Sony - Divulgação
Sony - Divulgação
Fundação:Tóquio, Japão, em 7 de maio de 1946
SedeTóquio, Japão.
FundadorMasaru Ibuka e Akio Morita.
Atuais donosSony Mobile Communication
Países que operaEm diversos países, em todos os continentes
O que ofereceConglomerado de produtos, como eletrônicos, jogos, videogames e serviço de streaming.

Você com certeza conhece ou pelo menos já ouviu falar da Sony. Seja na TV, no cinema, na música e até nos produtos eletrônicos, não tem quem nunca tenha ouvido falar ou feito uso de um produto da empresa.

Afinal de contas, essa empresa está a muitos anos no mercado e foi a precursora de muitas tecnologias, além de ter aderido à moda dos streamings mais recentemente. 

E para você que quer saber tudo sobre a Sony, hoje iremos te contar a história dessa gigante japonesa, que começou sendo a primeira a fabricar um gravador de fita cassete em seu país, e chegou ao ápice do seu sucesso, inventando a Smart TV.

Quando a Sony foi fundada?

No ano de 1946, dois homens visionários fundaram uma pequena empresa, que inicialmente foi chamada de Tokyo Tsushin Kogyo.

Pioneira desde seus primórdios, essa empresa foi a primeira a fabricar um gravador de fita K7 em seu país, o Japão.

Após saber que uma certa empresa subsidiária da Nokia, chamada na época de Bell Labs, tinha inventado o transistor, Akio Morita pediu a licença da tecnologia para fabricar outros produtos eletrônicos a partir dela.

Alguns anos depois, já em 1955, os sócios lançaram o primeiro rádio com transistores no Japão, chamado O Sony TR-55. E foi assim que a empresa passou a se chamar Sony, logo que o rádio começou a ser vendido nos Estados Unidos.

Aliás, o nome americanizado da empresa se deu para que o produto pudesse ser vendido em solo americano. Isso pois nos Estados Unidos, naquela época, os produtos japoneses tinham a fama de não ter boa qualidade.

Fabricação do Walkman

Walkman - Divulgação
Walkman – Divulgação

Depois de um tempo, a Sony decidiu então fabricar miniaturas do rádio modelo TR-55, que foi chamado de Walkman, tocava fitas em formato cassete e tinha rádio AM e FM. O modelo Walkman teve um sucesso astronômico e sua popularidade aumentou rapidamente, se tornando um fenômeno de consumo nos Estados Unidos, na época.

Foi então que a Sony começou a crescer, se tornando nessa época a maior fabricante de produtos eletrônicos do mundo. Inclusive, ela começou sua produção que ia desde televisores até câmeras fotográficas para uso profissional. 

Já nas décadas de 80 e 90, a Sony comprou várias empresas da indústria. Ela tournou-se então um império no segmento. Em seguida, veio a aumentar ainda mais com a fundação da gravadora Sony Music e o estúdio Columbia Tri-Star Pictures.

No entanto, foi em 1994 que ela consolidou como empresa fabricante de tecnologia, quando lançou o videogame Playstation, que foi um sucesso instantâneo no mercado.

Apesar de tanto sucesso, a empresa vem perdendo sua popularidade, já que atualmente existem muitos concorrentes, principalmente as sul-coreanas Samsung e LG, e a japonesa Nintendo.

Em maio de 2012, a queda do sucesso e da popularidade da Sony ficou em maior evidência, quando o valor de mercado da empresa atingiu seu valor mais baixo desde 1981. Ela chegou a valer 30 milhões de dólares, sendo que, para efeito de comparação, em setembro de 2000, ela tinha o valor de mercado avaliado em mais de 107 milhões de dólares.

Quando a Sony chegou no Brasil?

A subsidiária da Sony no Brasil, chamada Sony Brasil Ltda, chegou ao país em 1972, através de alguns escritórios representativos.

