Montagem com indicados ao Oscar 2024

Na última terça-feira, 12 de fevereiro, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood divulgou a lista completa dos indicados ao Oscar 2024. A divulgação foi marcada por quebra de recordes, confirmações, muitas surpresas e, claro, como sempre, bastante debate e polêmica. Apesar de filmes como Oppenheimer e Assassinos da Lua das Flores terem, como esperado, recebido um grande número de indicações. Outros filmes, como Barbie, por exemplo, receberam menos indicações do que era esperado.

Entre as maiores surpresas estão a ausência de Greta Gerwig e Margot Robbie entre os indicados, respectivamente, nas categorias de Melhor Direção e Melhor Atriz. Além disso, muita gente também se surpreendeu com o número de indicações a filmes como Pobres Criaturas e Zona de Interesse, que receberam mais indicações do que muita gente esperava. Abaixo faremos uma análise completa das indicações nas principais categorias e também apontando a direção que a edição desse ano pode tomar.

Lembrando que o Oscar só será entregue no dia 10 de março e o processo de votação final se inicia apenas no dia 22 de fevereiro. Assim, ainda é cedo para tentar apontar possíveis vencedores, apesar de que em algumas categorias os favoritos já estão claros e comentaremos sobre isso nesse texto. Contudo, ainda não faremos aquela tradicional previsão de quem vencerá em cada categoria. Isso será feito mais para frente em um momento oportuno. Confira abaixo!

Confirmações do Oscar 2024

Antes de falarmos do que pode ser considerado surpresa, falaremos um pouco sobre indicações que podem ser consideradas confirmações e que eram esperadas pela maioria das pessoas que acompanha a temporada de premiações. Primeiramente, pode-se dizer sem medo de errar que Oppenheimer liderando em número de indicações, com 13 no total é apenas a confirmação do que todo mundo esperava. Esse é provavelmente o filme mais elogiado do ano e desde que ele foi lançado todo mundo esperava que ele fosse um dos favoritos nessa temporada de premiações.

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Florence Pugh e Cillian Murphy em Oppenheimer
Florence Pugh e Cillian Murphy em Oppenheimer – Imagem: Universal Pictures

O mesmo podemos dizer das 10 indicações de Assassinos da Lua das Flores e até mesmo das 11 de Pobres Criaturas. Apesar de que no caso desse último filme, o caso é um pouco mais complexo, porque também é possível dizer que a produção recebeu mais indicações do que a maioria dos especialistas esperava. Na maioria das categorias, grande parte dos indicados já era esperado e antecipado pela indústria.

Entre os destaques entre as “confirmações”, estão as indicações de John Williams e Diane Warren. Ambos são campeões de indicações em suas respectivas categorias e a maioria dos especialistas já esperava que eles seriam indicados também nesse ano. Williams, inclusive, se tornou a pessoa mais velha a ser indicada e também a pessoa viva com mais indicações ao Oscar. Falaremos mais sobre isso abaixo. O compositor tem 54 indicações ao Oscar e aos 91 anos de idade, essa indicação pela trilha sonora de Indiana Jones e a Relíquia do Destino pode ser a última de sua carreira.

Já Warren tem 15 indicações ao Oscar de Melhor Canção Original e desde 2014, ela foi indicada em todas as edições do Oscar com exceção da edição de 2016. Portanto, uma indicação para ela é sempre esperada, ainda mais em um filme produzido e distribuído pela Walt Disney Company. Só para se ter uma ideia, ano passado, Warren foi indicada ao Oscar por uma canção composta por um filme “pequeno” que só foi exibido em festivais e que nem sequer estreou comercialmente nos Estados Unidos. Portanto, em um filme maior de um dos principais estúdios de Hollywood era mais que esperado uma nova indicação nesse ano.

Surpresas

Como dissemos, a maioria das indicações em cada uma das categorias já era esperada por aqueles que acompanham a indústria e estão atentos a temporada de premiações. Contudo, a lista de indicados também inclui alguns nomes que podem ser considerados surpresas. Falaremos um pouco mais sobre elas nessa seção do texto. Além disso, explicaremos melhor o contexto de cada uma dessas surpresas.

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Cena de Killers of the Flower Moon
Cena de Killers of the Flower Moon

Talvez a maior de todas as surpresas esse ano tenha sido o número abaixo do esperado de indicações ao Oscar recebido por Barbie. É claro que as oito indicações recebidas pelo filme, não podem ser consideradas um número baixo. Contudo, muita gente esperava que a produção fosse estar mais acima, em primeiro ou segundo lugar em número de indicações, competindo diretamente com Oppenheimer e Assassinos da Lua das Flores e isso não ocorreu.

O que mais causou polêmica e debates acalorados foi a ausência de Greta Gerwig e Margot Robbie entre os indicados, respectivamente, nas categorias de Melhor Direção e Melhor Atriz. Gerwig co-escreveu e dirigiu Barbie e era considerada favorita a não apenas receber uma indicação na categoria de Melhor Direção, mas também a vencer a premiação. Agora, está fora até mesmo da disputa nessa categoria.

A talentosa atriz e cineasta, terá que se contentar “apenas” com uma indicação de Melhor Roteiro Adaptado e mesmo assim, é bem provável que ela também perca nessa categoria. Já Robbie foi durante boa parte da temporada considerada uma das principais favoritas a levar o Oscar de Melhor Atriz para casa, mas ela nem sequer foi indicada nessa categoria. Como produtora de Barbie, Robbie está indicada na categoria de Melhor Filme, mas também é improvável que a produção vença essa categoria.

Muita gente argumenta que a Academia não costuma valorizar filmes de comédia e por isso a performance abaixo do esperado de Barbie e a não-indicação de Greta Gerwig e Margot Robbie já era esperado. Além disso, nessa mesma linha, muitos alegam que atuações em filmes com viés cômico são pouco valorizadas pelos membros votantes da Academia e esse ano está repleto de boas atuações femininas em papéis principais e que, por isso, igualmente, a ausência de Margot Robbie na lista de indicados ao Oscar de Melhor Atriz não pode ser considerada uma surpresa.

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Nessa mesma linha, da mesma forma, a concorrência com trabalhos de direção primorosos e a pouca valorização de filmes considerados cômicos, também justificariam dizer que a não-indicação de Greta Gerwig não foi nenhuma surpresa. É fato que Barbie já vivia um momento de descenso muito antes das indicações ao Oscar serem divulgadas.

No Globo de Ouro, por exemplo, premiação que é considerada “menos séria” do que o Oscar, Robbie e Gerwig estavam indicadas a Melhor Atriz e Melhor Direção, respectivamente. Contudo, ambas perderam em suas categorias. Barbie foi o filme que mais recebeu indicações na premiação, como nove no total. No entanto, a produção saiu da cerimônia de entrega do Globo de Ouro com apenas duas vitórias.

Uma na categoria de Melhor Canção Original, no qual a obra era franca favorita, e outra na categoria de Conquista Cinematográfica e de Bilheteria, categoria introduzida esse ano e criada justamente para premiar produções que tiveram grandes arrecadações, mas que não são “boas o suficiente” para serem premiadas em outras categorias do Globo de Ouro. Portanto, o momento de Barbie já não era tão bom assim.

Contudo, Margot Robbie foi indicada a Melhor Atriz no SAG Awards e Greta Gerwig foi indicada a Melhor Direção no DGA Awards. Como já dissemos antes em nosso texto sobre a temporada de premiações, essas premiações são importantes termômetros do Oscar porque são organizadas por sindicatos e, portanto, têm um eleitorado parecido como o do prêmio da Academia.

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O SAG Awards é organizado pelo Screen Actors Guild, o sindicato que representa atores nos Estados Unidos, e o DGA Awards é organizado pelo Directors Guild of America, o sindicato dos diretores de cinema e televisão dos Estados Unidos. Como todo profissional minimamente estabelecido em Hollywood é filiado a sindicatos, essas premiações são bastante importantes e são um forte indicador de quem será indicado ou mesmo vencerá o Oscar.

Além disso, Margot Robbie foi indicada ao BAFTA de Melhor Atriz, premiação mais importante do cinema britânico e também um dos mais importantes da temporada de premiações. Contudo, no caso de Greta Gerwig, ela não foi indicada ao BAFTA de Melhor Direção. Por tudo isso, podemos dizer sim que a ausência das duas na lista de indicados ao Oscar nas categorias de Melhor Direção e Melhor Atriz é uma surpresa. Pode não ser a maior surpresa da história do prêmio da Academia, mas inegavelmente o fato surpreendeu muita gente na indústria.

Outra surpresa apontada por muita gente é a ausência de Leonardo DiCaprio na categoria de Melhor Ator por sua atuação em Assassinos da Lua das Flores. Contudo aqui, o conceito de surpresa pode ser realmente questionado. Isso porque, o ator já havia sido ignorado pelo BAFTA e pelo SAG Awards. Por isso, a maioria das pessoas que acompanha a temporada de premiações já esperava que ele não seria indicado ao Oscar. Mas mesmo assim, algumas poucas pessoas ainda esperavam uma possível indicação para o veterano ator.

Ainda falando de atores e atrizes que foram “esnobados” pela Academia, temos Barry Keoghan. O ator vive um ótimo momento e, inclusive, foi indicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante no ano passado por seu desempenho em Os Banshees de Inisherin. Esse ano, Keoghan foi muito elogiado por seu desempenho em Saltburn e, inclusive, recebeu uma indicação de Melhor Ator ao BAFTA e ao Globo de Ouro pelo papel no filme.

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Contudo, a Academia deixou o ator de fora da lista de indicados ao Oscar de Melhor Ator. Aliás, a Academia resolveu ignorar completamente Saltburn que não recebeu uma indicação sequer ao Oscar, nem mesmo em categorias “técnicas”. O que foi um surpresa para muita gente. Ainda mais se levarmos em consideração que a produção recebeu cinco indicações ao BAFTA.

É claro que não podemos esquecer que o BAFTA é uma premiação britânica e tende a privilegiar produções britânicas. E Saltburn é uma produção anglo-americana, escrita e dirigida por uma britânica, rodada na Inglaterra e que conta com um elenco majoritariamente britânico. Assim, é natural que ele tenha mais indicações ao BAFTA do que ao Oscar. Contudo, mesmo assim, o fato de a obra não ter sido lembrado pela Academia surpreendeu muita gente.

Outra ausência sentida por muita gente entre os indicados na categoria de Melhor Canção Original é a de “Dance the Night”, interpretada por Dua Lipa e que integra a trilha sonora de Barbie. Ela era, inclusive, uma das pré-indicadas nessa categoria. Contudo, as regras da Academia só permitem duas canções indicadas por filme nessa categoria e quase todo mundo sabia que “I’m Just Ken” e “What Was I Made For?” eram as duas canções do filme favoritas a serem indicadas. Por isso, é muito difícil dizer que a ausência de “Dance the Night” é uma surpresa.

Entre as surpresas que podem ser consideradas “positivas” está a indicação de America Ferrera na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante por seu papel em Barbie. Quando reportamos que Barbie havia se tornado o filme mais visto de 2023, já falamos sobre especulações sobre uma possível indicação para Ferrera. Contudo, naquela época isso era apenas aventado aqui e ali. Como a atriz não recebeu indicação a nenhuma outra premiação importante, nem mesmo ao Globo de Ouro, muita gente se surpreendeu ao ver seu nome entre os indicados ao Oscar. A indicação seguramente representa um ressurgimento de sua carreira que vinha em baixa praticamente desde o fim da série Ugly Betty, que ela protagonizou entre 2006 e 2010.

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Emma Stone em cena de Pobres Criaturas (2023). Distribuição: Searchlight Pictures
Emma Stone em cena de Pobres Criaturas (2023). Distribuição: Searchlight Pictures

Outra “surpresa positiva”, para muita gente, foi o número de indicações recebidas por Pobres Criaturas e Zona de Interesse. Muita gente já esperava que Pobres Criaturas seria um dos principais indicados do ano, já que o filme já vinha em uma crescente. Contudo, nem todo mundo esperava que a produção seria a segunda a receber mais indicações ao Oscar, com 11 no total, apenas duas abaixo de Oppenheimer. Com indicações nas principais categorias, a obra se tornou o principal rival de Oppenheimer e Assassinos da Lua das Flores. Posição que, para muita gente, seria ocupada por Barbie.

Já no caso de Zona de Interesse, a surpresa foi ainda maior. Já se sabia que o filme era um dos favoritos a ser indicado a Melhor Filme Internacional, mas a produção fez muito mais que isso. Conseguiu indicações em algumas das principais categorias, incluindo Melhor Filme, Melhor Direção e Melhor Roteiro Adaptado. Nessas três categorias, é bem difícil que Zona de Interesse saia vencedor. Contudo, na categoria de Melhor Filme Internacional, a produção é certamente um dos favoritos a vencer.

Por último falaremos de surpresas em uma categoria um pouco mais “obscura”, a de Melhor Documentário. Muitos jornalistas e gente da indústria achava que os documentários American Symphony e Still: Ainda Sou Michael J. Fox receberiam indicações nessa categoria. Ambos, inclusive, estão na lista de pré-indicados divulgada pela Academia em dezembro. Ambas as produções foram bastante elogiadas pela crítica e receberam indicações em premiações importantes.

Still: Ainda Sou Michael J. Fox, uma produção original da Apple TV+, conta a vida do ator Michael J. Fox e fala sobre sua luta contra o Mal de Parkinson, doença que o afeta desde a juventude. A obra foi dirigida pelo premiado cineasta e documentarista Davis Guggenheim e recebeu sete indicações ao Primetime Emmy e venceu cinco Critics’ Choice Documentary Awards, além de ter sido escolhido como Melhor Documentário do Ano pelo National Board of Review. Por tudo isso, muita gente achava não apenas que o filme seria indicado, mas que teria até mesmo chances reais de vencer o Oscar de Melhor Documentário.

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Já American Symphony é uma produção original da Netflix e acompanha um ano na vida do músico Jon Batiste. A produção também foi bastante elogiada e recebeu diversas indicações a premiações importantes, incluindo seis indicações ao Critics’ Choice Documentary Awards. Curiosamente, o filme foi indicado ao Oscar desse ano, mas na categoria de Melhor Canção Original, pela composição “It Never Went Away”, co-escrita e interpretada pelo próprio Jon Batiste. Contudo, na categoria de Melhor Documentário, a obra foi completamente ignorada pela Academia

Maiores perdedores do Oscar 2024

É dificil dizer que um filme que teve oito indicações ao Oscar, incluindo indicações a Melhor Filme, é o maior perdedor da edição desse ano do prêmio da Academia. Contudo, é impossível negar que a maioria dos especialistas esperava mais de Barbie. Principalmente, esperavam que o filme teria um número maior de indicações e disputaria categoria a categoria com Oppenheimer e Assassinos da Lua das Flores. E isso não ocorrerá.

A ausência de indicações para Greta Gerwig e Margot Robbie entre os indicados, respectivamente, nas categorias de Melhor Direção e Melhor Atriz foi o que mais chamou a atenção. A falta de uma indicação para Gerwig também significa que o filme dificilmente vencerá o Oscar de Melhor Filme. Apenas quatro filmes em toda a história ganharam o Oscar de Melhor Filme sem que seu diretor estivesse indicado a Melhor Direção.

Cena de Barbie (2023). Imagem Warner Bros. Pictures.
Cena de Barbie (2023). O filme recebeu nove indicações ao Globo de Ouro desse ano. Imagem Warner Bros. Pictures.

Dois desses quatro casos, ocorreram nos anos 1930, o terceiro caso ocorreu em 1990, com Conduzindo Miss Daisy e a última vez que isso ocorreu foi em 2013, com Argo. Ou seja, uma vitória de Barbie nessa categoria será muito difícil de ocorrer, ainda mais porque o filme tem perdido momento e parece estar “em baixa”. Além disso, a única categoria “não-técnica” em que o filme é favorito a vencer é Melhor Canção Original.

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A produção tem poucas chances de vencer Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Atriz Coadjuvante. Em Melhor Ator Coadjuvante, Ryan Gosling tem chances reais de vencer, mas o favorito é Robert Downey Jr.. Assim, Barbie pode terminar essa temporada com apenas poucas estatuetas e vitórias somente em categorias técnicas. Por tudo isso, é difícil negar que Barbie seja o principal perdedor dessa edição do Oscar.

Maiores vencedores do Oscar 2024

Temos Oppenheimer e Assassinos da Lua das Flores com os maiores “favoritos” dessa edição do Oscar. Contudo, é possível dizer que o maior vencedor desse ano seja Pobres Criaturas. A produção chegou aos poucos, como quem não quer nada, recebendo elogios rasgados da crítica, mas sem tanto apelo comercial e acabou recebendo 11 indicações ao Oscar. A produção recebeu apenas duas indicações a menos que Oppenheimer e uma a mais que Assassinos da Lua das Flores.

Bradley Cooper em Maestro
Bradley Cooper em Maestro – Imagem: Netflix

E o principal, o filme recebeu indicações nas principais categorias e tem chances reais em diversas delas. Oppenheimer é seguramente o principal filme de 2023. Isso é inegável e a obra é favorita a vencer quase tudo na edição do Oscar desse ano, mas suas 13 indicações já eram esperadas por todo mundo que acompanha cinema. Isso porque desde sua estreia, todo mundo já falava que o filme seria um dos favoritos nessa temporada de premiações. Portanto, a produção fez “apenas” o que se esperava dela. O mais importante, é que Oppenheimer não perdeu momento e ainda está em alta. Assim, é bem possível que a obra vença as principais categorias do Oscar desse ano.

Esse também é o caso de Assassinos da Lua das Flores. Dirigido por Martin Scorsese e estrelado por Leonardo DiCaprio e Robert De Niro, a produção já era considerada uma das grandes favoritas da temporada de premiações mesmo antes de sua estreia no Festival de Cannes do ano passado. Assim, as dez indicações recebidas pelo filme nas principais categorias do Oscar já eram esperadas.

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Ainda entre os filmes que podem ser considerados vencedores dessa edição do Oscar está Maestro. Aliás, nesse caso Bradley Cooper, a mente por trás do filme. Cooper dirigiu, estrelou, co-escreveu e co-produziu o longa-metragem. As sete indicações da obra são uma vitória pessoal de Cooper e ajudam a sedimentar ainda mais sua imagem em Hollywood, como um artista multifacetado capaz de assumir diversos papéis em uma produção cinematográfica.

Além disso, a produção tem chances reais de vencer em diversas categorias, incluindo Melhor Ator, para o próprio Cooper e Melhor Roteiro Original. Por isso, podemos considerar Bradley Cooper e seu filme entre os maiores vencedores dessa edição do Oscar. Também não podemos nos esquecer de Zona de Interesse. O filme de Jonathan Glazer conseguiu receber cinco indicações ao Oscar desse ano, mais do que muita gente esperava.

A produção era favorita a receber uma indicação a Melhor Filme Internacional, mas além dessa indicação, foi também indicada a Melhor Filme, Melhor Direção e Melhor Roteiro Adaptado. O que coloca o filme já como favorito a vencer na categoria de Melhor Filme Estrangeiro. Além disso, temos Sandra Hüller que protagoniza o filme e também Anatomia de uma Queda. Huller é também uma das principais vitoriosas do ano. Sua atuação nos dois filmes certamente elevará sua carreira a outro patamar.

Por seu desempenho em Anatomia de uma Queda ela, inclusive, foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz. Produção que também é uma das principais vencedoras do ano. Apesar de não ter sido indicada ao Oscar de Melhor Filme Internacional por não ter sido escolhido pela França, seu país de origem, para representar o país no prêmio da Academia, a obra recebeu indicações em algumas das mais importantes categorias do prêmio, incluindo, Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Atriz e Melhor Roteiro Original.

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Sandra Hüller e Swann Arlaud em cena de Anatomia de uma Queda. Distribuição: Le Pacte.
Sandra Hüller e Swann Arlaud em cena de Anatomia de uma Queda. Distribuição: Le Pacte.

Também com cinco indicações e chances reais em algumas das principais categorias está Os Rejeitados. A comédia dramática estrelada por Paul Giamatti e dirigida por Alexander Payne é um filme “pequeno” e que aos poucos veio conquistando espaço. Sua indicação na categoria de Melhor Filme é uma grande vitória para a produção. Contudo, é nas categorias de Melhor Roteiro Original, Melhor Ator e Melhor Atriz Coadjuvante que os fãs do filme devem ficar de olho. Nesse último, aliás, a obra é favorita a levar a estatueta para casa pela elogiadíssima atuação de Da’Vine Joy Randolph.

Na categoria de Melhor Ator, a concorrência que será enfrentada por Giamatti é duríssima, mas o ator ainda pode sonhar. Já na categoria de Melhor Roteiro Original, a disputa parece estar um pouco mais aberta e apesar de a concorrência estar acirrada, a produção parece ter, pelo menos nesse momento, chances reais de vitória.

