Capa Top Gun Marverick - Divugação Paramount
Capa Top Gun Marverick - Divugação Paramount

Top Gun Maverick foi lançado no dia 26 de maio de 2022 para dar sequência, 36 anos depois, ao clássico dos anos 80, o Top Gun Ases Indomáveis.

Sendo assim, o filme de gênero ação e drama romântico lançado em 1986, foi o maior sucesso de bilheteria do ano, faturando US$ 356,8 milhões no mundo inteiro. Com todo esse sucesso, o filme que deu sequência a esse clássico, deixou muitas expectativas para todos os amantes de Top Gun Ases Indomáveis.   

Ademais, o que mais causou ansiedade nos fãs da obra, é que o filme foi originalmente agendado para o dia 12 de julho de 2019. Porém, no segundo semestre de 2018, foi anunciado o adiamento da sua estreia.O que prolongou a espera em praticamente um ano a mais.

Assim, ficou marcada a estreia para o dia 26 de junho de 2020, com a justificativa de que a produção precisaria de tempo para elaborar sequências de voos mais complexas. Entretanto aconteceram mais adiamentos antes da estreia oficial.

Continue depois da publicidade

Primeiro, em 2 de março de 2020 a Paramount que foi a idealizadora dessa sequência, adiou o filme para 24 de junho de 2020. Em seguida, no dia 2 de abril de 2020, houve mais um adiamento, desta vez, para o dia 23 de dezembro do mesmo ano.

E assim seguiram mais dois outros adiamentos. No dia 1º de setembro de 2021 a Paramount agendou definitivamente o filme para sua estreia mundial, que ocorreu no dia 27 de maio de 2022.

Valeu a pena esperar?

A resposta é sim! Para aqueles que acompanharam todo processo e ficaram ansiosos esperando a estreia, o filme repercutiu tão bem, e até melhor que o primeiro.

Sendo assim, isso acabou afetando muito o cenário cinematográfico em vários sentidos, e esse é um assunto que vem sendo debatido há algum tempo.

Continue depois da publicidade

Agora com tudo voltando ao normal, o cenário vem se restabelecendo, desta maneira, o cinema pôde reabrir suas portas.

Todavia, tanto os cinemas, quanto os consumidores dessa forma de entretenimento estão se redescobrindo, assim como em diversas outras áreas da vida. Estamos em fase de readaptação das formas de consumir essa atividade de lazer, nessa reabertura de portas.

O que nos acarreta uma problemática, os maiores sucessos do cinema desde sua reabertura, que renderam mais de 100 milhões de dólares de bilheteria, foram majoritariamente filmes com a temática herói, e isso acaba restringindo o público, e nichando o mercado para apenas esse público-alvo.

Top Gun Maverick salvou o cinema?

Top Gun Maverick – Divulgação Paramount

E é aí que entra o Top Gun Maverick na história! O filme que surpreendeu os espectadores em termos de produção e atuação, é um sucesso de bilheteria, que o mercado precisava para restabelecer sua variedade de produções de gêneros cinematográficos.

Continue depois da publicidade

Sendo assim, além do filme ser muito bem-feito, com roteiro excelente, e vir cheio de expectativas correspondidas com sucesso!

Ele ainda foi superimportante para o mercado atual de cinema se restabelecer para além dos filmes de super-heróis, e mais como filmes autorais e de diferentes gêneros.

Sinopse

Pete Maverick Mitchell (Tom Cruise) é um piloto à moda antiga da Marinha que coleciona muitas condecorações, medalhas e grande reconhecimento pela quantidade de aviões inimigos abatidos nos últimos 30 anos.

Apesar de tanto prestígio, sua carreira não decolou e ele deixou de ser um capitão e tornou-se um instrutor.

Continue depois da publicidade

Apesar de todo o tempo que passou, ele continua sendo o mesmo piloto rebelde de sempre. Ele não hesita em romper os limites e desafiar a morte.

34 anos após o clássico “Top Gun: Ases Indomáveis”, Maverick precisará provar que o fator humano ainda é fundamental no mundo contemporâneo das guerras tecnológicas nesta nova aventura.

O impacto de Top Gun Ases Indomáveis

Top Gun Ases Indomáveis – Divulgação

O filme que deu origem a sequência, foi uma obra dirigida por Tony Scott, e foi o sucesso do fim da década de 80 e o início da década de 90.

O longa que estrelou Tom Cruise como o protagonista piloto Maverick, e foi um divisor de águas na carreira do ator que se tornou um ícone hollywoodiano.

Continue depois da publicidade

Além disso, o filme inspirou mais de 500% de aumento no alistamento da marinha norte-americana, além de aumentar 40% as vendas de ray-bans.

Ou seja, o filme foi um ícone para os jovens e adolescentes da época, que ficaram impactados por todos aqueles efeitos cinematográficos dos aviões de caça, nas cenas de combate. Todos queriam ser como Maverick!

Conflitos que deram origem as incríveis cenas de ação do filme

E não é de se esperar menos! Inclusive, o diretor do filme da época, Tony Scott, teve grandes embates com a Paramount durante a gravação.

Pois os executivos da empresa tinham receio das cenas que ele estava fazendo, por serem muito perigosas, reais, e colocava atores em ascensão em risco.

Continue depois da publicidade

E nesse processo Tony Scott foi demitido 3 vezes, mas a Paramount sempre voltava atrás nessa decisão já que estavam tendo bons resultados nas gravações com o diretor. E de fato, o filme impressionou, na qualidade e realismo das suas cenas de aventura e ação.

Tom Cruise e Maverick são a mesma pessoa, e eu posso provar!

Tom Cruise – Reprodução Money Time

Mesmo no auge da sua juventude com 20 e poucos anos, o ator já estava em ascensão. Porém, o filme que desafiou a forma de se fazer cinema na época, foi um ponto de start muito importante da vida do ator.

O que mais chama atenção para toda essa história, é a semelhança entre o ator, e o personagem interpretado por ele, o piloto Maverick.

Afinal o grande astro de Hollywood, mostra uma certa obsessão pelo desafio. Já que a maioria das suas obras de destaque são filmes de ação, bem como Missão Impossível e Top Gun.

Continue depois da publicidade

O ator está sempre se desafiando desde jovem, até agora com 59 anos de idade, ainda busca a adrenalina e o desafio. Visto que, o próprio ator fez questão de que o filme Top Gun Maverick tivesse cenas reais de voo. Muitas vezes arriscando a si mesmo, em prol do seu trabalho. Bem como o personagem Maverick conhecido por ser um piloto de caça rebelde, que não se importa em arriscar a própria vida e não vê limites para os desafios encontrados, vai até o fim!

Ao analisar as atitudes de Tom Cruise em sua vida, e comparar com o personagem interpretado pelo ator, vemos uma grande semelhança nas personalidades.

Inclusive, um fato curioso sobre Tom Cruise é que o ator já sofreu inúmeras críticas ao longo da sua carreira, pela fama de sempre interpretar a si mesmo, e isso vem gerando polêmica em toda trajetória dele.

A volta de Tom Cruise

Essa volta de Tom Cruise ao personagem, tem uma grande relação com essa característica de personalidade dele. Tornando tudo ainda mais significativo, afinal, Tom Cruise é um ator renomado, muito graças a esse instinto de aventura e desafio.

Continue depois da publicidade

Apesar, é claro, da polêmica em torno disso, que perto da proporção da sua carreira, torna-se insignificante. Além, é claro, do apresso que o ator tem com o filme, já que demonstra ser muito grato por todas as oportunidades que o primeiro filme propiciou. 

Então, sim! Muitas vezes, Tom Cruise e o piloto Maverick são em metáfora a mesma pessoa!

Além disso, o filme foi certeiro, e o ator tirou a boa mais uma vez! Top Gun Maverick, é atualmente o maior sucesso financeiro já realizado por Tom Cruise. Fez o marco de 800 milhões de dólares americanos nas bilheterias! Consagrando-se então, como o filme mais rentável do ano de 2022, até agora.

Como começou a ideia da sequência?

O filme que só se tornou realidade em 2022, começou a ser idealizado em 2010, quando a Paramount ofereceu ao Tony Scott, diretor que deu origem ao primeiro filme, á produzir uma continuação do clássico dos anos 80.

Continue depois da publicidade

Sendo assim, o assunto já começou a ser repercutido, e o diretor foi questionado sobre suas ideias para o novo filme, e Tony Scott respondeu que esse mundo o tinha fascinado bastante pelo fato de ser tão distinto do que era no original. Sendo assim, ele deixou claro que não quer um remake, ele queria algo novo e inédito.

Todavia, os projetos para o novo Top Gun, precisaram ser pausados, quando em 2012 Tony Scott, se suicidou. Apesar disso, a sequência ainda estava em questão, para a Paramount, o produtor Jerry Bruckheimer, e os roteiristas, que tiveram o cuidado de continuar com a ideia inicial de Scott.

E não produzir um remake, e sim uma continuação. Com Tom Cruise como protagonista novamente, mantendo assim, a essência atmosférica do primeiro filme.

O filme, voltou a ser pensado e desenvolvido somente em 2017, quando Tom Cruise, soltou uma exclusiva, revelando o nome do filme, além de fomentar ainda mais a ansiedade do público, contando que o filme teria aviões e aviadores mais velozes, e que Maverick teria uma grande progressão.

Continue depois da publicidade

Ademais, no mesmo ano foi oficialmente confirmado o novo diretor do filme, que é Joseph Kosinski.

Elenco

Veja agora alguns atores e atrizes que fazem parte do elenco do filme:

  • Tom Cruise para o papel de Capitão Pete “Maverick”
  • Miles Teller para o papel de Bradley Bradshaw
  • Val Kilmer para o papel de Comandante Tom Iceman
  • Jennifer Connelly para o papel de Penelope “Penny”
  • Glen Powell para o papel de Tenente Jake “Hangman”
  • Ed Harris para o papel de Chester “Hammer”
  • Jon Hamm para o papel de Beau “Cyclone”
  • Lewis Pullman para o papel de Tenente Robert “Bob”

Como foi a chamada do elenco para Top Gun Maverick

Tom Cruise, sem sombras de dúvidas foi o primeiro a ser cogitado para o novo filme, já que se trata do protagonista da obra, o ícone da masculinidade representada em Top Gun Ases Indomáveis.

Sendo assim, desde 2010, o ator fez parte de todos os procedimentos de confecção do filme.

Continue depois da publicidade

No segundo semestre de 2018 Miles Teller, passou na seleção de elenco onde estavam presentes também o ator britânico Nicholas Hoult, e Glen Powell.

Esses testes aconteceram na casa de Tom Cruise para o papel de filho de Goose, que teria o nome de Bradley Bradshaw, e quem ficou com o papel foi o Teller.

Além do protagonista, o antagonista Val Kilmer conhecido pelo personagem Comandante Iceman que no primeiro filme tinha embates direto com Maverick, foi a público, e fez uma campanha em suas redes sociais, deixando bem claro seu interesse em retornar a atuar como Iceman, no segundo filme de Top Gun. E assim foi feito!

O par romântico de Maverick

Jennifer Connelly – Divulgação

O par romântico da vez de Maverick, seria Jennifer Connelly como Penelope “Penny” Benjamin, que se trata de uma mãe solteira, dona de um bar, perto da base da marinha em que Maverick trabalha. Connelly se juntou ao elenco do filme em julho de 2018.

Continue depois da publicidade

Todavia, há uma polêmica em torno do novo par romântico de Maverick, já que a atriz Kelly McGillis, que interpretou um romance com Cruise no primeiro filme, deixou bem claro seu descontento com os padrões de beleza hollywoodianos, já que não foi nem mesmo procurada pelos produtores do filme.

Em entrevista ao programa Entertainment Tonight, a atriz deixou bem claro seu apoio e felicidade pelo papel de Connelly, porém diz não ter sido convidada devido a sua aparência atual, e em suas palavras: “estou velha e gorda”. Kelly McGillis, de 62 anos, crítica os padrões de beleza instituído pela indústria cinematográfica.

Ainda em julho de 2018, Glen Powell que impressionou Tom Cruise, todos da Paramount e o diretor Joseph Kosinski, em seu desempenho nos testes, ganhou um papel no filme, pensado especialmente para ele como Tenente Jake “Hangman” Seresin.

Já em agosto do mesmo ano, Ed Harris, Jon Hamm e Lewis Pullman, em suas audições, conquistaram o coração dos produtores do filme, e entraram para o elenco, gerando também muitas expectativas, por se tratar de grandes nomes do cinema mundial.

Continue depois da publicidade

Uma homenagem sincera

O filme Top Gun Maverick, vai além de ser só uma continuação de Top Gun Ases Indomáveis. É uma homenagem muito bem construída para o clássico de algumas décadas atrás.

Visto que o filme em sua composição tem várias referências ao original, e aos anos 80, bem como as clássicas trilhas sonoras do filme, muito bem pensadas. Aliás, foi um destaque para o primeiro.

Ou também as diferentes cenas que são praticamente iguais ao primeiro filme, para de fato capturar essa essência que conquistou tantos corações da época e também causar a sensação nostálgica que torna o filme mais rentável.

Sendo assim, uma forma de homenagear o filme, tornando-o ainda mais prazeroso de se assistir, com as novas tecnologias avançadas, Top Gun, impressiona mais uma geração!

Continue depois da publicidade

Além disso, o novo filme tem o equilíbrio perfeito, entre a nostalgia e a homenagem, com a inovação e criatividade, que se alinham com os valores sociais atuais.

Aliás, o primeiro filme, pode ter envelhecido um pouco mal, já que a trama foi basicamente toda, sobre um embate masculino entre o Maverick e o Iceman. Os dois representavam muito todo padrão de masculinidade, imposto pela sociedade na época.

O que levou a um enredo de competição de ego sem fim. Já o novo filme, ainda traz essa presença da masculinidade bem forte, afinal, trata-se da essência do filme, mas por sua vez com um bom tom de equilíbrio seguindo a mesma linha entre ação, adrenalina, drama e o romance, que conquista maior parte do público.  

Trilha Sonora

A trilha sonora do filme foi um ponto muito importante para esse segundo filme. Afinal, o primeiro Top Gun, é automaticamente recordado quando toca “Take My Breath Away” Interpretada por Berlin. Essa música virou um ícone da época, e um ícone do filme, que venceu o Oscar como melhor música original. Também teve o clássico “Danger Zone” de Kenny Loggins.

Continue depois da publicidade

Sendo assim, o responsável da trilha sonora do primeiro filme Harold Faltermeyer. Ele compôs o famoso instrumental “Top Gun Anthem”, voltou a Top Gun Maverick, para cuidar das trilhas sonoras do filme, mais uma vez.

Desta vez Faltermeyer, trabalhou acompanhado de Hans Zimmer, Lorne Balfe e Lady Gaga, para formar mais um Top Gun, icônico por suas trilhas sonoras.

Ademais, a música “Danger Zone” de Kenny Loggins, foi confirmado pelo próprio Loggins, que estaria inclusa no filme, mais uma vez. Já a música-tema do filme “Hold My Hand”, foi escrita e gravada por Lady Gaga.

Já o álbum completo da trilha sonora de Top Gun Maverick, foi lançado no dia 27 de maio de 2022 pela Interscope Records. Ademais, já pode ser ouvido por todos agora.

Continue depois da publicidade

Vale apena assistir Top Gun Maverick?

Top Gun Maverick, é um filme impressiona! Assim como o primeiro, a fama de “impactante” é o que fica da obra.

Afinal, uma trama muito bem construída, de ações e tecnologias que superam o primeiro, um romance emocionante, personagens com histórias realmente construídas.

O filme, não se preocupou em ser somente rentável, e sim em construir uma história. Ela mostra a maturidade que o cinema alcançou com o equilibro das novas tecnologias, e o sentimento de nostalgia, por um clássico dos anos 80.

O filme conseguiu ser uma continuação que conserta todos os pontos negativos, e exalta os pontos positivos, do original. Sendo assim, vale muito apena assistir Top Gun Maverick, o filme que marcou o mercado cinematográfico.

Carioca, estudante de Direito, servidora pública e apaixonada por vídeo games, tecnologia e cultura pop em geral. Tenho como hobbies consumir e produzir conteúdos relacionados a esses temas que me interessam, e adoro passar horas adquirindo conhecimento sobre os assuntos que mais gosto, tanto que mantenho um canal no Youtube sobre games há 4 anos. Meu contato com inglês vem de longa data, quando notei que para ter acesso a todo um universo de informações, dominar a língua era fundamental.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui