Selton Mello convidado da Academia do Oscar
Selton Mello convidado da Academia do Oscar - Imagem: Globo

Como todos os anos, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, responsável pela organização do Oscar, divulgou sua lista com os nomes dos novos convidados que podem se tornar membros. Entre eles, profissionais das mais diversas áreas artísticas de vários países, terão o direito votar na premiação. Afinal, mais uma vez o Brasil não ficou de fora dessa. Um grande nome do nosso país a ser convidado pela Academia é o do ator Selton Mello.

Na última terça-feira dia 28 de junho, a A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood divulgou a lista dos novos indicados para integrar a instituição. Entre eles, 397 artistas e executivos de 54 países. Esses, que de alguma forma contribuem de forma grandiosa ao cinema. Entre eles, está o ator Selton Mello, os diretores Bruno Barreto (Crô: O filme) e Jeferson De (Doutor Gama) e outros brasileiros. Por fim, caso aceitem o convite, eles estarão aptos para participar da escolha dos vencedores da próxima premiação do Oscar.

Entre os brasileiros, estão sete profissionais da indústria cinematografia do país. O ator Selton Mello, que já participou de produções consagradas como O Auto da Compadecida (2000). Assim como O Palhaço (2011) e Meu Nome Não é Johnny (2008). Logo, um dos maiores nomes do nosso país.

Enquanto isso, o diretor brasileiro Bruno Barreto também compõe a lista. O cineasta é responsável por produções importantes como Dona Flor e Seus Dois Maridos de 1976. Além disso, Flores Raras de 2013 e O Casamento de Romeu e Julieta de 2005.

Continue depois da publicidade

Além disso, o cineasta Jeferson De também recebeu o convite. Ele é conhecido por dirigir Doutor Gama (2021) e M8 – Quando a Morte Socorre a Vida (2019).

Os outros brasileiros convidados são, o documentarista Emilio Domingos (Favela É Moda). Além disso, a produtora Sara Silveira (O Escaravelho do Diabo). Assim como a executiva Ilda Santiago (Sequestro relâmpago) e o engenheiro de som Waldir Xavier (Em Nome da Lei).

Vale lembrar, que se aceitaram a indicação, a organização que é responsável pelo Oscar terá um total de 10.665 membros. Todos eles possuem o direito de votar pela academia no Oscar de 2023.

Diversidade na Academia do Oscar

Troy Kotsur Oscar 2022
Troy Kotsur Oscar 2022 – Imagem: Divulgação

Assim, a lista divulgada em 2022, terá basicamente os mesmos preceitos da de 2021. Onde 395 profissionais de de 50 países receberam o convite. Sendo assim, um dos esforços para a instituição “tentar” diversificar seus membros.

Além disso, segundo a Academia, 44% dos convidados são mulheres. Enquanto isso, 37% pertencem a grupos minoritários, comunidades étnicas/raciais sub-representadas. Ou seja, grupos com pouca representativa dentro dos Estados Unidos. Entre eles, 71 já foram indicados ao Oscar e 15 venceram. Também vale lembrar, que metade dos jurados está fora do país que se origina o prêmio.

Por fim, os outros novos convidados são Billie Eilish e seu irmão, Finneas O’Connel, vencedores do prêmio de canção original com No Time to Die“, do filme “007: Sem Tempo Para Morrer”, no Oscar deste ano. Além disso, Troy Kotsur (primeiro ator surdo a vencer o Oscar pela atuação no filme No Ritmo do Coração). Assim como, Jesse Plemons (Ataque dos Cães) e Ariana DeBose (que venceu o Oscar de melhor atriz coadjuvante por sua atuação em Amor, Sublime Amor).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui