Outros personagens do jogo também fazem aparição, entre eles o Ekko, já conhecido do estúdio, Caitlyn, Jayce e Heimerdinger.
Além disso tudo, o clipe da música Enemy, abertura de Arcane composta pela banda Imagine Dragons, também teve videoclipe produzido pela Fortiche. Como vemos, a relação entre desenvolvedora, banda e estúdio foi muito fortuita para todas as partes.
Como fazer Arcane mudou a história da Fortiche
Antes um estúdio de animações pequeno, com trabalhos curtos e poucos funcionários, a Fortiche experimentou um crescimento explosivo graças a produção de Arcane.
Primeiramente, o número de funcionários teve de ser expandido para a produção de uma série animada. Ao longo dos anos de trabalho em Arcane o estúdio passou de singelos 15 funcionários para mais de 300.
Não apenas isso, durante o processo houve momentos em que cerca de 500 pessoas trabalhavam na Fortiche.
Obviamente, os indicadores financeiros também são impressionantes. Para produzir Arcane o orçamento foi de impressionantes 60 a 80 milhões de euros. Dessa forma, isso mostra o desejo da Riot Games, junto com sua proprietária Tencent, a gigante chinesa, em entrar com tudo no mundo das animações.
No ano de lançamento de Arcane, 2021, a receita anual da Fotiche subiu para mais de 16 bilhões de euros. Para 2022 essa receita já é estimada na casa dos 90 bilhões de euros.
Isto tudo permitiu a Fortiche desenvolver seu time e técnicas para suportar ciclos longos de animação para produção de séries. Com um time grande e ambições ainda maiores, a empresa conseguiu expandir escritórios além de Paris, indo para a cidade francesa de Montpellier e Las Palmas, na Espanha.
Enfim, agora ela figura entre as grandes do mercado e seus trabalhos são esperados com ansiedade por fãs do gênero e crítica especializada.
Ansiedade esta gerada, inclusive, pelo anúncio da segunda temporada de Arcane. Muito pedida pelos fãs, a confirmação de seu desenvolvimento veio já em 2021 pelo CEO da Riot Game, Nicolo Laurent.
Com isso, há muita expectativa do que a Fortiche entregará neste e outros projetos no futuro, tanto do público quanto da indústria.
Investimento da Riot da Fortiche
Esta expectativa fica clara especialmente com o desejo da Riot de continuar investindo na empresa. Em 2022 ela fez um aporte financeiro “significante”, segundo notas das empresas.
Não apenas financeiro é o interesse da Riot na Fortiche – há também um forte investimento de pessoal de know-how. Isto é sinalizado pela integração de Brian Wright e Brendan Mulligan, Chefe de Conteúdo e Diretor de Desenvolvimento Corporativo da Riot respectivamente, como diretores da Fortiche.
Arcana no Annie Awards
Em seu ano de lançamento Arcane foi indicado a diversos prêmios para animações. Sendo assim, no 49° Annie Awards, mais importante premiação do gênero, foram impressionantes nove indicações. Arcane levou todas as nove, sendo a maior vencedora da noite.
Os títulos levados foram o de Melhor Roteiro, Melhor Atuação de Voz, Melhor Animação de Personagens, Melhor Episódio para TV, Melhor Produção de Design, Melhor Storyboarding, Melhor Design de Personagens, Melhor Direção e Melhores Efeitos.
Outros trabalhos da Fortiche para jogos
Após o trabalho em “GET JINXED” para a Riot Games a porta do mundo dos videogames se abriu de vez para a Fortiche. Além dos trabalhos posteriores com o LOL, o estúdio produziu clipes para alguns outros jogos.
No ano de 2015 ele produziu o trailer para Wildstar, jogo online de ação e aventura com elementos de RPG da Carbine Studios. Já em 2016 foi um vídeo cinematic para Agents of Mayhem, jogo de ação e aventura desenvolvido pela Volition Games.
Quem são os fundadores da Fortiche?
A Fortiche Production SAS, também chamada de Fortiche Prod, foi fundada então por Pascal Charrue, Jérôme Combe e Arnaud Delord. Os três são artistas, animadores e diretores que, juntos, colecionam lançamentos de sucesso pela Fortiche e títulos em diversas premiações de animação.
Quem são os atuais donos da Fortiche?
Por fim, a Fortiche é comandada pelos três CEOs e fundadores originais da empresa, Pascal Charrue, Jérôme Combe e Arnaud Delord.
Sendo assim, agora que você conhece melhor a empresa Fortiche, continue acompanhando suas obras e trabalhos que tanto agregam dentro da comunidade gamer.