Sony Computer Entertainment - Divulgação
Sony Computer Entertainment - Divulgação
Fundação:16 de novembro de 1993, Minato, Tóquio, Japão
SedeSan Mateo, Califórnia, EUA
FundadorKen Kutaragi, Norio Ohga
Atuais donosJim Ryan
Países que operaAtuação Global
O que ofereceEntretenimento Digital

Se há uma empresa que se confunde com a própria história dos videogames modernos é a Sony Computer Entertainment. Criadora da linha PlayStation, uma das mais vendidas e queridas do mundo, ela é responsável por avanços tecnológicos sem iguais e contribuições chave para a indústria.

Detentora do título de console mais vendido com o PlayStation 2, conhecer a trajetória desta empresa é entender como o mercado se moldou como é. Em um setor altamente competitivo e rápido, a Sony Computer Entertainment se provou geração após geração, integrando poder gráfico, criatividade e ousadia.

Quando a Sony Computer Entertainment foi fundada?

O que a Sony tem para oferecer - Divulgação
O que a Sony tem para oferecer – Divulgação

A Sony Computer Entertainment, Inc foi criada em 19 de novembro de 1993 no Japão, com base na cidade de Tóquio. A iniciativa foi encabeçada pela própria Sony e sua subsidiária Sony Music Entertainment Japan, com o objetivo de liderar os esforços da empresa no mercado de videogames.

Com o rápido sucesso da linha Playstation e a necessidade de conquistar mais força no mercado internacional, não demorou para novas subsidiárias serem abertas.

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Assim, em 1995 foi inaugurada a Sony Computer Entertainment America, com sede em Foster City, no estado da Califórnia, Estados Unidos, e a Sony Computer Entertainment Europe em Liverpool, no Reino Unido.

No ano de 2016 a Sony Computer Entertainment, Inc se uniu com a Sony Network Entertainment para formar a Sony Interactive Entertainment, atual nome da empresa. Todos os trabalhos com a marca PlayStation, incluindo jogos, consoles, produções audiovisuais, redes e serviços, são coordenados por ela.

Quem são os fundadores da Sony Computer Entertainment?

Os fundadores da Sony Computer Entertainment, atual Sony Interactive Entertainment, são a Sony Group Corporation e a Sony Music Entertainment Japan, sua subsidiária.

Sua criação em 1993 foi o pontapé inicial da entrada da Sony no mercado de jogos de videogame e consoles. Os planos tomaram forma definitiva já em 1994 com o lançamento de seu primeiro hardware, o PlayStation original.

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Quem são os atuais donos da Sony Computer Entertainment?

Atualmente a Sony Interactive Entertainment, antiga Sony Computer Entertainment, é controlada totalmente pela Sony Group Corporation, sua fundadora original.

Naturalmente, a Sony controla também todas as subsidiárias da Sony Interactive Entertainment. Estas incluem, em sua maioria, estúdios e desenvolvedoras de jogos para os consoles da linha PlayStation, como a Insomniac Games, Naughty Dog e Santa Monica Studio.

Além disso, através da PlayStation Productions, a empresa é responsável também pelo desenvolvimento e produção de filmes e séries baseados nas franquias de jogos do Playstation.

O que a Sony Computer Entertainment oferece?

A Sony Computer Entertainment, hoje Sony Interactive Entertainment, é o setor interno da Sony Group Corporation responsável pela pesquisa, desenvolvimento, publicação e marketing de consoles e jogos de videogame.

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Além disso, ela trata também da adaptação das propriedades intelectuais dos jogos da Sony para TV e cinema. Isto é feito através da PlayStation Productions, estúdio criado em 2019 para este fim.

Dessa forma, sob sua coordenação estão todos os setores da empresa responsáveis por oferecer produtos audiovisuais e de tecnologia relacionados aos seus jogos. Isto inclui não apenas as empresas Sony em si, mas também suas subsidiárias e estúdios.

A Sony Computer Entertainment foi criada em 1993 e marcou a entrada da Sony no mercado de games, na época dominado pelas já gigantes Nintendo e Sega, que lançavam tanto hardwares como softwares de sucesso ano após ano. Até então ela atuava apenas como publicadora através da Sony Imagesoft Inc.

Para competir com elas, a Sony Computer Entertainment lançou, já em 1994, o primeiro console PlayStation. Com toda a expertise no setor de tecnologia possuído pela Sony, ela foi capaz de desenvolver um console de mesa poderoso, compacto e que utilizava como mídia discos, ao invés dos tradicionais cartuchos de suas principais concorrentes.

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Playstation

Playstation 1 - Divulgação
Playstation 1 – Divulgação

O PlayStation foi um sucesso massivo tanto no Japão quanto nos Estados Unidos, onde saiu apenas em setembro de 1995, após a criação da Sony Computer Entertainment of America em Maio, com sede em Foster City, Califórnia. Ao todo o console vendeu 102 milhões de unidades.

Neste mesmo ano, porém em julho, a Sony Computer Entertainment estabeleceu em Liverpool, Reino Unido, seu braço europeu de operações – Sony Computer Entertainment Europe.

Mas não termina por aí. O ano de 1995 foi cheio para a empresa, e não à toa após sua entrada triunfal no mundo dos games. Também em julho de 1995 a Sony Computer Entertainment America passou a cuidar dos esforços de marketing da Sony Imagesoft Inc, absorvendo-a totalmente.

Unificação e lançamento do PlayStation 2

Playstation 2 - Divulgação
Playstation 2 – Divulgação

Não demorou muito para que tanto a subdivisão America quanto a Europa passarem a fazer parte como subsidiárias controladas pela Sony Computer Entertainment. Isto se deu em 1997 e marcaria os passos para o desenvolvimento de seu segundo console, e maior sucesso até hoje, o PlayStation 2.

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Lançado em março de 2000 no Japão e outubro deste mesmo ano nos Estados Unidos, o PlayStation 2 foi um salto tecnológico tremendo em comparação ao seu antecessor. Com um hardware muito mais potente, os jogos desenvolvidos passaram a apresentar qualidade gráfica altíssima com tempos de carregamento pequenos para o nível apresentado.

Graças às mais de 155 milhões de unidades vendidas no mundo, o PlayStation 2 é o console que mais vendeu na história da indústria. Ele foi responsável por solidificar de vez a posição da Sony como uma das principais desenvolvedoras de hardware e software para videogames.

Entrada no campo dos portáteis

PSP - Divulgação
PSP – Divulgação

Estabelecida com sucesso e mérito no mercado de games, a Sony tinha planos ousados para este campo. O lançamento do PlayStation 2 garantiu à ela uma forte base de consumidores e fãs, dando confiança aos investidores e desenvolvedores.

No entanto, havia ainda um nicho onde ela não atuava, o de consoles portáteis – totalmente dominado pela Nintendo e suas linhas Game Boy e DS. Isto mudou em dezembro de 2004, quando surgiu, no Japão, o PlayStation Portable, mais conhecido como PSP.

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A recepção pelo mercado e público foi ótima e o console vendeu, na totalidade, 76,3 milhões de unidades. Seu lançamento fora do Japão se deu em 2005, no mês de março nos Estados Unidos e setembro na Europa e Austrália.

Investimentos em estúdios e serviços de rede

Naturalmente, após o sucesso estrondoso de seu segundo console de mesa a Sony investiu fortemente no desenvolvimento de software e hardware. Para isso criou-se em 2005 a Worldwide Studios, subsidiária da Sony Computer Entertainment, para supervisionar todos os estúdios controlados por ela.

Na época ela já tinha sob sua tutela estúdios de peso, como o Santa Monica Studio, responsável pela série God of War, e a Naughty Dog, de Crash Bandicoot e Uncharted, comprada em 2001.

Além disso, a Sony passou a investir e adquirir diversos outros estúdios para desenvolvimento de jogos exclusivos para o PlayStation.

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Já em dezembro 2005 foi fechada a compra da Guerrilla Games, famosa na época pela série Killzone e que ficou responsável pelo sucesso Horizon Zero Dawn (2017) e suas sequências Horizon Forbidden West (2021) e Horizon Call of the Mountain (a lançar em 2023).

Pouco depois, em janeiro de 2006, foi a vez da Zipper Interactive, desenvolvedora da série e shooter tático SOCOM, ser comprada pela Sony.

Novidades

A tendência seguiu forte, e a Sony Computer Entertainment viria a comprar outros estúdios pelos próximos anos, entre eles a Evolution Studios e a Bigbig Studios em 2007, a Media Molecule, de LittleBigPlanet, em 2010, e a Insomniac Games, da série Spyro e Marvel’s Spider Man (2018), em 2019.

Já para a parte de tecnologia em redes a Sony anunciou em 2006 que o seu próximo console, o PlayStation 3, possuiria um serviço próprio de conectividade com a internet, o PlayStation Network, mais conhecido como PSN.

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O console e a PSN tiveram seu lançamento em novembro de 2006 no mundo todo e, naturalmente, foi um tremendo sucesso. Até o fim de sua vida ele vendeu 76,2 milhões de unidades e apresentou uma evolução de hardware expressiva com relação ao PlayStation 2.

No entanto, as vendas sofreram, especialmente em seu início, graças ao elevado preço de lançamento. Isto afastou consumidores, principalmente os que ainda estavam satisfeitos com o PS2 e sua vasta biblioteca de jogos, algo que o PS3 demorou a construir.

Em 2010 a Sony Computer Entertainment do Japão foi então renomeada brevemente como SNE Platform Inc. quando integrou as divisões de mobile e PC da Sony. Logo o nome antigo voltou a valer. Na ocasião, o setor de network se transferiu para a Sony Corp’s Network Products & Service Group.

Mais uma aposta nos portáteis

Com o PlayStation 3 a todo vapor no campo dos consoles de mesa e incentivada pelo sucesso do PSP, a Sony Computer Entertainment anunciou o desenvolvimento de seu novo console portátil.

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Chamado de PlayStation Vita, ou apenas PS Vita, ele apresentava design parecido com seu antecessor. Porém, o diferencial era um hardware com alta potência, que, segundo o próprio marketing, traria a experiência e qualidade de jogos para consoles de mesa no mobile.

Lançado em dezembro de 2011 no Japão e em fevereiro do ano seguinte no restante do mundo, o PS Vita teve relativo sucesso em seu ano de lançamento. Mas a tendência não se confirmou no restante da vida do console.

A falta de jogos e competição com outras plataformas mobile, como smartphones e a linha DS da Nintendo, foram demais para o PS Vita. Isto levou a um fracasso tremendo, e a saída de vez da Sony do mercado de consoles portáteis.

Para se ter ideia, o console vendeu apenas 16 milhões de cópias no mundo todo. Destas, 6 milhões foram apenas no Japão, único país onde o PS Vita experimentou relativo sucesso, especialmente graças à presença de jogos de nicho que fazem sucesso entre o público de lá, como JRPGs e visual novels.

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Lançamento do Playstation 4

Playstation 4 - Divulgação
Playstation 4 – Divulgação

Apesar da empreitada fracassada no mercado de portáteis, a Sony Computer Entertainment ainda dominava nos consoles de mesa. Esta tendência continuou com seu próximo lançamento, o PlayStation 4.

Já em seu lançamento o Playstation 4 marcou a empresa. Este foi o primeiro console a sair primeiro no ocidente. Na América do Norte o PS4 saiu em novembro de 2013, seguido pela Europa e países da África e América Latina dias depois.

No Japão a data de lançamento foi 22 de fevereiro de 2014.

A nova plataforma da Sony foi um sucesso instantâneo de crítica e público. Tanto especialistas, quanto desenvolvedoras e público elogiaram o hardware e sua arquitetura.

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Apresentando um poder de processamento altíssimo, o PS4 era comparável a computadores de alto desempenho na época, possibilitando aos estúdios investirem em gráficos cada vez mais polidos.

Nos próximos anos o console ganharia uma versão Slim, modelo mais leve e compacto que já era tradição entre os consoles de mesa da Sony, e uma versão com hardware mais poderoso e suporte à resolução 4K chamada de PS4 Pro.

Desde seu lançamento o PS4 já vendeu 117,2 milhões de unidades, sendo o segundo console mais vendido da Sony, atrás apenas do PS2, e o quarto mais vendido da história – atrás do próprio PS2, do Nintendo DS e Game Boy.

Nascimento da Sony Interactive Entertainment

Após 22 anos em atividade, a Sony Computer Entertainment foi repaginada definitivamente. Em abril de 2016 ela se uniu então à Sony Network Entertainment International para formar a Sony Interactive Entertainment.

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Com esta fusão a empresa passaria a cuidar de todas as operações referentes à marca PlayStation, incluindo as suas subsidiárias e estratégias de conteúdo. Além disso, a sede também passou por modificações, indo para a cidade de San Mateo, ainda na California.

Como Sony Interactive Entertainment as estratégias de expansão da empresa se manteriam a todo vapor, continuado a aquisição de mais estúdios e a criação de departamentos para tratar de pontos específicos.

Produtora especializada

Em 2019 surgiu então a a PlayStation Productions, cujo foco é atuar como produtora de filmes e séries para TV baseados nas franquias de jogos do PlayStation. O primeiro resultado saiu em 2022 na forma do filme Uncharted, baseado na franquia de jogos de mesmo nome.

Diversas outras adaptações estão em produção e anunciadas para lançamento. Entre elas a série de The Last of US e um filme de Gran Turismo, previstos para saírem em 2023, e séries dos sucessos God of War e Horizon.

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Posteriormente, foi a vez de criar a PlayStation Studios em 2020, que assumiu no lugar da Worldwide Studios a coordenação dos estúdios da Sony. Isto inclui não apenas os estúdios diretamente controlado pela Sony, como o Santa Monica Studio e Guerrilla Games, mas também os contratados para desenvolvimentos pontuais.

Todas estas mudanças seriam ainda mais importantes para a Sony Interactive Entertainment nos próximos anos, quando a empresa faria investimentos de peso.

Estes envolveram a compra de estúdios, como o Firesprite e a Bluepoint Games, e parte de empresas como a Epic Games, Discord, Devolver Digital e da From Software.

Além da compra de empresas já estabelecidas no mercado, a Sony criaria sua própria divisão dedicada ao desenvolvimento de jogos mobile das franquias PlayStation, a ForwardWorks, ainda em 2016.

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O fenômeno Playstation 5

Playstation 5 - Divulgação
Playstation 5 – Divulgação

A Sony Interactive Entertainment continuaria a tendência de lançar novos consoles de mesa com foco em desempenho e poderio de processamento no ano de 2020, quando ela colocou no mercado o PlayStation 5.

O desafio de suceder o PlayStation 4 não seria fácil, dado o sucesso do console e a qualidade de seu hardware e softwares. Para isto a Sony trabalhou novamente com a AMD para a integração de uma GPU com capacidade para gráficos em 4K nativos e taxas de frame de até 120 FPS.

Além disso, outro ponto de venda era o novo controle DualSense e sua tecnologia háptica, que simula toque, aplicação de força e outras sensações táteis no pressionar dos botões.

O lançamento do PS5 se deu em 12 novembro de 2020 primeiro na Austrália, Nova Zelândia, Coréia do Sul, Japão e América do Norte, seguido do lançamento global uma semana depois.

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Recepção e desafios

Sua recepção foi positiva pelo público e crítica. Seu poderio e design foram elogiados, assim como o novo controle. Nos três primeiros trimestres de vida o PS5 viria a superar o PS4 e se tornou o console mais rapidamente vendido neste período.

Obviamente, também houveram críticas. Uma das principais foi o preço sugerido para o console, muito acima do lançamento de seus antecessores. Para mitigar isso, a Sony lançou o PS5 em duas versões. A tradicional, no valor de US$ 499,00, e a versão digital, que não conta com leitor de disco, indicado para quem compra apenas jogos em mídia digital e custando US$ 399,00.

Outro ponto criticado foi o tamanho do console, muito maior que o costumeiro para os hardwares Sony. Isto, no entanto, era necessário não apenas para comportar os componentes internos, mas também para favorecer o resfriamento de uma máquina tão potente.

A relativa falta de jogos no ano de lançamento também foi criticada. Apesar de títulos de peso como o remake de Demon Souls e Spider-Man: Miles Morales estarem disponíveis, eles não foram seguidos de outros exclusivos que atraíam o grande público.

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E não para por aí os desafios enfrentados pelo lançamento e vendas do PS5. Isto porque a pandemia de COVID-19 no ano de 2020 provocou uma crise na fabricação de chips utilizados na fabricação de consoles e outros dispositivos.

Com isso a Sony não conseguiu entregar consoles PS5 em grande volume. Este problema também foi enfrentado por outras empresas, como a Microsoft e a Nintendo em seus consoles Xbox e Switch.

Apesar de todas estas complicações, o PlayStation 5 já vendeu mais de 20 milhões de unidades, segundo números de maio de 2022.

Outros produtos da Sony Computer Entertainment

Apesar de seu foco nos consoles e jogos, a Sony Computer Entertainment desenvolveu outros produtos, tanto para uso com seus hardwares quanto independentes.

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PlayStation VR e VR 2

PlayStation VR e VR 2 - Divulgação
PlayStation VR e VR 2 – Divulgação

O PlayStation VR é um kit de realidade virtual da Sony, fabricado para oferecer novas experiências de jogabilidade com o PlayStation 4 e, posteriormente, o PlayStation 5.

Lançado em 13 de outubro de 2016, ele conta com uma tela de resolução full HD e áudio 3D de alta qualidade, o que permite inserir o jogador em um ambiente virtual imersivo.

Com mais de 5 milhões de unidades vendidas, o PlayStation VR é um sucesso do segmento. Seu sucessor, o VR 2, já foi anunciado e será lançado em 2023.

PlayStation Move

O PlayStation Move é o controle de movimento da PlayStation para uso em seus consoles PS4, PS VR e PS5. Seu formato comprimido facilita uma pegada firme, dando segurança nos movimentos, além de apresentar os botões tradicionais presentes em um controle.

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Semelhante ao Wii Remote do console Wii, o Move permite jogar os jogos com suporte à controle de movimento. Seu uso mais notório é em conjunto com o PlayStation VR, garantindo assim ainda mais imersão por permitir ao jogador ter mais uma dimensão de interação com o jogo.

PlayStation Vue

PlayStation Vue
PlayStation Vue

O PlayStation Vue foi a tentativa da Sony entrar no mercado de streaming de televisão. Lançado em março de 2015, ele permitia a exibição de programas de TV, esportes e filmes e séries de diversas produtoras.

Entre estas estavam produções da The Walt Disney, Discovery Networks, WarnerMedia, Fox, Metro-Goldwyn-Mayer e NBCUniversal.

Com recepcção bastante fria, o Vue perdurou por bons anos até ter seu encerramento em janeiro de 2020.

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PocketStation

PocketStation - Divulgação
PocketStation – Divulgação

O PocketStation saiu em 1999 como um aparelho periférico para o PlayStation original. Seu objetivo era reproduzir softwares exclusivos com conteúdo extra de jogos para o console.

A iniciativa teve relativo sucesso no Japão mas não viu adesão geral, vendendo cerca de 5 milhões de unidades. Por conta disto ele foi descontinuado já no ano de 2002.

Em 2013 a marca PocketStation iria voltar como uma aplicação para o PS Vita.

toio

O toio é um console da Sony com foco em jogos e aplicações educativas. Seu público é principalmente crianças, para quem ele ensina noções básicas de programação e criatividade.

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Lançado exclusivamente no Japão em 20 de março de 2019, o toio ganhou diversos prêmios de inovação no Japão e conta com diversos produtos que expandem sua capacidade.

O produto é atraente e chamativo, e acompanha dois robôs miniatura que cativam as crianças e as guiam ao longo das lições e jogos.

Controles

Controles - Divulgação
Controles – Divulgação

A Sony Computer Entertainment sempre entregou controles de altíssima qualidade junto de seus hardwares. Sua principal linha foi a DualShock, que se manteve desde o PlayStation Original até o PS4.

O DualShock foi o primeiro controle a apresentar dois sticks analógicos. Sua introdução inaugurou uma nova forma de jogar, pois permitia controlar ao mesmo tempo o personagem e a visão da câmera nos ambientes 3D dos novos jogos.

Após 4 gerações de DualShock, a Sony introduziu o DualSense junto do PlayStation 5. Com o mesmo layout de seus antecessores, o DualSense dá mais um salto de tecnologia para controles de consoles, com gatilhos com feedback de força e vibração de alta qualidade para reprodução de texturas táteis.

Carioca, estudante de Direito, servidora pública e apaixonada por vídeo games, tecnologia e cultura pop em geral. Tenho como hobbies consumir e produzir conteúdos relacionados a esses temas que me interessam, e adoro passar horas adquirindo conhecimento sobre os assuntos que mais gosto, tanto que mantenho um canal no Youtube sobre games há 4 anos. Meu contato com inglês vem de longa data, quando notei que para ter acesso a todo um universo de informações, dominar a língua era fundamental.

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