A Apple Original Films confirmou hoje as datas de estreia de Killers of the Flower Moon. O aguardado filme deve estrear primeiramente no Festival de Cannes, que ocorrerá entre 16 e 27 de maio desse ano. Depois disso, em 6 de outubro, a produção deve estrear em alguns cinemas selecionados dos Estados Unidos e, finalmente, em 20 de outubro, Killers of the Flower Moon deve ser lançado comercialmente em milhares de cinemas nos Estados Unidos e de outros países do mundo.
Pela data e pelo esquema de lançamento, fica claro que tanto a Apple quanto os produtores do filme querem maximizar as chances da produção de concorrer ao Oscar do ano que vem. A estreia em Cannes, festival de cinema mais importante do mundo, e depois a estreia comercial no final do ano, já no início da temporada de premiações, indicam que o estúdio quer que os membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood (instituição que organiza e entrega o Oscar) tenham o filme bem fresco na memória quando o processo de votação do prêmio começar.
Killers of the Flower Moon: Elenco e produção de primeira linha
Dirigido, co-produzido e co-roteirizado por Scorsese, Killers of the Flower Moon conta com um elenco estelar que reúne Robert DeNiro e Leonardo DiCaprio, dois atores que já trabalharam em diversos filmes do talentoso diretor americano. Além dos dois, o elenco do filme conta ainda com o Brendan Fraser (recém saído de sua vitória do Oscar desse ano), Jesse Plemons, Lily Gladstone, John Lithgow, entre outros.
O roteiro foi escrito por Scorsese em parceria com o premiadíssimo roteirista Eric Roth, que já tem seis indicações ao Oscar, todos na categoria de Melhor Roteiro Adaptado. Ou seja, Roth realmente sabe como adaptar um livro para telona. Scorsese também é um dos produtores do filme ao lado do próprio DiCaprio, de Dan Friedkin, de Emma Tillinger Koskoff e de Bradley Thomas. Killers of the Flower Moon é baseado no livro não-ficcional de mesmo nome do escritor norte-americano David Grann.
Lançado em 2017, o livro conta a história do chamado “Reino do Terror”. Período, nos anos 1920, em que ocorreram, no estado americano do Oklahoma, diversos assassinatos de membros do povo indígena Osage. O massacre começou quando depósitos de petróleo foram descobertos nas terras pertencentes ao povo e a justiça decidiu que os Osage tinham direito ao lucro gerado pela exploração dos recursos naturais encontrados em suas terras. O livro concentra-se na investigação feita pelo FBI para descobrir os responsáveis pela série de assassinatos. Bastante elogiado na época de seu lançamento, o livro foi escolhido pela famosa revista Time como uma das 10 melhores obras de não-ficção do ano de 2017.
Os direitos de adaptação do livro para o cinema, foram vendidos em 2016, antes mesmo de seu lançamento, por 5 milhões de dólares. Devido à pandemia, toda a produção do filme foi atrasada. A película custou cerca de 200 milhões para ser feito, sendo filmada em locação, no estado do Oklahoma, onde ocorreram os fatos. A película, inclusive, é a mais cara já filmada no estado.
No filme, Robert DeNiro deve interpretar William Hale, principal acusado na época de ter planejado e encomendado os assassinatos do povo Osage. Já DiCaprio, deve interpretar seu sobrinho, Ernest Burkhart. Killers of the Flower Moon é uma produção original da Apple Studios e deve ser distribuído nos cinemas pela Paramount Pictures. Além disso, o filme deve estrear na Apple+ em data ainda a ser definida.
Apesar de ser uma das plataformas de streamings mais novas do mercado, a Apple+ foi a primeira dessas plataformas a vencer um Oscar de Melhor Filme, com No Ritmo do Coração. Por isso, a Apple Studios estaria agora interessada em produzir e lançar grandes filmes nos cinemas e não apenas na Apple+. Assim, o estúdio esperar “elevar” seu moral em Hollywood e também atrair novos clientes. Para isso, a Apple Studios estaria disposto a gastar até 1 bilhão de dólares nos próximos anos.
O novo filme de Martin Scorsese tem tudo para ser bem-sucedido. O diretor é inquestionavelmente um gênio, o roteirista é sem dúvida alguma, talentoso, o elenco conta com atores de primeira linha e os valores de produção seguramente serão todos de qualidade inquestionável. Agora, é esperar para ver se toda essa “mistura boa” se tornará um produto final que realmente mereça um lugar de destaque na premiadíssima filmografia de Martin Scorsese.