Fundação: | Rio de Janeiro, RJ, Brasil, em 10 de novembro de 1991 |
Sede | Rio de Janeiro, RJ, Brasil |
Fundadores | Roberto Marinho |
Atuais donos | Sociedade entre Canais Globo (50%), Walt Disney Studios (12,5%), Paramount Pictures (12,5%), Universal Studios (12,5%) e Metro-Goldwyn-Mayer (12,5%). |
Países que opera | Brasil |
O que oferece | Filmes clássicos e lançamentos. |
O Telecine é uma rede de canais voltada para a transmissão de filmes clássicos e lançamentos que saem do cinema. Lançado em novembro de 1991 por Roberto Marinho, o dono e fundador da Rede Globo de Comunicações, o Telecine reúne mais de 2 mil filmes de todos os gêneros. Hoje iremos te contar a história deste projeto inovador, que trouxe o acesso a filmes para mais perto dos brasileiros.
Então fique conosco e conheça a história do Telecine, e tenha o seu momento cinema!
Quando o Telecine foi fundado?
Em 10 de novembro de 1991, Roberto Marinho lançou o canal Telecine, um canal de TV a cabo, destinado a transmitir todos os tipos e gêneros de filmes, 24 horas por dia. Somente dois anos após seu lançamento, o canal fechou acordos para estrelar filmes com 5 dos principais distribuidores de Hollywood, entre eles, podemos citar a Universal Pictures, Paramount, 20th Century Studios e Metro-Goldwyn-Mayer.
Nos seus primeiros anos, até meados de 1997, o Telecine contava apenas com 1 canal que, por sua vez, transmitia filmes dos mais variados gêneros, incluindo os lançamentos. Mas ainda nesta época, seus criadores decidiram inovar, lançando 4 novos canais, que inicialmente foram enumerados de 1 a 5.
Entretanto, não demorou muito para que os canais recebessem seus próprios nomes: o Telecine 1, se tornou Telecine Premium, o 2 recebeu o nome de Telecine Action, o 3 virou Telecine Emotion, o 4 Telecine Happy e o Telecine 5 se tornou Telecine Classic. Alguns nomes mudaram depois de um tempo, como por exemplo, o Telecine Emotion passou a se chamar Light, e depois Telecine Touch, o Telecine Classic, se tornou Telecine Cult, como conhecemos até os dias atuais. O Telecine Happy também se transformou, em 2004, quando seu nome passou a ser Telecine Pipoca, e sua grade de programação é composta desde então para filmes de indicação livre.
Motivo da alteração da nomeclatura
A alteração da nomenclatura dos canais, deu-se, segundo seus diretores, para facilitar a memorização e a compreensão do público, a respeito de qual gênero é apresentado por cada canal Telecine.
Na mesma época em que se deu por finalizada a alteração dos nomes dos canais, em 2004, o Telecine foi eleito Top of Mind, pela população brasileira, segundo uma pesquisa do Datafolha 2005, dentre os canais de filmes da TV a cabo, o que viria a se repetir em 2006.
E a sua popularidade entre o público brasileiro ficou ainda mais em evidência, quando o hub de cinema ficou no topo da categoria Líder em Awareness, também entre os canais de filmes da TV a cabo.
Com tamanho sucesso, o hub de cinema seguiu, sem grandes modificações em sua fórmula até o ano de 2010.
Em 22 de outubro de 2010, a tecnologia HD chegou ao Telecine Premium, que passou a se chamar Telecine Premium HD. Nesta mesma época, o Telecine Pipoca foi mesclado ao Telecine Premium, se tornando uma expansão do mesmo, com dual áudio e múltiplas legendas.
Outra grande novidade que surgiu no ano de 2010, foi o lançamento do Telecine Fun.
Poucos dias depois, mais um canal em HD foi lançado, e desta vez foi o Telecine Action, seguido pelo Telecine Pipoca. Um ano depois, já em 2011, todos os canais Telecine, com exceção do Telecine Cult, já tinham sua versão em HD e, assim como o Telecine Pipoca, também apresentavam as funções de dual áudio e múltiplas opções de legendas.
No ano de 2012, com a chegada da versão HD do Telecine Cult, a Rede Telecine, como conhecemos até então, ficou completa.
Quem são os fundadores do Telecine?
A Rede Telecine foi fundada por Roberto Marinho. Nascido em 03 de Dezembro de 1904, no Rio de Janeiro, Roberto Pisani Marinho foi um importante empresário e jornalista brasileiro, conhecido por fundar a Rede Globo de Comunicações, a maior emissora de tv do país na atualidade e uma das maiores redes de tv aberta do mundo.
Filho de Irineu Marinho, Roberto herdou, ainda bastante jovem, o conhecido jornal O Globo, fundado em 1925 por seu pai.
Roberto Marinho deu início ao seu empreendimento, chamado de Organizações Globo, em 1944, ao inaugurar a Rádio Globo. E, depois de um tempo, adquirindo novas emissoras, formou o Sistema Globo de Rádio.
Inauguração da rede Globo
Em 26 de abril de 1965, inaugurou a Rede Globo de TV, na cidade do Rio de Janeiro. A emissora de Roberto Marinho rapidamente se expandiu, se tornando a maior emissora de TV do Brasil, com mais de 9 mil funcionários e uma média de abrangência de 98% do país.
Além de sua imensa contribuição para a comunicação e jornalismo, como o conhecemos hoje, Marinho promoveu inúmeros projetos sociais, entre eles, o Criança Esperança e o Amigos da Escola, que ajudaram milhares de crianças carentes ao longo dos anos.
Em 1991, Roberto Marinho fundou a Rede Telecine, para aproximar ainda mais seus telespectadores aos sucessos de Hollywood.
Com um valor acessível, Roberto Marinho desejava que qualquer um pudesse ter acesso ao maravilhoso mundo dos cinemas, sem precisar sair de casa.
Roberto Marinho atuou como diretor e CEO da Rede Globo de Comunicações, bem como de todos os seus braços e vertentes, como a Rádio Globo e a Rede Telecine, até 2003, quando, em 06 de agosto, aos 98 anos de idade, veio a falecer, vítima de um edema pulmonar severo.
Quem são os atuais donos do Telecine?
Desde a morte de Roberto Marinho, o Grupo Globo pertence à família Marinho. João Roberto Marinho, de 64 anos, é um dos herdeiros do empresário e está à frente das empresas Globo, juntamente com seus irmãos José Roberto Marinho, Roberto Irineu Marinho e Paulo Roberto Marinho.
O cargo de CEO das empresas do Grupo Globo está sendo exercido por Jorge Nobrega, de 2017 até o momento. A receita da empresa está estimada atualmente em 4,4 bilhões de dólares.
Já, quando falamos de uma de suas vertentes, a Rede Telecine, o Grupo Globo não é seu único proprietário.
Em 1993, a Globo, dona da Rede Telecine e subsidiária do Grupo Globo, fechou acordos com alguns dos maiores estúdios de filmes de Hollywood, sendo eles: Walt Disney Studios, Paramount Pictures, Universal Studios e Metro-Goldwyn-Mayer.
Por conta destes acordos, cada um desses estúdios possui 12,5% das ações da Rede Telecine, totalizando 50%, os outros 50% pertencem à Globo, sua fundadora e empresa-mãe.
O que o Telecine oferece?
Além de seus canais nas versões convencionais e em HD, onde é possível assistir a filmes clássicos, animações, romances e a toda sorte de gêneros,inclusive filmes lançamentos, através da sua TV a cabo, o hub de cinema também dispõe de serviço de streaming, com o Telecine Play e locação de títulos com o Telecine On Demand. Vamos te explicar como cada um desses serviços funciona:
Canais Telecine
Através da TV a cabo, ou TV paga que, como o próprio nome já diz, você precisa pagar uma quantia pré estipulada para ter acesso ao conteúdo. Cada um dos canais Telecine é voltado para um gênero de filmes. No Telecine Premium, uma vez por semana, aos sábados, o hub de cinema lança um filme novo, direto das salas de cinema para sua casa. No entanto, os canais Telecine não estão inclusos no planos mais básicos das TVs por assinatura, e o custo para assiná-lo e incluí-lo em seu pacote pode chegar a 40 reais por mês, que você paga juntamente com a fatura da sua TV a cabo;
Telecine On Demand
É o serviço de locação de filmes da Rede Telecine. Através deste serviço, você acessa um catálogo exclusivo para assinantes Telecine e escolhe um filme para alugar. O título escolhido fica disponível para ser assistido por um período de tempo pré-estabelecido, que geralmente é de 48 horas. O valor varia dependendo do título escolhido, e você paga juntamente com a sua fatura da TV por assinatura;
Telecine Play
É o serviço de streaming oferecido pela Rede Telecine. Através do aplicativo, você terá acesso aos mais de 2 mil títulos disponíveis no hub de cinema. Assim como outros serviços de streaming como a Netflix e a Amazon Prime Video, o Telecine Play oferece títulos clássicos e lançamentos, dos mais variados gêneros, por um valor fixo mensal. Para ter acesso a esse conteúdo, você deve primeiramente baixar o app do Telecine Play na sua loja de aplicativos e fazer seu cadastro.
Esta última opção oferece ainda, a oportunidade de experimentar o serviço de forma gratuita, por 30 dias. Passado este período, o assinante tem a opção de cancelar a assinatura, ou pagar a mensalidade e efetivar seu vínculo com o serviço.
O Telecine Play oferece ainda, 3 tipos de planos, para que seus clientes escolham o que mais se adequa a seu bolso e seu estilo de vida, são eles:
- Plano Básico Telecine: Total acesso ao catálogo de filmes. Possibilidade de login em até três telas ou dispositivos diferentes, com 5 perfis;
- Plano Telecine + Globoplay: Acesso a todo catálogo de filmes e séries da Rede Telecine e do Globoplay. É possível ter até 5 perfis de usuário no Telecine Play e 2 no Globoplay;
- Plano Telecine + Globoplay + canais ao vivo: Este é o plano mais completo da rede. Além de ter acesso a todos os filmes e séries dos dois serviços de streamings, assim como citamos acima, o assinante que optar por assinar o combo Telecine + Globo Play + canais ao vivo, terá acesso
à 19 canais ao vivo pertencentes ao Grupo Globo, como o Multishow. Com até 3 telas simultâneas, 5 perfis no Telecine e 2 no Globoplay, o assinante terá muito mais opções assinando este combo.
Quanto custa para assinar o Telecine?
Como vimos, o Telecine oferece diferentes tipos de planos para que os usuários escolham qual deles combina mais com suas preferências, sua frequência e tempo para assistir e, também, com o seu poder aquisitivo para pagar pelos serviços.
Sendo assim, o valor da assinatura do Telecine varia de acordo com o plano, a quantidade de canais, de telas e de perfis dos quais o assinante irá usufruir.
Ademais, os preços são esses:
- Plano Básico Telecine: A partir de R$37,90 mensais;
- Plano Telecine + Globo Play: A partir de R$49,90 por mês;
- Plano Telecine + Globo Play + Canais ao vivo: A partir de R$74,90 por mês.
Agora, se você quiser aproveitar apenas o serviço de streaming do Telecine, você pode assinar o Telecine Play, independente se você é ou não cliente de um serviço de tv por assinatura, como veremos a seguir.
Como assinar e quanto custa o Telecine Play?
Para fazer uma assinatura do Telecine Play, basta você baixar o aplicativo em seu smartphone IOS ou Android, ou entrar pelo navegador em outros dispositivos compatíveis, e efetuar o seu cadastro.
Então, você deverá cadastrar o seu cartão de crédito ou débito e efetivar sua assinatura. Aliás, você tem até 7 dias para mudar de ideia e cancelar sem nenhuma taxa e o valor é restituído a você integralmente.
Entretanto, se você já é um assinante Telecine, não importa de qual plano, o Telecine Play já é incluso e você pode assistir a todo o seu conteúdo de forma gratuita. Para isso, você pode baixar o app ou acessar o serviço pelo navegador de diversos dispositivos, como:
- Smart tvs;
- Tablets IOS e Android;
- Computadores Windows, Mac e Linux;
- Apple Tv;
- Chromecast;
- Consoles, como o Xbox One.
Para quem não é assinante de nenhum plano do Telecine, o serviço de streaming custa R$37,90 por mês e pode ser acessado por até 5 aparelhos cadastrados, em 3 telas simultâneas. Já para os clientes, a disponibilidade é a mesma, com custo zero.
Como assinar o Telecine?
Para ser um assinante do Telecine, você precisa ter um serviço de tv a cabo, ou seja, de canais por assinatura. Afinal, o serviço tem parceria com todas as operadoras de tv paga e está disponível como pacote extra nos planos delas.
Assim sendo, basta você entrar em contato com a sua operadora, através dos canais de atendimento ao cliente disponibilizados por ela, como: telefone, whatsapp, aplicativos, etc, e se informar sobre os planos e valores disponíveis.
Aliás, como dissemos anteriormente, o Telecine oferece 30 dias grátis, como período de degustação, para que você experimente e decida se quer mesmo efetivar a sua assinatura.
Assim, fica bem mais fácil para você conhecer os serviços e ver se eles seriam úteis para você e sua família.
Como escolher o melhor plano do Telecine?
Existem vários fatores a serem analisados na hora de você escolher o seu plano ideal de assinatura do Telecine. Afinal de contas, ninguém quer pagar por um produto ou serviço e não ficar totalmente satisfeito com ele, não é mesmo?
Portanto, avalie seu estilo de vida, o tempo de que você dispõe para assistir aos filmes e, claro, qual o valor você está disposto a pagar.
Sendo assim, lembre-se de fazer o cálculo de mais essa despesa com a qual você terá que arcar e analise a relação custo benefício de cada plano. Então, se você pode pagar mais para ter mais recursos e uma variedade maior de conteúdos, opte por um combo.
Entretanto, se você acha que vai ficar muito apertado para pagar um plano mais completo, aposte em um plano básico, que também tem muito conteúdo de qualidade para você e sua família aproveitarem.
Se você e sua família passam bastante tempo fora de casa e não tem disponibilidade de horários para assistir, lembre-se que há, também, o Telecine Play, que pode ser acessado de diversos dispositivos eletrônicos com acesso à internet. Portanto, mesmo para quem não fica muito em casa, há um plano perfeito do Telecine a ser considerado.
Ou seja, não importa quais são as suas preferências, tempo disponível para assistir ou tamanho de bolso. o serviço tem uma opção que irá se encaixar em tudo isso!
Quais as formas de pagamento do Telecine?
Para quem assina os planos do Telecine através de uma operadora de tv por assinatura, os valores desse serviço já vêm inclusos na sua conta e você irá pagá-los da mesma forma e na mesma data que costuma pagar pela sua tv a cabo.
Entretanto, se você optar por assinar apenas o serviço de streaming, o Telecine Play, poderá fazer o pagamento por meio de cartões de débito e de crédito, que serão cadastrados previamente, no momento de fazer a assinatura.
Atualmente, a plataforma tem aceito cartões de crédito das seguintes bandeiras:
- Visa;
- Mastercard;
- American Express.
Já os pagamentos por cartões de débito podem ser feitos através de:
- Cartões do Banco do Brasil;
- Cartões Visa e Mastercard dos bancos Santander;
- Cartões Elo e Visa do Bradesco.
Quais as vantagens e desvantagens de assinar o Telecine?
Como vimos, o Telecine é um serviço exclusivo de entretenimento cinematográfico, que disponibiliza conteúdo atual, clássico e variado, que contempla a todos os gostos e públicos.
Além disso, ele oferece uma série de vantagens para quem é assinante, que incluem:
- Acesso gratuito à plataforma de streaming, Telecine Play, com um portfólio de mais de 2000 filmes para você assistir quando e onde quiser;
- Serviço exclusivo de Controle parental, ou seja, você pode restringir o que seus filhos podem ou não assistir. Para isso, basta você criar um PIN, através das configurações do aplicativo ou do seu perfil no site. Assim, quando algum conteúdo inapropriado for acessado, o código, ao qual seus filhos não terão acesso, será solicitado;
- Desconto de 50% na entrada dos cinemas Kinoplex e UCI, para assinantes que comprarem as entradas no site ingressos.com;
- Parceria com a operadora de telefonia Vivo. Assim, os dados móveis utilizados para assistir ao Telecine Play não sejam deduzidos do seu pacote de internet;
- Interface super simplificada, fácil de usar e muito atraente.
Já como desvantagens do Telecine podemos citar:
- O conteúdo é apenas de filmes, ou seja, não contém séries, documentários, etc;
- Não é um dos serviços mais baratos entre os concorrentes da categoria;
- Não oferece serviços de download.
Dá para cancelar a assinatura do Telecine?
Você pode cancelar a assinatura, tanto do Telecine quanto do Telecine Play a qualquer momento. Entretanto, as políticas de cancelamento podem variar de uma operadora de tv por assinatura para outra.
Sendo assim, entre em contato com o serviço de atendimento ao consumidor da sua tv a cabo e os informe de que deseja cancelar o seu pacote extra. Assim, eles te informarão sobre datas, taxas, ressarcimentos, etc.
Agora, para cancelar a assinatura do Telecine Play, basta você fazer o seguinte:
- Em seu computador, tablet ou smartphone, abra o navegador;
- Acesse a página do Telecine;
- Vá em Conta e faça Login;
- Clique na sua foto de perfil;
- Toque em “Assinatura”;
- Depois de ser redirecionado para “Minha Conta”, faça o Login novamente;
- Escolha “Dados da Assinatura” e, depois, selecione “Telecine Play” e, então, “Gerenciar”;
- Quando a página abrir, role-a até o final, onde haverá um ícone “Cancelar Assinatura”, clique nele;
- Selecione o motivo pelo qual deseja cancelar o serviço e finalize o processo.
Você pode voltar a ser um assinante Telecine Play quando quiser. Porém, caso você tenha ganho 30 dias de degustação, não terá acesso a esse serviço novamente nas próximas adesões.
Afinal, assinar o Telecine vale a pena?
Se você e a sua família amam assistir filmes, sejam eles clássicos ou novidades, e não tem tempo ou acesso a uma sala de cinemas, o serviço do Telecine pode ser uma excelente opção.
Afinal, ele conta com a parceria de alguns dos maiores estúdios cinematográficos do mundo para trazer esses filmes em primeira mão para seus assinantes. E, como sabemos, assistir a bons filmes enriquece o nosso conhecimento cultural e nos abre todo um mundo novo de entretenimento, distração, arte e prazer.
Sendo assim, é possível afirmar que o Telecine é sim um serviço de qualidade e que entrega o que propõe. Então, para decidir se assinar este streaming vale a pena, você deve analisar mais a você próprio do que ao serviço em si.
Isso porque, como já dissemos, esse hub de cinema ou a plataforma de streaming dele, não são dos mais baratos. E ninguém quer pagar um bom valor por algo que não vai agregar coisas positivas ou ter muita utilidade em sua vida ou na vida de sua família!
Faça a análise de suas preferências
Por fim, analise suas preferências, se vocês gostam mais de filmes, visto que essa é a especialidade do Telecine, se vocês têm tempo para assistir e, principalmente, se esse é um valor que você se sente confortável em desembolsar por esses serviços.
Todo produto ou serviço que adquirimos, mesmo que sejam de conteúdos de entretenimento e diversão, devem ser encarados como pequenos investimentos. E, como em todo investimento, queremos ter retorno.
No caso dos streamings, plataformas e hubs, o retorno vem por meio de alegria, diversão, momentos bons que compartilhamos com pessoas queridas, cultura, enfim. Em “ativos não palpáveis”, por assim dizer. Então, se você avaliar o custo e chegar à conclusão de que o benefício será satisfatório para você e sua família, vá em frente e assine o Telecine! Afinal, se você não gostar ou não se adequar a ele, tem 30 dias para decidir não ativar a assinatura.
E aí, gostou de saber tudo sobre o Telecine e o Telecine Play? Então, não perca mais tempo, assine e comece a usar seus 30 dias de serviços grátis!