O Atari 5200 foi um console de videogame lançado pela saudosa Atari em 1982 para substituir o bem-sucedido Atari 2600, que teve como principais competidores o Mattel Intellivision e o Colecovision. Aqui e agora puxar da memória e conhecer um pouco mais sobre a história, os “joguinhos”, o controle e as especificações técnicas desse console que, infelizmente, foi um fracasso comercial, mas que deixou sua marca na indústria dos games (e não foi um elogio).
História do Atari 5200
E 1982, o Atari 5200 veio como para ser uma versão mais potente e aprimorada do Atari 2600, que já estava no mercado desde 1977 e, mesmo ainda sendo a primeira escolha dos consumidores na época, a empresa começava a perder espaço para os novos concorrentes. A ideia da Atari era criar um console que aproveitasse a tecnologia dos seus computadores de 8 bits, como o Atari 400 e o Atari 800, mas que fosse dedicado a vídeo games – sendo essa uma prática que observamos atualmente, inclusive.
O nome do console era uma referência ao seu número de modelo, CX5200, que seguia a sequência dos computadores da Atari (CX4000 e CX8000). O console também era chamado de “Atari SuperSystem”, para destacar suas capacidades superiores ao Atari 2600.
O Atari 5200 foi lançado então em novembro de 1982 nos Estados Unidos, com um preço sugerido de US$ 269. A versão de lançamento do console vinha com quatro controles analógicos e um cartucho do jogo Super Breakout. A Atari tinha projeções ambiciosas de vender pelo menos 3 milhões de unidades do console até o final de 1983, mesmo com um mercado mais concorrido e despertando cada vez mais a atenção de potenciais concorrentes no futuro.
No entanto, o Atari 5200 enfrentou vários problemas que comprometeram seu sucesso. Um deles, logo de cara, era a falta de compatibilidade com os jogos do Atari 2600, que eram muito populares e tinham uma grande variedade de títulos. Para tentar contornar essa deficiência, Atari chegou a lançar um adaptador para permitir que os jogos do 2600 rodassem no 5200, mas acabou falhando em entregar um dispositivo com preço acessível e que fosse amplamente distribuído. Era caro e difícil de encontrar, dois grandes componentes para a formulam do fracasso, convenhamos.
Outro problema era o controle do console, que era muito criticado pelos consumidores e pela imprensa especializada. O controle do 5200 tinha uma construção de baixa qualidade e possuía uma alavanca analógica que não voltava ao centro, dificultando a precisão dos movimentos, sem contar a durabilidade reduzida. Além disso, o controle tinha um teclado numérico com 12 botões e dois botões de ação em cada lado, o que tornava o controle grande e desconfortável de segurar. O controle também sofria com falhas de funcionamento devido ao desgaste rápido.
Um terceiro problema era a crise que a indústria dos videogames passou em 1983 e 1984, como muitos sabem, causada pela saturação do mercado, pela baixa qualidade dos jogos e pela concorrência dos computadores pessoais. O jogo “E.T. the Extra-Terrestrial” do Atari 2600 deixou uma enorme cicatriz na história da empresa e no mercado de videogames. Nessa crise, o Atari 5200 foi um dos consoles mais afetados, pois tinha poucos jogos exclusivos e não conseguia competir com os sistemas mais avançados como o Colecovision e o Nintendo Entertainment System.
Tudo culminaria para, em maio de 1984, a Atari anunciar o fim da produção do Atari 5200, junto com o lançamento do seu sucessor, o Atari 7800. O console vendeu apenas cerca de 1 milhão de unidades em dois anos de mercado, muito abaixo das projeções da empresa.
Jogos do Atari 5200
A versão de lançamento do Atari 5200 contava com um catalogo inicial de 12 joos. Ao longo de sua vida, o Atari 5200 teve um catálogo mais limitado, contando com cerca de 70 títulos lançados oficialmente. A maioria dos jogos eram conversões dos jogos do Atari 2600 ou dos arcades da própria Atari. Alguns exemplos icônicos são:
- Pac-Man – O famoso “come-come” da bolinha amarela;
- Space Invaders – Originalmente um jogo de fliperama que foi portado para o Atari 2600 e também o Atari 5200.;
- Asteroids – Um jogo de nave espacial que o jogador precisa destruir asteroides dispersos em movimento sem deixar ser atingido por eles.
- Missile Command – Um jogo onde o objetivo era defender uma cidade de ataques de mísseis vindos do céu. Foi muito popular na época do Atari, sendo um dos mais famosos daquela geração.
- Centipede – Um jogo de tiro árcade onde o jogador deve eliminar os alvos (centopeias em movimento). Os alvos começavam pequenos e iam aumentando de tamanho e velocidade.
- Pole Position – um dos primeiros jogos de simulação de corrida da história.
Apesar da capacidade gráfica e sonora superior do console, muitos desses jogos não aproveitavam todo o seu potencial ou tinham problemas de adaptação para o controle analógico. Alguns jogos também sofriam com bugs e glitches que prejudicavam a experiência de quem estava jogando.
Se formos destacar os poucos jogos exclusivos do Atari 5200, podemos citar aqui:
- Countermeasure – Um jogo de ação em que o jogador controla um tanque para impedir um ataque nuclear;
- Star Raiders II – Uma sequência do clássico jogo de simulação espacial ;
- Rescue on Fractalus! – Um jogo de aventura em que o jogador pilota uma nave em um planeta alienígena;
- Ballblazer – Um jogo de esporte futurista em que o jogador disputa uma partida de futebol com naves.
O Atari 5200 também teve alguns jogos que foram cancelados ou não lançados comercialmente, mas que foram descobertos posteriormente por colecionadores e fãs. Alguns exemplos são:
- The Last Starfighter – Um jogo baseado no filme homônimo;
- Tempest – Um port do arcade bem conhecido na época;
- Millipede – Uma sequência de Centipede;
- Gremlins – um jogo baseado no filme homônimo tentando aproveitar o gancho do sucesso de bilheteria.
Controle do Atari 5200
O controle do Atari 5200 foi um dos pontos mais controversos do console. O dispositivo tinha uma alavanca analógica que permitia movimentos em 360 graus, mas que não possuía uma mola e não voltava ao centro o que dificultava a precisão e o controle dos jogos. O controle também tinha um teclado numérico com 12 botões, que serviam para funções específicas de cada jogo, como selecionar opções, pausar ou iniciar. Destacamos aqui que o botão de pausa e iniciar foi uma inovação neste momento. Um ponto positivo para a Atari, finalmente. Foi o primeiro controle do mundo a trazer essas funções que são usadas até hoje, inclusive.
Além disso, o controle tinha dois botões de ação em cada lado, que podiam ser usados com os dedos indicador e médio.
O controle do 5200 dispensava ergonomia sendo grande e pesado, e muitos jogadores reclamavam que ele era desconfortável de segurar e usar. O controle também era propenso a falhas e desgaste, e muitos controles paravam de funcionar após um curto período de uso e isso se deve a escolha de componentes de baixa qualidade e a construção ruim como um todo. A Atari chegou a oferecer um serviço de reparo para os controles defeituosos, mas ele era caro e demorado, não sendo capaz de atender a demanda imprevista.
A Atari também lançou um controle alternativo para o 5200, chamado de Trak-Ball CX 53, um modelo aprimorado do controle Trak-Ball anterior do Atari 2600. Esse controle tinha também uma bola que podia ser girada com a mão para mover o cursor na tela, e dois botões de ação em cada lado. Esse controle era mais adequado para jogos como Missile Command e Centipede, mas ele era incompatível com a maioria dos jogos do console.
Especificações técnicas do Atari 5200
Como dito inicialmente, o Atari 5200 foi construído com um hardware similar ao dos computadores de 8 bits da Atari, mas com algumas diferenças. Era um aparelho bem grande e imponente em relação ao antecessor Atari 2600 e possuía duas versões.
A versão de lançamento possuía quatro entradas para controles analógicos, sendo um talvez o primeiro console do mundo a trazer essa tecnologia já embarcada no sistema, sem necessidade de um adaptador “multi tap” ou coisa do tipo.
A primeira versão do console contava também com um Adaptador RF. Um dispositivo que unificava o sinal de TV com a alimentação elétrica.
Uma versão revisada foi lançada posteriormente em 1983. Mais compacta, trazendo entrada para apenas dois controles analógicos e sem o Adaptador RF. A segunda versão eliminou o Adaptador RF e tornou conexão com a TV independente da fonte de alimentação. Especula-se que o Adaptador RF, embora inovador, causava acidentes domésticos. Sendo assim, a Atari optou por simplificar e trazer uma abordagem mais tradicional.
“Por baixo do capô, o console tinha as seguintes especificações técnicas:
CPU – MOS 6502C de 8 bits com clock de 1.79 MHz
Memórias – RAM de 16 KB e ROM de 32 KB
Gráficos – ANTIC e GTIA, com resolução máxima de 390×192 pixels, 256 cores possíveis (16 simultâneas) e até quatro sprites por linha
Áudio – quatro canais pelo chip POKEY
Mídia – cartuchos de até 32 KB
Conexões – quatro portas para controles analógicos (versão de lançamento) e duas portas para controles analógicos (segunda versão), uma porta para adaptador do Atari 2600, uma porta para adaptador RF (versão de lançamento) e uma porta para fonte de energia (segunda versão);
Atari VCS Cartridge Adaptor: Adaptador para cartuchos de Atari 2600 (vendido separadamente)
Lidando com a Concorrência
O Intellivision e o Colecovision eram consoles muito poderosos e estavam em grande ascensão na época. Como o sucesso do Atari 2600 tinha sido gigantesco e muitas pessoas já tinham jogos em casa, tanto o Intellivision, quanto o Colecovision tinham adaptadores que permitiam rodar os jogos do Atari 2600, aproveitando a grande biblioteca de títulos disponíveis e a fidelidade dos consumidores. Já o Atari 5200 não tinha essa opção, pois usava um formato de cartucho diferente e um hardware mais complexo. A maioria dos jogos do Atari 5200 eram jogos do Atari 2600 com imagem e som melhorados. Sendo esse um fator que fazia muitos consumidores se questionarem ao querer adquirir a nova versão do console. Apenas gráficos e som aprimorados pareciam não ser motivo suficiente para o upgrade.
E 1983, como medida de resposta aos consoles concorrentes, a Atari chegou a lançar uma expansão de hardware para o Atari 5200. Um dispositivo adaptador que tornava o console compatível com os cartuchos de Atari 2600. Nesse ponto a Atari perdeu o “Timing” e o Atari VCS Cartridge Adapter chegou de forma tardia. Sua distribuição foi bastante limitada e era elevado em relação aos concorrentes.
Ao longo da história podemos concluir que nem sempre o hardware mais poderoso vence a guerra na geração de consoles. Exemplos como o do Atari 5200 seguiram acontecendo pelo curso da história, como o caso do Nintendo 64 com seus cartuchos caros, do DreamCast da Sega com seu hardware difícil de programar e também o Playstation 3 da Sony com o poderoso CPU Cell Broadband Engine de 7 núcleos possuía o mesmo empecilho. A complexidade de um hardware pode trazer muita dificuldade na aderência do mercado e dificuldade a produção de jogos. Um console, mesmo sendo mais poderoso pode receber uma versão inferior, justo pela dificuldade em portar um jogo ou possuir acessórios e mídia demasiados caros.
Conclusão, esse foi o fim do Atari?
O Atari 5200 foi um console que tentou superar o sucesso do Atari 2600, mas que acabou sendo um fracasso comercial. O console tinha um hardware avançado para a época, mas sofria com problemas como a falta de compatibilidade com os jogos do 2600, o controle analógico de baixa qualidade e problemático e a crise do mercado de videogames. O console teve poucos jogos exclusivos e não conseguiu competir com os sistemas mais poderosos como o Colecovision e o Intellivision.
O Atari 5200 foi descontinuado em 1984, após apenas dois anos de mercado. O console vendeu cerca de 1 milhão de unidades, muito abaixo das expectativas da Atari. Apesar disso, o console deixou sua marca na história dos videogames e ainda é lembrado por muitos fãs e colecionadores que dividem opiniões. Sendo que muitos consideram como um lançamento desleixado e sem foco na qualidade. Fato é que ao menos o console trouxe uma novidade relevante: A função de Pause e Start na palma da mão. Algo que qualquer console atual possui naturalmente.
E você? Viveu essa época e teve um Atari 5200 ou conhece alguém que teve? Se você gostou do nosso conteúdo e quiser saber mais sobre outros consoles clássicos, continue acompanhando nossos artigos sobre a história dos consoles. E se você tem alguma sugestão ou comentário conta aqui para a gente e não deixe de compartilhar com a galera da nostalgia. Até a próxima, pessoa!