A organização do Festival de Cannes divulgou nessa semana parte da seleção oficial de filmes que serão exibidos na edição desse ano. A divulgação incluiu desde filmes que irão disputar a prestigiada Palma de Ouro até produções que competirão em outras mostras e que serão exibidas fora de competição. A organização do festival também divulgou o nome do presidente do júri da mostra principal e também os jurados de outras mostras importantes.
Mais uma vez, o Brasil será representado na mostra principal. O drama histórico O Agente Secreto, do diretor pernambucano Kleber Mendonça Filho concorrerá a Palma de Ouro. O filme será o quarto longa-metragem seguido de Mendonça Filho que estreia em Cannes e o diretor já pode ser considerado um habitué do Festival. Falaremos tudo sobre isso e também sobre outros aspectos dessa edição do festival nos tópicos a seguir.
Brasil mais uma vez representado no Festival de Cannes
Assim como ocorreu no ano passado, esse ano o Brasil também estará representado na Mostra Principal do Festival de Cannes e, dessa forma, um filme brasileiro estará concorrendo a Palma de Ouro. Se no ano passado foi Motel Destino, do cearense Karim Aïnouz, quem representou o cinema brasileiro em Cannes, agora é o drama histórico O Agente Secreto, do diretor pernambucano Kleber Mendonça Filho, quem representará o cinema nacional na disputa pela tão sonhada Palma de Ouro.
É bom lembrar que esse é o sexto longa-metragem da carreira de Mendonça Filho, sendo que seus últimos três filmes estrearam em Cannes com dois deles concorrendo a Palma de Ouro. Bacurau (2019), inclusive, chegou a vencer o Prêmio do Júri no Festival de Cannes de 2019. Portanto, o diretor já é figurinha tarimbada no festival e, dessa forma, a escolha de O Agente Secreto para ser exibido na Mostra Principal e concorrer a Palma de Ouro não surpreende a nínguém.
A princípio, nenhuma outra produção brasileira, além de O Agente Secreto, será exibida no Festival de Cannes desse ano. No entanto, é preciso deixar claro que a organização do festival ainda não divulgou a lista completa de filmes que serão exibidos em todas as mostras. Nas próximas semanas essa lista inicial divulgada nessa semana deve ser complementada pelo anúncio de outros filmes a serem exibidos em Cannes. E nessa leva é bem possível que hajam produções brasileiras.
Além disso, é preciso dizer também que apesar de O Agente Secreto ter sido escolhido para a disputa da Palma de Ouro, muita gente esperava que outra produção dirigida por um brasileiro também estreasse no Festival de Cannes desse ano. Estamos falando do thriller Rosebush Pruning dirigido justamente por Karim Aïnouz. A produção que é o segundo filme falado em inglês do cineasta cearense é estrelada por Riley Keough, Callum Turner, Elle Fanning e Pamela Anderson.
Devido ao elenco estelar de Rosebush Pruning e ao fato de o filme ser uma co-produção de vários países, diversos jornalistas que cobrem Cannes acreditavam que o filme fosse estrear no festival. Na impede, no entanto, que a exibição de Rosebush Pruning em Cannes seja anunciada nas próximas semanas. A mostra de exibições especiais, por exemplo, está bem “vazia” em comparação com anos anteriores e é esperado que diversos filmes a serem exibidos nela sejam anunciados nas próximas semanas.
Mulheres em destaque em Cannes
Um dos maiores destaques nessa edição do Festival de Cannes são as mulheres. Pelo segundo ano consecutivo, o júri da mostra principal será presidido por uma mulher. No ano passado, o júri foi presidido pela atriz e diretora norte-americana Greta Gerwig e esse ano ele será presidido pela atriz francesa Juliette Binoche. Essa é a primeira vez em 78 anos de existência do Festival de Cannes que sua Mostra Principal será presidida por uma mulher por dois anos consecutivos. Nunca na história do festival isso havia ocorrido.
Além disso, nesse ano serão seis filmes dirigidos por mulheres sendo exibidos na Mostra Principal e, portanto, concorrendo a Palma de Ouro. O número é próximo do recorde de sete diretoras que concorreram ao prestigiado prêmio em 2023. No entanto, pode ser que esse número aumente ainda mais, já que a organização do festival ainda pode anunciar novos filmes a serem exibidos na Mostra Principal.
Ademais, um dos grandes destaques do Festival de Cannes desse ano é a estreia do drama Eleanor the Great, que marca a estreia da atriz Scarlett Johansson na direção de um filme. A produção deve ser exibida na mostra Un Certain Regard que é a segunda mais importante do festival. Alem de tudo isso, o festival desse ano será aberto pelo filme de estreia da diretora francesa Amélie Bonnin.
Esse é um fato excepcional, já que os organizadores do Festival de Cannes, geralmente, preferem abrí-lo com filmes maiores e que chamem a atenção do público. Até porque o filme de abertura é sempre um dos mais importantes destaques do festival. Dessa forma, escolher um filme de uma diretora novata para abrir o Festival não apenas é algo excepcional, mas também mostra que os organizadores confiam bastante não apenas no filme, mas também na diretora que o dirigiu.
Estreias de peso, mas menos superproduções que em anos anteriores
Como não poderia deixar de ser e como vem ocorrendo frequentemente nos últimos anos, o Festival de Cannes desse ano será palco de estreia de produções de peso. A principal delas, até agora, é Missão: Impossível – O Acerto Final, oitavo e (supostamente) último filme da franquia Missão Impossível. Tom Cruise, que protagoniza e produz o filme, tem tido sorte em Cannes.
Em 2022, Top Gun: Maverick, que ele também protagonizou e produziu, foi exibido no festival um pouco antes de estrear comercialmente no mundo todo. A repercurssão em torno da obra, acabou fazendo com ela se tornasse o maior sucesso comercial da carreira de Cruise e também um de seus maiores sucessos de crítica. O fato de Missão: Impossível – O Acerto Final precisar se tornar um sucesso de bilheteria, devido ao resultado comercial abaixo do esperado do filme anterior da franquia, provavelmente explica porque Cruise escolheu o festival para a estreia da produção.
Além de Missão: Impossível – O Acerto Final, os novos filmes de Spike Lee, Wes Anderson e Richard Linklater também devem estrear no Festival de Cannes desse ano. Apesar disso, é evidente que essa edição tem, pelo menos até agora, menos estreias de peso do que em anos anteriores. Em 2024, por exemplo, Furiosa: Uma Saga Mad Max, Horizon: Uma Saga Americana – Capítulo 1 e Megalópolis, só para citar três exemplos de superproduções, estrearam no Festival.
Já em 2023, Indiana Jones e a Relíquia do Destino, Elementos e Assassinos da Lua das Flores estrearam em Cannes. É claro que, como dito antes, é bem possível que os organizadores do festival ainda anunciem outras produções para serem exibidas fora de competição, em sessões especiais ou mesmo na Mostra Principal. Dessa forma, é possível que essa “falta” de superproduções mude até o início do festival que começa em maio.
Um Festival de Cannes fortalecido
Nos últimos anos, o Festival de Cannes tem exercido papel importante no desenrolar da temporada de premiações. No entanto, nesse ano em particular, o festival está ainda mais fortalecido, principalmente devido aos acontecimentos do ano passado. Isso porque, em 202, pelo menos nove filmes exibidos em Cannes foram indicados ao Oscar, ao BAFTA ou ao Globo de Ouro. Além disso, o vencedor da Palma de Ouro do ano passado, a comédia dramática Anora, venceu o Oscar de Melhor Filme e se tornou um dos principais filmes da temporada.
Dessa forma, ter seu filme exibido no Festival de Cannes passou a ser um marco importante para aqueles que querem ver suas produções competindo nas principais premiações da temporada. Isso é ainda mais verdade quando falamos de filmes independentes que dependem mais do boca-a-boca para atrair a atenção do público e da crítica. Até porque, atualmente, se destacar em Cannes já é meio caminho andado para conseguir indicações ao Globo de Ouro, ao BAFTA e, é claro, ao tão sonhado Oscar.
No ano passado, filmes como Anora, A Substância, Emilia Pérez e Flow, por exemplo, se destacaram no Festival de Cannes e desde lá uma indicação ao Oscar começou a ser vislumbrada. Mesmo com o festival ocorrendo antes do meio do ano e, portanto, pouco depois do Oscar da temporada anterior, essas produções não foram esquecidas nem pela crítica especializada e nem pelo público e chegaram fortes ao Oscar 2025, que aconteceu quase um ano depois.
Por tudo isso, não surpreende que o Festival de Cannes desse ano tenha recebido a inscrição de 2909 filmes. Quase o dobro dos anos anteriores, quando cerca de 1500 filmes costumavam se inscrever para participar do festival. O número recorde de filmes inscritos incluiu produções de 168 países, incluindo o primeiro filme nigeriado (o drama My Father’s Shadow) a ser exibido em Cannes. Todo esse cenário comprova que o Festival de Cannes está mais forte do que nunca.
Mais cineastas jovens e menos veteranos
Outra característica marcante dessa edição do Festival de Cannes é a presença de diversos talentos jovens e, consequentemente também, a ausência de cineastas mais veteranos. No ano passado, só para se ter uma ideia, o festival exibiu filmes de diversos cineastas consagrados, como Michel Hazanavicius, Paul Schrader, David Cronenberg, George Miller, Oliver Stone, Yorgos Lanthimos e Francis Ford Coppola, por exemplo. Isso sem falar de cineastas que já venceram premiações em Cannes.
Já nesse ano, além de Julia Ducournau e dos irmãos Dardenne, que já venceram a Palma de Ouro, os cineastas de maiores destaque a apresentarem filmes no festival devem ser Spike Lee, Richard Linklater, Wes Anderson e Ari Aster. É claro que como já dissemos diversas vezes nesse texto, a organização de Cannes irá anunciar novos filmes para exibição no festival nas próximas semanas. Portanto, é possível que o número de cineastas consagrados apresentando obras no festival aumente.
Mesmo assim, fica claro que os organizadores do Festival de Cannes estão tentando realmente dar espaço a novos cineastas na edição desse ano. Esse fato pode, inclusive, representar uma “mudança de guarda” ou passagem do bastão. Ou seja, pode ser que esse ano represente o início de um movimento em que os organizadores do festival passem a dar, a partir de agora e continuando nos próximos anos, mais espaço a cineastas novatos em detrimento a cineastas já com carreiras consolidadas.
O fato é que nesse ano, a organização do Festival de Cannes deixou claro sua intenção de renovação. Inclusive, como dissemos antes, escolhendo um filme de uma diretora estreante para abrir o festival. Honra que, normalmente, é dada a cineastas já consagrados. Além disso, eles também resolveram dar espaço a outros cineastas estreantes, como a atriz Scarlett Johansson e o cineasta Akinola Davies Jr.
Conclusão
Fizemos uma breve análise sobre o Festival de Cannes desse ano para te ajudar a ter um panorama geral do que acontecerá nesse que é mais importante festival de cinema do mundo. Lembrando que o Festival de Cannes desse ano começa no próximo dia 13 de maio e se encerra no dia 24 do mesmo mês. Lembrando também que a organização do festival ainda não divulgou toda a lista de jurados e nem sequer a listagem completa dos filmes que serão exibidos no festival. No entanto, listamos abaixo todos os filmes divulgados até agora em todas as mostras e também a lista de jurados divulgados até o momento pelos organizadores do festival. Confira!
MOSTRA PRINCIPAL
Filmes
- Alpha, dirigido por Julia Ducournau
- Dossier 137, dirigido por Dominik Moll
- Eagles of the Republic, dirigido por Tarik Saleh
- Eddington, dirigido por Ari Aster
- Fuori, dirigido por Mario Martone
- The History of Sound, dirigido por Oliver Hermanus
- The Mastermind, dirigido por Kelly Reichardt
- Nouvelle Vague, dirigido por Richard Linklater
- The Phoenician Scheme, dirigido por Wes Anderson
- Renoir (ルノワール), dirigido por Chie Hayakawa
- Romería, dirigido por Carla Simón[
- O Agente Secreto, dirigido por Kleber Mendonça Filho
- Sentimental Value, dirigido por Joachim Trier
- A Simple Accident, dirigido por Jafar Panahi
- Sirat, dirigido por Oliver Laxe
- Sound of Falling (In die Sonne schauen), dirigido por Mascha Schilinski
- Two Prosecutors, dirigido por Sergei Loznitsa
- The Youngest Daughter (La Petite Dernière), dirigido por Hafsia Herzi
- The Young Mother’s Home (Jeunes mères), dirigido por Jean-Pierre and Luc Dardenne
Jurados
- Juliette Binoche, Atriz francesa – Presidente do Júri
UM CERTO OLHAR (Un Certain Regard)
- Aisha Can’t Fly Away, dirigido por Morad Mostafa
- Eleanor the Great, dirigido por Scarlett Johansson
- The Great Arch (L’inconnu de la Grande Arche), dirigido por Stéphane Demoustier
- Heads or Tails? (Testa o croce?), dirigido por Matteo Zoppis e Alessio Rigo de Righi
- Homebound, dirigido por Neeraj Ghaywan
- Karavan, dirigido por Zuzana Kirchnerova
- The Last One for the Road (Le città di pianura), dirigido por Francesco Sossai
- Meteors (Météors), dirigido por Hubert Charuel
- My Father’s Shadow, dirigido por Akinola Davies Jr
- The Mysterious Gaze of the Flamingo (La misteriosa mirada del flamenco), dirigido por Diego Céspedes
- Once Upon a Time in Gaza, dirigido por Tarzan Nasser e Arab Nasser
- A Pale View of Hill (遠い山なみの), dirigido por Kei Ishikawa
- Pillion, dirigido por Harry Lighton
- The Plague, dirigido por Charlie Polinger
- Promised Sky (Promis le ciel), dirigido por Erige Sehiri
- Urchin, dirigido por Harris Dickinson
FORA DE COMPETIÇÃO
- Bye Bye (Partir un jour), dirigido por Amélie Bonnin – OBS.: Filme que abre o Festival
- The Coming of the Future (La venue de l’avenir), dirigido por Cédric Klapisch
- Highest 2 Lowest, dirigido por Spike Lee
- Missão: Impossível – O Acerto Final, dirigido por Christopher McQuarrie
- The Richest Woman in the World (La femme la plus riche du monde), dirigido por Thierry Klifa
- Vie privée, dirigido por Rebecca Zlotowski
Sessões da Meia-Noite
- Dalloway, dirigido por Yann Gozlan
- The Exit 8 (8番出口), dirigido por Genki Kawamura
- Sons of the Neon Night(風林火山), dirigido por Juno Mak
CANNES PREMIERE
- Amrum, dirigido por Fatih Akin
- Connemara, dirigido por Alex Lutz
- The Disappearance of Josef Mengele (Das Verschwinden des Josef Mengele), dirigido por Kirill Serebrennikov
- Orwell: 2+2=5, dirigido por Raoul Peck
- Splitsville, dirigido por Michael Angelo Covino
- The Wave (La ola), dirigido por Sebastián Lelio
EXIBIÇÃO ESPECIAL
- Bono: Stories of Surrender, dirigido por Andrew Dominik
- A Magnificent Life (Marcel et Monsieur Pagnol), dirigido por Sylvain Chomet
- Tell Her That I Love Her (Dites-lui que je l’aime), dirigido por Romane Bohringer
PALMA DE OURO HONORÁRIA
- Robert De Niro
QUINZENA DOA REALIZADORES
Carrosse d’Or
- Todd Haynes