Considerado como o maior prêmio da televisão americana, o Emmy 2021 aconteceu no dia 19 de setembro, na cidade de Los Angeles. Este ano a cerimônia contou com a apresentação impecável do ator e comediante Cedric the Entertainer.

Vale lembrar que a premiação tem um peso equivalente ao de um Oscar para a TV, com as escolhas das indicações e dos vencedores das categorias, sendo feitas pelos analistas integrantes da Academia de Artes e Ciências da Televisão.

Em um ano recheado de grandes produções, em decorrência do crescimento absurdo das plataformas de streaming, e com o fator “Covid-19” em seu estágio mais crítico, algumas escolhas acabaram surpreendendo, mas outras, nem tanto.    

As vitórias nas categorias “Melhor Série Dramática” para The Crown e “Melhor Minissérie” para O Gambito da Rainha marcaram a primeira vez na história, em que a Netflix conquista os principais prêmios da noite.

Anteriormente, apenas o Hulu havia representado o streaming na categoria Melhor Série Dramática, com a série The Handmaid’s Tale em 2017, enquanto o Amazon Prime Video conseguiu conquistar algumas estatuetas em “Melhor Série Cômica” com “Transparent” e “The Marvelous Mrs. Maisel”.

Além disso, o Emmy 2021 ficou marcado como a primeira vez em que a Netflix superou a HBO como estúdio mais premiado. No ano passado, a plataforma levou 21 estatuetas, enquanto a emissora do grupo WarnerMedia arrematou um total de 30 prêmios.

Este ano, por outro lado, os holofotes ficaram apontados para The Crown, que dominou completamente as categorias de drama, se destacando como a grande vencedora da noite, com Ted Lasso e O Gambito da Rainha, também sendo os destaques em seus respectivos gêneros.

Mas não foi somente a Netflix que arrematou todas as categorias da noite, uma vez que a série do HBO, Mare of Easttown, levou três estatuetas para casa, sendo “Melhor Atriz” para Kate Winslet e “Melhores Coadjuvantes” para Julianne Nicholson e Evan Peters.

No campo das comédias, a disputa entre Ted Lasso e Hacks foi acirrada, e durou praticamente a premiação inteira. O desfecho viria apenas no final da noite, na principal categoria do gênero, com a iminente vitória da série original da Apple TV+.

Ted Lasso arrematou quatro estatuetas no total, sendo “Melhor Série de Comédia”, “Melhor Ator” para Jason Sudeikis, e “Melhores Coadjuvantes” para Hannah Waddingham e Brett Goldstein.

A série do HBO Max, Hacks, que traz a história de uma comediante veterana, acabou levando um prêmio a menos, sendo “Melhor Atriz” para Jean Smart, “Melhor Direção” para Lucia Aniello e “Melhor Roteiro” para os criadores, Lucia Aniello, Paul W. Downs e Jen Statsky.

Conheça abaixo a lista completa dos vencedores do Emmy 2021, com algumas informações adicionais para você decidir se concorda com as escolhas:

The Crown

Prêmios conquistados no Emmy 2021

    • Melhor Série de Drama
    • Melhor Roteiro para Série de Drama – Peter Morgan 
    • Melhor Direção para Série de Drama (War – Jessica Hobbs)
    • Melhor Atriz em Série de Drama – Olivia Colman
    • Melhor Ator em Série de Drama – Josh O’Connor
    • Melhor Atriz Coadjuvante em Série de Drama – Gillian Anderson
    • Melhor Ator Coadjuvante em Série de Drama -Tobias Menzies 
    • Atriz Convidada em Drama – Claire Foy

The Crown foi com certeza o grande destaque do Emmy 2021, dominando completamente as categorias de drama, além de ser a maior vencedora da noite.

A história da família real britânica venceu todas as categorias que disputou, melhor série de drama, atores principais para Josh O’Connor e Olivia Colman, coadjuvantes para Gillian Anderson e Tobias Menzies, roteiro para Peter Morgan e direção para Jessica Hobbs.

Devido a todas as conquistas da plataforma, o Emmy 2021 fica marcado na história como sendo a primeira vez em que a Netflix superou a HBO como estúdio mais premiado.

Este cenário é bastante positivo, pois torna a disputa entre as plataformas de streaming ainda mais acirrada, não só no que diz respeito à quantidade de conteúdo disponível, mas também em relação aos quesitos técnicos e artísticos de suas produções exclusivas.

The Crown foi escrita por Peter Morgan, com base em fatos reais, tendo iniciado com a Rainha Elizabeth II ainda em sua juventude, e avançado na história com o passar das décadas.

A série se tornou um verdadeiro fenômeno de audiência e um carro chefe na plataforma, com fãs apaixonados pelo mundo todo, além de sempre receber ótimas análises por parte da crítica especializada.

No entanto, nem tudo que está retratado em The Crown, é exatamente fiel à realidade, existindo uma certa liberdade artística na elaboração da trama, que chega a incomodar certos membros da Família Real britânica.

A série foi planejada para ter seis temporadas, onde cada uma deve abordar um período específico, com alguns dos personagens mais importantes da história recente da Grã-Bretanha, como Diana Spencer, Margaret Thatcher, Winston Churchill e outros.

A rainha Elizabeth II, foi interpretada por Claire Fox e Olivia Collman, com Imelda Staunton assumindo o papel nas duas temporadas finais. O Príncipe Phillip, por sua vez, foi interpretado por Matt Smith e Tobias Menzies.

The Crown encontra-se atualmente disponível no catálogo de séries da Netflix. Clique aqui para conferir!

O Gambito da Rainha – The Queen’s Gambit

Prêmios conquistados no Emmy 2021

    • Melhor Minissérie ou Série de Antologia
    • Melhor Direção para Minissérie, Filme para TV ou Especial de Drama – Scott Frank

O Gambito da Rainha se tornou um dos maiores sucessos de público e crítica da Netflix em 2020. A série foi lançada em outubro e depois de um mês, já havia sido assistida por mais de 62 milhões de assinantes.

Ambientada nos anos 1960 e abordando como pano de fundo a tensão política da Guerra Fria, a minissérie atinge excelência técnica ao contar a história de Beth Harmon, uma jovem prodígio do xadrez, em sua jornada para se tornar uma campeã mundial.

A série foi criada por Scott Frank e Allan Scott para o serviço de streaming Netflix e foi baseada em um livro de mesmo nome escrito pelo autor norte-americano Walter Tevis em 1983, um ano antes de sua morte.

Elizabeth Harmon foi inspirada no mestre de xadrez Bobby Fischer, que assim como a personagem central da série, começou a praticar xadrez desde os 13 anos e se tornou campeão mundial ao derrotar um adversário soviético.

A série foi extremamente aclamada na época de seu lançamento, tanto pela bela atuação de Anya Taylor-Joy no papel principal, como também pelo bom desenvolvimento do roteiro e da produção em si.

O Gambito da Rainha também recebeu uma resposta muito positiva da comunidade de xadrez e ainda foi responsável pelo aumento do interesse do público pelo jogo.

Além de Anya Taylor-Joy como Beth Harmon, o elenco ainda conta com Bill Camp como Mr. Shaibel, Moses Ingram como Jolene, Christiane Seidel como Helen Deardoff, Rebecca Root como Miss Lonsdale, Chloe Pirrie como Alice Harmon, Akemnji Ndifornyen como Mr. Fergusson e Akemnji Ndifornyen como Mr. Fergusson.

O Gambito da Rainha encontra-se atualmente disponível no catálogo de séries da Netflix. Clique aqui para conferir!

Mare of Easttown

Prêmios conquistados no Emmy 2021

    • Melhor Atriz em Minissérie ou Filme para TV – Kate Winslet
    • Melhor Atriz Coadjuvante em Minissérie ou Filme para TV – Julianne Nicholson
    • Melhor Ator Coadjuvante em Minissérie ou Filme para TV – Evan Peters

Easttown é uma pequena cidade do estado da Pensilvânia onde quase nada acontece, exceto pelo desaparecimento da jovem Katie Bailey e o recente assassinato da mãe adolescente Erin McMenamin.

Mare Sheehan é a detetive da cidade, e uma espécie de heroína local, que se afunda no trabalho para tentar solucionar os crimes, enquanto vê sua vida pessoal se deteriorar aos poucos.

Ela precisará deixar toda sua teimosia de lado e aprender a colaborar com o jovem investigador Colin Zabel para encontrar os responsáveis pelos assassinatos e restaurar a paz entre os moradores.

A história central gira em torno dos crimes, mas temas e reflexões importantes são levantados por toda a série, fazendo com que público também acompanhe os dramas pessoais dos personagens.

O luto e a saúde mental são questões centrais e interligadas, principalmente para Mare, que precisa  lidar com a morte do próprio filho, enquanto assiste ao ex-marido, que mora na casa ao lado, pedir a nova namorada em casamento.

Mare of Eastton foi criada por Brad Ingelsby e estrelada pela atriz britânica Kate Winslet e estreou no canal HBO em de abril de 2021.

O elenco da série conta com Julianne Nicholson como Lori Ross, Jean Smart como Helen, Angourie Rice como Siobhan Sheehan, Evan Peters como Detetive Colin Zabel, Cailee Spaeny como Erin McMenamin, David Denman como Mark Sheehan.

Mare of Eastton encontra-se atualmente disponível no catálogo de séries do HBO Max. Clique aqui para conferir!

I May Destroy You

Prêmios conquistados no Emmy 2021

    • Melhor Roteiro para Minissérie, Filme para TV ou Especial de Drama

I May Destroy You foi criada por Michaela Coel e apesar de ser uma produção britânica, sua estreia foi na emissora americana HBO em 7 de junho de 2020 e na BBC One no dia seguinte.

Além de criadora, Coel também atuou como escritora, diretora, produtora executiva e protagonista, além de interpretar a protagonista Arabella Essiedu. A série se tornou uma sensação em 2020, antes mesmo da primeira temporada de 12 episódios se encerrar.

Arabella é uma estrela do Twitter que virou uma escritora famosa por causa de seu primeiro livro, “Chronicles of a Fed-Up Millennial”, sendo publicamente celebrada como um ícone da geração Y.

Enquanto trabalha dobrado para cumprir o prazo de entrega de seu segundo livro, a garota decide fazer uma pausa para se encontrar com amigos e se divertir um pouco na noite de Londres.

Na manhã seguinte, Arabella tem dificuldade em lembrar o que aconteceu, se dando conta de que foi vítima de um “Boa Noite Cinderela”. Agora ela precisará da ajuda de seus melhores amigos, Terry e Kwame para se livrar do trauma e reconstruir sua vida.

O seriado, na verdade, é uma adaptação da história do estupro que Michaela Coel sofreu no mesmo período em que trabalhava na produção da sitcom Chewing Gum, que durou duas temporadas, lançadas entre 2015 e 2017.

Coel revelou o abuso somente em 2018 durante um festival de TV em Edimburgo, onde se lembra que estava trabalhando virado para entregar um episódio de Chewing Gum na manhã seguinte, quando fez uma pausa para beber com colegas.

Depois de um lapso de memória, ela se vê finalizando o roteiro pela manhã, percebendo mais tarde que havia sido drogada e violentada por estranhos no meio da madrugada.

Além de Michaela Coel como Arabella Essiedu, o elenco principal conta com  Weruche Opia como Terry Pratchard, atriz em ascensão e melhor amiga de Arabella e Paapa Essiedu como Kwame, melhor amigo de Arabella

No elenco recorrente a série, ainda temos as participações de Marouane Zotti como Biagio, um traficante italiano que mantém uma relação casual com Arabella, Stephen Wight como Ben, o colega de quarto da escritora, Adam James como Julian e Natalie Walter como Francine.

I May Destroy You encontra-se atualmente disponível no catálogo de séries do HBO Max. Clique aqui para conferir!

Halston

Prêmios conquistados no Emmy 2021

    • Melhor Ator em Minissérie ou Filme para TV

A minissérie da Netflix, é dividida em cinco episódios, sendo estrelada por Ewan McGregor no papel de Roy Halston Frowick, o homem “que mudou a moda da América para sempre”.

Produzida por Ryan Murphy, em sua parceria multimilionária com a gigante do streaming, Halston acompanha a ascensão e a queda do aclamado estilista, durante as décadas de 1960 e 1970.

A produção executiva ainda conta com nomes como Ian Brennan, Alexis Martin Woodall, o próprio Ewan McGregor, Daniel Minahan e Christine Vachon.

Interpretado por McGregor, o gênio da moda é apresentado em uma minissérie biográfica, como o homem que construiu um verdadeiro império, sendo sinônimo de luxo, status quo, sensualidade e fama.

Na vida real, Halston começou sua carreira ainda jovem no mundo da moda e ficou conhecido por criar o icônico chapéu de caixa de remédios que a Jacqueline Kennedy, esposa de John Kennedy, usou na posse do marido.

Depois disso, o artista ingressou no mundo das roupas luxuosas, para uma clientela hyper sofisticada e alcançou seu reconhecimento mundial por um estilo bem peculiar, vindo a falecer aos 57 anos, devido a complicações relacionadas à AIDS.

O elenco tem a participação de Rebecca Davan como Elsa Peretti, David Pittu como Joe Eula, Krysta Rodriguez como Liza Minnelli, Rory Culkin como Joel Schumacher, Bill Pullman como David Mahoney, Kelly Bishop como Eleanor Lambert, Vera Farmiga como Adele, Sullivan Jones como Ed Austin e Gianfranco Rodriguez como Victor Hugo.

Halston encontra-se atualmente disponível no catálogo de séries da Netflix. Clique aqui para conferir!

Ted Lasso

Prêmios conquistados no Emmy 2021

    • Melhor Série de Comédia
    • Melhor Ator em Série de Comédia – Jason Sudeikis
    • Melhor Atriz Coadjuvante em Série de Comédia – Hannah Waddingham
    • Melhor Ator Coadjuvante em Série de Comédia – Brett Goldstein

A produção acompanha um carismático treinador de futebol americano universitário que, após conseguir subir de divisão com sua equipe, é contratado para treinar um time da Premier League e evitar seu rebaixamento.

Em sua jornada, Ted Lasso precisará lidar com o ego de jogadores, os problemas com sua chefe e a falta de apoio da torcida.

Logo no piloto, o protagonista enfrenta cada uma dessas dificuldades com seu otimismo inabalável e uma inocência que tem sido pouco explorada pelas produções nos últimos anos.

A comédia, desenvolvida por Brendan Hunt, Jason Sudeikis, Bill Lawrence e Joe Kelly para a AppleTV+ se tornu um sucesso inesperado e se tornou uma queridinha do público no último ano.

Sudeikis estrela o papel principal, sendo que interpretou o personagem pela primeira vez, em uma série de comerciais para a cobertura da NBC Sports da Premier League.

Diferente de algumas produções mais pesadas, Ted Lasso tenta dar lições de moral no telespectador, mas passa uma certeza de que até as situações mais absurdas podem ter seu saldo positivo no final.

Assim como o próprio protagonista, a comédia parte do princípio que somos todos humanos e suscetíveis ao erro, e é justamente essa humanidade que nos permite aprender e melhorar como pessoas.

Além de Jason Sudeikis como Ted Lasso, a série ainda conta com Hannah Waddingham como Rebecca Welton, Phil Dunster como Jamie Tartt, Brett Goldstein como Roy Kent, Brendan Hunt como Coach Beard, Nick Mohammed como Nathan Shelley, Juno Temple como Keeley Jones e Sarah Niles como Sharon.

Ted Lasso encontra-se atualmente disponível no catálogo de séries da AppleTV +. Clique aqui para conferir!

Hacks

Prêmios conquistados no Emmy 2021

  • Melhor Atriz em Série de Comédia – Jean Smart
  • Melhor Roteiro de Série de Comédia
  • Melhor Direção em Série de Comédia – Lucia Aniello

Hacks conta a história de Deborah Vance, interpretada por Jean Smart, uma comediante pioneira, mas que já não tem tanto prestígio. Embora ainda tenha uma série de contratos milionários em seu nome, a sua residência em Las Vegas, está por um fio.

Determinada a salvar sua carreira, ela contrata uma jovem de Los Angeles para ajudá-la a atualizar seu repertório e, assim, atrair um público mais novo. A roteirista Ava Daniels de 25 anos, vinda de Los Angeles.

A novata vive a realidade de um  “pós-cancelamento”, depois de ter feito uma piada com o filho gay de um congressista no Twitter. Sem emprego e com o nome sujo em Hollywood, ela resolve aceitar o convite para trabalhar com a celebridade cafona e decadente de Vegas.

De cara, as duas não se dão muito bem, Deborah acredita que Ava é indisciplinada e não possui referências e Ava enxerga a veterana da comédia como uma mulher grossa, cafona, e sem humanidade.

Contudo, elas precisarão lidar com as diferenças da melhor maneira possível, pois  ambas necessitam uma da outra, e esse contraste entre as gerações é a maior força motriz da série.

Um dos objetivos da produção, é mostrar como até nos dias de hoje, o tratamento das mulheres na indústria, seja da comédia, ou em Hollywood como um todo, ainda não é justo.

Hacks também explora a formação de uma dupla improvável, onde ambas se encontram em dois momentos distintos de solidão, precisando lidar com suas frustrações.

A série criada por Lucia Aniello, Paul W. Downs e Jen Statsky, estreou em maio de 2021, e além de Jean Smart como Deborah Vance, o elenco principal conta com Hannah Einbinder como Ava Daniels e Carl Clemons-Hopkins como Marcus.

Hacks ainda tem a participação dos atores Kaitlin Olson como Deborah “DJ” Vance Jr., Christopher McDonald como Marty Ghilain, Paul W. Downs como Jimmy, Mark Indelicato como Damien, Poppy Liu como Kiki, Johnny Sibilly como Wilson.

A série encontra-se atualmente disponível no catálogo de séries da HBO Max. Clique aqui para conferir!

RuPaul’s Drag Race

Prêmios conquistados no Emmy 2021

  • Melhor Reality Show de Competição

RuPaul’s Drag Race é um reality show  produzido pela companhia World of Wonder e idealizado e apresentado por RuPaul. Durante os episódios semanais, as competidoras participam de provas que testam suas habilidades de canto, dança, costura, humor e personalidade.

Inicialmente desenvolvido para a MTV norte-americana, a série estreou no canal Logo e acabou se tornando o programa mais assistido do canal. A boa aceitação do público fez com que o programa fosse renovado por doze temporadas.

RuPaul Andre Charles é um ator, drag queen, modelo, autor e cantor americano que ficou muito conhecido nos anos 90 por seu hit internacional “Supermodel (You Better Work)”.

RuPaul ganhou quatro Emmy’s consecutivos nos anos de 2016, 2017, 2018 e 2019 como melhor apresentador de reality show e em 2017 ele foi incluído na lista anual da revista Time das 100 pessoas mais influentes do mundo.

Last Week Tonight com John Oliver

Prêmios conquistados no Emmy 2021

    • Melhor Programa de Variedades e Talk show
    • Melhor Roteiro de Programa de Variedades

Last Week Tonight with John Oliver é um programa no melhor estilo late-night talk show, que vai ao ar semanalmente no canal HBO, sendo apresentado pelo comediante britânico John Oliver.

O show apresenta notícias de uma maneira descontraída, abordando muitos temas e assuntos relacionados a política e a sociedade atual.

John Oliver declarou recentemente ter total liberdade artística, inclusive para criticar as empresas e personalidades que desejar. O seu contrato inicial com a HBO foi de dois anos, mas foi renovado por mais duas temporadas de 35 episódios e posteriormente até 2021.

Oliver e o presidente de programação da HBO, Michael Lombardo, conversam ainda sobre a possibilidade do programa mudar de meia hora semanalmente para uma hora completa.

Saturday Night Live

Prêmios conquistados no Emmy 2021

    • Atriz Convidada em Comédia – Maya Rudolph
    • Ator Convidado em Comédia – Dave Chappelle 
    • Melhor Programa de Esquetes Variadas 

O programa humorístico mais antigo da TV americana já está no ar há mais de três décadas, com o seu primeiro episódio sendo exibido pela NBC em outubro de 1975, sob o título original de NBC’s Saturday Night.

Contudo, o formato essencial não mudou, sempre trazendo uma celebridade para apresentar o show como convidado, e jogá-lo em esquetes com os comediantes da equipe, que já incluíram nomes consagrados, como Will Ferrell, Jimmy Fallon, Tina Fey, Jane Curtin, Chevy Chase, Bill Murray e Mike Myers.

Toda semana o programa também oferece dois números musicais de artistas que estão no topo das paradas, ou querendo chegar lá de alguma forma.

No Brasil, o programa norte-americano foi transmitido inicialmente pela MTV Brasil, no começo dos anos 1990, mas atualmente, é exibido no canal Sony.

O formato de Saturday Night Live foi recriado em vários países, incluindo Espanha, Itália, Japão, Coreia do Sul e até mesmo no Brasil, onde era apresentado por Rafinha Bastos e mais dez humoristas, sendo exibido e cancelado em 2012, pela emissora RedeTV.

Hamilton

Prêmios conquistados no Emmy 2021

    • Melhor Programa Especial de Variedades (gravado)

Hamilton é uma gravação profissional do musical da Broadway, Hamilton: An American Musical, escrito por Lin-Manuel Miranda, e inspirado na biografia do político americano Alexander Hamilton.

O especial da Disney segue a mesma divisão do musical original, em dois atos, onde o filme conta a vida e carreira de Alexander Hamilton, um imigrante órfão vindo da ilha caribenha de Névis.

O primeiro ato narra sua chegada em Nova Iorque em 1776, seu serviço no Exército Continental como adido do então General George Washington durante a Revolução Americana, e como conheceu e casou-se com Eliza Schuyler.

O segundo ato narra a vida de Hamilton no país independente, sua vida como Secretário do Tesouro dos Estados Unidos, seu romance com Maria Reynolds, a morte de seu filho Philip e sua morte em um duelo com Aaron Burr.

O elenco do espetáculo é composto por Daveed Diggs como Marquês de La Fayette e Thomas Jefferson, Renée Elise Goldsberry como Angelica Schuyler, Jonathan Groff como Rei Jorge III, Christopher Jackson como George Washington, Jasmine Cephas Jones como Peggy Schuyler e Maria Reynolds, Lin-Manuel Miranda como Alexander Hamilton e Leslie Odom Jr. como Aaron Burr.

Hamilton encontra-se atualmente disponível no catálogo de séries do Disney+. Clique aqui para conferir!

Stephen Colbert’s Election Night 2020: Democracy’s Last Stand Building Back America Great Again Better 2020

Prêmios conquistados no Emmy 2021

    • Melhor Programa Especial de Variedades (ao vivo)

Stephen Colbert retorna ao tradicional Showtime americano para sediar mais uma noite eleitoral especial ao vivo diretamente de seu bunker político virtual, cobrindo a batalha épica entre Donald Trump e Joe Biden.

No programa, o apresentador reage em tempo real à medida que os resultados das eleições de cada estado são computados nas urnas e divulgados aos eleitores.

Os convidados de 2020 incluíram o ator e escritor Charlamagne Tha God e os jornalistas consultores Alex Wagner, John Heilemann e Mark McKinnon

Emmy 2021

E aí aficionado, o que achou das premiações feitas no Emmy 2021? Deixe sua opinião nos comentários e acompanhe o conteúdo preparado pela equipe Proddigital POP para continuarmos crescendo juntos a cada dia!

Seja avisado
Me avise sobre
guest
2 Comentários
Mais novo
Mais velho Mais votado
Comentários de trechos do post
Ver todos os comentários