Top Gun: Maverick atingiu, nesse último final de semana, a marca histórica de 1 bilhão de dólares em bilheterias arrecadadas no mundo todo. Como havíamos antecipado, a produção estava próxima de se tornar o segundo filme a atingir essa marca na, chamada, “Era do Covid”, que começou no início de 2020. Com isso, Top Gun: Maverick se tornou também o segundo filme mais visto dessa “Era”, apenas atrás de Homem-Aranha: Sem Volta para Casa, que havia sido a primeira (e até então única) produção cinematográfica a conseguir esse feito.
Assim também, Top Gun: Maverick se tornou o filme mais assistido de 2022, ultrapassando Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, que arrecadou até agora cerca de 947 milhões de dólares no mundo todo. Lembrando que Doutor Estranho é parte do Universo Cinematográfico da Marvel (MCU) e também conta com um elenco estelar. Portanto, possui uma “vantagem” sobre outros filmes, já que sua estreia já é carregada de expectativa de uma base de fãs grande e ávida por novos filmes da franquia.
O segredo do sucesso de Top Gun: Maverick
Top Gun: Maverick, contudo, contou com a nostalgia dos fãs do filme original, com o poder de atrair público (“star power”) de Tom Cruise e com uma produção, inegavelmente, bem acabada para conquistar fãs do mundo todo. O mais interessante é que Top Gun: Maverick conta com mais uma semana “sem grandes concorrências” nas bilheterias. Isso porque, a única “super-produção” a estrear no próximo fim de semana, é a animação Minions 2: A Origem de Gru, que é mais um capítulo da franquia de Meu Malvado Favorito (2010).
No entanto, os dois filmes têm público-alvos totalmente diferentes e é bastante improvável que Minions 2 possa fazer frente à Maverick. Contudo, em 8 de julho deve estrear o arrasa-quarteirão Thor: Amor e Trovão (também parte do Universo Cinematográfico da Marve) e, aí sim, o filme estrelado por Tom Cruise deve deixar o topo das bilheterias americanas e mundiais. Até lá, é preciso observar atentamente para ver o que Top Gun: Maverick ainda pode conseguir do público.