Atari 5200
Imagem: Reprodução

O Atari 5200 foi um console de videogame lançado pela saudosa Atari em 1982 para substituir o bem-sucedido Atari 2600, que teve como principais competidores o Mattel Intellivision e o Colecovision. Aqui e agora puxar da memória e conhecer um pouco mais sobre a história, os “joguinhos”, o controle e as especificações técnicas desse console que, infelizmente, foi um fracasso comercial, mas que deixou sua marca na indústria dos games (e não foi um elogio).

Kit de lançamento do Console Atari 5200 com caixa e cartuchos
Atari 5200 – Imagem: Wikipédia

História do Atari 5200

E 1982, o Atari 5200 veio como para ser uma versão mais potente e aprimorada do Atari 2600, que já estava no mercado desde 1977 e, mesmo ainda sendo a primeira escolha dos consumidores na época, a empresa começava a perder espaço para os novos concorrentes. A ideia da Atari era criar um console que aproveitasse a tecnologia dos seus computadores de 8 bits, como o Atari 400 e o Atari 800, mas que fosse dedicado a vídeo games – sendo essa uma prática que observamos atualmente, inclusive.

O nome do console era uma referência ao seu número de modelo, CX5200, que seguia a sequência dos computadores da Atari (CX4000 e CX8000). O console também era chamado de “Atari SuperSystem”, para destacar suas capacidades superiores ao Atari 2600.

O Atari 5200 foi lançado então em novembro de 1982 nos Estados Unidos, com um preço sugerido de US$ 269. A versão de lançamento do console vinha com quatro controles analógicos e um cartucho do jogo Super Breakout. A Atari tinha projeções ambiciosas de vender pelo menos 3 milhões de unidades do console até o final de 1983, mesmo com um mercado mais concorrido e despertando cada vez mais a atenção de potenciais concorrentes no futuro.

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No entanto, o Atari 5200 enfrentou vários problemas que comprometeram seu sucesso. Um deles, logo de cara, era a falta de compatibilidade com os jogos do Atari 2600, que eram muito populares e tinham uma grande variedade de títulos. Para tentar contornar essa deficiência, Atari chegou a lançar um adaptador para permitir que os jogos do 2600 rodassem no 5200, mas acabou falhando em entregar um dispositivo com preço acessível e que fosse amplamente distribuído. Era caro e difícil de encontrar, dois grandes componentes para a formulam do fracasso, convenhamos.

Outro problema era o controle do console, que era muito criticado pelos consumidores e pela imprensa especializada. O controle do 5200 tinha uma construção de baixa qualidade e possuía uma alavanca analógica que não voltava ao centro, dificultando a precisão dos movimentos, sem contar a durabilidade reduzida. Além disso, o controle tinha um teclado numérico com 12 botões e dois botões de ação em cada lado, o que tornava o controle grande e desconfortável de segurar. O controle também sofria com falhas de funcionamento devido ao desgaste rápido.

Um terceiro problema era a crise que a indústria dos videogames passou em 1983 e 1984, como muitos sabem, causada pela saturação do mercado, pela baixa qualidade dos jogos e pela concorrência dos computadores pessoais. O jogo “E.T. the Extra-Terrestrial” do Atari 2600 deixou uma enorme cicatriz na história da empresa e no mercado de videogames. Nessa crise, o Atari 5200 foi um dos consoles mais afetados, pois tinha poucos jogos exclusivos e não conseguia competir com os sistemas mais avançados como o Colecovision e o Nintendo Entertainment System.

Tudo culminaria para, em maio de 1984, a Atari anunciar o fim da produção do Atari 5200, junto com o lançamento do seu sucessor, o Atari 7800. O console vendeu apenas cerca de 1 milhão de unidades em dois anos de mercado, muito abaixo das projeções da empresa.

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Jogos do Atari 5200

A versão de lançamento do Atari 5200 contava com um catalogo inicial de 12 joos. Ao longo de sua vida, o Atari 5200 teve um catálogo mais limitado, contando com cerca de 70 títulos lançados oficialmente. A maioria dos jogos eram conversões dos jogos do Atari 2600 ou dos arcades da própria Atari. Alguns exemplos icônicos são:

  • Pac-Man – O famoso “come-come” da bolinha amarela;
  • Space Invaders – Originalmente um jogo de fliperama que foi portado para o Atari 2600 e também o Atari 5200.;
  • Asteroids – Um jogo de nave espacial que o jogador precisa destruir asteroides dispersos em movimento sem deixar ser atingido por eles.
  • Missile Command – Um jogo onde o objetivo era defender uma cidade de ataques de mísseis vindos do céu. Foi muito popular na época do Atari, sendo um dos mais famosos daquela geração.
  • Centipede – Um jogo de tiro árcade onde o jogador deve eliminar os alvos (centopeias em movimento). Os alvos começavam pequenos e iam aumentando de tamanho e velocidade.
  • Pole Position – um dos primeiros jogos de simulação de corrida da história.
Cartucho Atari 5200 - Frente e Verso
Cartucho Atari 5200 – Imagem: Wikipédia

Apesar da capacidade gráfica e sonora superior do console, muitos desses jogos não aproveitavam todo o seu potencial ou tinham problemas de adaptação para o controle analógico. Alguns jogos também sofriam com bugs e glitches que prejudicavam a experiência de quem estava jogando.

Se formos destacar os poucos jogos exclusivos do Atari 5200, podemos citar aqui:

  • Countermeasure –  Um jogo de ação em que o jogador controla um tanque para impedir um ataque nuclear;
  • Star Raiders II –  Uma sequência do clássico jogo de simulação espacial ;
  • Rescue on Fractalus! – Um jogo de aventura em que o jogador pilota uma nave em um planeta alienígena;
  • Ballblazer – Um jogo de esporte futurista em que o jogador disputa uma partida de futebol com naves.

O Atari 5200 também teve alguns jogos que foram cancelados ou não lançados comercialmente, mas que foram descobertos posteriormente por colecionadores e fãs. Alguns exemplos são:

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  • The Last Starfighter – Um jogo baseado no filme homônimo;
  • Tempest – Um port do arcade bem conhecido na época;
  • Millipede –  Uma sequência de Centipede;
  • Gremlins –  um jogo baseado no filme homônimo tentando aproveitar o gancho do sucesso de bilheteria.

Controle do Atari 5200

O controle do Atari 5200 foi um dos pontos mais controversos do console. O dispositivo tinha uma alavanca analógica que permitia movimentos em 360 graus, mas que não possuía uma mola e não voltava ao centro o que dificultava a precisão e o controle dos jogos. O controle também tinha um teclado numérico com 12 botões, que serviam para funções específicas de cada jogo, como selecionar opções, pausar ou iniciar. Destacamos aqui que o botão de pausa e iniciar foi uma inovação neste momento. Um ponto positivo para a Atari, finalmente. Foi o primeiro controle do mundo a trazer essas funções que são usadas até hoje, inclusive.

Controle analógico do Atari 5200
Controle do Atari 5200 – Imagem: Wikipédia

Além disso, o controle tinha dois botões de ação em cada lado, que podiam ser usados com os dedos indicador e médio.

O controle do 5200 dispensava ergonomia sendo grande e pesado, e muitos jogadores reclamavam que ele era desconfortável de segurar e usar. O controle também era propenso a falhas e desgaste, e muitos controles paravam de funcionar após um curto período de uso e isso se deve a escolha de componentes de baixa qualidade e a construção ruim como um todo. A Atari chegou a oferecer um serviço de reparo para os controles defeituosos, mas ele era caro e demorado, não sendo capaz de atender a demanda imprevista.

A Atari também lançou um controle alternativo para o 5200, chamado de Trak-Ball CX 53, um modelo aprimorado do controle Trak-Ball anterior do Atari 2600.  Esse controle tinha também uma bola que podia ser girada com a mão para mover o cursor na tela, e dois botões de ação em cada lado. Esse controle era mais adequado para jogos como Missile Command e Centipede, mas ele era incompatível com a maioria dos jogos do console.

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Controle do Atari 5200 TrakBall CX 53
Controle do Atari 5200 TrakBall CX 53 – Imagem: Wikipedia

Especificações técnicas do Atari 5200

Como dito inicialmente, o Atari 5200 foi construído com um hardware similar ao dos computadores de 8 bits da Atari, mas com algumas diferenças. Era um aparelho bem grande e imponente em relação ao antecessor Atari 2600 e possuía duas versões.

A versão de lançamento possuía quatro entradas para controles analógicos, sendo um talvez o primeiro console do mundo a trazer essa tecnologia já embarcada no sistema, sem necessidade de um adaptador “multi tap” ou coisa do tipo.

A primeira versão do console contava também com um Adaptador RF. Um dispositivo que unificava o sinal de TV com a alimentação elétrica.

Atari 5200 - Primeira versão lançada
Atari 5200 – Versão de lançamento – 4 portas – Imagem: Wikipédia

Uma versão revisada foi lançada posteriormente em 1983. Mais compacta, trazendo entrada para apenas dois controles analógicos e sem o Adaptador RF. A segunda versão eliminou o Adaptador RF e tornou conexão com a TV independente da fonte de alimentação. Especula-se que o Adaptador RF, embora inovador, causava acidentes domésticos. Sendo assim, a Atari optou por simplificar e trazer uma abordagem mais tradicional.

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Atari 5200 - Versão revisada com apenas 2 portas e sem adaptador RF
Atari 5200 – Versão revisada com apenas 2 portas – Imagem: Wikipédia

“Por baixo do capô, o console tinha as seguintes especificações técnicas:

CPU – MOS 6502C de 8 bits com clock de 1.79 MHz

Memórias –  RAM de 16 KB e ROM de 32 KB

Gráficos – ANTIC e GTIA, com resolução máxima de 390×192 pixels, 256 cores possíveis (16 simultâneas) e até quatro sprites por linha

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Áudio –  quatro canais pelo chip POKEY

Mídia – cartuchos de até 32 KB

Conexões – quatro portas para controles analógicos (versão de lançamento) e duas portas para controles analógicos (segunda versão), uma porta para adaptador do Atari 2600, uma porta para adaptador RF (versão de lançamento) e uma porta para fonte de energia (segunda versão);

Atari VCS Cartridge Adaptor: Adaptador para cartuchos de Atari 2600 (vendido separadamente)

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Lidando com a Concorrência

O Intellivision e o Colecovision eram consoles muito poderosos e estavam em grande ascensão na época. Como o sucesso do Atari 2600 tinha sido gigantesco e muitas pessoas já tinham jogos em casa, tanto o Intellivision, quanto o Colecovision tinham adaptadores que permitiam rodar os jogos do Atari 2600, aproveitando a grande biblioteca de títulos disponíveis e a fidelidade dos consumidores. Já o Atari 5200 não tinha essa opção, pois usava um formato de cartucho diferente e um hardware mais complexo. A maioria dos jogos do Atari 5200 eram jogos do Atari 2600 com imagem e som melhorados. Sendo esse um fator que fazia muitos consumidores se questionarem ao querer adquirir a nova versão do console. Apenas gráficos e som aprimorados pareciam não ser motivo suficiente para o upgrade.

E 1983, como medida de resposta aos consoles concorrentes, a Atari chegou a lançar uma expansão de hardware para o Atari 5200. Um dispositivo adaptador que tornava o console compatível com os cartuchos de Atari 2600. Nesse ponto a Atari perdeu o “Timing” e o Atari VCS Cartridge Adapter chegou de forma tardia. Sua distribuição foi bastante limitada e era elevado em relação aos concorrentes.

Atari 5200 VCS Cartridge Adapter
Atari 5200 VCS Cartridge Adapter – Imagem: Fandom

Ao longo da história podemos concluir que nem sempre o hardware mais poderoso vence a guerra na geração de consoles. Exemplos como o do Atari 5200 seguiram acontecendo pelo curso da história, como o caso do Nintendo 64 com seus cartuchos caros, do DreamCast da Sega com seu hardware difícil de programar e também o Playstation 3 da Sony com o poderoso CPU Cell Broadband Engine de 7 núcleos possuía o mesmo empecilho. A complexidade de um hardware pode trazer muita dificuldade na aderência do mercado e dificuldade a produção de jogos. Um console, mesmo sendo mais poderoso pode receber uma versão inferior, justo pela dificuldade em portar um jogo ou possuir acessórios e mídia demasiados caros.

Conclusão, esse foi o fim do Atari?

O Atari 5200 foi um console que tentou superar o sucesso do Atari 2600, mas que acabou sendo um fracasso comercial. O console tinha um hardware avançado para a época, mas sofria com problemas como a falta de compatibilidade com os jogos do 2600, o controle analógico de baixa qualidade e problemático e a crise do mercado de videogames. O console teve poucos jogos exclusivos e não conseguiu competir com os sistemas mais poderosos como o Colecovision e o Intellivision.

O Atari 5200 foi descontinuado em 1984, após apenas dois anos de mercado. O console vendeu cerca de 1 milhão de unidades, muito abaixo das expectativas da Atari. Apesar disso, o console deixou sua marca na história dos videogames e ainda é lembrado por muitos fãs e colecionadores que dividem opiniões. Sendo que muitos consideram como um lançamento desleixado e sem foco na qualidade. Fato é que ao menos o console trouxe uma novidade relevante: A função de Pause e Start na palma da mão. Algo que qualquer console atual possui naturalmente.

E você? Viveu essa época e teve um Atari 5200 ou conhece alguém que teve? Se você gostou do nosso conteúdo e quiser saber mais sobre outros consoles clássicos, continue acompanhando nossos artigos sobre a história dos consoles. E se você tem alguma sugestão ou comentário conta aqui para a gente e não deixe de compartilhar com a galera da nostalgia. Até a próxima, pessoa!

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