Walt Before Mickey ou Walt antes do Mickey, é um filme que mostra como foi a trajetória pessoal e profissional do animador Walt Elias Disney, antes da criação do Mickey Mouse, que hoje é considerado o símbolo da Walt Disney Company e um dos maiores personagens da história.
O longa foi lançado em 2015, e conta com a direção de Armando Gutierrez e Arthur L. Bernstein. O roteiro foi baseado na única biografia autorizada pela família Disney, escrita por
Protagonizado pelo ator Thomas Ian Nicholas, bastante conhecido por atuar na franquia American Pie, o filme nos mostra a importância de encontrar suas habilidades, acreditar nelas, não desistir e apostar no empreendedorismo para fazer o nosso negócio acontecer.
Existem diversos filmes e livros que retratam a vida pessoal e profissional de Walt Disney, mas poucos mostram exatamente todas as dificuldades que ele enfrentou para construir seu império, e essa é a premissa de Walt antes do Mickey.
A história de um dos mais famosos criadores do século XX é realmente mágica, assim como o mundo que ele criou, mas até alcançar o sucesso, foram vários desafios que quase o impediram de seguir em frente.
O longa retrata o período entre os anos de 1919 e 1928, onde Walt Disney passou pelos momentos mais difíceis de sua vida e os principais obstáculos da sua carreira, antes de criar sua maior obra.
Nascido em uma família pobre, Walt amava desenhar desde pequeno, mas seu pai, Elias Disney, não entendia essa paixão e sempre o repreendia por desenhar nas paredes do estábulo.
Neste período, podemos conhecer os primeiros anos da sua infância em Marceline, no estado do Missouri, além de sua mudança e a juventude se aventurando como ator na cidade de Kansas.
O garoto já demonstrava seu talento desde muito cedo e ao conseguir seu primeiro emprego no cinema, ele começou a descobrir sua verdadeira paixão por desenhos animados.
Também podemos ver como foi o seu regresso da Primeira Guerra Mundial, onde ele se alistaria na Cruz Vermelha por não ter idade o suficiente para entrar para o exército.
Walt cresceu e nunca parou de desenhar, mesmo no período em que esteve servindo e ao voltar para os Estados Unidos, consegue um novo emprego como desenhista, onde conhece seu amigo e futuro parceiro de trabalho, Ub IWerks.
Quando os dois são dispensados, Walt decide abrir aquele que seria seu primeiro estúdio de animação com a ajuda de Iwerks, chamado “Laugh-O-Gram”.
O nome fazia referência à palavra inglesa telegram (telegrama), mas substituía o início por laugh (rir/risada). A ideia era que as animações fossem divertidas e agradassem ao público.
Daí em diante, começamos a acompanhar os diversos obstáculos que Disney enfrentou ao longo de sua carreira, como as dívidas, as idas e vindas da equipe que trabalhava com ele, e o inevitável fechamento da Laugh-O-Gram.
Na verdade, Walt não tinha nenhuma experiência ou aptidão para lidar com os negócios, o que acarretou na falta de dinheiro para pagamento dos salários. Além disso, ele ainda teve que lidar com os golpes cometidos por empresários que se aproveitaram do seu trabalho.
Leia também:
Embora sua equipe se mostrasse extremamente talentosa, a primeira empreitada deles não foi bem sucedida, levando-os à falência e provavelmente aos momentos mais difíceis da vida de Walt Disney.
A situação foi tão crítica que ele chegou ao ponto de precisar se alimentar dos restos de uma lixeira para não morrer de fome, com a companhia de um rato que encontrou e decidiu carregar no bolso da camisa.
É nesse ponto que a sua história começa a fazer sentido para o mundo dos negócios, onde qualquer empresário que não tivesse nem mesmo dinheiro para se alimentar, teria desistido de tudo, encontrado um emprego formal e adiado seu sonho.
Mas como já sabemos, Walt Disney não foi um empreendedor comum, então ele vendeu o que tinha e decidiu se mudar para Hollywood, em Los Angeles, para começar do zero novamente.
Ele começa um novo estúdio, contando agora com a ajuda do seu irmão Roy Disney nas finanças e novamente com seu amigo fiel Ub Iwerks. Juntos eles fundariam a inicialmente chamada “Disney Brothers” e posteriormente, “Walt Disney“.
Apesar de obter alguns sucessos pontuais nesta nova fase e ganhar o reconhecimento por seu bom trabalho, Walt e sua equipe voltam a enfrentar problemas no mundo dos negócios.
Mas também é nesse momento de sua vida, que Walt acaba conhecendo aquela que seria sua futura esposa e mãe de seus filhos, Lillian Bonds.
Depois do sucesso com “Alice Comedies“, veio Oswald the Lucky Rabbit, o que levou à reavaliação dos valores dos contratos quanto aos preços dos filmes.
Mas Walt não contava que Alice e Oswald teriam seus direitos roubados pela distribuidora, além de sua equipe de desenhistas e as futuras encomendas. Tudo isso porque as obras não foram registradas em seu nome.
É quando finalmente Walt, Roy, Lillian e Ub IWerks decidem se desvincular das empresas que distribuíam suas criações e criam o personagem que traria a Walt Disney o reconhecimento global.
O Mickey Mouse venceu posteriormente 26 prêmios da Academia, e entre as grandes criações do estúdio, estão o primeiro longa-metragem animado da história, “A Branca de Neve e os Sete Anões”, lançado em 1937.
Walt antes do Mickey ainda diz uma das frases que Walt Disney mais gostava de lembrar e mencionar:
“Tudo começou com um rato”.
Os personagens principais de “Walt Antes do Mickey”
Walt Disney
Walter Elias Disney, interpretado por Thomas Ian Nicholas, é um garoto cheio de sonhos e muito talentoso. Ele nasceu em Chicago e passou a maior parte de sua infância numa fazenda em Marceline, no Estado do Missouri.
Este foi um período muito difícil para o menino, devido aos castigos impostos pelo pai, Elias Disney, que era um homem bastante severo e não gostava nem um pouco da ideia do filho se tornar um artista.
Walt tentou se alistar no exército durante a Primeira Guerra Mundial, mas não foi aceito por ser menor de idade. Ele decidiu juntar-se à Cruz Vermelha e pouco tempo depois, foi enviado para França, onde passou um ano dirigindo ambulâncias.
Quando regressou aos Estados Unidos, ele fundou a pequena produtora “Laugh-O-Gram”, que animava contos de fadas. Esses desenhos animados eram exibidos no cinema local, antes dos filmes.
A partir daí começa uma incrível jornada, que teve muitos momentos difíceis que o levariam à glória, depois de seu estúdio criar um dos maiores personagens de todos os tempos e um símbolo de todo o trabalho e dedicação.
Walt Disney tornou-se famoso por seu pioneirismo no ramo das animações com a Disney, tendo produzido o primeiro longa-metragem de animação, Branca de Neve e os Sete Anões (1937), e muitos outros.
Disney é a pessoa que venceu o maior número de Oscars na história, sendo detentor de 22 prêmios da Academia e 59 indicações, além de vencer sete Emmy Awards.
Ele deixou para trás um vasto legado, sendo uma universidade (California Institute of the Arts – CalArts), numerosos curtas, documentários e filmes produzidos durante a sua vida e a “Walt Disney Company” que hoje é um dos maiores conglomerados de entretenimento do mundo.
Ub Iwerks
Ub Iwerks, interpretado por Armando Gutierrez, é um dos maiores companheiros de Disney durante toda a sua trajetória na animação. Um grande desenhista e co-criador de diversos personagens.
A amizade entre os dois começou em 1919, enquanto trabalhavam na mesma empresa, a Pesman Art Studio, na cidade de Kansas City.
Pouco tempo depois, em 1922, devido ao espírito empreendedor, Disney funda a sua nova empresa denominada Laugh-O-Gram Films, à qual convidou seu amigo Iwerks para ser o primeiro integrante de sua equipe.
A partir daí, a parceria entre os dois nunca mais se desfez, sendo que Walt o considerava como a pessoa mais leal no seu círculo de amizades.
Quando Disney rompeu o contrato com a Universal, no final da década de 1920, pediu para Iwerks trabalhar em um novo projeto através das suas ideias, o que resultaria na criação de novos personagens.
Dessa forma, Ub Iwerks é creditado como co-criador do Mickey Mause, um dos maiores ícones da cultura POP de todos os tempos, e o símbolo da Walt Disney Company.
Rudy Ising
Rudy Ising, interpretado por David Henrie, iniciou sua carreira em Kansas City, ao responder um anúncio de um jornal que estava contratando um cartunista para a Laugh-O-Gram Films, na década de 1920.
Ele aprendeu os primeiros passos da animação, seguindo os ensinamentos de Walt Disney e esteve ao seu lado quando a empresa foi à falência. Ising mudou-se para a Califórnia para trabalhar na produção das séries “Alice Comedies” e “Oswald Rabbit”.
No final da década Ising e Disney se separaram e Ising realizou seu primeiro desenho animado, “Bosko, The Talk-Ink Kid” em 1929, primeira animação a sincronizar movimento e fala.
Bosko foi o primeiro personagem a usar a frase “Isso é tudo, pessoal”, posteriormente imortalizada por Gaguinho.
Roy Disney
Roy Disney, interpretado por Jon Heder, é o irmão mais velho de Walt, que desde muito jovem, sempre o incentivou a seguir seus sonhos de se tornar um artista, indo contra a mentalidade de seu pai.
Quando Walter volta de seus serviços prestados para a Cruz Vermelha durante a Primeira Guerra Mundial, Roy o recebe em sua casa e não o deixa desistir de correr atrás de seus objetivos.
Mesmo sabendo que não seria uma jornada fácil, quando Walt recebe o convite para trabalhar com a distribuidora M. J. Wrinkler , ele decide dar crédito às ideias de seu irmão e ajudá-lo a construir o legado que hoje é considerado uma obra inestimável.
Parceiro financeiro de Walt e um dos seus apoiadores mais importantes, Roy estava no comando das finanças, fazendo a empresa ter dinheiro suficiente, mas sempre permaneceu nas sombras, pois era mais reservado que o irmão e não gostava dos holofotes.
Depois da morte de Walt em 1966, Roy assumiu a presidência da Walt Disney Productions e seu primeiro ato foi nomear a então em construção, Disney World, em Walt Disney World, em homenagem ao seu irmão.
Lillian Bounds Disney
Lillian Bounds Disney, interpretada por Kate Katzman, mudou-se para Los Angeles em 1923, quando chegou ao estúdio através de um anúncio de emprego.
Walt se encanta por ela à primeira vista e a contrata imediatamente para a vaga, e logo os dois acabam engatando um relacionamento. Aproximadamente dois anos depois que começou a trabalhar no estúdio eles se casaram.
Lillian Disney sempre foi uma grande apoiadora do trabalho do marido, além de sua fã incondicional. Ela tem os créditos por ter escolhido o nome de seu personagem mais famoso.
Em 1928, Walt Disney mostrou um desenho do ratinho à esposa, dizendo a ela que iria batizá-lo de Mortimer Mouse. Ela por sua vez, sugeriu o nome Mickey Mouse, que foi o que acabou ficando.
Lillian foi casada com Walt Disney de 1925 a 1966, ano da morte dele, e sempre foi ativa em diversos programas de caridade, com maior ênfase na assistência a crianças e à arte. Ela veio a falecer em 16 de dezembro de 1997.
Uma lição de empreendedorismo
Walt antes do Mickey traz grandes lições sobre o empreendedorismo, além de conter mensagens positivas, como acreditar no seu potencial, sempre desenvolver o melhor trabalho possível, o resultado do esforço em equipe e perseverança diante das dificuldades.
De fato, conhecer a história de vida de Walt Disney é realmente fascinante, sua busca constante por seus objetivos nos inspira a também não desistir de nossos sonhos.
Além disso, conhecer informações da companhia, que hoje é uma dos maiores conglomerados de entretenimento no mundo, pode conter informações importantes para aqueles que desejam alcançar o sucesso no mundo dos negócios.
O longa retrata a garra do produtor, mas também nos dá algumas dicas valiosas sobre o que fazer e não fazer quando se inicia um novo empreendimento.
É inegável que o grande talento de Walt para os desenhos já se mostrava desde a infância, porém, o seu pai não entendia e repreendia o garoto, fazendo de tudo para que ele parasse com aqueles rabiscos e agisse como um menino normal.
Ele gostava muito de desenhar mas tinha um verdadeiro fascínio pelas formas dos animais, e sonhava em poder fazer do desenho a sua vida.
Walt acreditou e apostou nesse talento, o que fez com que tantos anos mais tarde e, depois de muitas dificuldades enfrentadas, conseguisse criar um personagem que alavancaria sua carreira.
Uma das grandes dificuldades encontradas por Walt Disney, foram suas relações com a equipe que trabalhava para ele. Walt enfrentava muitos problemas ao mesmo tempo e acabava demonstrando isso durante o trabalho.
Ele teve sorte de encontrar algumas pessoas fiéis que o ajudaram a manter a empresa e a cabeça em ordem, como Ub Iwerks, que ficou ao seu lado em todos os momentos até o fim.
Mas nós sabemos que um empreendedor não pode contar com a sorte, dessa forma a escolha das pessoas com quem irá dividir seu sonho é essencial e pode representar a diferença entre o sucesso e o fracasso.
Definitivamente Disney era um gênio dos negócios e cometeu diversos erros, como podemos ver no filme. Talvez sua pior falha no início tenha sido emprestar dinheiro de diversas pessoas sem ter como pagá-las depois.
Esta acaba sendo uma das principais lições de Walt Antes do Mickey, onde entender minimamente de administração e finanças é imprescindível para que uma empresa seja sustentável e não termine com as portas fechadas como a maioria dos novos empreendimentos.
Mas talvez a maior lição na história de vida de Walt Disney, seja sobre nunca desistir do que almeja e não parar de correr atrás de seus sonhos e objetivos.
Mesmo estando nas piores situações, é bom lembrar que as pessoas mais bem-sucedidas do mundo, também já passaram por momentos difíceis, e foi o que elas fizeram com isso que as moldaram para se tornar quem são hoje.
E aí cinéfilo, o que achou do nosso conteúdo? Deixe sua opinião nos comentários e acompanhe todas as notícias e análises da nossa página, para que a equipe Proddigital POP possa continuar no caminho do sucesso!
Esse revolucionou o mundo do desenhos animados. Assisti esse filme e a história é motivadora
Sim Claudio, com a ajuda de sua equipe, Walt Disney mudou a maneira com as pessoas olhavam para os desenhos animados! Obrigado pelo comentário!