Doutor Estranho no Multiverso da Loucura não teve grandes dificuldades para liderar as bilheterias americanas e mundiais nesse fim de semana, assim como já tinha feito no fim de semana passado, quando estreou no mundo todo. Segundo os dados coletados pelo BoxOffice Box e pelo The Numbers, os dois agregadores de dados de bilheteria mais respeitados do mercado, o filme arrecadou pouco mais de 61 milhões de dólares nos Estados Unidos e cerca de 83 milhões e meio de dólares no resto do mundo, nesse fim de semana.
Queda na arrecadação
Contudo, um dado preocupa os produtores e o mercado. A venda de ingressos para as sessões do filme, nos Estados Unidos, caíram cerca de 67% em relação ao fim de semana passado. Esses números são bastante ruins se comparados a outros filmes da Marvel. Mesmo alguns filmes do estúdio que tiveram bilheterias decepcionantes nos últimos anos, não tiveram quedas tão grandes assim entre um filme de semana. O exemplo mais citado pelos especialistas, é o de Eternos (2021), que teve uma arrecadação decepcionante em sua passagem pelos cinemas, mas que teve uma queda de “apenas” 61% entre o seu primeiro e o seu segundo fim de semana em cartaz.
Viúva Negra (2021) teve uma queda no número de ingressos vendidos entre seu primeiro e segundo fim de semana em cartaz parecida com a de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura (67,8%). Contudo, é preciso lembrar que o filme foi lançado simultaneamente nos cinemas e no Disney Plus, plataforma de streaming da Disney. Já que, na época, a pandemia de COVID-19 ainda estava em um de seus piores momentos. Assim fica difícil comparar, de forma justa, o desempenho dos dois filmes
Os produtores de Doutor Estranho se agarram, no entanto, no caso de Homem-Aranha: Sem Volta para Casa (2021) que também teve uma queda similar (67,5%) na venda de ingressos entre seu primeiro e segundo fim de semana em cartaz, mas acabou “virando o jogo” e se tornando o filme mais assistido de 2021, com uma bilheteria superior a 1,8 bilhões de dólares. Contudo, é preciso lembrar que o filme do aranha, estreou perto do Natal, época normalmente “fraca” nas salas de cinema norte-americanas. Já que a maioria das pessoas tem compromissos familiares e não vão muito ao cinema.
Algumas razões podem explicar essa queda na arrecadação de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura. Primeiro, há que se lembrar que o filme bateu recordes em seu primeiro fim de semana de estreia. Portanto, muita gente já assistiu à obra. Isso poderia explicar a diminuição na venda de ingressos nesse fim de semana. Outra possível explicação, é que a obra possa estar sofrendo com uma propaganda “boca-a-boca” negativa.
Apesar de ter sido bastante elogiado pela crítica especializada e ter uma aprovação de 74% no Rotten Tomatoes (maior agregador de críticas e avaliações cinematográficas da internet), muitas “pessoas comuns” parecem não ter se empolgado muito (ou mesmo ter se desapontado) com o filme. Essas pessoas poderiam estar desestimulando parentes e amigos próximos a ir aos cinemas ver Doutor Estranho. Não podemos nunca nos esquecer do poder que a propaganda “boca-a-boca” tem, tanto para transformar filmes em sucessos quanto em fracassos.
Outras estreias do fim de semana
Além de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, a outra grande estreia do fim de semana foi o filme de terror, Chamas da Vingança, que é um remake de um filme de 1984 e, assim como o filme original, é baseado em um livro do mestre do terror, Stephen King. No entanto, apesar de carregar o nome de King (que normalmente é um chamariz de bilheteria) e de ser estrelado por Zac Efron, a produção teve uma arrecadação totalmente decepcionante em seu final de semana de estreia.
Mesmo sendo exibido em mais de 3,400 salas de cinema em todo território norte-americano, Chamas da Vingança, arrecadou somente 3,8 milhões em bilheterias nesse fim de semana e foi apenas o quarto filme mais assistido nos Estados Unidos entre sexta-feira e hoje. O filme, inclusive, perdeu para a animação Os Caras Malvados, que arrecadou quase 7 milhões em bilheterias, nos Estados Unidos, só nesse fim de semana e foi o filme mais assistido do país entre sexta-feira e hoje. E para Sonic 2, que continua firme e forte entre os filmes mais assistidos entre os norte-americanos.
Nesse fim de semana, o sexto de sua passagem pelos cinemas mundiais, a produção foi a terceira película mais vista nos Estados Unidos, com uma arrecadação de pouco mais 4,5 milhões de dólares em bilheterias. O filme do porco-espinho azul já arrecadou mais de 355 milhões em bilheterias no mundo todo e bateu diversos recordes de bilheteria.
Quanto à Chamas da Vingança, como o filme custou apenas 12 milhões de dólares para ser feito, é bem possível que mesmo com as arrecadações baixas nas bilheterias, a obra consiga ao menos recuperar seus custos de produção. O filme foi considerado bem ruim pela crítica especializada e pior que a obra original de 1984 que, inclusive, fez mais bilheteria que o filme atual, mesmo tendo estreado em menos salas de cinema na época de seu lançamento, há quase 40 anos atrás.
Perspectivas de bilheteria para Doutor Estranho no Multiverso da Loucura
Quanto a Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, apesar da queda na arrecadação nesse fim de semana, o filme já é (como, aliás, nós já havíamos previsto) o segundo mais visto do ano. E, apesar de tudo, é bem possível que a obra passe The Batman no próximo final de semana. Já que, o filme da Marvel está há “apenas” 79 milhões de alcançar a arrecadação do filme do Homem-Morcego. E, nesse fim de semana, apesar da queda no número de venda de ingressos, Doutor Estranho no Multiverso da Loucura arrecadou cerca de 144 milhões de dólares em bilheterias no mundo todo.
Portanto, se o filme da Marvel repetir, no fim de semana que vem, o mesmo desempenho que teve esse fim de semana, ele se tornará a película mais vista do ano até aqui. Lembrando que Doutor Estranho no Multiverso da Loucura não deve ter nenhum concorrente de peso nos cinemas mundiais até o último fim de semana de maio, quando estreia Top Gun: Maverick, a tão aguardada continuação do clássico Top Gun (1986). A obra, que conta com um elenco de peso liderado pelo astro Tom Cruise, é também um dos fortes concorrentes a ser um dos filmes mais vistos do ano.