Fundação: | 7 de abril de 2015, nos Estados Unidos |
Sede | Nova Iorque, Estados Unidos |
Fundador | HBO |
Atuais donos | Warner Bros. Discovery |
Países que opera | Atuação Global |
O que oferece | Streaming |
O HBO Now marcou de forma efetiva a entrada da Home Box Office no mundo dos streamings, consolidando as bases para o HBO Max. Atuante apenas nos Estados Unidos, o serviço era uma ampliação da versão Go, presente no Brasil e em outras regiões do mundo, com melhorias significativas.
Quer saber tudo sobre a plataforma e como acessar os seus conteúdos atualmente? Então fique com a gente até o final!
Quando o HBO Now foi criado?
O HBO Now foi criado no dia 7 de abril de 2015, nos Estados Unidos, sendo um serviço complementar ao HBO Go.
Quem são os criadores do HBO Now?
Vale lembrar que o HBO Now é um serviço da HBO, canal de TV à cabo norte-americana, que é o grande responsável pelo desenvolvimento do projeto de streaming. Nesse caso, a empresa foi fundada ainda no ano de 1965 por Charles Dolan.
Quem são os atuais donos do HBO Now?
Desde 2021 o HBO Now é uma plataforma obsoleta, uma vez que foi substituído pelo novo streaming da empresa, o HBO Max. De todo modo, a marca pertence atualmente à companhia Warner Bros. Discovery.
O que a HBO Now oferece?
Desde seu lançamento, o serviço reunia o catálogo presente nos canais da HBO. Mas, diferentemente do HBO Go, possuía uma assinatura autônoma e independente.
Ou seja, com ele, os usuários conseguiam ter acesso aos conteúdos da empresa diretamente através da internet, com acesso pelo computador, tablet, smartphones e outros dispositivos, sem ser um cliente do canal a cabo em si.
Com o Now era fácil assistir a milhares de filmes, séries e outros materiais ligados à marca, além de conteúdos adicionais, a qualquer momento e de qualquer lugar. Embora ele esteja descontinuado, tudo ainda permanece acessível por meio do HBO Max, que deu continuidade ao legado do serviço.
História
Antes do lançamento do HBO Now, a HBO já estava presente na internet, uma vez que possuía a versão Go. O serviço surgiu ainda em 2010, e possibilitava aos clientes um acesso mais fácil aos conteúdos.
O único porém é que durante toda a duração inicial do HBO Go, era preciso assinar o próprio canal da TV em si. Ou seja, ele era apenas uma extensão da televisão por assinatura.
Assim, em 2015 a empresa resolveu entrar verdadeiramente no mundo dos streaming com o Now, atuante nos Estados Unidos. No restante do mundo, foi o próprio Go que assumiu esse papel, a partir de 2016, quando também passou a aceitar assinaturas independentes.
O fim de ambos os serviços começou em 2020/21, quando o HBO Max chegou ao mercado, unificando as ferramentas e ampliando o catálogo disponível, devido a novas parcerias.
O que há no HBO Now?
O grande objetivo do HBO Now era possibilitar um acesso facilitado ao catálogo de obras da marca e outros conteúdos, que era recheada de boas produções. Atualmente, dá para conferir tudo no HBO Max, que dispõe de uma biblioteca ainda mais completa, somando títulos da HBO, DC Comics, Warner Channel, originais do streaming, clássicos do cinema, dentre outros. Vejamos alguns dos principais títulos presentes no serviço atualmente:
Game of Thrones
A série baseia-se nos primeiros cinco livros de George R. R. Martin, intitulado “A Song of Ice and Fire”. A produção é ambientada nos continentes de Westeros e Essos e gira em torno da disputa do trono de ferro dos sete reinos.
A produção foi muito elogiada pelas críticas especializadas, sendo considerada uma das melhores séries de TV do planeta. A obra também conquistou inúmeros prêmios, como um Globo de Ouro de melhor série dramática e um total de 59 Emmys.
Outro feito importante para a saga foi sua entrada para o livro dos recordes, com a maior transmissão simultânea ao redor do mundo, pelo seu segundo episódio da quinta temporada.
Euphoria
Euphoria é uma série baseada em uma minissérie israelense de mesmo título. A série aborda a temática de problema vividos por jovens como vício, sexo, bullying, amizade, amor, etc.
No geral, acompanha a vida de Rue Bennett (Zendaya), uma garota que tem problemas com drogas, recém liberada da reabilitação, e sua amizade que posteriormente vira um caso amoroso com Jules (Hunter Schafer), uma garota trans. Além das personagens principais há também a história de muitos outros personagens secundários, com suas próprias questões.
A série foi lançada em 2019 e é exibida no Brasil somente na plataforma da HBO. O projeto causou grande sucesso, recebendo inclusive algumas indicações em premiações, como o British Academy Television Award de Melhor Programa Internacional e o TCA de Melhor Série Notável. Zendaya também ganhou o Primetime Emmy e um Satellite Award por sua atuação. A obra conta com duas temporadas lançadas e uma terceira em produção.
A Casa do Dragão
O spin-off de Game of Thrones teve sua primeira temporada lançada em 2022 no HBO. A saga se passa em Westeros, porém 200 anos antes da história conhecida. A temática principal é a guerra entre os dois irmãos, Rhaenyra e Aegon II, pelo trono deixado por seu pai após o falecimento.
Pacificador
A série Pacificador é um spin-off do filme Esquadrão Suicida, ambos criados por James Gunn, baseado no já conhecido Christopher Smith / Pacificador, personagem dos quadrinhos da DC Comics.
A produção acompanha a origem do anti-herói que acredita em alcançar a paz a qualquer custo. O herói não se preocupa em obedecer regras e está disposto a exterminar todos que entrarem em seu caminho.
O lançamento da primeira temporada ocorreu em 2022 e já tem uma segunda e terceira temporada confirmada.
Coringa
Nos últimos anos, a DC tem investido pesado em seus vilões mais famosos, como Adão Negro e Alerquina. Muitas dessas histórias, é claro, são independentes, sem tanta relação com as outras versões retratadas anteriormente.
Um dos personagens fictícios a ganhar sua própria obra foi “Coringa”, onde o vilão é interpretado pelo ator Joaquin Phoenix. A história se passa em 1981, em Gotham City, e nos mostra Arthur Fleck, um homem que tem problemas neurológicos, que vive e cuida de sua mãe doente.
Para se sustentar, ele é obrigado a levar uma dupla jornada de trabalho: durante o dia ele presta serviços para empresas fantasiado de palhaço e a noite como comediante de stand-up. Por causa dos seus problemas, ele frequenta um serviço de assistência social para conseguir os remédios que necessita.
Desde seu lançamento em 2019, a produção se tornou um enorme sucesso de bilheteria e também recebeu muitas indicações a prêmios, levantando a estatueta de Melhor Ator para Phoenix e Melhor Trilha Sonora para Hildur Guðnadóttir.
Um Maluco no Pedaço
Um maluco no pedaço é um seriado americano criado por Andy e Susan Borowitz. Ele foi lançado em 1990 e ao longo dos anos foram exibidos 6 temporadas. A série fez muito sucesso e um dos seus principais personagens, Will, é interpretado por Will Smith, ator revelado justamente por sua atuação na obra.
O enredo gira em torno de Will, um garoto pobre que vivia na Filadélfia, até sua mãe decidir lhe enviar para morar com sua irmã, Vivian (Janet Hubert), a fim de oportunidades de um futuro melhor para o garoto.
Além de sua tia, o jovem teve que morar com o Phil (James Avery) – esposo da Vivian – e seus primos, Carlton (Alfonso Ribeiro) e Hillary (Karyn Parsons), além, é claro, do mordomo da mansão, Geoffrey (Joseph Marcell).
Para quem está com saudades de Will e da família Banks, a HBO Max reuniu então uma boa parte dos atores em 2020, para comemorar os 30 anos da série, criando um episódio especial.
Adão negro
Para os fãs do universo da DC, “Adão Negro” está disponível no catalogo da HBO Max desde 2022. Mas, dessa vez, o mundo explorado vai além da já conhecida rivalidade entre o personagem e o herói Shazam.
Essa é a história solo do anti-herói Adão Negro (Dwayne Johnson), e de como adquiriu seus poderes em sua vida anterior, como escravo de Kahndaq. Após uma vida sofrida de servidão, ele acaba ganhando a força de deuses antigos, corrompendo-se com o tempo, sendo necessário trancá-lo para deter tamanhos poderes.
