Estatuetas do Oscar.
Estatuetas do Oscar.

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood (AMPAS) anunciou hoje os indicados ao Oscar 2023. Apesar de algumas surpresas, a maioria das indicações já era esperada. Talvez, uma das maiores surpresas tenha sido Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo. Apesar de todo mundo já saber que o filme seria indicado em diversas categorias, a maioria dos que acompanham a temporada de premiações, provavelmente não esperava que ele fosse o filme com mais indicações, superando, inclusive, filmes como Os Banshees de Inisherin e Os Fabelmans.

Cena de Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo

Mais supreendente ainda, é o fato de que Nada de Novo no Front (ao lado justamente de Os Banshees de Inisherin) tenha sido o segundo filme com mais indicações ao Oscar desse ano. Com as nove indicações que recebeu, incluindo Melhor Filme, a película alemã praticamente garante que levará a estatueta para casa na categoria de Melhor Filme Internacional (antigo Melhor Filme Estrangeiro).

Melhor Filme

A Academia parece ter escolhido a dedo os dez indicados na principal categoria da premiação, Melhor Filme. Lá estão filmes que normalmente receberiam indicações ao Oscar, como os já mencionados, Os Banshees de Inisherin, Os Fabelmans e Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo. Filmes mais alternativos e “herméticos”, como Tár. Um filme estrangeiro, Nada de Novo no Front, representando o mercado internacional. E os blockbusters, Top Gun: Maverick e Avatar: O Caminho da Água (as duas maiores bilheterias do ano) na tentativa de atrair de volta o público que a cerimônia vem perdendo há muitos anos.

Cena de Os Banshees de Inisherin

É claro que apenas três (ou quatro desses filmes) realmente terá a chance de levar a tão desejada estatueta para casa. Para saber quais dessas obras realmente terá chances, basta observar a categoria de Melhor Diretor (do qual falaremos mais detalhadamente abaixo). Os indicados nessa categoria, mostram que, provavelmente, Os Banshees de Inisherin, Os Fabelmans e Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo, são as três obras com mais chances de serem escolhidas como Melhor Filme. Ou seja, apesar da “diversidade” de indicações, provavelmente, a Academia premiará um filme com o “estilo do Oscar”.

Continue depois da publicidade

Melhor Diretor

Já na categoria de Melhor Diretor teremos uma disputa interessante. Com exceção da dupla Daniel Kwan and Daniel Scheinert (de Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo) todos os outros diretores têm experiência com o Oscar. Steven Spielberg é um veterano do Prêmio da Academia, já tendo sido indicado a 22 Oscars e vencido três. O britânico Martin McDonagh (de Os Banshees de Inisherin) só dirigiu quatro longas-metragens em toda sua carreira.

Cena de Os Fabelmans

Contudo, três deles receberam pelo menos uma indicação ao Oscar. O americano Todd Field também já teve dois de seus filmes recebendo indicações ao Prêmio da Academia e o sueco Ruben Östlund teve seu último filme (The Square: A Arte da Discórdia) indicado na categoria de Melhor Filme Internacional. Agora, sua primeira película em inglês, Triângulo da Tristeza, foi indicado a Melhor Filme e ele a Melhor Diretor.

Categorias de interpretação

Na categoria de Melhor Ator, a disputa promete ser bastante intensa. Austin Butler (Elvis), Colin Farrell (Os Banshees de Inisherin) e Brendan Fraser (A Baleia) parecem ter chances reais de levar o prêmio para casa. A disputa (e as campanhas) deve ser intensa nas próximas semanas e essa deve ser uma das categorias mais difíceis de se prever o vencedor. Paul Mescal (Aftersun) e Bill Nighy (Living) parecem correr por fora e seria uma zebra muito grande se algum deles levasse o Oscar para casa.

Na categoria de Melhor Atriz, existe uma grande favorita, a atriz malaia Michelle Yeoh. Seu desempenho elogiadíssimo em Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo, deu a ela alguns dos prêmios mais importantes da temporada e ela é favoritíssima a vencer essa categoria. Cate Blanchett (e sua incrível performance em Tár) parece ser a atriz mais próxima de tirar a estatueta das mãos de Yeoh. As outras candidatas na categoria, Ana de Armas (Blonde), Andrea Riseborough (To Leslie) e Michelle Williams (Os Fabelmans), parecem correr por fora na disputa.

Continue depois da publicidade
Brendan Fraser em cena de A Baleia

A categoria de Melhor Ator Coadjuvante também parece ter um claro favorito, Ke Huy Quan. O ator vietnamita-americano venceu praticamente todos os prêmios importantes do ano por seu desempenho em Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo. Se ele vencer, terá uma história incrível para contar. Ator-mirim de sucesso (teve papéis importantes em Os Goonies e Indiana Jones e o Templo da Perdição), Quan teve que abandonar a carreira na idade adulta por não conseguir papéis em filmes e nem na televisão. Agora, volta vencendo um Oscar. Os outros atores nessa categoria parecem correr por fora, mas a Academia pode surpreender e premiar algum deles.

Angela Basset em cena de Pantera Negra: Wakanda Para Sempre

A categoria de Melhor Atriz Coadjuvante também pode nos trazer outra história interessante. Angela Basset pode se tornar a primeira intérprete (homem ou mulher) em um filme do Universo Cinematográfico Marvel (MCU) a levar um Oscar para casa. Tendo a chance de fazer história por seu desempenho em Pantera Negra: Wakanda Para Sempre. Contudo, nessa categoria, a disputa parece estar mais aberta e as outras indicadas na categoria, incluindo a veterana Jamie Lee Curtis, parecem ter chances de levar a estatueta para casa.

Melhor Filme Internacional

Na categoria de Melhor Filme Internacional, só mesmo uma grande zebra para tirar a estatueta das mãos do alemão Nada de Novo no Front. Com 9 indicações no total, incluindo Melhor Filme, a obra praticamente já garantiu a vitória nessa categoria. O argentino Argentina, 1985 parece ser o filme com mais chances de “roubar” a estatueta de Nada de Novo no Front, mas dificilmente isso ocorrerá.

Cena de Nada de Novo no Front

A surpresa aqui, ficou por conta da omissão de três filmes que eram considerados por alguns até favoritos a vencer a categoria, mas acabaram nem recebendo uma indicação: o coreano Decisão de Partir, o austríaco Corsage e o mexicano Bardo, Falsa Crônica de Algumas Verdades. Todas três obras são superproduções elogiadas e dirigidas por cineastas premiados.

Continue depois da publicidade

Melhor Longa de Animação

Outra categoria que não deve ter muita surpresa é a de Melhor Longa de Animação. Aqui, Pinóquio de Guillermo del Toro é favoritíssimo a levar a estatueta para casa. Nessa categoria, novamente, a Academia repete a fórmula de indicar quatro superproduções (além de Pinóquio, Gato de Botas 2: O Último Pedido, A Fera do Mar e Red: Crescer é uma Fera) e uma animação mais alternativa e “de arte” (Marcel the Shell with Shoes On). De qualquer forma, seria uma zebra enorme se Pinóquio não saísse vencedor nessa categoria.

Cena de Pinóquio de Guillermo del Toro

Lista completa de indicados

Melhor Filme

Avatar: O Caminho da Água
Nada de Novo no Front
Tár
Top Gun: Maverick
Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo
Elvis
Os Banshees de Inisherin
Os Fabelmans
Entre Mulheres
Triângulo da Tristeza

Melhor Direção

Continue depois da publicidade

Martin McDonagh – Os Banshees de Inisherin
Daniel Kwan and Daniel Scheinert – Tudo em Todo lugar ao Mesmo Tempo
Steven Spielberg – Os Fabelmans
Todd Field – Tár
Ruben Östlund – Triângulo da Tristeza

Melhor Ator

Austin Butler – Elvis
Colin Farrell – Os Banshees de Inisherin
Brendan Fraser – A Baleia
Paul Mescal – Aftersun
Bill Nighy – Living

Melhor Atriz
Cate Blanchett – Tár
Ana de Armas – Blonde
Andrea Riseborough – To Leslie
Michelle Williams – Os Fabelmans
Michelle Yeoh – Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo

Continue depois da publicidade

Melhor Ator Coadjuvante

Brendan Gleeson – Os Banshees de Inisherin
Brian Tyree Henry – Passagem
Judd Hirsch – Os Fabelmans
Barry Keoghan – Os Banshees de Inisherin
Ke Huy Quan – Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo

Melhor Atriz Coadjuvante

Angela Bassett – Pantera negra: Wakanda para Sempre
Hong Chau – A Baleia
Kerry Condon – Os Banshees de Inisherin
Jamie Lee Curtis – Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo
Stephanie Hsu – Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo

Continue depois da publicidade

Melhor Roteiro Original
Os Banshees de Inisherin
Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo
Os Fabelmans
Tár
Triângulo da Tristeza

Melhor Roteiro Adaptado

Nada de Novo no Front
Glass Onion: Um Mistério Knives Out
Living
Top Gun: Maverick
Entre Mulheres

Melhor Fotografia

Continue depois da publicidade

James Friend – Nada de Novo no Front
Darius Khondji – Bardo, Falsa Crônica de Algumas Verdades
Mandy Walker – Elvis
Roger Deakins – Império da Luz
Florian Hoffmeister – Tár

Melhor Filme Internacional

Nada de Novo no Front (Alemanha)
Argentina, 1985 (Argentina)
Close (Bélgica)
EO (Polônia)
A Menina Silenciosa (Irlanda)

Melhor Design de Produção

Continue depois da publicidade

Nada de Novo no Front
Avatar: O Caminho da Água
Babylon
Elvis
Os Fabelmans

Melhor Figurino

Babilônia
Pantera Negra: Wakanda para Sempre
Elvis
Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo
Sra. Harris vai a Paris

Melhor Cabelo e Maquiagem

Continue depois da publicidade

Nada de Novo no Front
Batman
Pantera Negra: Wakanda para Sempre
Elvis
A Baleia

Melhor Som
Avatar: O Caminho da Água
Batman
Elvis
Nada de Novo no Front
Top Gun: Maverick

Melhor Edição

Os Banshees de Inisherin
Elvis
Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo
Tár
Top Gun: Maverick

Continue depois da publicidade

Melhor Canção Original

Applause” de Diana Warren – Tell it Like a Woman
Hold my Hand” de Lady Gaga – Top Gun: Maverick
Lift me Up” de Rihanna – Pantera Negra: Wakanda para Sempre
Naatu Naatu” de M.M. Keeravaani – RRR
This is a Life” de Ryan Lott, David Byrne and Mitski – Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo

Melhor Trilha Sonora

Volker Bertelmann – Nada de Novo no Front
Justin Hurwitz – Babilônia
Carter Burwell – Os Banshees de Inisherin
Son Lux – Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo
John Williams – Os Fabelmans

Continue depois da publicidade

Melhor Curta-metragem

An Irish Goodbye
Ivalu
Le Pupille
Night Ride
The Red Suitcase

Melhor Animação em Curta-metragem

O Menino, a Toupeira, a Raposa e o Cavalo (The boy, the mole, the fox and the horse)
The Flying Sailor
Ice Merchants
My Year of Dicks
An Ostrich Told Me the World Is Fake and I Think I Believe It

Continue depois da publicidade

Melhor Animação em Longa-metragem

Pinóquio de Guillermo del Toro
Marcel the Shell with Shoes On
Gato de Botas: o Último Pedido
A Fera do Mar
Red: Crescer é uma Fera

Melhor Documentário em Curta-metragem

The Elephant Whisperers
Haulout
How do you Measure a Year?
The Martha Mitchell Effect
Stranger at the Gate

Continue depois da publicidade

Melhor Documentário em Longa-metragem

All that Breathes
All the Beauty and the Bloodshed
Fire of Love
A House Made of Splinters
Navalny

Melhores Efeitos Visuais

Avatar: O Caminho da Água
Batman
Pantera Negra: Wakanda para Sempre
Nada de Novo no Front
Top Gun: Maverick

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui