Foi anunciado hoje a data de estreia de Avatar: O Caminho da Água tanto no Disney Plus quanto no HBO Max (que agora se chama apenas “Max”). A superprodução, que arrecadou mais de 2,3 bilhões de dólares nos cinemas do mundo todo, deve estrear simultaneamente nessas duas plataformas de streaming no dia 7 de junho. Além disso, também nessa mesma data, o filme ficará disponível para compra e aluguel nas plataformas de streaming Apple TV, Prime Video, Google Play, Vudu e Movies Anywhere, esses dois últimos ainda não disponíveis no Brasil.
Avatar: O Caminho da Água e os seus recordes de bilheteria
Produzido a um custo estimado entre 350 e 460 milhões de dólares, Avatar: O Caminho da Água já é considerada uma das produções mais caras de toda a história do cinema. Esses custos tão altos também são devido ao fato de que o filme foi rodado em conjunto com Avatar 3, que só será lançado em dezembro do ano que vem. Portanto, a obra já começou sua trajetória quebrando recordes.
Avatar: O Caminho da Água estreou mundialmente em 16 de dezembro do ano passado e já em seu final de semana de estreia arrecadou 441,7 milhões de dólares em bilheterias. Isso fez com que o filme tivesse a terceira maior estreia de todo o período pós-pandemia, ficando atrás apenas de Homem-Aranha: Sem Volta para Casa e Doutor Estranho no Multiverso da Loucura.
E os recordes não pararam por aí. Com apenas 14 dias de exibição nas salas de cinema, a produção já superou a marca de 1 bilhão de dólares arrecadados. Em 22 de janeiro, ou cerca de 40 dias depois de ter estreado mundialmente, o filme atingiu a marca de 2 bilhões de dólares arrecadados nas bilheterias de todo o planeta. Com isso, Avatar: O Caminho da Água, se tornou o primeiro filme lançado no período pós-pandemia (e o segundo mais rápido da história) a atingir essa marca.
A obra também entrou no seletíssimo clube de filmes que arrecadaram mais de 2 bilhões de dólares em bilheteria. Clube esse, que tem apenas seis filmes. Sendo três desses filmes dirigidos pelo próprio James Cameron, diretor de Avatar: O Caminho da Água. Assim, com pouco mais de três semanas de exibição, a obra já se tornou o filme mais assistido do ano de 2022, superando Top Gun: Maverick.
Aliás, apesar de 2022 ter sido um ano concorridíssimo com diversas superproduções de sucesso, como Jurassic World – Domínio, Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, Minions 2: A Origem de Gru, The Batman e o próprio Top Gun: Maverick, Avatar: O Caminho da Água não teve nenhuma dificuldade para superá-los todos nas bilheterias. Só para se ter uma ideia, sua arrecadação de 2.3 bilhões de dólares é quase 1 bilhão superior ao 1.493 bilhão arrecadado por Top Gun: Maverick, segundo filme mais visto do ano de 2022.
Em sua lista de fim de ano de “Blockbusters Mais Valiosos” de 2022, o site norte-americano Deadline, calculou que Avatar: O Caminho da Água teve um custo de $531.7 entre produção, distribuição e marketing. Com isso, o filme gerou a seus produtores um lucro líquido de cerca de 1,8 bilhão. Sendo assim, um dos blockbusters mais lucrativos do ano.
A obra chegará ao fim de seu período de exibição nos cinemas como o terceiro filme mais visto de toda a história, atrás apenas de Avatar (2009), que com 2,9 bilhões arrecadados ainda é o filme mais visto da história e Vingadores: Ultimato (2019), que arrecadou quase 2,8 bilhões em bilheterias. Os 2.3 bilhões arrecadados por Avatar: O Caminho da Água fizeram com que a produção superasse a bilheteria de outro clássico dirigido por James Cameron, Titanic (1997), que arrecadou 2,257 bilhões e é o filme mais “antigo” na lista de 10 maiores bilheterias de toda a história.
Sucesso de público e crítica
Além de ter feito um enorme sucesso de público, Avatar: O Caminho da Água também foi muito bem recebido pela crítica especializada. No Rotten Tomatoes, principal agregador de críticas da internet, a obra mantém uma taxa de aprovação de 76% e é elogiado por seu “visual estonteante” e sua “incrível experiência imersiva”. O filme também recebeu diversos prêmios importantes durante a temporada de premiações desse ano.
Avatar: O Caminho da Água foi indicado a quatro estatuetas no Oscar 2023, incluindo a de Melhor Filme, e venceu na categoria de Melhores Efeitos Especiais. Além disso, o filme também venceu o BAFTA nessa mesma categoria (além de ter recebido uma indicação como Melhor Som) e foi indicado a dois Globos de Ouro, o de Melhor Filme – Drama e o de Melhor Diretor, para James Cameron.
Aliás, sem dúvida alguma, a produção teve os melhores efeitos visuais do ano. No Visual Effects Society Awards (premiação organizada pela Visual Effects Society – ou “Sociedade de Efeitos Visuais) e considerada a mais importante do setor de efeitos visuais – desse ano, Avatar: O Caminho da Água recebeu 14 indicações no total, quebrando outro recorde. Nunca antes, um filme havia recebido tantas indicações ao prêmio. Detalhe: a produção ganhou em todas as categorias em que estava concorrendo.
Tudo isso, devido as inúmeras técnicas que a equipe do filme desenvolveu para alcançar o que James Cameron queria transmitir para o público. Entre essas técnicas, a mais celebrada é aquela que permite a captura de performances e movimentos dos atores debaixo d’água. Técnica inédita e que foi inventada unicamente para ser usada no filme. Os efeitos visuais de Avatar: O Caminho da Água vem apenas confirmar o que todo mundo já sabe, que James Cameron é um mago dos efeitos visuais.
Aliás, todos os seus filmes nos 40 anos, trazem algo de inovador nesse campo da arte cinematográfica. Só para se ter uma ideia, todos os filmes dirigidos por Cameron desde Aliens, em 1986, foram indicados ao Oscar de Melhores Efeitos Visuais e de todos eles, apenas True Lies (1994), não levou a estatueta para casa nessa categoria.
Por tudo isso que foi dito, é possível dizer, sem sombras de dúvidas, que Avatar: O Caminho da Água é uma das estreias mais aguardadas do streaming nesse ano. E, com toda certeza, assim que estrear, o filme deve se tornar um dos mais vistos nas plataformas de streaming em 2022. Assim, os produtores da obra, lucrarão ainda mais do que já lucraram com esse blockbuster que oferece uma produção de primeira linha ao espectador.