5 mil anos depois, ele desperta, e em busca de redenção começa a defender a cidade de todo tipo de ameaça. Porém, seus métodos utilizados acabam chamando a atenção da Sociedade da Justiça, que se vê obrigada a intervir. O filme solo tem direção de Jaume Collet-Serra e roteiro de Adam Sztykiel.
The big bang theory
A série de comédia estreou em 2007, sendo finalizada com 12 temporadas. Trata-se de uma criação de Chuck Lorre e Bill Prady, e que acompanha a vida de cinco amigos: o físico teórico Sheldon Cooper (Jim Parsons) e o experimental Leonard Hofstadter (Johnny Galecki), que dividem um apartamento; Howard wolowitz (Simon Helberg) – um engenheiro aeroespacial que ainda vive com a mãe; Rajesh Koothrappali (Kunal Nayyar) – um astrofísico indiano que tem problemas para se comunicar com as mulheres; e Penny (Kaley Cuoco), a vizinha de porta de Leonard e Sheldon, sendo uma garçonete que sonha em ser uma grande atriz.
Em 2009, a série ganhou o prêmio TCA de melhor série de comédia e Jim Parsons por seu desempenho individual. Posteriormente, Parsons conquistou um Globo de Ouro e quatro Emmys de melhor ator pelo seu papel na comédia. Chegando ao final do projeto, o sitcom tinha um total de 279 episódios, se tornando assim a série multi-câmera mais longa na história da televisão.
O projeto fez tanto sucesso, que em 2017 os criadores resolveram lançar um spin-off. “Young Sheldon” mostra a infância do personagem principal, na sua cidade natal, no Texas.
O Senhor dos Anéis
A trilogia de filmes “O Senhor dos Anéis”, dirigida por Peter Jackson, baseia-se nos livros homônimos de J. R. R. Tolkien, e saiu nos cinemas entre 2001 e 2003. A aventura épico/fantasia se passa na Terra-Média, narrando a missão do jovem hobbit Frodo Bolseiro de destruir o Um Anel e evitar o retorno de seu possuidor, Sauron.
O Um Anel pode ser destruído apenas na montanha da perdição, local de sua forja, tornando o caminho longo e perigoso. Para a missão, Legolas, Gimli, Aragorn, Boromir, Gandalf, Sam, Merry e Pippin formam uma sociedade intitulada de a “Sociedade do Anel”, com o objetivo de guiar Frodo até as montanhas.
Levando em consideração apenas trilogias, a saga é a mais premiada dos cinemas, com 17 Oscars ao todo. Veja em seguida a ordem cronológica correta:
- Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel – filme de 2001
- O Senhor dos Anéis: As Duas Torres – filme de 2002
- O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei – filme de 2003
Para quem é fã da franquia, é possível acompanhar também a saga “O Hobbit”, que narra eventos anteriores à história principal, onde Bilbo Bolseiro encontra o “Um Anel”. São três filmes lançados entre 2012 e 2014 e com muitos dos personagens/atores presentes em “O Senhor Dos Anéis”
Harry Potter
A saga bruxa mais famosa dos cinemas, Harry Potter, é uma adaptação da obra literária de 1997, da escritora britânica J.K Rowling, e integra o catálogo da marca desde a época do HBO Now.
A história foi parar nos cinemas em 2001, e conta com 8 filmes, acompanhando a vida de Harry Potter (Daniel Radcliffe), um órfão que vive com os tios. Aos 11 anos, ele descobre ser um bruxo, e é convidado a estudar na escola de Hogwarts, a mesma que seus pais estudaram.
Apesar da desaprovação do seu tio, ele acaba conseguindo com a ajuda do gigante Hagrid (Robbie Coltrane). A escola habita em universo paralelo ao mundo dos trouxas (os não bruxos) e é lá ele conhece seus melhores amigos: Rony Weasley (Rupert Grint) e Hermione Granger (Emma Watson).
Assim, enquanto descobre e desenvolve seus poderes, o garoto também tem que lutar para salvar o mundo de Lorde Voldemort que tenta dominar a magia e subjugar o mundo.
Considerações finais sobre o HBO Now
Como observado, o HBO Now não teve uma atuação direta no Brasil, uma vez que foi um serviço restrito aos Estados Unidos. Por aqui, é claro, o HBO Go cumpriu muito bem esse papel, de trazer a empresa para o mundo da internet. O legado de ambos os serviços permanece vivo com o atual streaming da marca.