Análise do filme O Senhor dos Anéis: As Duas Torres
O Senhor dos Anéis: As Duas Torres - Trailer (Warner Bros. Entertainment)

Após o sucesso do primeiro filme da trilogia, O Senhor dos Anéis: As Duas Torres deu continuidade a aventura dos nossos heróis pela Terra Média, o segundo filme veio para conservar a qualidade do primeiro, mas com algumas melhorias que fizeram toda a diferença para a nossa imersão no filme. O filme foi lançado no ano de 2002, e explodiu as bilheterias da época.

O Senhor dos Anéis: As Duas Torres é um filme americano de dirigido por Peter Jackson. Baseado no segundo livro do romance de J. R. R. Tolkien, O Senhor dos Anéis: As Duas Torres, o filme continua a história do primeiro filme, O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel (2001). O filme foi precedido pelo longa-metragem O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (2003). Falaremos com mais detalhes sobre esses tópicos no decorrer da Análise.

Ordem dos temas dessa análise. Clique em um para ser rapidamente direcionado!

As 4 narrativas do filme:

Frodo não foi protagonista nessa sequência

Primeiramente, o pequeno Hobbit (Frodo) continua sua jornada rumo à fortaleza de Sauron para jogar o Anel do Poder no poço de lava da Montanha da Perdição. Afinal essa é a única forma de destruir esse poderoso item mágico. 

Contudo, no filme, o papel de Frodo na segunda sequência, é ser o prisioneiro de Faramir, somente no final do filme Frodo é libertado para continuar seu caminho rumo a Barad-dûr (fortaleza de Sauron). 

Até Samwise (o melhor amigo de Frodo) teve mais relevância! demonstrando força e coragem durante todo o filme, e também impedindo que Frodo cedesse à tentação de usar o Anel do Poder.

Sméagol e o seu transtorno de personalidade

Por outro lado, Sméagol roubou a cena durante todo o filme, vale ressaltar que essa criatura se tornou guia de Frodo nessa sequência para a Montanha da Perdição, após o pequeno Hobbit ter poupado a sua vida por tentar roubar o “Preciooooso!”

Sméagol cria um apreço pelo pequeno Hobbit no decorrer da história, chegando ao ponto da personalidade boa expulsar a personalidade ruim da sua consciência. Todavia, essa amizade acaba quando Frodo, Samwise, e Sméagol são capturados por Faramir, e o mesmo tortura o pobre Sméagol.

Sméagol
Sméagol – Trailer (Warner Bros. Entertainment)

Dessa forma, Sméagol achou que havia sido traído por Frodo. Portanto, a personalidade ruim voltou a habitar na consciência de Sméagol, e agora os dois querem vingança, e vão usar os laços de confiança para executar essa vingança. Sméagol é de longe o melhor personagem nessa sequência!

Sauron mandou a sua horda de orcs para guerrear contra o reino dos homens

O mestre da escuridão, que por enquanto ainda não despertou seu poder total, mandou um batalhão de dez mil Orcs, um exército muito poderoso sedento por destruição. Dito isso, a horda marcha em direção ao Abismo de Helm (refúgio dos homens).

exercito de isengard
exercito de isengard – Trailer (Warner Bros. Entertainment)

O reino dos homens poderiam ficar tranquilos dentro de seus muros, todavia Sauron conhecia o ponto fraco daquela fortaleza, e a atacou! Deixando o exército do rei Théoden vulnerável.

O exército do rei Théoden está quase sucumbindo às forças dos Orcs. Quando tudo parece perdido, Gandalf aparece com uma cavalaria gigante que espantou os Orcs. É interessante a cena dos Orcs fugindo para a mesma floresta de Fangorn e são dizimados.

A última marcha dos Ents

Eventualmente, com o exército de Orcs em sua maior parte atacando o reino de Théoden, a segunda torre, lar de Saruman (mão direita de Sauron) ficou vulnerável.

No arco final do filme, as poderosas e antigas Árvores de Fangorn (Ents) percebem que Sauron representa a destruição de tudo que é verde e bom. As Árvores se encaminham para a segunda torre de Sauron, para aniquilar os orcs que estão lá, e assim o fazem. Esse ocorrido serviu para dar a reviravolta do filme. Ou seja, no final a vitória pertenceu aos bons.

Árvores de Fangorn
Árvores de Fangorn – Trailer (Warner Bros. Entertainment)

Os efeitos especiais que deixaram o filme ainda mais épico

O Senhor dos Anéis: As Duas Torres, assim como o primeiro, foi um filme de grande sucesso, lançado em 2002, dirigido por Peter Jackson. A cinematografia do filme fez-se amplamente elogiada por sua qualidade visual e paisagens deslumbrantes. 

De fato, os efeitos visuais do primeiro filme envelheceram razoavelmente bem, quanto aos efeitos visuais do segundo filme foram considerados extremamente avançados para a época e serviram como referência para os filmes posteriores, e atualmente ainda encantam quem assiste.

O filme é construído de forma épica com imagens sensacionais de grandes batalhas e belos cenários, que deixam os espectadores encantados. Por exemplo a guerra dos Orcs e humanos, ver aquela legião de Monstros bem construídos passou para o telespectador o mesmo medo que os personagens sentiram.

A cinematografia do filme O Senhor dos Anéis: As Duas Torres foi magnífica e a produção conseguiu superar o primeiro filme. Com toda a certeza, e o mínimo que nós como telespectadores esperamos de uma sequência, mas infelizmente muitos outros filmes falham nessa parte.

O elenco e suas experiências no set

O sucesso do filme O Senhor dos Anéis: As Duas Torres, foi impulsionado pelo elenco de estrelas envolvidas. O elenco principal do filme inclui grandes nomes como:

  • Elijah Wood
  • Ian McKellen
  • Liv Tyler
  • Viggo Mortensen
  • Sean Astin
  • Orlando Bloom
  • Christopher Lee
  • Andy Serkis
  • John Rhys-Davies
  • Bernard Hill 
  • David Wenham

Oferecendo performances memoráveis, cada membro do elenco trouxe sua personalidade única para o papel. Por certo, o diretor Peter Jackson foi extremamente sortudo em ter essa equipe de atores talentosos para seu filme e o resultado final foi um grande sucesso de bilheteria que agradou tanto aos fãs quanto aos críticos. 

O elenco do filme O Senhor dos Anéis: As Duas Torres não mudou muito com relação ao primeiro, como esperado.

Ainda sim, deram ao filme uma atmosfera única, contribuindo para o seu legado na cultura moderna.

O que o diretor trouxe de novidade para o segundo filme

O Senhor dos Anéis: As Duas Torres, dirigido pelo diretor Peter Jackson, trouxe algumas novidades para o filme que entusiasmaram os espectadores. Uma das características mais destacadas do filme foi a inovação tecnológica (CGI Melhorado) que o diretor trouxe. Além disso, incluiu a adição de personagens novos como Faramir (David Wenham) e novos cenários.

Inegavelmente, com isso, o diretor conseguiu manter os fãs interessados ​​em sua história, incluindo aqueles que já assistiram o filme anterior. A inovação do diretor também foi comprovada na variedade de cenários de ação e de aventura, e na qualidade das performances, com destaque para os personagens principais. 

Ainda mais, ele adicionou uma variedade de efeitos especiais às cenas das batalhas, criando um cenário mais realista para as ações dos personagens. Como resultado, o filme fez-se bem-sucedido, conquistando uma audiência leal de fãs de todo o mundo. A inovação do diretor tornou possível que eles desfrutassem de uma experiência única e inesquecível no cinema.

Crítica de O Senhor dos Anéis: As Duas Torres

O filme O Senhor dos Anéis: As Duas Torres tem sido muito elogiado desde seu lançamento, mas quais foram as críticas desse longa? Um dos pontos criticados pelo público e por alguns críticos foi o excesso de tempo dedicado a uma determinada cena na qual o objetivo principal do personagem principal não foi realizado. 

Aliás a trilogia sofre com essas críticas, já que cada das tem uma duração de três horas, totalizando em torno de 10 horas de filmes. Iai! Vamos maratonar O Senhor dos Anéis hoje? Além disso, o enredo foi considerado longo e cansativo em alguns momentos. O que me obriga a discordar totalmente, quem é fã vai entender do que eu estou falando.

No entanto, a maioria das críticas do filme foram positivas. Muitos elogiaram a interpretação dos atores principais, bem como a qualidade do roteiro. A direção, os efeitos visuais e a edição de som também foram elogiados. Além disso, a ambientação e a trilha sonora foram consideradas impressionantes, particularmente combinadas com as imagens de ação. O filme mostra seu valor na quantidade de prêmios que ganhou, veremos isso mais para frente.

Premiações de O Senhor dos Anéis: As Duas Torres

O filme, lançado em 2002 tornou-se muito bem-sucedido, ganhando duas premiações no Oscar do ano seguinte: 

  • Oscar de Melhores Efeitos Visuais 
  • Oscar de Melhor Edição de Som
  • Indicado para Melhor Filme 
  • Indicado a Melhor direção de Arte 

Estes foram os principais prêmios dentre os muitos recebidos por O Senhor dos Anéis: As Duas Torres durante os anos.

Orçamento e lucro do filme O Senhor dos Anéis: As Duas Torres

A segunda parte da trilogia de sucesso de O Senhor dos Anéis: As Duas Torres, de Peter Jackson, mostrou-se muito bem sucedida em suas vendas de bilheteria. O orçamento inicial para o filme está estimado em $94 milhões, e o filme acabou arrecadando mais de $926 milhões em todo o mundo. 

Isso significou que o filme gerou um lucro de praticamente $800 milhões, um retorno de investimento impressionante. O orçamento e o lucro do filme O Senhor dos Anéis: As Duas Torres foi extremamente lucrativo para a produção, excedendo todas as expectativas e se tornando um dos maiores sucessos do cinema. Uma curiosidade é que o filme ocupa a quinquagésima sexta posição no Ranking de filmes de maior bilheteria da história dos cinemas.

A música de O Senhor dos Anéis: As Duas Torres

Em resumo, a trilha sonora de O Senhor dos Anéis: As Duas Torres é provavelmente a mais famosa de todos os temas dos filmes da série. Ela foi composta e orquestrada pelo famoso compositor Howard Shore, que foi responsável pela criação de todas as trilhas sonoras dos filmes de O Senhor dos Anéis. Além disso, As músicas escolhidas para o filme variam de típicas melodias épicas de ação a temas de emoção emocional e desespero. Portanto, essa variedade, somada à qualidade impecável do trabalho de Shore, tornam a trilha sonora do The Two Towers uma das melhores trilhas sonoras já produzidas. Tais como:

  • The King Of The Golden Hall  
  • Gollum’s Song
  • Helm’s Deep
  • The Uruk-hai
  • The Taming Of Smeagol
  • Samwise the Brave
  • Forth Eorlingas
  • The Leave Taking
  • Foundations of Stone
  • The Riders of Rohan
  • The Passage of the Marshes
  • The Black Gate Is Closed 
  • The Hornburg
  • The White Rider
  • Treebeard
  • The Forbidden Pool
  • Isengard Unleashed
  • Breath of Life

Howard Shore teve mestria não somente na escolha das músicas, mas também na criação dos temas leves para os personagens principais, como Aragorn, Legolas e Gimli, mas também na criação dos temas assustadores e sinistros que estão associados aos personagens sombrios, como Sauron e Saruman. As músicas foram tão bem escolhidas que elas conseguiram capturar o drama intenso, ação e emoção que estavam presentes no filme, o que contribuiu para que a trilha sonora de The Two Towers se tornasse uma das trilhas sonoras mais memoráveis dos filmes da série O Senhor dos Anéis.

Onde assistir O Senhor dos Anéis: As Duas Torres?

Certamente, com todas as imersões no universo dos filmes que estamos vivendo após a quarentena, serviços streaming tem sido um dos destaques. Então, se você deseja assistir ao filme O Senhor dos Anéis: As Duas Torres e não sabe onde, você veio ao lugar certo. 

Existem vários lugares onde você pode assistir a esta fantástica obra da literatura, incluindo serviços de streaming como HBO Max, Amazon Prime Video, YouTube (custo R $7,90) e Google TV (custo R $7,90).

Com esses serviços, você pode procurar por serviços de streaming de filmes e assim, encontrar O Senhor dos Anéis: As Duas Torres, sem ter que sair de casa.

Conclusão da análise

Em conclusão, após a análise do filme, podemos destacar alguns principais temas que foram abordados durante a projeção. Ainda mais, a amizade, a lealdade, a coragem, o amor e a esperança representam apenas alguns dos valores que foram explorados de forma muito profunda durante o filme. Além disso, é possível identificar uma clara crítica à guerra e à violência.

Afinal, a batalha por poder vai muito além da ficção, em nossa atual realidade (Rússia e Ucrânia), podemos ver o quão devastadora uma guerra pode ser, podendo varrer uma nação inteira, por motivos que na verdade são triviais!

Se você assim como eu é um Nerd, então indico a trilogia O Senhor dos Anéis para assistir. Essa foi a nossa análise de hoje, se você gostou, compartilhe com alguém que também ama essa obra. Até a próxima!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui