Valve - Capa
Valve - Capa
Fundação:24 de agosto de 1996, em Kirkland, Washington, Estados Unidos
SedeBellevue, Washington, Estados Unidos
FundadorGabe Newell e Mike Harrington
Atuais donosGabe Newell e S/A
Países que operaPraticamente o mundo todo
O que ofereceJogos próprios e de parceiros, plataforma para jogar e alguns dispositivos eletrônicos

Se você gosta de videogames, certamente já ouviu falar da Valve. Atualmente mais conhecida pelo Steam, a Valve começou como uma simples desenvolvedora e hoje se tornou um dos maiores nomes da indústria de jogos do mundo inteiro.

Por isso, hoje trouxemos a história inspiradora da Valve para você conhecer. Vamos desde os seus primórdios até o estrondoso sucesso que se tornou, com jogos aclamados pela crítica e com milhões de usuários em sua plataforma.

Sendo assim, não deixe de ler até o final, para saber tudo sobre a Valve, sua fundação, desenvolvimento, expansão e projetos futuros!

Quando a Valve surgiu?

Valve logo 1996
Valve logo 1996

A história da Valve começou em 24 de agosto de 1996, quando se iniciou, em Kirkland, Washington, no Seattle Eastside. Fruto do sonho de dois amigos de longa data, a Valve LLC, como recebeu o nome na época, começou como uma desenvolvedora de games.

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Seu primeiro projeto, o Half Life, demorou mais do que o planejado para ser lançado. Isso porque, quando estava quase pronto, a equipe resolveu começá-lo quase do zero novamente. Isso pois julgou que ele não era divertido e empolgante o suficiente, além de não causar o impacto visual pretendido.

Desse modo, o Half Life só teve seu lançamento em 19 de novembro de 1998, mas toda essa espera e capricho valeu a pena! Afinal, o jogo foi um sucesso estrondoso, tanto de crítica quanto de vendas.

Tanto que o jogo ganhou uma sequência, em 2004, o Half Life 2, que ganhou impressionantes 50 títulos. Tudo isso além de levar a coroa de “Melhor jogo de todos os tempos” dada pela famosa revista PC Gamer. Aliás, muitos fãs ainda esperam o lançamento do Half Life 3, que chegou a ter expectativa para 2007, mas nunca se concretizou.

A Valve e o Half Life

Half Life - Divulgação
Half Life – Divulgação

Desse modo, eles obtiveram a licença para usar o motor gráfico do Quake, que é um dos pioneiros entre os jogos FPS (atirador em primeira pessoa). Inclusive, essa licença teve aprovação graças à amizade pessoal entre eles e Michael Abrash, desenvolvedor do id Software.

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Durante a produção do Half Life, um dos maiores desafios que seus desenvolvedores encontraram foi o fato de precisar haver um motor gráfico com o qual o jogo pudesse rodar.

Assim, eles usaram a engine do Quake, incorporando modificações tecnológicas produzidas por eles mesmos. Como por exemplo os esqueletos em 3D e muitos outros recursos, que deram um toque todo especial ao Half Life.

Outro desafio enfrentado pela Valve foi encontrar uma empresa que topasse distribuir o jogo, pois nenhuma das grandes distribuidoras se interessou. Entretanto, Sierra estava em busca de um game de tiros em 3D para seu catálogo e acabou fechando uma parceria com a Valve.

Kit de desenvolvimento

Depois de lançar o Half Life, a Valve liberou o kit de desenvolvimento dele para que novos desenvolvedores pudessem “brincar” e criar novos jogos com sua tecnologia. E isso foi de uma importância imensurável para a indústria de jogos como um todo, pois abriu caminho para a evolução dos games.

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Inclusive, muitos programadores fizeram versões modificadas (mods) de Half Life, como o Counter-Strike, criado por Jess Cliffe e Minh Le em 1999. E essa modificação foi tão boa que até hoje é um dos jogos de FPS mais jogados de todos os tempos. Ele tem até mais influência e sucesso que o jogo no qual foi baseado.

Aliás, o CS deu origem a uma verdadeira legião de fãs, a uma verdadeira tribo de seguidores mundo afora, o que inclui o Brasil.

E, no ano seguinte, em 2000, a Valve contratou Jess Cliffe e Minh Le para integrar seu time de programadores e adquiriu os direitos de Counter-Strike, para poder comercializá-lo como sendo um produto de sua marca.

O mesmo se deu com outro mod de Half Life, o Team Fortress, que a princípio era um mod de Quake, e do qual a Valve gostou tanto que contratou a equipe programadora para que eles desenvolvessem uma versão oficial do jogo.

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E esses são apenas alguns exemplos de jogos lendários que tiveram origem com o Half Life, da Valve.

Quem são os fundadores da Valve?

Gabe Newell
Gabe Newell

A Valve foi fundada por Gabe Newell e Mike Harrington, dois amigos que trabalharam juntos por anos na Microsoft.

Mike Harrington era desenvolvedor de jogos, e foi programador na Dynamix, uma das empresas da Sierra Company. Depois disso, ele trabalhou integrando o time do Windows NT, da Microsoft.

Já Gabe Newell largou a faculdade para também ir trabalhar para o Bill Gates no início dos anos 80, quando a Microsoft estava começando a se consolidar no mercado. Ele, inclusive, ajudou a desenvolver os primeiros sistemas operacionais do Windows.

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Depois de 13 anos trabalhando na Microsoft, Newell se cansou da programação e ficou com ainda mais vontade de alçar novos vôos ao conhecer o projeto Doom, que era um jogo de tiro com uma interface muito simples, mas também muito cativante e que o público adorava.

Trabalhando com John Carmack, um dos cabeças do id Software, Gabe Newell ainda chegou a ajudar no Windows 95. Depois, quando um de seus amigos (Michael Abrash, que posteriormente cedeu a licença do motor gráfico) foi trabalhar no id Software, no desenvolvimento do Quake, Gabe decidiu que também era hora de ir embora.

Desse modo, ele resolveu sair da Microsoft e convidou seu amigo, Mike Harrington, para acompanhá-lo. Então, Harrington que era apaixonado por desenvolvimento de jogos, topou na hora a nova empreitada e eles fundaram juntos a Valve.  

A Valve e a logo da marca

Valve logo Atual
Valve logo Atual

Se você já viu o primeiro logotipo da Valve, certamente deve ter achado no mínimo curioso, pois uma válvula, um registro, saindo da nuca de um homem careca é, de fato, intrigante!

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O mais curioso, no entanto, é que essa foto não tem nenhum significado especial, nenhuma história por trás. Afinal, quando foram escolher qual seria a imagem que representaria a Valve, Gabe e Mike estavam folheando um catálogo de fotos, compilado por uma agência de fotografias especializada em fotografia urbana, e gostaram da foto do homem careca.

Então, mandaram fazer a sua primeira imagem promocional, com a válvula, com base nessa foto. A próxima imagem publicitária, que trazia um homem com uma válvula saindo do lugar de um dos olhos, também teve essa mesma origem.

Quando a Valve chegou no Brasil?

Como a Valve fez o lançamento de Half Life a nível mundial, podemos dizer que ela chegou no Brasil simultaneamente ao restante do mundo. Entretanto, como o serviço de internet daqui em 1998, não era lá essas coisas, os jogos da Valve foram se popularizando depois da virada do milênio.

Aliás, depois do lançamento da Steam, onde disponibilizaram formas de cobrança em reais e com flexibilidade na forma de pagamento, foi que realmente os games da Valve caíram nas graças do público brasileiro. A partir daí, a comunidade de gamers cresceu exponencialmente, formando uma verdadeira tribo por aqui.

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Quem são os atuais donos da Valve?

Gabe Newell - Atual Dono
Gabe Newell – Atual Dono

Em 15 de janeiro de 2000, aconteceu uma mudança inesperada na alta cúpula da Valve, quando Mike Harrington anunciou a sua saída da empresa, da qual é cofundador. E o motivo para o seu afastamento não foi nenhuma briga, nem nada do tipo.

Na verdade, ele queria passar mais tempo com sua esposa, Monica. Então, os dois construíram o próprio barco e viajaram o mundo a bordo dele. Depois, Harrington voltou a trabalhar na indústria de softwares, sendo o cofundador do Picnic, um serviço de fotos, em 2006 que, mais tarde, em 2010, teve sua compra pela Google.

Já em 2011, Mike Harrington cofundou outra empresa de software, a Catnip Labs. Atualmente, ele trabalha como chefe de tecnologia de uma empresa do ramo da medicina.

Gabe Newell

Desse modo, Gabe Newell se tornou o único dos fundadores a continuar na diretoria da Valve Corporation. Ele é o sócio majoritário da companhia, possuindo mais de 50% das ações dela.

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Atualmente, Newell é casado, tem 2 filhos e ocupa o cargo de diretor de projetos na empresa da qual é dono.

Gabe Newell nasceu em Seattle, Washington, nos Estados Unidos em 3 de novembro de 1962, ou seja, tem 60 anos agora. Com uma fortuna estimada em 4,1 bilhões de dólares, Newell é uma das pessoas mais ricas do mundo, ocupando a posição 705 da lista da Forbes.

Tido como uma celebridade entre os fãs de games, Gaben, como é carinhosamente chamado, é descrito como uma pessoa muito simpática, do tipo rico “gente como a gente”. Não é difícil encontrar memes com sua imagem na internet, que o comparam a divindades, devido à grande gratidão que os usuários de seus jogos têm por ele.

Gabe Newell é assumidamente louco por jogos de videogame, e talvez seja esse o seu principal diferencial. Afinal de contas, ele compartilha um amor genuíno pelos games com os usuários e, dessa forma, consegue atingir um nível tão alto de aceitação por parte de seu público alvo.

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Entretanto, ao longo dos anos, a Valve tem deixado de produzir jogos autorais, para a tristeza dos fiéis fãs de Half Life, CS e DOTA, que é outro jogo originário de um mod que se tornou um sucesso absurdo.

Aliás, a Valve tem concentrado seu enfoque no Steam, que foi fundado em 2003, por Gaben, e é sobre isso que falaremos no tópico seguinte.

O que a Valve oferece?

Com a saída de seu sócio e amigo, Gabe Newell ficou sozinho no comando da Valve, e tinha um grande problema para o qual achar a solução: encontrar um meio mais fácil de enviar atualizações e correções para os jogos de sua marca.

Afinal, esse envio era muito difícil e travava o sistema dos usuários, deixando-os impossibilitados de jogar por dias a fio. Sem contar nas trapaças, usadas por jogadores para burlar as regras dos jogos e na pirataria, que não tinha como ser controlada pela Valve nessa época.

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Então, a Valve começou a projetar um protótipo de uma plataforma segura, que unificasse os recursos dos jogos pela internet, que nessa época já tinha evoluído e já conseguiria suportar um sistema como esses. Inclusive, eles até tentaram uma parceria com empresas como a Microsoft e o Yahoo, mas foram rejeitados.

Entretanto, tendo conseguido convencer a Acer, a Gamespy e a AT & T a darem apoio, a Valve seguiu com o projeto.

Desse modo, em 22 de março do ano de 2002, durante a GDC (Gamers Developers Conference) 2002, a Valve lançou a Steam. Essa é uma plataforma unificada de games e recursos online.

Através do Steam, o usuário pode comprar e jogar não só os games produzidos pela Valve, como também de outras desenvolvedoras parceiras. E isso não é tudo, pois, ao longo do tempo, esses recursos foram sendo incrementados e expandidos para otimizar a experiência dos gamers.

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Steam: primeiros passos

Quando lançado, em 2002, a comunidade não recebeu muito bem o Steam. Afinal, a interface da plataforma era muito “engessada”, e muitos usuários tinham um certo receio de não serem os “donos” de seu próprio jogo, visto que a Valve exigia que os jogos fossem vinculados a uma conta. Além disso, para realizar qualquer ação dentro da plataforma, mesmo rodar os títulos, era necessário que isso fosse autorizado pela empresa.

A Valve, inclusive, contava com cerca de 75 mil Beta testers, que testariam o Steam até setembro de 2003 e reportariam qualquer problema,para garantir que tudo funcionasse perfeitamente.

Assim sendo, com o apoio da Gamespy, da Acer e da AT & T, a Valve seguiu fazendo ajustes e aprimorando os recursos do Steam, que em sua versão teste, a Beta Steam, em meados de janeiro de 2003, acompanhou o lançamento do Counter-Strike 1.6, que uma atualização do CS original.

Para conseguir jogar essa nova atualização do amado game, os usuários eram obrigados a terem o Steam instalado, o que foi uma jogada de mestre da Valve. Afinal, era uma multidão de fãs do jogo que estavam tão empolgados e entusiasmados para jogar o Counter-Strike 1.6, que não se importaram em ter que usar o Steam para isso.

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Em 1 de maio de 2003, a Valve acertou de novo, ao lançar seu primeiro jogo completo a ser rodado dentro do Steam, o Day of Defeat, que era um mod de Half Life, que acabou sendo muito bem aceito pelos gamers. E, assim, com os devidos ajustes e aprimoramentos, o Steam foi muito elogiado por seus usuários, que recebiam as atualizações do jogo de forma rápida, sem nem mesmo ter que se preocupar com os downloads, já que tudo era feito de forma automatizada pelo Steam.

Evolução do Steam

Após o sucesso do CS 1.6 e de Day of Defeat, além das remasterizações de outros games antigos que foram super aprovados pelos usuários, a Valve se firmou no mercado de jogos com sua plataforma.

Tanto que outras desenvolvedoras se interessaram em colocar seus games e outros softwares no Steam. Afinal, nessa plataforma estavam disponibilizados serviços exclusivos, como sistemas antipirataria, possibilidade de publicar conteúdos próprios na página de cada jogo, além de mais flexibilidade no pagamento para os usuários.

Além disso, a Valve lançou seu motor gráfico autoral no Steam, o Source. Aliás, usando essa engine, foram desenvolvidos muitos jogos que são famosos até os dias de hoje.

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Source

Naquela época, o primeiro game a utilizar o Source foi uma versão do CS, o Counter-Strike:Source. Essa versão não foi um sucesso tão unânime quanto seu antecessor, mas vendeu muito bem, apenas por estar no catálogo do Steam, o que prova quão grande era o prestígio da plataforma no mercado de jogos.

Entretanto, a consolidação do Steam veio mesmo de forma definitiva em 2004, com o lançamento do tão aguardado Half Life 2. E como já vimos, foi o maior sucesso. O jogo ganhou diversos prêmios e ainda é um dos games mais vendidos e amados até os dias de hoje.

Inclusive, esse game foi feito com base na nova engine da Valve, o que provou de vez para o mundo a eficácia desse motor gráfico. E como era de se esperar, a popularidade da Steam aumentou muito. Isso atraiu diversas desenvolvedoras independentes que negociaram com a Valve para anunciar seus jogos na plataforma.

Os primeiros títulos de publishers a serem comercializados dentro do Steam foram Darwinia e Rag Doll Kung Fu, lançados em 2005. Eles fizeram tanto sucesso, que acabaram atraindo empresas maiores, como id Software, a Capcom e a Eidos Interactive.

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Em 2007, a Valve divulgou uma nota em que afirmava já haver ultrapassado a marca de 150 games em seu catálogo. Tudo isso além de 2500 atualizações de jogos antigos e que já contava com mais de 13 milhões de usuários. E esse sucesso retumbante atraía cada vez mais empresas para o Steam.

A Steam e a interatividade

Steam - Divulgação
Steam – Divulgação

Um dos principais diferenciais da Steam, é que os usuários podem interagir entre si durante os jogos. Isso porque, em agosto de 2007, a Valve lançou a versão para testes de sua “rede social” dos gamers, a Comunidade Steam.

Por meio desse recurso, os jogadores podem conversar, trocar fotos, vídeos e diversos outros tipos de arquivos, de forma super prática e ágil. E, com isso, através de similaridades entre as bibliotecas, é possível encontrar pessoas que gostem do mesmo jogo. Assim, elas podem trocar experiências, o que torna as horas de jogatina ainda mais interessantes.

Isso foi outra grande sacada da Valve, pois é um recurso que visa proporcionar a melhor experiência possível para os usuários, e que conquista o coração desse público!

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SteamWorks

Steamworkws - Divulgação
Steamworkws – Divulgação

O SteamWorks foi outro recurso que a empresa lançou para promover o encontro entre jogadores. Porém, ele vai além disso, pois permite que não só os desenvolvedores possam criar seu próprio universo multiplayer, como também disponibilizar ferramentas para que os usuários de seus jogos tenham acesso a esse ambiente multiplayer.

Isso agilizou muito o processo, pois os usuários poderiam passar a usar sua própria conta no Steam para ter acesso aos jogos dos desenvolvedores independentes, sem que houvesse a necessidade de fazer um novo cadastro para cada novo jogador.

Steam Cloud

Hoje em dia, o armazenamento em nuvem é muito popular e a maioria de nós utiliza esse serviço para guardar algum tipo de arquivo. Porém, na época em que os games começaram a se popularizar, era um problema cada vez que o computador dava “pau”, ou era preciso atualizar a máquina.

Afinal, todo o progresso no jogo se perdia, sendo necessário reiniciá-lo. Desse modo, quando a Valve lançou, em setembro de 2008, o Steam Cloud, foi uma grande evolução e os players ficaram encantados!

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Afinal, o Steam Cloud é um sistema de backup em nuvem, que armazena o progresso e as configurações do jogo online, para garantir que eles não se percam caso algum problema aconteça, como uma queda de energia ou um problema na máquina.

A Steam e as expansões

Depois de 2008, a Valve passou um tempo trabalhando internamente em sua expansão e em parcerias com outras grandes empresas do ramo dos games.

Então, em 2010, ela anunciou o lançamento do Steam Client OS X, para seus usuários da Apple. Já em 2011, junto com a Sony, ela integrou o Steamworks ao PlayStation 3 e lançou sua versão de Portal 2 para esse mesmo console.

Nesse mesmo ano, a Valve também lançou uma das primeiras cross plataform entre consoles OS X, PlayStation e Windows.

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Como desde o início a Valve sempre incentivou a criação de modificações de seus games, não foi surpresa quando em outubro de 2011, estreou o Steam Workshop, um recurso dentro do Steam que oferecia a seus usuários a possibilidade de jogarem, produzirem e compartilharem seus próprios mods de jogos preferidos.

E isso gerou uma nova vertente de profissionais dos games: os criadores de “skins”. Essas skins são personalizações dentro dos jogos, as quais eram produzidas pelos designers e disponibilizadas na plataforma. Então, os usuários e a Valve votavam em suas preferidas e as que mais ganhavam votos se destacavam para ficarem disponíveis para compra pelos jogadores. Assim, uma parte do lucro das vendas ficava com a Valve e outra ia para o profissional.

Versão da plataforma para smartphones

Em 2012, a Valve anunciou sua versão compatível do Steam para smartphones de sistema Android e IOS. Desse modo, os usuários poderiam acessar a loja de qualquer lugar com acesso à internet. Tudo isso além de poder conversar com outros usuários e, ainda, contar com um sistema mais eficiente de segurança contra invasões de hackers. Uma vez que implataram o Steam Guard nessa versão.

Por meio do Steam Guard, de tempos em tempos se lança uma senha para dificultar o ataque de pessoas de má fé ao sistema.

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Steam Greenlight

Steam Greenlight - Divulgação
Steam Greenlight – Divulgação

Ainda firme no propósito de ajudar novos desenvolvedores a produzir e lançar seus games, a Valve lançou o Greenlight, por meio do qual, programadores amadores poderiam colocar seus jogos na plataforma.

Assim, a Valve e a comunidade de players selecionavam os melhores e, os que recebessem aprovação, poderiam ir para a loja de jogos da Steam como qualquer game sofisticado produzido por uma grande desenvolvedora.

No início, houve muitos problemas, pois não havia critério para os programadores exporem seus jogos na plataforma. Desse modo, aparecia muito conteúdo inadequado e de muito mau gosto por lá. Para resolver esse impasse, a Valve estipulou um pagamento mínimo de U$100,00 para os programadores anunciarem seus jogos no Steam.

E, para não perder o apelo social da proposta, a Valve doava todo o lucro obtido com essas taxas para instituições sem fins lucrativos.

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A Valve e os dispositivos eletrônicos

Depois de haver muita especulação de que a Valve estivesse trabalhando no desenvolvimento de hardware, a empresa anunciou, no final de 2015, o lançamento da Steam Machine. Esse dispositivo não era necessariamente um console, mas um sistema otimizado para videogames.

Dessa forma, a Valve esperava obrigar as empresas produzirem novos consoles para poderem rodar o sistema operacional da Steam Machine. Entretanto, bem poucas empresas fizeram isso, e a Valve lucrou muito pouco com esse projeto.

Outro lançamento de dispositivos eletrônicos foi o do Steam Controller,. Este é um controle para jogos sem fio e com um design arrojado, pega confortável e botões ergonômicos. De início, o Steam Controller ia junto com a Steam Machine, mas logo começou a sair separadamente e caiu no gosto dos gamers.

Entretanto, a empresa parou de produzi-lo e o último lote acabou em 2019.

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Acompanhando as tendências do mercado, desde 2014 a Valve tem trabalhado no desenvolvimento de tecnologias de Realidade Virtual. Isso em parceria com a plataforma Steam VR e a HTC, a fabricante taiwanesa que produz os headsets HTC VIVE.

A empresa ainda lançou o Steam Link, um dispositivo que permitia a transmissão de um jogo de console ou de PC para uma TV ou um monitor maior. Contudo, ele também parou a produção e seu último lote saiu em 2018.

A Valve na atualidade

Valve logo
Valve logo

Atualmente, a Valve tem como seu principal braço o Steam. Afinal, essa plataforma foi o que mais lhe rendeu lucros e notoriedade no mercado. Tanto que seus números são impressionantes, sendo que hoje ela tem mais de 120 milhões de usuários mensais. Aliás, em janeiro de 2022, a plataforma bateu um recorde ao registrar quase 28 milhões de usuários logados simultaneamente.

E toda essa popularidade, apesar de ter caído um pouco nos últimos tempos devido ao aumento da concorrência, se deve ao fato de que é muito mais fácil e barato ter acesso aos jogos favoritos na Steam.

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Afinal, quem tem PlayStation e XBox, por exemplo, sabe como pode ser difícil e caro conseguir um novo jogo ou algum exemplar específico de um game. Já no Steam, tem muitos títulos de qualidade com valores até simbólicos de tão baixos.

E, com o “titio Gaben” ainda na ativa, só podemos esperar o que vem por aí, pois essa é a especialidade dele. Visto que a espera pelo Half Life 3 já dura quase 15 anos!

E aí, gostou de conhecer a história da Valve? Agora, quando você for jogar qualquer game de FPS, vai lembrar que com certeza tem o dedo da Valve nele!

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Carioca, estudante de Direito, servidora pública e apaixonada por vídeo games, tecnologia e cultura pop em geral. Tenho como hobbies consumir e produzir conteúdos relacionados a esses temas que me interessam, e adoro passar horas adquirindo conhecimento sobre os assuntos que mais gosto, tanto que mantenho um canal no Youtube sobre games há 4 anos. Meu contato com inglês vem de longa data, quando notei que para ter acesso a todo um universo de informações, dominar a língua era fundamental.

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