Quem vencerá o Oscar 2025 de Melhor Maquiagem e Penteado

Montagem com os indicados a Melhor Maquiagem e Penteado no Oscar 2025
Montagem com os indicados a Melhor Maquiagem e Penteado no Oscar 2025

No próximo domingo, dia 2 de março, acontece diretamente do Dolby Theatre, em Los Angeles, na Califórnia, a cerimônia de entrega da 96ª edição do famoso “Prêmio da Academia”, mais conhecido como Oscar. Pela primeira vez na história, a cerimônia será comandada pelo comediante e apresentador Conan O’Brien e, nos Estados Unidos, será transmitida pelo canal ABC, como ocorre tradicionalmente desde 1976, e também, pela primeira vez na história, pela plataforma de streaming Hulu.

No Brasil, a cerimônia do Oscar deve ser transmitida pelo canal pago TNT e pela plataforma de streaming Max, que há anos transmitem a cerimônia, além também da Rede Globo, que volta a transmitir a cerimônia depois de anos de ausência. Devido ao fato de o filme brasileiro Ainda Estou Aqui estar indicado em três categorias, incluindo Melhor Filme, a Rede Globo decidiu transmitir a cerimônia e deixar a transmissão dos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro em segundo plano. Isso devido ao feito inédito obtido pelo filme brasileiro.

Nesse ano, cobrimos as principais premiações da temporada e, como não poderia deixar de ser, também cobriremos o Oscar, já que essa é a principal e mais importante premiação da temporada. Aliás, todas as premiações são quase que apenas uma prévia do Oscar. Dessa forma, analisaremos cada uma das principais categorias do Oscar desse ano e ponderaremos as chances de vitória de cada concorrente em cada uma delas. Seguiremos nossa análise por essa que é uma das mais importantes categorias do Oscar. Lembrando que já analisamos diversas outras categorias do Oscar desse ano. Mas primeiro, você sabe o que se premia nessa categoria? Te explicamos abaixo.

O que é o Oscar de Melhor Maquiagem e Penteado

A categoria de Maquiagem e Penteado é a segunda mais nova do Oscar, ficando atrás apenas da categoria de Melhor Animação. Essa categoria foi criada em 1981 e em seu início, e durante muito tempo, se chamava apenas “Melhor Maquiagem”. A categoria foi criada na esteira do lançamento de O Homem Elefante (1980), filme de David Lynch que contava a história real de John Merrick, um homem que viveu na Inglaterra do século XIX e que sofria de uma doença que lhe causava deformações físicas assustadoras.

A produção foi extremamente elogiada na época por seu trabalho de maquiagem e houve comoção na época porque o filme não venceria um Oscar, já que não existia uma categoria para premiar esse aspecto da produção cinematográfica. Dessa forma, no ano seguinte, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, instituição que entrega o Oscar, acabou criando uma categoria para reconhecer o trabalho de maquiagem no cinema.

Essa categoria foi entregue pela primeira vez na 54ª edição do Oscar, ocorrida em 23 de março de 1982, e seu primeiro vencedor foi o clássico Um Lobisomem Americano em Londres, cujo trabalho de maquiagem ficou a cargo do genial Rick Baker. Ele, aliás, se tornaria o maior vencedor dessa categoria, com 7 vitórias no total. Além disso, Baker é também a pessoa com mais indicações nessa categoria, com 11 no total.

É bom lembrar que antes de existir uma categoria competitiva para premiar maquiagem e penteado, a Academia já havia premiado dois filmes com Oscars especiais por seus trabalhos de maquiagem: As Sete Caras do Dr. Lao (1964), cujo trabalho de maquiagem ficou a cargo de William J. Tuttle e o clássico da ficção-científica Planeta dos Macacos (1968), cuja revolucionária maquiagem foi concebida por John Chambers.

O que o Oscar de Melhor Maquiagem e Penteado premia

Essa categoria premia o melhor trabalho de maquiagem e penteado, segundo os membros da Academia, realizado em um filme em um determinado ano. Como dito, a categoria foi criada em 1981 com foco em premiar trabalhos de maquiagem, mas em 2012 mudou seu nome dando foco também ao trabalho de penteado, que já era premiado nessa categoria desde 1993.

Atualmente, o “capítulo” da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, que reúne profissionais de maquiagem e cabelo, seleciona 10 pré-indicados e depois essa lista é reduzida para cinco indicados. No entanto, nem sempre foi assim. Até 2019, era comum que apenas três filmes fossem indicados nessa categoria, com alguns anos, inclusive, tendo somente dois indicados.

Critérios de elegibilidade

Além das regras citadas acima, todos os filmes competindo nessa categoria também devem seguir os critérios gerais de elegibilidade ditadas pela Academia. Assim sendo, para ser elegível a concorrer nessa categoria, um filme deve ter estreado entre a meia-noite de 1 de janeiro e a meia-noite de 31 de dezembro de um determinado ano, no Condado de Los Angeles, na Califórnia. Portanto, todas os filmes que estão concorrendo ao Oscar de Melhor Maquiagem e Penteado desse ano estrearam em Los Angeles entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2024, sem exceções.

Além de estrear em Los Angeles, o filme também tem que permanecer em exibição na cidade por pelo menos sete dias consecutivos, sendo exibido em pelo menos três sessões diferentes, sendo que ao menos uma dessas sessões deve ocorrer entre 6 da tarde e 10 da noite no horário local. Além disso, filmes em língua estrangeira devem, obrigatoriamente, possuir legendas em inglês. Lembrando também, que essas regras valem para praticamente todos os filmes que concorrem ao Oscar em todas as categorias, com exceção das categorias de Melhor Filme Internacional, Melhor Documentário e as categorias dedicadas a premiar curtas-metragens.

Quem vencerá a categoria de Melhor Maquiagem e Penteado em 2025

Nessa categoria temos um grande favorito, o terror A Substância. Essa é a única categoria em que a vitória está praticamente assegurada para esse filme. Isso porque, a produção venceu praticamente todas as mais importantes premiações do ano nessa categoria, incluindo o BAFTA, o Critics’ Choice Awards e o Make-Up Artists & Hair Stylists Guild, premiação entregue pelo Sindicato de Artistas de Maquiagem e Cabelo, instituição que representa maquiadores e cabeleireiros atuando no cinema e na televisão norte-americana.

Além disso, A Substância tem algo que os eleitores da Academia adoram. Para além de uma maquiagem bem-feita e inovadora, o filme faz muito bom uso do trabalho de maquiadores e cabeleiros. Isso porque, a maquiagem é uma peça fundamental para a construção do enredo do filme e isso é algo que a Academia costuma apreciar tanto nessa, quanto em outras categorias técnicas. Por isso, as chances de A Substância são enormes.

Demi Moore vestindo uma prótese de corpo inteiro para A Substância. Foto: Christine Tamalet/Universal Pictures
Demi Moore vestindo uma prótese de corpo inteiro para A Substância. O filme deve vencer o Oscar 2025 de Melhor Maquiagem e Penteado. Foto: Christine Tamalet/Universal Pictures

Correndo por fora nessa categoria temos Wicked. O musical também tem um trabalho de maquiagem elogiado e que é fundamental na construção dos personagens e também do enredo do filme. Além disso, a produção também venceu o Make-Up Artists & Hair Stylists Guild em duas categorias. Aliás, Wicked e A Substância dividiram as principais categorias dessa premiação. Por isso, Wicked é considerado o segundo colocado na corrida pela vitória nessa categoria.

Já Emilia Pérez, Nosferatu e Um Homem Diferente correm muito por fora e têm pouquíssimas chances reais de vitória. Os três filmes fazem bom uso da maquiagem na construção de seus personagens e enredo. Nosferatu é um filme de terror de época, que faz jus aos grandes filmes desse tipo. Um Homem Diferente faz uso da maquiagem para transformar um mesmo ator em dois personagens completamente distintos e Emilia Pérez usa a maquiagem principalmente em sua personagem principal, um homem que se transforma em mulher. De qualquer forma, é difícil ver qualquer um desses três filmes vencendo o Oscar nessa categoria.

MELHOR MAQUIAGEM E PENTEADO

  • Um Homem Diferente – Mike Marino, David Presto e Crystal Jurado (Corre por Fora)
  • Emilia Pérez – Julia Floch Carbonel, Emmanuel Janvier e Jean-Christophe Spadaccini (Corre por Fora)
  • Nosferatu – David White, Traci Loader e Suzanne Stokes-Munton (Corre por Fora)
  • A Substância – Pierre-Olivier Persin, Stéphanie Guillon e Marilyne Scarselli (Vencerá o Oscar)
  • Wicked – Frances Hannon, Laura Blount e Sarah Nuth (Tem Chances de Vencer)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também:

Nós usamos cookies e outras tecnologias, conforme nossa Política de Privacidade, para você ter a melhor experiência ao usar o nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.