Nesse domingo, dia 12 de março, acontece no Dolby Theatre, em Los Angeles, a 95ª edição do Prêmio da Academia, mais popularmente conhecido como Oscar. A cerimônia, que é a mais tradicional do cinema mundial, será apresentada pela terceira vez por Jimmy Kimmel. A premiação que é promovida pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood (AMPAS) reconhece anualmente, desde 1927, os melhores trabalhos produzidos pela indústria cinematográfica norte-americana e, porque não dizer, mundial.

Todos os dez indicados nas duas categorias reservadas a intérpretes coadjuvantes.

Nos Estados Unidos, a cerimônia será transmitida ao vivo para todo o país pela tradicional emissora de televisão ABC. No Brasil, a cerimônia não deve ser transmitida ao vivo pela TV aberta, já que a Rede Globo, que nos últimos anos vinha transmitindo a cerimônia, esse ano decidiu não comprar os direitos de transmissão. Dessa forma, a cerimônia só poderá ser vista na TV fechada no canal TNT, que há muitos anos transmite a cerimônia, e no streaming através da HBO Max.

Durante esses últimos dias, que precederam a entrega do Oscar, temos analisado cada uma das categorias da premiação e com base nessa análise, temos tentado prever quem irá vencer cada uma delas. Portanto, para não perder nenhuma das previsões, basta ler os textos que publicamos nos últimos dias e também os textos que publicaremos nas próximas horas em nosso site e em nossas redes sociais.

Melhor Ator Coadjuvante

Ambas as categorias dedicadas a intérpretes em papéis coadjuvantes, premia oficialmente aqueles atores que tiveram uma interpretação brilhante em um papel que não seja o principal do filme. Ou seja, supostamente, para ser indicado nessa categoria, o ator não pode ser um dos protagonistas da obra. Contudo, como são os próprios atores e estúdios que escolhem em que categoria vão concorrer na hora da inscrição, muitos atores e atrizes acabam preferindo concorrer nessas categorias de coadjuvante, por acharem que têm mais chances do que nas categorias de Melhor Ator e Melhor Atriz.

Ke Huy Quan em cena de Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo.

Alguns casos, inclusive, são bastante notórios, como o de Tommy Lee Jones, por exemplo, que ganhou o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante em 1994 por seu papel em O Fugitivo, mesmo aparecendo no filme tanto quanto Harrison Ford, que era o protagonista da película. O mesmo aconteceu com Jennifer Connelly em 2002 que venceu a categoria de Melhor Atriz Coadjuvante por seu trabalho em Uma Mente Brilhante, mesmo sendo uma das protagonistas do filme.

Temos, ainda, o caso curioso de Barry Fitzgerald, que em 1945 foi indicado ao mesmo tempo, nas categorias de Melhor Ator e Melhor Ator Coadjuvante por seu desempenho em O Bom Pastor. Aliás, foi por esse motivo que a Academia passou a exigir que os intérpretes escolhessem em que categoria gostariam de concorrer. Dito isso, vamos ao prognóstico de quem são os atores com mais chances de vencer o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante desse ano. Pois bem, essa é talvez uma das categorias mais fáceis de se prever esse ano, já que temos um claro favorito, o ator vietnamita-americano Ke Huy Quan, indicado por seu desempenho em Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo.

Barry Keoghan em cena de Os Banshees de Inisherin.

Quan ganhou praticamente todos os principais prêmios da temporada e todos apostam que ele vai ganhar também o Oscar essa noite e se tornar o segundo ator asiático da história a vencer o Oscar nessa categoria. Uma possível vitória coroará uma incrível história de superação, sobre a qual nós, inclusive, já escrevemos aqui. Entre os principais prêmios vencidos pelo ator nessa temporada, estão o Globo de Ouro e o Screen Actors Guild Awards (ou SAG Awards, como é mais conhecido). Essa segunda premiação é organizada pelo Sreen Actors Guild (ou Sindicado dos Atores de Cinema e Televisão, em português), a organização que representa atores e atrizes de cinema, televisão e rádio atuantes nos Estados Unidos.

Judd Hirsch em cena de Os Fabelmans.

E, como já explicamos em todos os nossos textos anteriores sobre quem irá vencer o Oscar dessa noite, observar de perto quem vence essas premiações entregues por associações profissionais da indústria cinematográfica norte-americana é muito importante na tentativa de entender quais as chances de vitória de cada filme em cada uma das categorias do Oscar. Isso porque, muitos dos profissionais que são membros dessas associações e votam nessas premiações, também são membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood e votam no Oscar.

O único grande prêmio que Quan não ganhou foi o BAFTA que foi, surpreendentemente, vencido por Barry Keoghan e seu trabalho em Os Banshees de Inisherin. Isso coloca Keoghan na briga, mesmo que com chances remotas, de vencer o Oscar nessa categoria. Também com chances remotas, mas ainda correndo atrás, estaria o veterano ator Judd Hirsch e seu desempenho em Os Fabelmans.

Brendan Gleeson em cena de Os Banshees de Inisherin.

No início dessa temporada de premiações, quando o filme ainda parecia franco-favorito a vencer a maioria das categorias, Hirsch também era favorito a ser premiado como Melhor Ator Coadjuvante do ano. Contudo, agora, essa já parece uma realidade bem distante e seria uma zebra se ele conseguisse derrotar Ke Huy Quan. Os outros dois atores concorrendo nessa categoria, Brendan Gleeson, por sua performance em Os Banshees de Inisherin e Brian Tyree Henry, por seu desempenho em Passagem, parecem não ter nenhuma chance real de venceram o Oscar nessa noite de domingo.

Brian Tyree Henry em cena de Passagem

Dito tudo isso, nosso veredicto é o de que Ke Huy Quan vai vencer o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante. Barry Keoghan e Judd Hirsch ainda podem ter esperanças, mas dificilmente sairam vencedores nessa noite. Já Brendan Gleeson e Brian Tyree Henry tem chances remotas de levar a tão sonhada estatueta para casa. Confira abaixo, todos os indicados ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante:

  • Brendan Gleeson, por Os Banshees de Inisherin
  • Brian Tyree Henry, em Passagem
  • Judd Hirsch, em Os Fabelmans
  • Berry Keoghan, por Os Banshees de Inisherin
  • Ke Huy Quan, por Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo

Melhor Atriz Coadjuvante

Como já explicamos um pouco mais acima em nossa análise sobre quem vai vencer a categoria de Melhor Ator Coadjuvante. Essas duas categorias dedicadas a intérpretes em papéis coadjuvantes têm a intenção de premiar grandes atuações de atores que não são protagonistas em seus filmes. Contudo, como o ator pode escolher em que categoria irá concorrer, muitos atores e atrizes em papéis principais, preferem concorrer nas categorias de coadjuvante, por acharem que têm mais chances de vencer.

Jamie Lee Curtis em cena de Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo.

Feita essa pequena introdução, vamos ao que interessa. Quem irá vencer o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante desse ano. Diferentemente da categoria de Melhor Ator Coadjuvante, que tem um claro favorito, essa categoria aqui está entre as mais difíceis de se prever. Levando em consideração as premiações dessa temporada e também a opinião de especialistas, chegamos a conclusão que existem três atrizes com chances reais de vencerem. Elas são Jamie Lee Curtis, por seu desempenho em Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo, Angela Bassett, por sua atuação em Pantera Negra: Wakanda Para Sempre e Kerry Condon, por sua performance em Os Banshees de Inisherin.

Angela Bassett em cena de Pantera Negra: Wakanda Para Sempre.

As três dividiram a maioria dos prêmios mais importantes desse ano e especialistas da indústria cinematográfica acreditam que é quase impossível saber quem ganha, já que a disputa estaria muito apertada. Nas últimas semanas, no entanto, Curtis parece ter tomado a dianteira na disputa, depois de sua vitória no Screen Actors Guild Awards (ou SAG Awards, como é mais conhecido) desse ano. O prêmio, como explicamos acima, é entregue pelo Sreen Actors Guild (Sindicado dos Atores de Cinema e Televisão) e muitos atores que votam no SAG também votam no Oscar.

Kerry Condon em cena de Os Banshees de Inisherin

Já Bassett venceu o Globo de Ouro desse ano, surpreendendo muita gente. Além disso, ela concorre por seu papel em Pantera Negra: Wakanda Para Sempre e sua possível vitória seria a primeira vitória do Universo Cinematográfico Marvel (MCU) no Oscar em uma categoria “não-técnica”. Por isso, é bem possível que tanto a Marvel quanto a Disney (que é dona da Marvel) estejam fazendo uma campanha pesada em cima do nome da atriz. Pesam a favor tanto de Bassett quanto de Curtis, o fato de elas já serem atrizes veteranas e respeitadas em Hollywood. Contudo, Bassett, ao contrário de Curtis, já tem uma indicação anterior ao Oscar por seu papel em Tina – A Verdadeira História de Tina Turner (1993).

Concorrendo com as duas veteranas, e ainda relativamente novata no mundo das grandes premiações, está a atriz irlandesa Kerry Condon e seu desempenho em Os Banshees de Inisherin. O principal motivo para que Condon ainda tenha esperança de levar o Oscar para casa é sua vitória no BAFTA desse ano onde, inclusive, ela derrotou tanto Angela Bassett quanto Jamie Lee Curtis. Favorito a diversos prêmios no início do ano, Os Banshees de Inisherin perdeu força nas últimas semanas e uma possível vitória de Condon pode ser uma das melhores chances do filme de não sair da cerimônia do Oscar com as mãos vazias.

Stephanie Hsu em cena de Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo.

Correndo por fora e com poucas chances reais de vitória, estão Hong Chau, por seu papel em A Baleia e Stephanie Hsu, por seu desempenho em Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo. Ambas têm uma forte torcida entre aqueles que acompanham o Oscar e mesmo especialistas da indústria e jornalistas revelam abertamente torcida por alguma das duas, especialmente por Hsu. Contudo, até mesmo eles admitem que a chance de que qualquer uma das duas atrizes saia da cerimônia do Oscar com a estatueta na mão é bastante reduzida.

Após analisarmos todas as concorrentes, chegamos a conclusão que é praticamente impossível dizer quem vai vencer nessa categoria. Contudo, decidimos ir pelo mesmo caminho do SAG Awards e escolher Jamie Lee Curtis. Em caso de vitória, essa seria sua primeira indicação e sua primeira vitória no Oscar. Contudo, salientamos que ninguém se surpreenderia em caso de vitória nem de Angela Bassett, nem de Kerry Condon. Surpreendente mesmo seria se ou Hong Chau, ou Stephanie Hsu vencessem.

Hong Chau em cena de A Baleia

Confira abaixo, todos os indicados ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante:

  • Angela Bassett, por Pantera Negra: Wakanda Para Sempre
  • Hong Chau, por A Baleia
  • Kerry Condon, por Os Banshees de Inisherin
  • Jamie Lee Curtis, por Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo
  • Stephanie Hsu, por Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui