Não é nenhuma surpresa em saber que a Netflix revolucionou toda uma geração. Para celebrarmos a metade do ano que já se foi, fizemos uma lista com as melhores produções lançadas pela Netflix, desde o começo do ano, até agora. Mas a surpresa mesmo, está no fato de já estarmos entrando no segundo semestre do ano. E com isso, os lançamentos de alguns dos melhores filmes de 2022 já aconteceram.
Leia também:
Pode não parecer, mas a Netflix é uma empresa bem antiga. Contudo a plataforma de streaming se tornou relevante apenas recentemente, e digamos que hoje em dia, é quase essencial. Uma boa curiosidade é que a empresa começou como uma locadora de filme por volta de 1997. E agora, revolucionou o mundo, e a forma como vemos séries, filmes e programas.
Não é a toa, que mesmo com perdas significativas, a empresa ainda conta com 200 milhões de assinantes. Além disso, ela é capaz de produzir seus próprios programas originais, dos mais diversos gêneros. Assim, fique com uma lista com as melhores produções lançadas pela Netflix, até agora.
7 – Contra o Gelo (Peter Flinth)
Com a direção de Peter Flinth (Arn – O Reino ao Final da Jornada) Contra o Gelo garante um roteiro de Nikolaj Coster-Waldau (Games of Thrones) e Joe Derrick (Radioman). A trama se baseia em uma história verídica no livro Two Against the Ice, do escritor Ejnar Mikkelsen.
Gravado na Groelândia, o filme fez sua estreia durante o 72º Festival Internacional de Cinema de Berlim em fevereiro. Enquanto isso, além de escrever, Nikolaj Coster-Waldau também atua, como o protagonista. O filme ainda conta com a atuação de Joe Cole (Peaky Blinders), Charles Dance (O Jogo da Imitação) e Heida Reed (Um Dia).
Durante o mês do seu lançamento, a produção garantiu um acúmulo de 30,73 milhões de horas assistidas apenas em seus cinco primeiros dias. Logo, se tornou o segundo no top 10 do streaming. Já na segunda semana, acumulou mais 12,73 milhões de horas, ainda ficando na lista dos mais assistidos. No Rotten Tomatoes, o filme garantiu 55% de aprovação, em uma classificação média de 6,1/10. Enquanto isso, no Metacritic, sua média de pontos foi de 50 em 100.
O autor David Rooney, do portal The Hollywood Reporter, disse: “No final, a coisa mais notável sobre Contra o Gel é a história da vida real de dois homens à mercê dos elementos implacáveis, da fome e da doença, com um possível ataque e loucura, mas curiosamente foi privado de tensão”.
Já a trama, se passa em 1909, durante a Expedição Alabama da Dinamarca que o capitão Ejnar Mikkelsen lidera. Nesse contexto, eles lutam contra a reivindicação dos Estados Unidos, sob o nordeste da Groelândia. Já que de acordo com os EUA, a Groelândia já era parte do território norte-americano, mas se dividiu em dois pedaços diferentes de terra. Logo, Mikkelsen deixa sua tribulação inexperiente para trás com o navio.
Assim, ele embarca em uma jornada, atravessando o gelo, ao lado do seu colega Iver Iverson. Tudo isso, para provar na que na verdade, a Groelândia, é uma ilha. Por fim, eles conseguem encontrar a prova, contudo o retorno até o navio, acaba levando muito tempo e sendo mais difícil do que pensaram. Por fim, essa jornada será muito complicada e faz com que os amigos sejam sujeitos a fome, cansaço, ataques de animais e o pior, a paranoia.
6 – Arremessando Alto (Jeremiah Zagar)
O filme do gênero drama esportivo, conta com a direção de Jeremiah Zagar (Os Animais Somos Nós) e o roteiro de Taylor Materne (Uma Semana a Três) e Will Fetters (Lembranças). Nesse sentido, o drama é estrelado por Adam Sandler (Joias Brutas). Além disso, conta com um elenco de peso, como Anthony Edwards, Kermit Wilts, Queen Latifah (Táxi). Ben Foster (Alpha Dog), Robert Duvall (O Juiz) e Heidi Gardner (Mãe e Muito Mais) também aparecem. Por fim, o grande LeBron James, atua como produtor da obra.
Além disso, muitos jogadores e treinadores antigos e novos da NBA interpretam a si mesmos ou outros personagens. Como é o caso de Trae Young, Jordan Clarkson, Khris Middleton , Aaron Gordon, Kyle Lowry, Seth Curry, Luka Doncic, Tobias Harris, Tyrese Maxey, Matisse Thybulle, Aaron McKie, Julius Erving, Charles Barkley, Shaquille O’Neal, Allen Iverson, Dirk Nowitzki, Brad Stevens, Doc Rivers, Dave Joerger, Mark Jackson, Sergio Scariolo, José Calderón, Leandro Barbosa, Álex Abrines e Maurice Cheeks.
Arremessando Alto começou a sua produção ainda em 2020, as filmagens aconteceram na Filadélfia. Muitos prédios de escolas, faculdades e universidades da cidade foram locais de filmagem. Lançado em junho, a trama foi aclamada pelos críticos e adorada pelo público, principalmente pelos fãs do esporte. Assim, a maioria dos elogios foram para o desempenho impecável de Sandler em uma das melhores atuações até hoje.
No site Rotten Tomatoes, uma das melhores produções lançadas da Netflix conta com uma aprovação de 92% em uma classificação média de 7/10. Enquanto isso, no Metacritic, recebeu 68 pontos, entre um total de 100.
Já a trama acompanha Stanley Beren, um olheiro de basquete, que tem a função de caça-talentos profissional. O homem, não vive um bom momento na carreira e exerce seu trabalho sem propósito, com poucas chances de descobrir um novo nome notável. Contudo, em um determinado dia dia, ele descobre ao acaso, o amador jogador espanhol Bo Cruz, em um parque nos arredores de Madrid.
Assim, ao perceber um potencial que há muito tempo não encontrava, volta a ficar empolgado com sua carreira. Logo, diante de um novo propósito, ele decide levar o jogador para os Estados Unidos, e começa a prepara-lo para o NBA. Entretanto, é necessário que Bo e Beren deem o seu melhor, para agirem contra todas as probabilidades, para em fim, alcançar o sucessos nas quadras.
5 – Apollo 10 e Meio: Aventura na Era Espacial (Richard Linklater)
Uma das animações originais da Netflix é Apollo 10 e Meio: Aventura na Era Espacial. A princípio, a trama é baseada vagamente na infância do escritor, produtor e diretor do filme Richard Linklater (Boyhood). Assim, a trama é ambientada durante os eventos que antecedem o voo especial, Apollo 11. Embora o filme tenha sido lançado em alguns cinemas selecionados em março, sua estreia mundial foi no dia 1º de abril na Netflix.
Por fim, o elenco de vozes na dublagem original conta com Milo Coy, Jack Black (Escola de Rock), Glen Powell (Top Gun: Maverick). Além disso, Zachary Levi (Shazam!), Josh Wiggins (Caminhos Perdidos), Lee Eddy (Mustang Island), Bill Wise (Krisha) integram o elenco.
A ideia do filme foi concebida originalmente pelo criador em 2004, mas a produção só começou de fato, em 2018. A princípio, o projeto não seria uma animação, e sim um filme de ação. Por fim, a obra recebeu críticas absurdamente positivas, com elogios feito a escrita, visual e sensação nostálgica. No Rotten Tomatoes, sua aprovação é de 90% em uma classificação média de 8/10. Enquanto isso, no Metacritic, sua nota foi de 79, com base em 100 pontos.
Assim, a trama segue ambientada no ano de 1969, durante a Corrida Espacial. Afinal, era a época em que o homem, se via prestes a ir a Lua. Logo, somos apresentados a Stan, um menino de 10 anos e meio, que estuda na quarta série e mora no subúrbio de Houston. Contudo, em um dia normal, enquanto brincava no playground, ele é recrutado por dois agentes do governo. Nesse contexto, eles o convidam para ser um proto-astronauta.
A animação segue a perspectiva de três diferentes pontos de vistas. A dos astronautas, a do comando da missão Houston e a da criança a espera do dia. Um detalhe interessante é que Linklater, morava realmente próximo a Nasa, em sua infância. Assim, ele retrata sua imaginação, e suas lembranças de quando o homem chegou a Lua.
4 – Munique: No Limite da Guerra (Christian Schwochow)
Com a direção de Christian Schwochow (Paula) e o roteiro de Ben Power (Henrique V), Munique: No Limite da Guerra é uma entre as melhores produções lançadas pela Netflix este ano. A trama se baseia no romance Munich, do ano de 2017, do escritor Robert Harris. Seu lançamento aconteceu durante o BFI London Film Festival, já o streaming lançou a obra em janeiro de 2022. Nesse sentido, a produção teve início em 2020, contando com apenas dois meses de gravações. As filmagens ocorreram em Berlim, Potsdam, Munique e Liverpool.
O filme é estrelado por Jeremy Irons (Casa Gucci), George MacKay (The Outcast) e Jannis Niewöhner (Rubinrot). Alex Jennings (A Senhora da Van), Sandra Hüller (Requiem), Liv Lisa Fries (Hinterland) e August Diehl (Plan A) também fazem parte do elenco. Além disso, Jessica Brown Findlay (Harlots), Anjli Mohindra (Wild Bill) e Ulrich Matthes (A Queda! As Últimas Horas de Hitler) completam a obra. A produção conta com uma aprovação de 86% no site Rotten Tomatoes, em uma classificação média de 6,7/10. Enquanto isso, no Metacritic sua nota é de 53 pontos entre 100.
Já o enredo se passa em 1938, e acompanha dois jovens envolvidos em um dos momentos mais históricos do século XX. Durante a Conferência de Munique, lideres europeus realizam uma tentativa de impedir Adolf Hitler de invadir a Tchecoslováquia, antes de um conflito mundial. Logo, somos apresentados ao funcionário publico britânico Hugh Legat e o diplomata alemão Paul von Hartmann que participam da reunião.
Os dois velhos amigos se encontram e Paul confirma as reais intenções de Hitler. Isso, através de um documento, que prova que o político alemão quer dominar toda a Europa através de uma guerra. Por fim, os dois dão início a uma negociação, e ambos viram se tornam alvos de uma perigosa manipulação política que coloca a amizade de ambos em jogo. Mas por fim, tudo o que eles precisam saber é se é possível evitar uma guerra eminente.
3 – Mães Paralelas (Pedro Almodóvar)
O drama espanhol é uma das melhores produções da Netflix até agora. Foi lançado, durante o 78º Festival Internacional de Cinema de Veneza em 1º de setembro de 2021. Contudo, a Netflix comprou seus direitos da Sony, e começou sua exibição em 2022. A trama também esteve no encerramento do Festival de Cinema de Nova Iorque. Enquanto isso, a direção é de Pedro Almodóvar (A Pele Que Habito).
Já o elenco conta com a presença de Penélope Cruz (Vicky Cristina Barcelona), Milena Smit (Tin & Tina), Israel Elejalde (ANA. all in). Além da participação especial de Aitana Sanchez-Gijon (O Maquinista) e Rossy de Palma (Madame). A produção de Mães Paralelas começou em 2020, jás as gravações deram início em Madrid, no ano de 2021.
O filme recebeu duas indicações ao Oscar de 2022, nas categorias Melhor Atriz e Melhor Trilha Sonora Original. A atriz Penelope Cruz venceu a categoria de Melhor Atriz no Festival Internacional de Cinema de Veneza. E também da Associação de Críticos de Cinema de Los Angeles. Além disso, o filme foi nomeado a outros tantos prêmios, como Satellite Awards, Prêmios Goya e Globo de Ouro.
No Rotten Tomatoes, sua aprovação é de 97%, em uma classificação média de 8,40/10. Já no Metacritic, atingiu 88 pontos de 100. Por fim, o filme também apareceu em diversas listas de Melhores Filmes do Ano.
Enquanto isso, a trama acompanha Janis, que conhece Arturo, um arqueólogo, durante uma escavação de uma vala em uma aldeia. Os dois se apaixonam, embora Arturo seja casado, logo, Janis engravida. Contudo, ela e outra mulher, chamada Ana, dão a luz do mesmo dia e hospital. Porém, a história de ambas é muito diferente. Enquanto Janis já tem meia-idade e se sente preparada para ser mãe. Ana é uma adolescente que engravidou por acidente e se sente completamente assustada, arrependida e com medo do que ainda está por vir.
Por fim, as duas acabam se tornando amigas ainda do hospital, e essa amizade se torna intima. Elas passeiam pelo local, trocam confissões e desabados. Um vinculo vai se formando, já que as duas embora em fases diferentes compartilham exatamente da mesma coisa, a maternidade. Assim, ambas criam um forte laço, unidas pela maternidade, que acaba mudando a vida delas para sempre.
2 – O Bombardeio (Ole Bornedal)
Uma das melhores produções da Netflix até agora é o longa-metragem dinamarquês, escrito e dirigido por Ole Bornedal (O Vigilante da Noite). Embora o filme tenha sido lançado originalmente em 2021, só foi a público pela Netflix, em 2022. Enquanto isso, o elenco conta com nomes da Dinamarca, como Fanny Bornedal (Livrai-nos do Mal), Alex Høgh Andersen (Vikings). Assim como, Danica Curcic (O Homem das Castanhas), Alban Lendorf (Ande Comigo). Patricia Schumann (Preludium), Susse Wold e Gaspar Phillipson (Jackie) também fazem parte do elenco.
Vale lembrar, que o filme passou por uma controvérsia, e os produtores tiveram que remover uma cena. A parte em questão mostra um piloto britânico, atirando em um veículo civil. Contudo, a família do homem, não gostou da ideia, e pediu retratação já que o mostraram como um assassino. Assim, sendo um dos poucos filmes da história, a serem alterados após sua estreia, devido a reclamações. Entretanto, a produção é considerada uma obra-prima, contando com 100% de aprovação dos críticos no Rotten Tomatoes. Enquanto isso, o público, atribuiu nota de 7.9 a trama.
Nesse sentido, a trama retrata a Operação Cartago, realizada pela Royal Air Force na Dinamarca, durante a Segunda Guerra Mundial. No ano de 1945 a Força Aérea Real Britânica partiu em uma missão. A fim de bombardear a sede de Gestapo na Dinamarca, na Shell House em Copenhague. No entanto, tal ataque teve consequências muito maiores, já que uma das bombas caiu acidentalmente perto de uma escola francesa. Pois os soltados acreditam que a instituição de ensino era um dos seus alvos.
Por fim, mais de 104 pessoas foram mortas, e infelizmente, 86 delas eram crianças. Além disso, a história também mostra o ponto de vista das crianças e das freiras que estavam na escola no momento. Assim como a dos combatentes da resistência capturados na sede de Gestepo.
1 – O Soldado que não Existiu (John Madden)
O filme britânico do gênero drama de guerra conta com a direção de John Madden (Miss Sloane – Uma Mulher de Armas. Enquanto isso, o roteiro se baseia no livro de Ben Macintyre sobre a Operação Mincemeat (traduzido como Operação Carne Moída). Que aconteceu durante a Segunda Guerra Mundial. O lançamento do drama aconteceu em 2021, durante o British Film Festival na Austrália e Reino Unido. Contudo, no resto do mundo, a produção contou com a distribuição da Netflix e lançamento em 2022.
Quem estrela o filme, é o vencedor de duas estatuetas do Oscar, Colin Firth (Kingsman). Além disso, nomes como Kelly Macdonald (Boardwalk Empire), Matthew Macfadyen (Orgulho e Preconceito), Penelope Wilton (Downton Abbey) aparecem. Johnny Flynn (Emma) e Jason Isaacs (Harry Potter e a Câmara Secreta) integram o elenco. Por fim, o ator Paul Ritter (Chernobyl), sendo esse seu último filme, também dedicado a sua memoria.
A trama teve seu anúncio feito em 2019, já as gravações ocorreram em Londres e Málaga entre 2020 e 2021. Além disso, o filme se destaca por ser quase historicamente preciso, com poucas ressalvas. No Rotten Tomatoes, Soldado que não Existiu garante 84% de aprovação, em uma classificação média de 6,40/10. Enquanto isso, uma das melhores produções lançadas pela Netflix nesse ano, garantiu 65 pontos de 100 no Metacritic.
Assim, a trama acompanha os eventos em meio a Segunda Guerra Mundial, baseado em fatos reais. Somos apresentados a Ewen Montagu, um juiz, que na verdade, é um espião da inteligência naval da Inglaterra. Ele planejou toda a operação Mincemeat, e também foi um dos agentes que executou a tarefa, junto com Charles Cholmondeley.
Os dois oficiais idealizam o plano de destruírem o controle de Hitler sobre a Europa, através de uma operação ousada. Nesse contesto, eles precisam elaborar uma estratégia criativa, a fim de ludibriar os soldados de Hitler. Por fim, fazê-los acreditar que o alvo das forças aliadas é na verdade a Grécia. Portanto, precisam mudar todo o curso da Segunda Guerra Mundial, para tentar salvar dezenas de milhares de vidas. Logo, eles usam dos mais diversos artimanhas, como cadáveres, documentos falsos e outras coisas, tudo para enganar as tropas alemãs.