A Liga Extraordinária Filme 2003
A Liga Extraordinária Filme 2003 - Imagem: 20th Century Fox

De acordo com o The Hollywood Reporter, o clássico HQ escrito por Alan Moore (V for Vendetta) e ilustrado por Kevin O’Neill (Marshal Law Takes Manhattan) The League of Extraordinary Gentlemen ou como foi traduzido no Brasil, A Liga Extraordinária ganhará um reboot feito pela 20th Century Studios que será reproduzido pelo streaming Hulu, Contudo, não há informações se o reboot seguirá esse plano.

De acordo com o site o romancista, contista e roteirista americano Justin Haythe, assinará o roteiro. Haythe é conhecido pelos seus trabalhos em Operação Red Sparrow, O Cavaleiro Solitário e O Acordo. Além disso, há informações que os produtores Susan Montford (Gigantes de Aço), Erwin Stoff (Eu Sou A Lenda) ficam a cargo da produção. Já Don Murphy (Transformers: A Vingança dos Derrotados) que também produziu a versão de 2003 de A Liga Extraordinária volta para esse projeto.

A Fox, tem os direitos da graphic novel desde 2015. Assim ao longo dos anos, o estúdio tentou por diversas vezes realizar alguns reboots sobre a trama. Na mais recente tentativa, eles tentaram adaptar à história com o foco na personagem Mina Harker, além de outros personagens femininas. Contudo, as tentavas foram em vão e nenhum projeto avançou. Além disso, não há informações que dessa vez, o reboot também seguirá esse plano.

Embora o reboot de A Liga Extraordinária ainda não tenha data de estreia, há algo que podemos esperar. Afinal, é bem possível que como a rede de streaming Hulu não exista no Brasil, o projeto chegue ao país pela Star+.

A história em quadrinhos

A Liga Extraordinária HQ
A Liga Extraordinária HQ – Imagem: Divulgação

A Liga Extraordinária é uma série de quadrinhos, escrita e co-criada por Alan Moore e o ilustrador Kevin O’Neill. A trama que teve seu início no ano de 1999 é composta de quatro volumes originais, além de uma trilogia spin-off. Os dois primeiros volumes foram publicados pela America’s Best Comics linha editorial da DC Comics. Já as editoras Top Shelf e Knockabout Comics foram responsáveis pela publicação do terceiro e quarto volume.

Em 1999, a série ganhou o National Comics Award, um prêmio dedicado a títulos e criadores de histórias em quadrinhos. Ainda em seu primeiro volume, a trama ganhou um prêmio no Bram Stoker Awards no ano de 2000, na categoria “Melhor História Ilustrada”. Já em 2003, o segundo volume foi indicado para a mesma categoria durante a premiação, mas perdeu para Sandman: Noites sem Fim. Contudo, a revista Time, incluiu o segundo volume como o 9º melhor quadrinho do ano. Após esse feito, até o ano de 2007, a revista Time continuou colocando a história em quadrinhos entre diversas listas.

Já a trama, acontece durante a Era Vitoriana, em meados dos anos 1898 durante uma linha temporal alternativa, A história apresenta a personagem Mina Harker, um antigo amor de Drácula. Ela é recrutada para trabalhar na inteligência britânica a convite do agente secreto Campion Bond. Nessa linha de tempo, o atual Império Britânico, a fim de impedir uma guerra e proteger os interesses do império, eles reúnem uma equipe, entre as maiores figuras literárias da época.

Por fim os personagens principais são reunidos, e eles são: o explorador Allan Quatermain, personagem do livro As Minas do Rei Salomão, o médico Dr. Henry Jekyll que se transforma no horripilante Mr.Hyde do livro O Médico e o Monstro. Além disso, o comandante do navio Capitão Nemo, personagem do livro Vinte Mil Léguas Submarinas, o cientista Homem Invisível, cujo livro possui o mesmo nome. O personagem Orlando do romance meio bibliográfico de Virginia Woolf, o detetive Thomas Carnacki, o ladrão A. J. Raffles, a espiã Emma Night a vampira Mina Harker também estão na história em quadrinhos.

A Liga Extraordinária (2003)

No ano de 2003, distribuído pela 20th Century foi lançado o filme de super-herói do gênero dieselpunk, intitulado A Liga Extraordinária, ou como também gostariam que fosse conhecido LXG. A direção foi de Stephen Norrington (Blade: O Caçador de Vampiros) e o roteiro do escritor de histórias em quadrinhos James Robinson. Assim como o material original, os quadrinhos, o filme apresenta o crossover entre os personagens da literatura do século XIX.

O filme estreou apenas atrás de Piratas do Caribe: A Maldição do Pérola Negra e embora tenha sido extremamente bem-sucedido financeiramente, arrecadando mais de$ 179 milhões nos cinemas, e $ 85 milhões das vendas e locações de DVD, contra um orçamento de apenas $78 milhões, o longa não foi nada bem recebido pelos fãs e críticos. No site Rotten Tomatoes, o filme têm índice de apenas 17% de aprovação, em uma classificação média de 4/10. Enquanto isso, no Metacritic, sua pontuação é de 30 pontos em 100.

Alguns críticos, de mídias como Chicago Sun-Times, Rolling Stone, Entertainment Weekly e Empire classificaram o filme com as piores notas possíveis, exceto pela atuação de Sean Connery, que se aposentou após o lançamento da obra. Alguns ainda alegam que sua aposentadoria foi devido a conturbada produção do longa, em meio a brigas entre Connery e o diretor Norrington.

Em uma resposta sobre o desastre do filme, Kevin O’Neill disse ao The Times em uma entrevista, que o filma havia falhado por não respeitar o material original. Já Alan Moore decidiu se afastar de qualquer possível ligação com o filme, já que também acreditava que a obra possuía poucas semelhanças com sua criação. Enquanto isso, Connery afirmou que estar no filme foi “um pesadelo”. Vale lembrar, que esse foi o último trabalho do ator, que se aposentou no mesmo ano do lançamento do filme, e faleceu em 2020 aos noventa anos.

Já a trama tem uma premissa parecida, mas muito mal retratada, mostrando as decorrências que acontecem durante o reinado da Rainha Vitória, onde uma super equipe é formada, e todos eles são personagens de grandes livros da época. Tudo isso, para combater um gênio do crime que deseja conquistar o planeta. Já o elenco conta com a participação de Sean Connery (007), Peta Wilson (Troppo), Shane West (Nikita) Stuart Townsend (As Mulheres de Adam), Naseeruddin Shah (Gehraiyaan), Jason Flemyng (Império Proibido) entre outros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui