Análise do filme O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel
O Senhor Dos Anéis: A Sociedade Do Anel - Trailer Oficial (Warner Bros. Entertainment)

Primeiramente, O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel é um filme de aventura fantástica de 2001, dirigido por Peter Jackson, baseado na obra homônima de J. R. R. Tolkien, e é o primeiro filme da trilogia O Senhor dos Anéis.

O filme conta a história de Frodo Bolseiro, um Hobbit que é escolhido pelo mago Gandalf para carregar o Um Anel até Mordor, onde ele deve destruí-lo em um vulcão para impedir que caia nas mãos do malvado Sauron.

Além disso, a Sociedade do Anel foi elogiada pela crítica especializada e vencedora de quatro Oscars, além de ter sido indicada a outros sete. O filme arrecadou US $871 milhões mundialmente, tornando-se o quarto filme mais lucrativo da história até então.

Neste artigo será mostrado como o filme retrata a sociedade e os problemas existentes nela através da fantasia, mais detalhes do orçamento, o enredo, sobre o diretor, elenco e outros.

Continue depois da publicidade

Resumo do filme

O filme O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel foi lançado em 2001. É uma adaptação cinematográfica da trilogia de livros do mesmo nome, escritos por J. R. R. Tolkien.

O enredo do filme começa com o hobbit Frodo Bolseiro (Elijah Wood) sendo incumbido de uma missão hercúlea. Ele e seus amigos precisam destruir o Um Anel, criado pelo maléfico O Senhor das Trevas, Sauron. O filme não exagera tanto na comicidade, tornando tudo uma grande piada, resumindo o nível de humor presente no filme está bem nivelado.

O enredo do filme começa com o hobbit Frodo Bolseiro (Elijah Wood) sendo incumbido de uma missão hercúlea. Ele e seus amigos precisam destruir o Um Anel, criado pelo maléfico O Senhor das Trevas, Sauron. O filme não exagera tanto na comicidade, tornando tudo uma grande piada, resumindo o nível de humor presente no filme está bem nivelado.

Eles devem destruir o anel antes que ele caia em suas mãos para evitar o domínio do mundo. Para ajudar na missão, Frodo é acompanhado de um grupo de amigos, incluindo Gandalf (Ian McKellen), Aragorn (Viggo Mortensen) e Legolas (Orlando Bloom).

Continue depois da publicidade

Contudo, durante as suas jornadas, eles terão que enfrentar os orcs, elfos, trolls, goblins e outras criaturas mágicas. O enorme esforço e sacrifício para enfrentar a trama como um todo, definem o enredo do filme O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel para sempre.

O homem é facilmente corruptível

No filme está presente a  magia das trevas, uma magia que é vinda do submundo, é uma magia que pode forjar objetos mágicos. Dito isso, de todas as raças da terra média (Elfos, Anões, Hobbits e outros) os humanos parecem ter uma tendência maior se comparado a outros povos, a ceder à suas ganâncias e ambições, quando entram em contato com a magia das trevas, por exemplo os 9 reis humanos que receberam respectivamente 9 anéis, eles cederam a suas vontades e ficaram do mal.

Claramente esse contexto é uma crítica, para nós como telespectadores refletirmos a respeito. Você prejudicaria outros ao seu redor para alcançar o que você deseja?

Contudo outros personagens como Bilbo (um Hobbit) também estão sujeitos a ceder ao poder das trevas. Mas a mensagem é a mesma.

Continue depois da publicidade

Quem é o diretor do filme?

O filme foi produzido pela New Line Cinema e se destaca pela direção de Peter Jackson, que primeiro conquistou seu lugar na história do cinema com a trilogia de filmes O Hobbit. A Sociedade do Anel marcou a estreia de Peter Jackson na direção de grandes produções. O diretor fez um trabalho maravilhoso.

Este filme foi muito bem-sucedido e ganhou 11 Academys Awards e 16 prêmios Saturn. O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel é considerado um clássico da cultura pop e uma das principais obras-primas do cinema de toda a história. Peter Jackson conseguiu captar a magia dos livros e trouxe para o grande ecrã uma grande aventura de fantasia. Bastante coisa, não é mesmo?

Elenco do filme senhor dos anéis 2001

O elenco conta com grandes nomes em Hollywood, como Elijah Wood, que interpretou o Frodo Baggins, o protagonista da trama. Ian McKellen, interpreta o Gandalf, o bruxo que acompanha Frodo durante a sua jornada, e Viggo Mortensen, que interpretou Aragorn, um dos heróis da trilogia.

Outros membros do elenco incluem Liv Tyler, como Arwen, a princesa élfica, Sean Astin como Sam, o melhor amigo de Frodo, e Orlando Bloom, que interpretou Legolas, o elfo perfeccionista. Como um dos filmes mais bem-sucedidos da história, o elenco completo do filme O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel contribuiu muito para o sucesso da trilogia.

Continue depois da publicidade

Como é a cinematografia do filme?

A cinematografia do filme O Senhor dos Anéis: A sociedade do anel, produzido em 2001, é considerada por muitos como sendo um clássico de fantasia. O diretor Peter Jackson e seu elenco tiveram que superar grandes desafios para criar a história de Frodo e seus amigos. Os lugares da Terra Média são muito interessantes, dá a impressão de ser um mapa gigante.

A equipe de produção passou anos criando ambientes especiais, construindo efeitos visuais únicos e capturando momentos icônicos. Conforme a ajuda de mais de 40 câmeras e uma equipe de 1500 membros, o diretor conseguiu trazer o mundo de Senhor dos Anéis para a vida. Além disso, utilizando diversas técnicas de filmagem, os produtores conseguiram criar alguns dos momentos mais inesquecíveis da história do cinema.

Ao usar efeitos especiais e cinematografia deslumbrante, o filme traz à tona os mundos encantados criados por J.R.R. Tolkien. A Cinematografia do filme Senhor dos Anéis é muito mais do que uma mera adaptação de um clássico; é um ponto de referência para o cinema de fantasia por muitos anos. Os resultados trazidos por toda essa produção, é uma sensação de estar em uma aventura RPG clássica, e muito bom mesmo.

Os efeitos visuais são bons hoje em dia?

O filme O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel, lançado em 2001, foi pioneiro em contar sua história de forma visual e criativa. Desde o início das filmagens, o diretor Peter Jackson foi incansável na criação de alguns dos efeitos visuais mais populares da história.

Continue depois da publicidade

Alguns dos recursos usados para criar esses efeitos visuais foram efeitos de computação gráfica, animação de modelos de personagem e maquiagem para criar efeitos realistas. Ao usar estas técnicas avançadas para criar efeitos visuais realistas, o diretor mostrou que a história do filme O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel pode ser contada de forma emotiva e realista.

Atualmente é um pouco ultrapassado o figurino dos Orcs no filme, uma vez que está escrachado que são bem artificiais. Isso não torna um filme ruim, mas é uma das únicas coisas que ficaram obsoletas no filme. Ainda sim o figurino um pouco artificial supera alguns filmes feitos posteriormente com tecnologia de ponta.

Certamente os efeitos visuais foram essenciais para tornar o filme tão popular e reconhecido no mundo inteiro. A criação de efeitos visuais de qualidade foi uma parte fundamental do sucesso do filme Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel.

Quanto custou para produzir o filme

O filme épico da trilogia é fantástico e encantou milhões de fãs desde seu lançamento em 2001. Mas, afinal, quanto custou o filme O Senhor dos Anéis: A sociedade do anel? O orçamento inicial tem o valor de US $93 milhões (incluindo US $17 milhões em custos não relacionados ao filme, como marketing).

Continue depois da publicidade

Quando os custos adicionais e o orçamento de marketing para o lançamento do filme foram somados, o custo total da produção foi de US $270 milhões. Sem dúvida, o filme O Senhor dos Anéis: A sociedade do anel custou uma fortuna na época, mas também atraiu enormes retornos para a New Line Cinema.

O filme arrecadou mais de US $870 milhões nas bilheterias de todo o mundo, tornando-se um dos filmes mais bem-sucedidos de todos os tempos. Portanto, foi uma ótima decisão financiar o filme Senhor dos Anéis: A sociedade do anel em 2001.

A crítica achou do filme O Senhor dos Anéis: A Sociedadedo Anel?

A princípio, a crítica do filme O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel é um dos grandes sucessos do cinema, ganhando centenas de prêmios ao redor do mundo desde o seu lançamento, em 2001. A aprovação da crítica no Rotten Tomatoes é de 85%.

Os personagens principais são bem caracterizados e desenvolvidos ao longo da narrativa, e a trama contém um equilíbrio entre momentos de ação, aventura e comédia. Ainda mais, a cena da luta final deixou a plateia impressionada com os efeitos visuais e envolventes. No geral, o filme foi elogiado pela maioria dos críticos.

Continue depois da publicidade

Nem tudo são flores, porque a apresentação dos lugares dentro do filme são poucos construídos, e as raças não são tão bem apresentadas. Isso se dá por conta do espaço gigante para explorar na Terra Média. Ainda bem que é uma trilogia de filmes, para nos apresentar tudo em detalhes.

Eles consideraram os efeitos especiais surpreendentes, bem como o enredo envolvente. Em suma, a crítica considera o filme Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel como uma obra prima sem igual, classificada como um dos melhores filmes da história do cinema.

Onde assistir O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel

O filme “O Senhor dos Anéis: A sociedade do Anel” é a primeira parte de uma trilogia de sucesso mundial que ganhou prêmios, incluindo o Oscar de Melhor Filme em 2001. Se você estiver procurando por uma forma de assistir o filme, pode fazer isso facilmente.

Existem vários serviços de streaming que oferecem o filme, incluindo iTunes, Google Play e Amazon Prime Video. O filme também está disponível para compra no formato DVD. Além disso, é possível assistir ao filme na HBO Max.

Continue depois da publicidade

Assim, se você quiser assistir ao filme O Senhor dos Anéis: a sociedade do Anel, existem várias opções para escolher. É possível fazê-lo em streaming.

Tá na hora de você assistir esse clássico

Ademais, O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel é o primeiro filme da trilogia, um início de uma longa aventura, o interessante dessa franquia é que ela rende diversos jogos, filmes, e até mesmo uma série. Em outras palavras, o universo gigantesco de Senhor dos Anéis permite que os roteiristas façam uma infinidade de obras para a nossa sorte. 

Então chegamos ao fim de nossa análise, se você chegou até aqui, parabéns! Você, assim como eu, ama essa franquia, se você gostou dessa análise? Então compartilhe com aquela pessoa que curte tudo sobre cultura pop. Até a próxima.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui