Análise O Senhor Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei
O Senhor dos Anéis O Retorno do Rei - Trailer (Warner Bros. Entertainment)

O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei é a terceira parte da trilogia cinematográfica de Peter Jackson. O filme é baseado no livro de mesmo nome, escrito por J. R. R. Tolkien. 

Neste filme, Frodo e Sam são forçados a lutar contra a desesperança enquanto seguem sua jornada para destruir o Anel Único. Além disso, desde o primeiro filme a sua jornada ficou cada vez mais árdua. Quando finalmente chegam ao monte da Perdição, os dois Hobbits já não têm quase forças para terminar a sua missão.

Enquanto isso, Aragorn, Legolas e Gimli lutam para evitar a destruição do reino dos homens. Os três vão atrás de um exército dos mortos, os mesmos tinham sido amaldiçoados por um ancestral de Aragorn, a maldição só poderia ser quebrada por alguém do mesmo sangue. Os três conseguem o apoio do exército. Contudo, será que eles vão chegar a tempo para salvar Minas Tirith dos exércitos de Sauron? O filme conta com um final emocionante, amarrando todas as pontas soltas que existem.

O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei conta com ele mesmo o clímax épico da trilogia que mostra o triunfo final dos Humanos, sobre o mal. Esse filme é uma emocionante história de aventura e heroísmo, com trama significativa, ação intensa, belas paisagens e grandes atuações.

Personagens destaque:

Gollum – Andy Serkis

A princípio, desde o filme O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel, sabíamos que Gollum teria um papel fundamental no desfecho final do filme. De fato, o nosso amiguinho nada confiável teve um papel importante na trama. Inegavelmente, Andy Serkis é um ator surpreendente!

No final do filme, quando Frodo estava prestes a colocar tudo a perder, Gollum (Andy Serkis) aparece. Todavia, o seu propósito não era salvar o dia, mas sim recuperar o “Preciooooso!”.

Quando Gollum vai tomar o Anel do poder das mãos de Frodo, entram em confronto e então Gollum arranca o Anel do poder junto com o dedo de Frodo. Frodo ainda tenta tomar o Anel de volta, mas nessa tentativa os dois caem no poço de lava, e apenas Frodo se salva. De fato, a morte de Gollum foi lamentável, pois em todo o filme parece que em alguma hora esse personagem vai se redimir.

Samwise – Sean Astin

A impressão que o filme O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei sobre o personagem Samwise é, que ele protagoniza. A única tarefa de Frodo em toda a obra era de jogar o Anel no poço de lava da Montanha da Perdição, mas até isso Samwise teve que fazer, vemos isso quando o mesmo usou suas últimas forças para carregar Frodo até o poço de lava!

Com toda a certeza Samwise (Sean Astin) é um dos melhores personagens do filme, isso não seria possível é claro, se não fosse a incrível atuação de Astin.

Gandalf – Ian McKellen

Inegavelmente, Ian McKellen é uma importante figura do cinema e da televisão. Além disso, a sua interpretação de Gandalf na série de filmes O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei, dirigida pelo diretor Peter Jackson, é icônica. Gandalf é um personagem intemporal, e McKellen deu vida a ele com muita inteligência e destreza. 

A atuação de McKellen como o personagem Gandalf foi incrível, isso não é nenhuma novidade. Em toda a trilogia Gandalf foi uma peça importante para a trama.

Sua sutileza nas cenas e seu talento incomparável garantiram que O Senhor dos Anéis obtivesse o sucesso que a franquia necessitava. Ian McKellen tem se destacado ao longo de sua carreira, e sua interpretação de Gandalf tornou-se definitivamente um trabalho aplaudido.

O diretor do filme O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei

Falamos de forma mais aprofundada sobre Peter Jackson na primeira análise dessa trilogia, por isso indico a você conferir na análise do primeiro filme O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel.

Em resumo, o diretor Peter Jackson tornou-se mais conhecido por seus trabalhos em O Senhor dos Anéis. Ele dirigiu a trilogia e ganhou diversos prêmios pelo seu trabalho. Como diretor, ele demonstra um grande valor para filmes épicos e também para contar grandes histórias. Peter Jackson é um ótimo exemplo de como um diretor pode criar filmes memoráveis.

Elenco do filme O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei

O elenco do filme O Senhor Anéis: O Retorno do Rei continua sendo formado por alguns dos melhores atores de Hollywood. 

Os atores principais são Elijah Wood, Ian McKellen, Viggo Mortensen, Sean Astin, Orlando Bloom, John Rhys-Davies, Andy Serkis, Liv Tyler, Dominic Monaghan, e Billy Boyd. O elenco contou também com a presença de estrelas como Christopher Lee, Cate Blanchett, Hugo Weaving, Miranda Otto, Liv Tyler, Ian Holm, Sean Bean, Karl Urban, Bernard Hill, Brad Dourif, e John Noble. 

O elenco foi dirigido pelo premiado diretor Peter Jackson. Cada um dos membros do elenco do filme O Senhor Anéis: O Retorno do Rei foi fundamental para o sucesso do filme, pois eles deram vida e voz aos personagens desta fantástica aventura.

Os efeitos visuais foram melhores!

O filme O Senhor Anéis: O Retorno do Rei é um dos mais épicos e é conhecido pela magnífica produção de efeitos visuais. Os efeitos visuais foram elaborados por um grupo de profissionais experientes e talentosos e que conseguiram criar cenas verdadeiramente incríveis. Cenas essas, que no futuro seriam dignas de um Oscar.

Os cenários e os efeitos visuais foram marcantes, e incluíram batalhas enormes, feras majestosas, efeitos especiais assustadores, e criaturas fantásticas que saíram da mente dos cineastas. Uma série de técnicas modernas, como computação gráfica, tela verde e chroma key, foram utilizadas para criar os efeitos visuais incríveis, como o The Ringwraiths que cavalgam em suas Nazgul e o gigante Balrog de Moria. 

Os efeitos visuais do filme O Senhor Anéis: O Retorno do Rei continham recursos impressionantes que contribuíram para a sua imersão no mundo de J. R. R. Tolkien.

Premiações do filme O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei

A princípio, o filme O Senhor Anéis: O Retorno do Rei, lançado em 2003, mostrou-se muito bem recebido pelo público e pelos críticos e é um dos filmes mais premiados da história do cinema. 

Este longa-metragem foi respaldado por inúmeras premiações, tanto em Hollywood quanto em outras premiações de cinema reconhecidas mundialmente. O filme obteve 11 prêmios no Oscar, são eles:

  • Melhor Direção de Arte
  • Melhor Trilha Sonora
  • Melhor Figurino
  • Melhor Diretor
  • Melhor Mixagem de Som
  • Melhor Efeitos Visuais
  • Melhor Edição
  • Melhor Roteiro Adaptado
  • Melhor Filme
  • Melhor Canção Original
  • Melhor Maquiagem

Além disso, a obra ganhou quatro prêmios Globo De Ouro, 2 Grammy, bem como inúmeras outras premiações, incluindo prêmios do público e prêmios dos críticos.

  • Melhor Canção Original – Globo de Ouro
  • Melhor Filme – Globo de Ouro
  • Melhor Trilha Sonora – Globo de Ouro
  • Melhor Diretor – Globo de Ouro
  • Melhor Álbum de Trilha Sonora para um Filme – Grammy 
  • Melhor Música Escrita para um Filme – Grammy

Orçamento e bilheteria de O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei

O orçamento do filme O Senhor Anéis: O Retorno do Rei foi de cerca de US$ 95 milhões de dólares, e sua receita foi de cerca de US$ 1,146 bilhões de dólares. Este foi um dos filmes mais caros para se produzir, mas também foi um dos mais rentáveis. As principais despesas do orçamento do filme O Senhor Anéis: O Retorno do Rei foram para efeitos visuais, maquiagem, luzes e locações. A propósito, esse filme está no ranking do recorde de bilheteria do cinema mundial.

A produção do filme também incluiu a contratação de vários membros da equipe, incluindo atores, cineastas, diretores de fotografia e roteiristas. O orçamento do filme O Senhor Anéis: O Retorno do Rei também incluiu dinheiro gasto com a postagem de provas de sons e visuais. 

No final, todos os custos foram cobertos por seu grande sucesso. O orçamento do filme foi altamente lucrativo e contribuiu para o grande sucesso do filme.

Opinião da crítica sobre o filme O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei

O filme O Senhor Anéis: O Retorno do Rei mostrou-se muito bem recebido pela crítica. Ainda mais, a combinação de elementos narrativos no filme criou uma experiência única e envolvente para os espectadores. Ainda mais, a história teve um desenvolvimento bem pensado, ganhando aplausos da crítica por sua produção caprichada. No conceituado site Rotten Tomatoes, o consenso da crítica foi de 93% de aprovação, enquanto o público chegou ao consenso de 86%, são notas bem mais elevadas que a média geral dos filmes avaliados neste site.

A opinião da crítica sobre o filme também mostrou-se altamente positiva devido às qualidades técnicas do filme, como a fotografia, figurino, trilha sonora e efeitos visuais. Além disso, a direção de Peter Jackson recebeu elogios por sua capacidade de capturar cada momento e desenvolver a narrativa de forma fluida. 

Por isso, O Senhor Anéis: O Retorno do Rei é considerado um dos filmes mais aclamados pela crítica, que o trouxe o prestigioso Oscar de Melhor Filme em 2004.

Trilha sonora do filme

Primeiramente, a trilha sonora do filme O Senhor Anéis: O Retorno do Rei é uma mistura de arranjos musicais antigos e modernos, que foi composta por Howard Shore e supervisionada por Don Davis. A trilha sonora conta com temas variados que vão desde o espírito enérgico dos Anões Gris ao mais sombrio dos Nazgul, criando assim um clima real para o enredo do filme. 

As canções são preenchidas por instrumentos antigos, como visos, corais, oboés, tambores, flautas e percussão. Os músicos tocam com grande profundidade e sensibilidade, contribuindo para criar uma trilha sonora impactante do filme O Senhor Anéis: O Retorno do Rei. Tais canções são:

  • A Storm Is Coming
  • Minas Morgul
  • The White Tree
  • Hope and Memory
  • Use Well the Days
  • The Grey Havens
  • The Ride of the Rohirrim
  • The Steward of Gondor
  • Minas Tirith
  • Cirith Ungol
  • The Black Gate Opens
  • The Fields of the Pelennor
  • Twilight and Shadow
  • The End of All Things
  • Andúril
  • Shelob’s Lair
  • Ash and Smoke
  • The Return of the King
  • Hope Fails
  • Into the West

O álbum de trilha sonora foi produzido pela New Zealand Symphony Orchestra, London Voices, e London Philharmonic Orchestra. Posteriormente, foi lançado na versão DVD e álbum de CD. Em conclusão, a trilha sonora O Senhor Anéis: O Retorno do Rei foi um grande sucesso, tamborilando em muitos prêmios e elogiando-se por seu conteúdo musical e medieval.

Onde assistir O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei

Se você está procurando um lugar para assistir O Senhor Anéis: O Retorno do Rei, com certeza você vai encontrar tudo o que precisa aqui. O filme foi lançado em 2003, mas ainda é possível encontrá-lo online. 

A saber, existem muitas opções para assistir O Senhor Anéis: O Retorno do Rei, de streaming a assinaturas de serviços de streaming, como HBO Max e Amazon Prime Video. Contudo, se você não está interessado em usar um serviço de streaming, existem vários sites de vídeo na demanda que oferecem o filme, como YouTube (alugar: R$ 7,90 ou comprar: R$ 19,90) e Google TV.

Embora os serviços de streaming ofereçam uma ampla seleção de filmes e séries de TV, eles costumam ser bem em conta. Por isso, se você estiver procurando um lugar barato para assistir O Senhor Anéis: O Retorno do Rei, então os serviços Streaming são uma excelente opção. 

Então, quando você estiver procurando onde assistir O Senhor Anéis: O Retorno do Rei, seja online ou em formato de disco, com certeza vai encontrar um lugar para assisti-lo.

Final da nossa jornada pela Terra Média

Infelizmente tudo que é bom tem que acabar, chegamos ao fim da trilogia O Senhor dos Anéis, com certeza não avaliamos tudo que o filme ofereceu, mas com certeza o principal não ficou de fora. Por fim, foi ótimo ter acompanhado esses três filmes para fazer essa análise.

Por certo, O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei é um filme que nos faz refletir sobre diversos temas, como amizade, lealdade, coragem e determinação. A mensagem do filme é simples, mas extremamente poderosa: para vencer o mal é necessário o poder do bem. Aliás, é isso que nos faz sair da sala de cinema lamentando o final de uma das melhores sagas já feitas, e também sabendo que a vitória está sempre no lado do bem.

Ademais, espero que tenham gostado do nosso ponto de vista sobre esse filme, esperamos contar com a sua opinião nos comentários. Então, se gostou, compartilhe com aquela pessoa Geek que você ama. Até a próxima!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui