Cerimônia do BAFTA 2023, Créditos: Getty Images.
Cerimônia do BAFTA 2023, Créditos: Getty Images.

Como já prevíamos em nossa análise sobre quem iria vencer o BAFTA e como já era esperado por praticamente todo mundo que acompanha a temporada de premiações, Oppenheimer saiu como grande vencedor da cerimônia de entrega do BAFTA que ocorreu no último domingo. A cerimônia teve muitas confirmações e algumas surpresas interessantes. A seguir, analisaremos o BAFTA desse ano, falaremos sobre surpresas e confirmações e também sobre como a premiação afeta o Oscar desse ano.

Confirmações do BAFTA 2024

A entrega do BAFTA desse ano teve algumas poucas surpresas. Na maioria das categorias, ocorreram apenas confirmações, ou seja, os favoritos acabaram por levar a estatueta para casa. Entre as maiores confirmações está justamente Oppenheimer. O filme era a produção com maior número de indicações esse ano, 13 no total, e como esperado acabou se tornando o mais premiado da noite, vencendo em sete categorias, no total.

Além disso, a obra venceu em algumas das principais categorias, incluindo, Melhor Filme, Melhor Direção e Melhor Ator e Ator Coadjuvante. Talvez a única grande derrota sofrida por Oppenheimer tenha ocorrido na categoria de Melhor Roteiro Adaptado, onde o filme tinha grandes chances de vitória e acabou ficando a ver navios. Aliás, essa categoria foi responsável por aquela que talvez tenha sido a maior surpresa da noite.

Cillian Murphy em cena de Oppenheimer (2023). Distribuição: Universal Pictures.
Cillian Murphy em cena de Oppenheimer (2023). Distribuição: Universal Pictures.

Nas quatro categorias mencionadas (Filme, Direção, Ator e Ator Coadjuvante), Oppenheimer era favorito a vencer. Da mesma forma, nas categorias de Melhor Atriz e Melhor Atriz Coadjuvante, as favoritas também venceram. No caso, respectivamente, as atrizes Emma Stone e Da’Vine Joy Randolph. Na categoria de Melhor Roteiro Original, igualmente, a vitória foi para o favorito, o filme Anatomia de uma Queda.

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Em algumas outras categorias principais, o favorito também venceu, como ocorreu na categoria de Melhor Documentário, onde o longa-metragem ucraniano 20 dias em Mariupol era franco favorito e acabou levando o prêmio para casa. O mesmo também ocorreu na categoria de Melhor Trilha Sonora Original, onde Ludwig Göransson levou a estatueta para casa justamente por seu trabalho em Oppenheimer. Aliás, como era esperado por todo mundo. Nas categorias técnicas, Oppenheimer, Pobres Criaturas e Zona de Interesse dividiram a vitória em quase todas elas.

Surpresas do BAFTA 2024

Como dissemos, a maioria das categorias foram vencidas pelos favoritos. Contudo, em algumas delas ocorreram surpresa. Talvez a maior surpresa da noite tenha ocorrido na categoria de Melhor Roteiro Adaptado. A maioria dos que acompanham a temporada de premiações, esperava uma competição feroz entre Oppenheimer e Pobres Criaturas.

Até porque, tradicionalmente, os principais favoritos a vencer a categoria de Melhor Filme são sempre também os principais favoritos a vencer as categorias de Melhor Roteiro, especialmente, a de Melhor Roteiro Adaptado que muita gente considera a categoria mais nobre entre aquelas destinadas a premiar o trabalho de roteirização de um filme.

Contudo, quando o vencedor foi anunciado, foi o roteirista de Ficção Americana, Cord Jefferson, quem comemorou. Para surpresa de muita gente, o prêmio foi para um filme que a maioria dos especialistas considerava ter pouquíssimas chances reais de vitória nessa categoria. Já outra vitória que poderia ser considerada surpreendente, foi a de O Menino e a Garça, na categoria de Melhor Animação.

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No entanto, o longa-metragem japonês já havia vencido o Globo de Ouro nessa mesmo categoria e era, ao lado de Homem-Aranha: Através do Aranhaverso, um dos favoritos a vencer o BAFTA de Melhor Animação. Contudo,esse último era ligeiramente mais favorito, de acordo com a maioria dos especialistas. No entanto, após a vitória no BAFTA é, provavelmente, seguro assumir que O Menino e a Garça é agora favorito a também vencer o Oscar.

Outra “surpresa” desse tipo, também ocorreu na categoria de Melhor Filme em Língua Estrangeira. Anatomia de uma Queda era favorito a vencer o prêmio. O filme é um dos principais do ano e estava indicado em algumas das principais categorias do BAFTA, incluindo, Melhor Filme. E uma “regra não-escrita” dessas premiações diz que quando um “filme estrangeiro” está indicado a Melhor Filme, ele pode não vencer essa categoria, mas certamente vencerá Melhor Filme em Língua Estrangeira, como uma espécie de prêmio de consolação.

Contudo, os votantes do BAFTA resolveram premiar um filme britânico nessa categoria, estregando a estatueta para Zona de Interesse. Apesar de a obra ser uma produção britânica, dirigida por um cineasta britânico, ela é falada, principalmente, em alemão e polonês. Portanto, está elegível a concorrer na categoria de Melhor Filme em Língua Estrangeira. Aliás, Zona de Interesse também levou o prêmio de Melhor Filme Britânico, derrotando Pobres Criaturas que era considerado favorito nessa categoria e mostrando o tamanho do prestígio da produção junto aos votantes do BAFTA.

Emma Stone em cena de Pobres Criaturas (2023). Distribuição: Searchlight Pictures
Emma Stone em cena de Pobres Criaturas (2023). Distribuição: Searchlight Pictures

Nas categorias menos populares também ocorreram algumas pequenas surpresas, como a vitória de Earth Mama na categoria de Melhor Estreia para um Roteirista, Diretor ou Produtor Britânico, onde o drama adolescente How to Have Sex era considerado favorito pela maioria dos especialistas. Ainda mais porque o filme estava também indicado na categoria de Melhor Filme Britânico. Portanto, a vitória na categoria de Melhor Estreia para um Roteirista, Diretor ou Produtor Britânico, seria uma espécie de prêmio de consolação para a produção.

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Na categoria de Melhor Estrela em Ascensão muita gente achava que Jacob Elordi venceria o BAFTA, já que o ator teve um 2023 fantástico. Contudo, quem acabou vencendo essa categoria foi a atriz britânica Mia McKenna-Bruce. No entanto, essa categoria é a única escolhida por voto popular. Portanto, ela é realmente mais difícil de prever do que as outras.

Apesar dessas pequenas surpresas citadas, todos os vencedores estavam dentro do esperado. Ou seja, eram filmes que tinham chances reais de vitórias nessas categorias. Com exceção de Melhor Roteiro Adaptado, que pode ser provavelmente considerado a única grande surpresa da cerimônia de entrega do BAFTA desse ano

Maiores vencedores

O maior vencedor da edição desse ano é, como dito antes, Oppenheimer. Com as vitórias no Globo de Ouro e agora no BAFTA, o filme se consolida como principal produção do ano e favorita a vencer as principais premiações da temporada, inclusive e principalmente, o Oscar 2024. É claro que, como já explicamos algumas vezes, BAFTA, Oscar e Globo de Ouro tem grupo de votantes, regras e estilos diferentes. Portanto, previsões devem ser sempre feitas com parcimônia.

Mas aqui, trata-se sempre de analisar o momento e o momento é todo de Oppenheimer. Assim, como no início da temporada o momento era de Barbie e o filme acabou perdendo seu momento. No entanto, no caso de Oppenheimer a opinião geral está cada vez mais se consolidando em favor do filme.

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Além disso, o Oscar, principal premiação da temporada, ocorrerá daqui a menos de um mês e a votação se encerra no próximo dia 27 de fevereiro, ou seja, daqui há menos de uma semana. Nesse caso, a tragédia teria que ser muito grande para tirar esse momento de Oppenheimer. É difícil ver isso acontecendo e o mais certo é apostar que no próximo dia 10 de março, o filme sairá da cerimônia do Oscar como o maior vencedor da noite.

Outro filme que também podemos considerar que saiu como vencedor do BAFTA 2024 é Pobres Criaturas. Apesar da derrota na categoria de Melhor Filme Britânico, onde a obra era favorita a vitória, a produção venceu quase todas as outras categorias em que deveria vencer, incluindo a de Melhor Atriz para Emma Stone. Além disso, o filme foi a segundo a vencer mais categorias no BAFTA desse ano, consolidando sua posição de grande rival de Oppenheimer nessa temporada de premiações.

Ainda entre os filmes, Zona de Interesse também foi um dos grandes vencedores do BAFTA desse ano. A produção mostrou ter bastante prestígio entre os votantes do prêmio e levou as categorias de Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Filme Britânico para casa superando, respectivamente, Anatomia de uma Queda e Pobres Criaturas. É difícil ver esse prestígio se espalhar para outras premiações, como o Oscar, até porque o BAFTA tende a privilegiar produções britânicas, mas de qualquer forma as vitórias do filme têm que ser mencionadas.

Cena de Zona de Interesse (2023). Distribuição: A24.
Cena de Zona de Interesse (2023). Distribuição: A24.

Ainda falando de filmes, não podemos deixar de mencionar O Menino e a Garça. Antes do Globo de Ouro, Homem-Aranha: Através do Aranhaverso era considerado franco favorito a vencer as principais premiações de animação do ano, incluindo as categorias de Melhor Animação do Globo de Ouro, BAFTA e Oscar. Afinal de contas, o filme foi a principal animação de 2023, sendo um enorme sucesso de bilheteria e tendo sido unanimamente elogiado pela crítica especializada.

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Por isso, a vitória de O Menino e a Garça no Globo de Ouro surpreendeu muita gente. Contudo, agora a vitória do filme dirigido por Hayao Miyazaki no BAFTA, parece consolidar a produção como a principal favorita a vencer o Oscar de Melhor Animação. Contudo, Homem-Aranha: Através do Aranhaverso venceu o Annie Awards, principal premiação dedicada a animação no mundo. Portanto, não é possível dizer que o filme não tem mais chances. No entanto, é possível afirmar que agora ele corre um pouco por fora e não é mais tão favorito como era no início da temporada.

No campo dos profissionais de cinema, alguns nomes se consolidam cada vez mais na direção da vitória nas principais premiações da temporada. Primeiro, as quatro categorias de atores parecem estar “fechadas” e com um grande favorito claro. A única exceção parece ser a categoria de Melhor Atriz, devido ao fator Lily Gladstone. A atriz que venceu o Globo de Ouro por seu papel em Assassinos da Lua das Flores, não estava indicada ao BAFTA, mas deve ser uma das fortes concorrentes ao Oscar. Por isso, a vitória de Emma Stone nessa categoria ainda não pode ser dada como certa.

Já Cillian Murphy, Robert Downey Jr. e Da’Vine Joy Randolph parecem cada vez mais favoritos a vencer quase todas as principais premiações do ano nas categorias de Melhor Ator, Melhor Ator Coadjuvante e Melhor Atriz Coadjuvante, respectivamente. No próximo sábado, 24 de fevereiro, acontece o SAG Awards, o importante prêmio do Sindicato dos Atores dos Estados Unidos. Uma vitória desses três, consolidaria eles de vez como favoritos ao Oscar. Já na categoria de Melhor Atriz, finalmente veremos o embate entre Stone e Gladstone. A vencedora, provavelmente, será favorita ao Oscar nessa categoria.

Além disso, Christopher Nolan parece se consolidar como principal favorito a vitória na categoria de Melhor Direção em todos os principais prêmios da temporada e o casal Justine Triet e Arthur Harari, se tornam cada vez mais favoritos a vitória na categoria de Melhor Roteiro Original, pelo trabalho em Anatomia de uma Queda. O compositor sueco Ludwig Göransson também é favorito a ganhar tudo na categoria de Melhor Trilha Sonora Original, por seu trabalho em Oppenheimer.

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Maiores perdedores

Os maiores perdedores dessa edição do BAFTA foram sem dúvida alguma, Assassinos da Lua das Flores e Barbie. Esse último já chegou em baixa na premiação depois de seu desempenho bem abaixo do esperado no Globo de Ouro desse ano, onde o filme era o que tinha mais indicações, com nove no total, e acabou sainda da cerimônia de premiação com apenas duas vitórias em categorias menos importantes.

No BAFTA, Barbie estava indicado em apenas cinco categorias e tinha chances reais em poucas delas. Acabou saindo da cerimônia de entrega sem nenhum prêmio e de mãos vazias. O fato reforça mais uma vez que o bom momento do filme passou e cada vez mais fica claro que a produção terá poucas chances de vencer alguma coisa no Oscar e se vencer será, muito provavelmente, nas chamadas categorias técnicas.

Já no caso de Assassinos da Lua das Flores a derrota parece ser ainda maior. O filme estava indicado a nove BAFTAs, o terceiro filme com mais indicações esse ano, e não levou nenhum para casa, nem mesmo em categorias técnicas. Isso parece cada vez mais indicar que a produção será apenas coadjuvante nas principais premiações do ano, incluindo o Oscar. Aquele filme que é indicado apenas para “fazer número” e “preencher as categorias”, mas que tem poucas chances reais de vitória.

Talvez no Oscar, a melhor chance do filme de vencer alguma categoria estará nas mãos da atriz Lily Gladstone, que deve ser forte concorrente a vitória na categoria de Melhor Atriz. Fora disso, só mesmo se a produção dirigida por Martin Scorsese vencer alguma outra categoria técnica, já que é dificil ver o filme vencendo alguma das outras categorias principais.

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Se forçarmos um pouco a barra, podemos até mesmo considerar Homem-Aranha: Através do Aranhaverso como um dos perdedores do BAFTA desse ano. Com a derrota para O Menino e a Garça, a produção provavelmente deixa de ser favorita a vencer o Oscar de Melhor Animação. Contudo, é difícil dizer que um filme que concorria em apenas uma categoria é um “grande perdedor”. No entanto, se tivessemos que avaliar, fica óbvio que O Menino e a Garça sai do BAFTA muito maior do que Homem-Aranha: Através do Aranhaverso e que o momento é todo do filme japonês.

Repercussão no Oscar

Obviamente, como ocorre com qualquer premiação importante, os acontecimentos do BAFTA tem repercussão direta no Oscar, que é a “cereja do bolo” que encerra toda a temporada de premiações. Assim, os resultados da premiação ajudam a consolidar o favoritismo de algumas produções ou dar esperanças a outras. Como já dissemos algumas vezes em outros textos, o Oscar é uma eleição e, por isso, o momento dos filmes importa bastante.

Assim, uma produção pode até começar a temporada de premiações como favorita ao Oscar e terminá-la sem levar nenhum prêmio importante para casa. Como, aliás, pode muito bem acontecer esse ano com Barbie. Assim, como outras produções podem começar a temporada de forma mais discreta e chegar ao Oscar com muita força, como acontece nesse ano com Pobres Criaturas.

Já outros filmes, como Oppenheimer, por exemplo, podem começar a temporada já fortes e ao longo das semanas se tornarem ainda mais fortes, a ponto de chegarem quase que imbatíveis ao final da temporada de premiações. Contudo, é sempre bom lembrar que o Oscar sempre reserva algumas surpresas. Por isso, é bom seguir sempre atento ao que acontece em cada uma das premiações importantes que ocorrem antes da cerimônia de entrega do Oscar.

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Confira abaixo todas as categorias do BAFTA com seus respectivos vencedores:

Melhor Filme

  • Oppenheimer – Christopher Nolan, Charles Roven and Emma Thomas
  • Anatomia de Uma Queda – Marie-Ange Luciani and David Thion
  • Os Rejeitados – Mark Johnson
  • Assassinos da Lua das Flores – Dan Friedkin, Daniel Lupi, Martin Scorsese and Bradley Thomas
  • Pobres Criaturas – Ed Guiney, Yorgos Lanthimos, Andrew Lowe and Emma Stone

Melhor Direção

  • Christopher Nolan – Oppenheimer
  • Bradley Cooper – Maestro
  • Andrew Haigh – Todos Nós Desconhecidos
  • Justine Triet – Anatomia de uma Queda
  • Alexander Payne – Os Rejeitados
  • Jonathan Glazer – Zona de Interesse

Melhor Ator

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  • Cillian Murphy – Oppenheimer
  • Bradley Cooper – Maestro
  • Colman Domingo – Rustin
  • Paul Giamatti – Os Rejeitados
  • Barry Keoghan – Saltburn
  • Teo Yoo – Vidas Passadas

Melhor Atriz

  • Emma Stone – Pobres Criaturas
  • Fantasia Barrino – A Cor Púrpura
  • Sandra Hüller – Anatomia de Uma Queda
  • Carey Mulligan – Maestro
  • Vivian Oparah – Rye Lane: Um Amor Inesperado
  • Margot Robbie – Barbie

Melhor Ator Coadjuvante

  • Robert Downey Jr. – Oppenheimer
  • Robert De Niro – Assassinos da Lua das Flores
  • Jacob Elordi – Saltburn
  • Ryan Gosling – Barbie
  • Paul Mescal – Todos Nós Desconhecidos
  • Dominic Sessa – Os Rejeitados

Melhor Atriz Coadjuvante

  • Da’Vine Joy Randolph – Os Rejeitados
  • Emily Blunt – Oppenheimer
  • Danielle Brooks – A Cor Púrpura
  • Claire Foy – Todos Nós Desconhecidos
  • Sandra Hüller – Zona de Interesse
  • Rosamund Pike – Saltburn

Melhor Roteiro Original:

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  • Anatomia de Uma Queda— Justin Triet e Arthur Harari
  • Os Rejeitados — David Hemingson
  • Maestro — Bradley Cooper e Josh Singer
  • Barbie — Greta Gerwig e Noah Baumbach
  • Vidas Passadas — Celine Song

Melhor Roteiro Adaptado:

  • American Fiction – Cord Jefferson
  • Todos Nós Desconhecidos – Andrew Haigh
  • Oppenheimer – Christopher Nolan
  • Pobres Criaturas – Tony McNamara
  • Zona de Interesse – Jonathan Glazer

Melhor Trilha Original

  • Oppenheimer – Ludwig Göransson
  • Assassinos da Lua das Flores – Robbie Robertson (póstumo)
  • Pobres Criaturas – Jerskin Fendrix
  • Saltburn – Anthony Willis
  • Homem-Aranha: Através do Aranhaverso – Daniel Pemberton

Melhor Filme em Língua Estrangeira

  • Zona de Interesse – Jonathan Glazer e James Wilson
  • 20 Dias em Mariupol – Mstyslav Chernov, Raney Aronson-Rath e Michelle Mizner
  • Anatomia de uma Queda – Justine Triet, Marie-Ange Luciani e David Thion
  • Vidas Passadas – Celine Song, David Hinojosa, Pamela Koffler e Christine Vachon
  • A Sociedade da Neve – J. A. Bayona, Belén Atienza e Sandra Hermida

Melhor Animação

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  • O Menino e a Garça – Hayao Miyazaki e Toshio Suzuki
  • A Fuga das Galinhas: A Ameaça dos Nuggets – Sam Fell, Leyla Hobart e Steve Pegram
  • Elementos – Peter Sohn e Denise Ream
  • Homem-Aranha: Através do Aranhaverso – Joaquim Dos Santos, Kemp Powers, Justin K. Thompson, Avi Arad, Phil Lord, Christopher Miller, Amy Pascal e Christina Steinberg

Melhor Documentário

  • 20 Dias em Mariupol – Mstyslav Chernov, Raney Aronson-Rath e Michelle Mizner
  • American Symphony – Matthew Heineman, Lauren Domino e Joedan Okun
  • Beyond Utopia – Madeleine Gavin, Rachel Cohen, Jana Edelbaum e Sue Mi Terry
  • Still: A Michael J. Fox Movie – Davis Guggenheim, Jonathan King e Annetta Marion
  • Wham! – Chris Smith, John Battsek e Simon Halfon

Melhor Filme Britânico

  • Zona de Interesse – Jonathan Glazer e James Wilson
  • Todos Nós Desconhecidos – Andrew Haigh, Graham Broadbent, Pete Czernin e Sarah Harvey
  • How to Have Sex – Molly Manning Walker, Emily Leo, Ivana MacKinnon e Konstantinos Kontovrakis
  • Napoleão – Ridley Scott, Mark Huffam, Kevin J. Walsh e David Scarpa
  • The Old Oak – Ken Loach, Rebecca O’Brien e Paul Laverty
  • Pobres Criaturas – Yorgos Lanthimos, Ed Guiney, Andrew Lowe, Emma Stone e Tony McNamara
  • Rye Lane: Um Amor Inesperado – Raine Allen-Miller, Yvonne Isimeme Ibazebo, Damian Jones, Nathan Bryon e Tom Melia
  • Saltburn – Emerald Fennell, Josey McNamara e Margot Robbie
  • Scrapper – Charlotte Regan e Theo Barrowclough
  • Wonka – Paul King, Alexandra Derbyshire, David Heyman e Simon Farnaby

Melhor Estreia para um Roteirista, Diretor ou Produtor Britânico

  • Earth Mama – Savanah Leaf, Shirley O’Connor e Medb Riordan
  • Blue Bag Life – Lisa Selby, Rebecca Lloyd-Evans e Alex Fry
  • Bobi Wine: The People’s President – Christopher Sharp
  • How to Have Sex – Molly Manning Walker
  • Is There Anybody Out There? – Ella Glendining

Estrela em Ascensão

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  • Mia McKenna-Bruce
  • Phoebe Dynevor
  • Ayo Edebiri
  • Jacob Elordi
  • Sophie Wilde

Melhor Figurino

  • Pobres Criaturas – Holly Waddington
  • Barbie – Jacqueline Durran
  • Assassinos da Lua das Flores – Jacqueline West
  • Napoleão – Dave Crossman e Janty Yates
  • Oppenheimer – Ellen Mirojnick

Melhor Maquiagem e Penteados

  • Pobres Criaturas – Nadia Stacey, Mark Coulier e Josh Weston
  • Assassinos da Lua das Flores – Kay Georgiou e Thomas Nellen
  • Maestro – Siân Grigg, Kay Georgiou, Kazu Hiro e Lori McCoy-Bell
  • Napoleão – Jana Carboni, Francesco Pegoretti, Satinder Chumber e Julia Vernon
  • Oppenheimer – Luisa Abel, Jaime Leigh McIntosh, Jason Hamer e Ahou Mofid

Melhor Design de Produção

  • Pobres Criaturas – Shona Heath, James Price e Zsuzsa Mihalek
  • Assassinos da Lua das Flores – Jack Fisk e Adam Willis
  • Barbie – Sarah Greenwood e Katie Spencer
  • Oppenheimer – Ruth De Jong e Claire Kaufman
  • Zona de Interesse – Chris Oddy, Joanna Maria Kuś e Katarzyna Sikora

Melhor Som

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  • Zona de Interesse – Johnnie Burn e Tarn Willers
  • Ferrari – Angelo Bonanni, Tony Lamberti, Andy Nelson, Lee Orloff e Bernard Weiser
  • Maestro – Richard King, Steve Morrow, Tom Ozanich, Jason Ruder e Dean Zupancic
  • Missão: Impossível – Acerto de Contas Parte Um – Chris Burdon, James H. Mather, Chris Munro e Mark Taylor
  • Oppenheimer – Willie Burton, Richard King, Kevin O’Connell e Gary A. Rizzo

Melhor Edição

  • Oppenheimer – Jennifer Lame
  • Anatomia de uma Queda – Laurent Sénéchal
  • Assassinos da Lua das Flores – Thelma Schoonmaker
  • Pobres Criaturas – Yorgos Mavropsaridis
  • Zona de Interesse – Paul Watts

Melhor Fotografia

  • Oppenheimer – Hoyte van Hoytema
  • Assassinos da Lua das Flores – Rodrigo Prieto
  • Maestro – Matthew Libatique
  • Pobres Criaturas – Robbie Ryan
  • Zona de Interesse – Łukasz Żal

Melhores Efeitos Visuais

  • Pobres Criaturas – Tim Barter, Simon Hughes, Dean Koonjul and Jane Paton
  • Resistência – Jonathan Bullock, Charmaine Chan, Ian Comley e Jay Cooper
  • Guardiões da Galáxia Vol. 3 – Theo Bialek, Stephane Ceretti, Alexis Wajsbrot e Guy Williams
  • Missão: Impossível – Acerto de Contas Parte Um – Neil Corbould, Simone Coco, Jeff Sutherland e Alex Wuttke
  • Napoleão – Henry Badgett, Neil Corbould, Charley Henley e Luc-Ewen Martin-Fenouillet

Melhor Curta-Metragem Britânico

  • Jellyfish and Lobster – Yasmin Afifi e Elizabeth Rufai
  • Festival of Slaps – Abdou Cissé, Cheri Darbon e George Telfer
  • Gorka – Joe Weiland e Alex Jefferson
  • Such a Lovely Day – Simon Woods, Polly Stokes, Emma Norton e Kate Phibbs
  • Yellow – Elham Ehsas, Dina Mousawi, Azeem Bhati e Yiannis Manolopoulos

Melhor Curta-Metragem Britânico de Animação

  • Crab Day – Ross Stringer, Bartosz Stanislawek e Aleksandra Sykulak
  • Visible Mending – Samantha Moore e Tilley Bancroft
  • Wild Summon – Karni Arieli, Saul Freed e Jay Woolley

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