Em 1984, a empresa abriu sua primeira fábrica, localizada no polo industrial de Manaus, para a fabricação de TVs, câmeras, todo tipo de equipamentos de áudio e vídeo e outros produtos que posteriormente seriam homologados para a fabricação. No ano de 2020, em setembro, a empresa anunciou para o mundo o fechamento de sua  fábrica aqui no Brasil. Entretanto, em dezembro do mesmo ano, a empresa anunciou que sua planta industrial passaria para a Mondial, empresa brasileira fabricante de eletrodomésticos e eletrônicos.

Quem são os fundadores da Sony?

Fundadores - Divulgação
Fundadores – Divulgação

A empresa Sony foi fundada por dois homens empreendedores, chamados Masaru Ibuka e Akio Morita, ambos japoneses.

Masaru Ibuka nasceu em 11 de abril de 1908, em uma cidade chamada Nikko na província de Tochigi, no Japão. Ele foi um trabalhador da indústria de eletrônicos japonês e ficou famoso por ser co-fundador da Sony, juntamente com seu sócio e amigo Akio Morita.

Filho de um tecnólogo de arquitetura e aluno de Inazo Nitobe, em 1933 Ibuka se formou na Waseda University e foi trabalhar em uma empresa que processava filmes. Mais tarde, serviu a Marinha Imperial Japonesa, durante a Segunda Guerra Mundial.

Em 1945, ele deixou a empresa e também a Marinha e fundou uma oficina, onde consertava rádios em uma loja de departamentos, chamada Shirokiya, que infelizmente foi bombardeada em Nihonbashi, Tóquio.

Akio Morita

Akio Morita - Divulgação
Akio Morita – Divulgação

Em 1946 seu colega e pesquisador de guerra, chamado Akio Morita, viu um artigo no jornal que falava sobre o empreendimento de Ibuka, e decidiu contatá-lo. Depois de conversarem através de cartas, Morita resolveu ir até Tóquio para se juntar ao colega na empreitada.

Com a ajuda do pai de Morita, que financiou o projeto, eles fundaram a Tokyo Telecommunications Engineering Corporation, que em 1958 se tornou a Sony Corporation.

Masaru Ibura morreu de insuficiência cardíaca, em 19 de dezembro de 1997, aos 89 anos, em Tóquio, no Japão.

Akio Morita, por sua vez, nasceu em Nagoya, em 26 de janeiro de 1921. Ele foi um inventor e empresário japonês, co-fundador da Sony Corporation.

Vindo de uma das famílias mais antigas e aristocráticas, fabricantes de saquê, sua família era da aldeia de curso Kosugaya, na região metropolitana da cidade industrial de Nagoya.

Depois de se formar em física, Morita tornou-se oficial da Marinha Imperial Japonesa e atuou na Segunda Guerra Mundial. Aliás, foi lá que ele teria conhecido Masaru Ibuka, que viria a ser seu sócio na Fundação da Sony.

Akio Morita morreu, vítima de uma pneumonia, aos 78 anos em 1999 em Tóquio, no Japão.

Quem são os atuais donos da Sony?

A atual dona da Sony, bem como de todas as suas vertentes, é a Sony Mobile Communications.

A Sony Mobile Communications, ou somente Sony Mobile, é uma empresa japonesa subsidiária. Sua sede está localizada em Tóquio, no Japão, e foi estabelecida por lá em 3 de outubro de 2001, pela empresa-mãe de produtos eletrônicos Sony Corporation, com sua sócia sueca, conhecida atualmente como Sony Ericsson, para produzir telefones celulares de última tecnologia.

Atualmente, o cargo de CEO das empresas pertencentes a rede, incluindo o Sony Channel, bem como outros canais pertencentes a empresa, é exercido por Kenichiro Yoshida, um grande empresário japonês.

Yoshida começou a exercer o cargo em abril de 2018. Na verdade, ele entrou para substituir Kazuo Hirai, pois antes disso ele atuava como diretor financeiro da empresa. No entanto, sua carreira na empresa já tinha começado em 1987 em cargos mais baixos.

Kenichiro Yoshida também já trabalhou em outras empresas subsidiárias, tanto nos Estados Unidos quanto no Japão.

Yoshida nasceu em 20 de outubro de 1959, na cidade de Kumamoto, no Japão e atualmente está com 62 anos de idade.

As TVs

Em 2005 a Sony inovou mais uma vez dando início a uma nova vertente voltada para a TV, quando lançou seu primeiro televisor inteligente, ou seja, tv com internet, com uma linha intitulada Bravia, que significa Best Resolution Audio Visual Integrated Architecture (Arquitetura Integrada de Melhor Resolução de Áudio e Vídeo). Esse nome define muito bem a alta qualidade de imagem e distinção de cores que as TVs da marca oferecem.

Desse modo, a Sony abriu caminho para muitas empresas de tecnologia que também lançaram e aperfeiçoaram os recursos das Smart TVs, que são um dos dispositivos mais comprados e populares nos lares ao redor do mundo.

E não é para menos, pois as Smart TVs possuem recursos tecnológicos que nos permitem acessar a internet, baixar diversos aplicativos, são mais intuitivas e tem som e imagem melhores.

E por falar em TV, nos tópicos seguintes vamos ver como a Sony ingressou no mundo televisivo e, posteriormente, no das plataformas de streaming.

A Sony e o mundo televisivo:

Em 4 de fevereiro de 1996, a Sony lançou seu primeiro canal básico de tv por assinatura, o Sony Entertainment Television, que foi chamado de Canal Sony no Brasil.

No começo, o Canal Sony exibia programas da TV americana, com legendas e o áudio original. Dentre esses programas, estavam talk shows, programas de auditório, novelas e telefilmes.

Depois de um tempo, as séries começaram a ganhar destaque e a Sony passou a exibir várias delas em sua programação. Também foi a Sony uma das primeiras a incluir pequenos programas, os chamados “programetes”, durante os intervalos para segurar ainda mais a atenção dos telespectadores.

De 1996 a 1999, a programação do Canal Sony era transmitida para o Brasil a partir da Venezuela. O país distribuía o sinal para toda a América do Sul. Então, em novembro de 1999, o Brasil ganhou sinal exclusivo do Canal Sony, melhorando a qualidade da transmissão e aumentando o número de usuários.

O Canal Sony ganhou várias vezes prêmios de popularidade e audiência no nosso país. Sendo assim, passou a incluir em sua programação alguns conteúdos brasileiros que tinham transmissão também por canais abertos, como a Record TV.

Em 2012, mais uma vez inovando no mundo televisivo, o Canal Sony passou a ser chamado de Sony Movie Channel. Desse modo, seu catálogo passou a contar com sucessos da biblioteca da Sony Pictures e também de seus estúdios cinematográficos, a Columbia Pictures, a TriStar Pictures, a Sony Pictures Classics, bem como Destination Films, entre outros.

O que a Sony oferece?

AXN - Divulgação
AXN – Divulgação

Como vimos, a Sony possui um canal de TV por assinatura, o Sony Channel, mas não para por aí. Isso porque, outro canal, o AXN, também pertence à Sony Pictures Entertainment. E esse canal é perfeito para quem gosta de séries e filmes policiais, pois esse é o prato principal no cardápio do AXN!

Assim, o AXN transmite muitos dos conteúdos produzidos pela própria Sony Pictures Entertainment, além de séries consideradas fenômenos mundiais, como CSI e NCIS.

Esses canais, o Sony Chanel e o AXN fazem parte dos pacotes básicos de TV por assinatura da maioria das grandes operadoras desse ramo no Brasil. Portanto, se você gosta desse tipo de conteúdo, procure no menu da provedora da qual você é cliente, pois provavelmente eles vão estar lá.

Entretanto, se não encontrar, é só entrar em contato com o serviço de atendimento ao cliente dessa operadora. Em seguida, se informar sobre a possibilidade da inclusão desses canais ao seu pacote e o custo para isso.

A Sony e o mundo dos streaming

Cerca de um ano atrás, a Sony decidiu ingressar no mundo dos streamings. Ela seguiu os caminhos da grande pioneira do segmento, a Netflix e abriu concorrência para outras gigantes, como a Amazon Prime Video, a HBO Max e o Disney Plus.

Foi durante uma mostra de tecnologia, no ano passado, que a gigante japonesa decidiu revelar ao mundo seu mais novo serviço de streaming, intitulado Bravia Core. Segundo a empresa, em um primeiro momento o serviço só está disponível nas TVs Sony Bravia e a qualidade de som e imagem é, como sempre, um de seus pilares. Assim como outros serviços de streaming, a Bravia Core é uma biblioteca de filmes e séries.

Além dos inúmeros sucessos produzidos pelos estúdios Sony Pictures, o Sony Bravia também disponibilizará títulos de sucesso. São nomes como Homem Aranha, a saga Resident Evil e muitos outros filmes.

Como funciona a plataforma de streaming?

Apesar dessa plataforma estar disponível apenas para modelos mais recentes de Smart Tvs, quem adquirir esses dispositivos poderá acessar mais de 300 títulos desde modernos e recentes. Como exemplo temos Jumanji: Bem Vindo á Selva, Pedro Coelho e muitos outros, até clássicos amados, como Os Caça Fantasmas, por exemplo.

Além disso, esses conteúdos serão transmitidos com a incrível resolução de imagem 4K, com a exclusiva tecnologia Pure Stream. A Sony ainda oferece streaming entre 30 e 80 Mbps, com imagem remasterizada para IMAX, e áudio com som da DTS, que também são recursos exclusivos da marca.

Outro super recurso exclusivo para os usuários da Bravia Core, da Sony, serão as cenas extras, bastidores e papo com o elenco dos filmes. Esses recursos ficam disponíveis apenas nos filmes transmitidos nessa plataforma.

Sendo assim, esse é um clube muito seleto e exclusivo da empresa. O seu intuito com esse lançamento: mostrar como seus clientes são especiais.

Tem Bravia Core no Brasil?

Bravia core - Divulgação
Bravia core – Divulgação

Infelizmente, até o momento a Sony não divulgou nenhuma informação ou previsão de um possível lançamento do seu serviço de streaming, o Bravia Core, aqui no Brasil. Afinal, como já vimos, a Sony não atua mais na produção de TVs em solo brasileiro. Ela vendeu suas instalações da unidade da zona franca de Manaus para a Mondial. Aliás, a Sony continuou apenas com a produção de consoles do PlayStation no nosso país. Sendo assim, quem quiser ter acesso à esse “clube secreto”, vai ter que esperar um pouco mais e torcer para que a Sony disponibilize esse serviço para nós.

Enquanto isso não acontece, sempre podemos nos deliciar com os conteúdos pra lá de interessantes e de qualidade do Sony Chanel e do AXN. E aí, você gostou de conhecer toda a trajetória da Sony até chegar a esse império que é nos dias de hoje? E pensar que tudo começou lá em 1946, no Japão! Agora, quando você ver algum exemplar do PlayStation 5, certamente vai lembrar que ele tem como “ancestral” o Walk Man, que também fez a alegria de muitos jovens naquela época!

Carioca, estudante de Direito, servidora pública e apaixonada por vídeo games, tecnologia e cultura pop em geral. Tenho como hobbies consumir e produzir conteúdos relacionados a esses temas que me interessam, e adoro passar horas adquirindo conhecimento sobre os assuntos que mais gosto, tanto que mantenho um canal no Youtube sobre games há 4 anos. Meu contato com inglês vem de longa data, quando notei que para ter acesso a todo um universo de informações, dominar a língua era fundamental.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui