Fundação: | Los Angeles, Califórnia, Estados Unidos, em 12 de novembro de 2019. |
Sede | Los Angeles, Califórnia, Estados Unidos. |
Fundadores | Disney Media and Entertainment Distribution |
Atuais donos | The Walt Disney Company |
Países que opera | Mais de 50 países pelo mundo, incluindo Estados Unidos, Canadá, Alemanha e Brasil. |
O que oferece | Serviço de streaming, com séries, filmes e programas de tv. |
A Disney Plus é um dos serviços de streaming mais utilizados no mundo todo. Levando consigo toda a tradição e força do nome do célebre Walt Disney, ela caiu nas graças do público em um tempo relativamente curto.
Afinal, além de conter as produções originais da Disney, que encantam pessoas de todas as idades, a plataforma ainda disponibiliza conteúdos de estúdios famosos e, também, de suas recentes aquisições, como a FOX e as franquias bilionárias da Marvel, por exemplo.
E hoje vamos te contar tudo sobre a Disney+, seu início, seus esforços para crescer, se destacar e se tornar esse império como a conhecemos. É só ficar com a gente, ler até o final e se encantar!
Quando a Disney Plus foi fundada?
Primeiramente, a história da Disney começou, na verdade, em 2015, quando a Walt Disney resolveu lançar um serviço de streaming, para fazer um teste de mercado. O serviço, que foi batizado de DisneyLife, foi lançado com exclusividade no Reino Unido, e seria substituído pelo Disney+, como conhecemos atualmente.
Em 2016, a empresa adquiriu ações de uma empresa chamada BAMTech, que atuava no ramo de tecnologia voltada para os streamings. Apesar de ter uma participação minoritária, de início, desembolsou cerca de 1 bilhão de dólares, com a possibilidade de ter uma maior participação, o que veio a acontecer não muito tempo depois, já que em agosto 2017, a Disney invocou seu direito a uma participação majoritária na empresa, desembolsando 1,58 bilhão de dólares e chegando a comandar 75% da BAMTech.
Nesta mesma época, a Disney anunciou que lançaria um segundo serviço da marca, retirado diretamente de seu conteúdo, depois que a empresa finalizasse seu contrato de distribuição com a Netflix, que chegaria ao fim em 2019.
Primeiro nome para chefiar o projeto
O primeiro nome anunciado para chefiar o projeto, foi o da diretora de desenvolvimento de franquias da Disney Imagineering, Agnes Chu. Ela trabalhou arduamente, pois a empresa precisava ver com cautela quais histórias, personagens e adaptações poderiam entrar na plataforma, sem apresentar empecilhos legais, bem como, quais os títulos que trariam mais retorno se lançados no streaming ao invés de nos cinemas. Chu trabalhou no projeto até meados de 2020.
Ainda em 2017, a Disney esboçou suas primeiras intenções de adquirir os direitos sobre a 21st Century Fox, para transmitir seus ativos de entretenimento. Assim, ela aumentou ainda mais as opções disponíveis no streaming. Entretanto, a oficialização do acordo só se firmou em 2019.
Entre 2018 e 2019, alguns dos mais renomados executivos do ramo entraram e saíram do comando da plataforma. Mas era Bob Iger quem estava exercendo o cargo de CEO, quando foi anunciado, em dezembro de 2018, que a plataforma se chamaria Disney+, e que haviam planos de um grande lançamento para o final de 2019.
E isso se confirmou com o lançamento da plataforma em 12 de novembro de 2019, nos Estados Unidos.
Já a expansão mundial da Disney+ se deu ao longo dos anos de 2020 e 2021, quando chegou à Europa Ocidental, alguns países da Ásia e América Latina.
Investimento em marketing da plataforma
A plataforma não perdeu tempo e investiu pesado em marketing, lançando um vídeo de mais de 3 horas no YouTube, para divulgar toda a programação disponível em seu portfólio. Ademais, há relatos de que a empresa teria proibido propagandas de sua maior concorrente, a Netflix, em todos os seus canais, com exceção da ESPN.
Em dezembro de 2020, apenas um ano após seu lançamento, a plataforma divulgou dados que mostraram que o serviço já contava com cerca de 86,8 milhões de assinantes em todo o mundo.
Em 2021, estimava-se que o número de assinantes subira para 94,4 milhões, dessa forma, ficando entre os maiores e mais conhecidos serviços de streaming do mundo.
Quem são os fundadores da Disney Plus?
O serviço de streaming Disney+, é um braço da empresa Disney Media and Entertainment Distribution, a principal responsável por lançar e operar a plataforma, uma empresa de propriedade da Walt Disney Company.
A Walt Disney Company, ou simplesmente Disney, como é conhecida, foi fundada há quase 100 anos, em 16 de outubro de 1923.
Walt Disney era um animador e no início de 1923 criou um curta metragem intitulado Alice ‘s Wonderland, que fez um sucesso razoável na época. Entretanto, a falência de sua primeira empresa, chamada Laugh-O-Gram Films, fez com que ele se mudasse para Hollywood, para se juntar com seu irmão Roy O. Disney. Trabalhando juntos, eles logo foram contactados por uma produtora chamada MJ Winkler Productions, para produzir uma série de Alice Comedies.
Neste mesmo ano de 1923, os irmãos formaram a Disney Brothers Animations Studios, e produziram várias outras animações, além de Alice.
Eles rapidamente começaram o processo de expansão do estúdio Disney para a Hyperion Street, que se concluiu em janeiro de 1926, quando o nome do estúdio foi alterado para Walt Disney Studios.
Desenvolvimento de outras animações
Quando as gravações de Alice Comedies cessaram, várias outras animações começaram a ser desenvolvidas, estrelando seu primeiro personagem principal: Oswald, o Coelho Sortudo. No entanto, os direitos autorais do personagem pertenciam à sua distribuidora, Winkler Pictures, através da Universal Pictures, o que fez com que a maioria dos lucros fossem para a distribuidora e não para o estúdio Disney.
Ao perder o contrato com a distribuidora, depois que Charles Mintz, marido de Winkler assumiu a empresa em fevereiro de 1928, a Disney perdeu seu personagem, depois de ter feito 26 curtas com Oswald, o Coelho Sortudo.
Mintz ainda tentou comprar os estúdios Disney, o que não foi possível, graças à resistência de Walt em vender. Entretanto, ele contratou 4 dos principais animadores da Disney, o que causou uma séria crise dentro do estúdio.
Após a perda de quase toda sua equipe, e de seu personagem principal Oswald, o estúdio precisava se reinventar. E foi em uma viagem de trem para a Califórnia que Walt idealizou um personagem rato, chamado Mortimer, mas graças a esposa de Disney, que não gostou de como o nome Mortimer Mouse soava, então ele foi rebatizado com o nome de Mickey Mouse.
Primeiro filme do Mickey Mouse
O personagem estrelou inúmeros curtas do estúdio, incluindo Steamboat Willie, o primeiro filme com som sincronizado do Mickey, o que garantiu a ele um incrível sucesso imediatamente após seu lançamento.
Foi assim que Walt Disney começou a trilhar o caminho, que como sabemos, chegou ao ápice do sucesso mundial com seus filmes e desenhos.
Mas foi em 2019, com a grande expansão da tecnologia e visando suprir a necessidade do seu público, que a empresa decidiu lançar a plataforma Disney+, oferecendo inúmeros episódios de programas, filmes e séries originais e de parceiros, para aumentar ainda mais a disponibilidade e a variedade de conteúdo para seus usuários desfrutarem a qualquer hora e lugar.
Quem são os atuais donos da Disney Plus?
Como vimos anteriormente, o serviço de streaming Disney+, é uma das vertentes da Walt Disney Company. O dono e fundador da empresa, que leva seu nome, foi Walt Disney, nascido em 5 de dezembro de 1901, em Hermosa, Chicago, Illinois, Estados Unidos.
Walter Elias Disney foi um produtor de cinema, diretor, roteirista, cineasta, dublador, empreendedor, filantropo, entre outras coisas. Ele ficou muito conhecido por ter fundado a The Walt Disney Company, juntamente com seu irmão Roy O. Disney,
tendo exercido o cargo de diretor principal dos estúdios Disney até pouco tempo antes de sua morte, em 15 de dezembro de 1966, causada por um avançado câncer de pulmão. Seu corpo foi cremado e suas cinzas foram enterradas no Forest Lawn Memorial Park, em Glendale, Califórnia.
Após a morte de Disney, muitos executivos passaram pela diretoria da empresa. Entretanto, desde fevereiro de 2020, o cargo de presidente e CEO da Disney está sendo exercido por Bob Chapek, que antes de assumir tal cargo atuou por 26 anos na Disney, onde começou na divisão de entretenimento doméstico até se tornar presidente da Disney Parks, Experiences and Products.
CEO – Bob Chapek
Bob Chapek nasceu em Chicago, Illinois, nos Estados Unidos, em 21 de agosto de 1960 (61 anos de idade atualmente), é casado e tem 3 filhos. Formou-se em Microbiologia pela Universidade de Indiana, uma formação bastante peculiar, já que acabou decidindo trilhar os caminhos do mundo corporativo.
Apesar de exercer um dos mais importantes cargos da empresa, Chapek ainda precisará responder ao ex-CEO da Disney, Bob Iger e ao conselho administrativo dos estúdios Disney, o qual Iger é chefe executivo, mesmo depois de ter se afastado da alta cúpula da Disney.
Aliás, ao assumir o cargo, Bob Chapek se tornou o executivo mais bem pago da história, com um salário de $2,5 milhões de dólares por mês, um bônus de $7,5 milhões e um incentivo anual de impressionantes $15 milhões, segundo a lista em tempo real da Forbes.
O que a Disney+ oferece?
Já sabemos que o Disney+ oferece desenhos, filmes e séries produzidos pelos próprios estúdios Disney e seus parceiros.
Inclusive, desde que chegou ao Brasil em 2020, o serviço de streaming vem disponibilizando cada vez mais títulos para seus assinantes. Grandes nomes como Marvel Studios, Pixar, National Geographic e Star Wars, inclusive a série The Mandalorian, exclusiva e que se passa no mesmo ambiente da saga, marcam presença na plataforma.
Assim, assinando o Disney+, você garante acesso a todos estes sucessos e muito mais. Afinal, depois de seu lançamento, ela é a única provedora que disponibiliza todos os conteúdos produzidos pelos estúdios Disney.
Como assinar a Disney Plus?
Para ter acesso ao maravilhoso mundo da Disney, assim como em outros serviços de streaming, é necessário que você crie uma conta na plataforma, o que pode ser feito de maneira rápida e fácil, através de seu aplicativo próprio ou através do site oficial da Disney+.
Para fazer isso por um dispositivo móvel, basta você:
- Primeiramente, acessar o Google Play ou a App Store;
- Fazer o download do app da Disney+;
- Abrir o aplicativo, após a instalação ser concluída;
- Clicar no ícone “Assinar Agora”;
- Preencher o campo indicado com o seu email;
- Ler e assinar o termo de aceite;
- Criar sua senha de acesso, que deve conter 6 dígitos;
- Por fim, escolha o melhor plano para você e finalizar a assinatura.
Agora, se você preferir usar a plataforma em seu computador ou smart Tv, o caminho é esse:
- Em seu navegador, acesse o site oficial da Disney+;
- Clique no botão “Assinar Agora”;
- Preencha o cadastro com seu endereço de email;
- Crie sua senha, seguindo as especificações;
- Escolha o plano que mais se adequa a você;
- Insira os dados de pagamento;
- Leia e assine os termos de contrato;
- Finalize a assinatura.
Pronto! Você já pode começar a usar os serviços da plataforma para assistir seus títulos favoritos.
Quanto custa para assinar a Disney+?
A exemplo de outras plataformas de streaming, a Disney+ oferece diferentes planos de assinatura para que cada usuário escolha o que mais se encaixa em seu estilo de vida e, também, em seu bolso.
Atualmente, você pode optar por dois tipos de plano:
- Plano comum mensal ou anual;
- Combo Disney+ e Star+ mensal.
No Plano comum mensal, o assinante paga apenas R$1,90 no primeiro mês, para poder experimentar o serviço pagando um valor simbólico. Depois, passa a pagar R$27,90 por mês. Ou, se preferir, o plano pode ser pago pelo ano todo com desconto de 2 meses de pagamento, ou seja, o valor sai por R$270,00.
Agora, no Combo Disney+ e Star+, a opção de pagamento disponível é apenas mensal, a um valor fixo de R$45,90 por mês.
Onde e como assistir ao Disney+?
Depois de criar sua conta e escolher seu plano, você poderá ter acesso aos títulos disponíveis através de
- Smart tvs;
- Tablets;
- Smartphones;
- Computadores de mesa;
- Laptops e notebooks;
- E até mesmo videogames tipo console, como o Xbox One e PS4.
Uma das maiores vantagens da Disney+ em relação a suas concorrentes, é que a plataforma permite o acesso a até 7 telas, de forma simultânea, por conta ativa, fazendo com que seja possível dividir a mensalidade com amigos e familiares, tornando-a assim, ainda mais acessível.
Dá para assistir ao Disney+ estando offline?
Sim. A Disney+ disponibiliza aos seus usuários a oportunidade de baixar episódios de séries, filmes completos, documentários, shows, etc, para que eles possam assistir mesmo quando estiverem em um local sem acesso à internet.
Esses downloads são permitidos em até 10 dispositivos diferentes por conta ativa. Ademais, dá para baixar conteúdo em smartphones Android e IOS.
Para isso, basta você fazer o seguinte:
- Abra o aplicativo da Disney+ em seu aparelho;
- Clique no ícone de lupa e insira o nome do filme ou série que você deseja baixar;
- Do lado do botão “Assistir”, você verá um símbolo de seta para baixo;
- Clique neste símbolo e pronto! O conteúdo será baixado automaticamente.
Aliás, você pode baixar quantos títulos quiser, pois a Disney+ não estabelece um limite de downloads. Entretanto, você deve estar atento quanto à capacidade de armazenamento do seu dispositivo, pois estes arquivos costumam ser grandes e “pesados”.
Disney+: conteúdos em 4K
Um dos diferenciais do serviço de streaming da Disney+, é a possibilidade de assistir a diversos conteúdos em 4K. Assim, você consegue assistir aos seus títulos preferidos em uma resolução de altíssima qualidade, tanto em vídeo quanto em áudio.
Para tanto, basta que o seu dispositivo tenha compatibilidade com conteúdos em 4K e que o seu serviço de internet tenha uma boa velocidade.
Os conteúdos da plataforma contemplados com a tecnologia 4K, podem ser identificados por meio dos termos “4K Ultra HD” ou “HD”.
Como escolher o melhor plano da Disney+?
Como vimos, a Disney+ oferece algumas opções de planos para você escolher. Afinal, cada família tem a sua própria preferência, seu estilo de vida, rotina, disponibilidade de tempo para assistir e, claro, poder aquisitivo.
Sendo assim, você deve levar em consideração uma série de fatores na hora de escolher qual o melhor plano de assinatura para você e sua família.
Se você possui uma família grande, ou pretende dividir a assinatura com um grupo de amigos, por exemplo, vale a pena considerar assinar o Plano Combo. Afinal de contas, você terá muito mais conteúdo ao seu dispor e pagará um preço de “atacado”, por assim dizer, além de poder dividir a mensalidade com outras pessoas para que ela não pese no seu orçamento.
Isso vale também, se você ou sua família costuma assistir com bastante frequência e tem uma boa disponibilidade de tempo para aproveitar os serviços da Disney+, pois, nesse caso, quanto mais conteúdo vocês tiverem à sua disposição, melhor!
Entretanto, se você não tem muito tempo, se não tem com quem dividir a mensalidade e o seu orçamento não permite que você assine esse Combo, que é um pouco mais salgado, o Plano comum pode ser uma ótima opção para você.
Isso porque, além de ser consideravelmente mais em conta, ele também contém milhares de títulos ao seu dispor e você pode, ainda, escolher se quer pagar por mês ou se prefere pagar pelo ano inteiro de serviços. Assim, você não precisaria se preocupar com o vencimento mensal das parcelas e ainda ganharia 2 meses grátis, ou seja, pagaria por 10 e levaria 12 meses de assinatura.
Enfim, tudo é uma questão de analisar os prós e os contras e decidir qual plano se encaixaria melhor no seu cotidiano, orçamento e expectativas.
Como pagar pelos serviços da Disney+?
Para facilitar a vida do usuário e contemplar a todo tipo de assinante, a Disney+ oferece diversas formas para que seus serviços sejam pagos. Desse modo, você pode fazer o pagamento através de:
- Cartões de débito e crédito, das bandeiras: Visa, Mastercard, Maestro, Elo e American Express;
- Pagamentos digitais, por meio do Mercado Pago ou PayPal;
- Cobrança com empresas parceiras, tais como: Vivo, Bradesco, Mercado Livre, etc.
É só você escolher qual o meio de pagamento mais viável e indicá-lo no momento de fazer a sua assinatura da Disney+.
Afinal de contas, assinar a Disney+ vale a pena?
Nós já vimos que a Disney+ oferece muito conteúdo de qualidade, com excelente resolução de som e imagem, disponibilidade de download, flexibilidade nas formas de pagamento e nos planos de assinatura.
Sendo assim, decidir se vale a pena fazer a assinatura dessa plataforma é só uma questão de fazer uma auto-análise. Afinal, não adianta um serviço ser de excelência se ele não for agregar coisas positivas à sua vida e de sua família.
Portanto, responda a algumas perguntas:
- Eu posso pagar?
- Eu tenho tempo para assistir?
- O conteúdo disponibilizado corresponde ao meu gosto de entretenimento?
Essas perguntas parecem simples e até óbvias. Porém, respondê-las com sinceridade total pode proporcionar a você um norte para seguir e decidir se assinar a Disney+ vale a pena. Então, se as respostas forem todas afirmativas, você pode ir em frente e escolher qual o melhor plano e efetivar a sua assinatura!
É possível cancelar a assinatura da Disney+ sem ter nenhum encargo?
Se você quiser assinar a Disney+ para experimentar, pode fazer isso sem problema algum. Afinal, a plataforma não cobra nenhuma taxa de cancelamento, não te prende com nenhuma política de fidelidade e, ainda, te reembolsa o valor integral, caso você tenha optado por um plano com pagamento anual.
Aliás, você pode cancelar a assinatura a hora que quiser e, se já tiver feito a adesão há mais de 14 dias, no plano mensal, e há 30 dias ou mais, no plano anual, recebe seu dinheiro de volta, ou pode continuar assistindo até a data da próxima cobrança.
Você pode fazer o cancelamento em diversos dispositivos, como celulares com sistema Android e IOS, e computadores. Para cancelar a assinatura da Disney+ através de um smartphone Android.
Siga esse passo a passo
- Primeiramente, Abra a Play Store e clicar no botão do seu perfil, que fica em cima, á direita;
- Depois que a janela abrir, clique em “Pagamentos e assinaturas”;
- Clique em “Assinaturas”;
- Encontre o nome da Disney+ e selecione-o;
- Por fim, é só tocar em “Cancelar assinatura” e finalizar o processo.
Agora, se o seu smartphone for um Iphone, o procedimento é o seguinte:
- Vá em “Ajustes” e selecione o seu nome, que fica no canto superior;
- Clique na opção “Assinaturas”;
- Encontre o Disney+ na lista e toque em seu ícone;
- Clique em “Cancelar assinatura”;
- Finalize o processo.
Além de fazer o cancelamento do Disney+ do seu dispositivo móvel, você também pode optar por executar isso no PC:
Versão de PC
- Primeiramente, abra o seu navegador e busque pelo site do Disney+;
- Clique no botão correspondente ao seu perfil, que fica no canto superior direito;
- Quando o menu abrir, selecione “Conta”;
- Vá para “Assinatura” e, depois, em “Disney+…” e o nome do plano que você possui;
- Role a tela até o final e clique no botão vermelho, onde se lê “Cancelar assinatura”;
- Por fim, dentre as opções apresentadas, selecione a razão pela qual você quer cancelar o plano e, então, tecle em “Continuar para cancelar”.
Seja qual for o meio que você escolher para cancelar a sua assinatura da Disney+, o processo é descomplicado e rápido. Aliás, você pode voltar a ser um assinante a hora em que desejar.
Entretanto, se você havia aproveitado o mês de degustação por R$1,90, se fizer uma nova assinatura não poderá aderir à promoção novamente. Agora que você já sabe toda a história da Disney Plus, todas as informações de como assinar, usar, pagar e até de como cancelar, se for preciso, não perca mais tempo e se torne um assinante dessa mega plataforma!