Por último, não podemos deixar de mencionar Celine Song. Em seu primeiro longa-metragem para cinema, a diretora e roteirista já conseguiu uma indicação a Melhor Filme e Melhor Roteiro Original. Um feito que pode ser considerado grande para um filme alternativo e de orçamento pequeno. É claro que podemos citar outros vencedores aqui e alí, mas tentamos resumir e reunir aqui alguns dos principais destaques da edição do Oscar até aqui.

Recordes

A divulgação dos indicados ao Oscar desse ano, marcou a quebra de diversos recordes. Nessa seção do texto falaremos de alguns deles. Começaremos falando de John Williams. O consagrado compositor foi mais uma vez indicado na categoria de Melhor Trilha Sonora por seu trabalho em Indiana Jones e a Relíquia do Destino. Essa é a 54ª indicação da carreira de Williams que é agora a pessoa viva com mais indicações ao prêmio da Academia. Aos 91 anos, o compositor é também a pessoa mais velha a receber uma indicação ao Oscar.

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John Williams regendo uma orquestra.
John Williams regendo uma orquestra.

Também nesse sentido, temos a indicação de Melhor Direção para Martin Scorsese. Aos 81 anos de idade, ele se tornou a pessoa mais velha a ser indicada nessa categoria, superando John Huston, que em 1986, aos 79 anos de idade, recebeu uma indicação por seu trabalho de direção em A Honra do Poderoso Prizzi. A veterana montadora Thelma Schoonmaker recebeu sua 9ª indicação na categoria de Melhor Edição, se tornando a pessoa com mais indicações nessa categoria.

Outro recorde foi batido por Steven Spielberg. Apesar de ser mais conhecido pelo grande público por seu trabalho como diretor, ele é também um produtor muito bem sucedido. Prova disso é que ele é a pessoa com mais indicações da história na categoria de Melhor Filme. A indicação de Melhor Filme desse ano por seu trabalho com um dos produtores de Maestro, é a 13ª de sua carreira apenas como produtor. No total, Spielberg tem 25 indicações ao Oscar.

Ainda pelo trabalho em Maestro temos Bradley Cooper também batendo recordes. Já havíamos dito que ele é um dos principais vencedores do ano, já que co-escreveu, co-produziu, estrelou e dirigiu a produção que obteve sete indicações ao Oscar. Com as indicações de Melhor Ator e Melhor Filme recebidas por Cooper por seu trabalho em Maestro, ele se torna apenas a quinta pessoa na história a obter, por mais de uma vez, uma indicação ao Oscar de Melhor Ator em um filme que ele próprio dirigiu. Isso porque, Cooper já havia conseguido obter o feito antes com o filme Nasce uma Estrela (2018) que ele também dirigiu e estrelou.

Essa será também a primeira vez na história que uma atriz descendente de indígenas recebe uma indicação ao Oscar. Isso porque, Lily Gladstone recebeu uma indicação a Melhor Atriz por seu trabalho em Assassinos da Lua das Flores. Como a atriz é favorita a vencer essa categoria, é bem possível que ela se torne também a primeira descendente de indígenas a vencer o Oscar de Melhor Atriz.

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Esse também foi o ano dos casais. Um total de seis casais receberam indicações ao Oscar: Greta Gerwig e Noah Baumbach receberam indicações na categoria de Melhor Roteiro Adaptado por seu trabalho em Barbie; Margot Robbie e Tom Ackerley receberam indicações na categoria de Melhor Filme também por Barbie; Christopher Nolan e Emma Thomas também receberam indicações na mesma categoria, mas pelo trabalho em Oppenheimer.

Steven Spielberg
Steven Spielberg

Já Justine Triet e Arthur Harari receberam indicações na categoria de Melhor Roteiro Original por seu trabalho em Anatomia de uma Queda; Samy Burch e Alex Mechanik receberam uma indicação na categoria de Melhor Roteiro Original por seu trabalho em Segredos de um Escândalo e Jared Hess e Jerusha Hess receberam uma indicação a Melhor Animação em Curta-Metragem por seu trabalho em Ninety-Five Senses.

Além disso, por mais incrível que pareça, pela primeira vez na história um filme da franquia Missão Impossível recebeu uma indicação ao Oscar. Isso porque, Missão: Impossível – Acerto de Contas – Parte 1 recebeu indicações nas categorias de Melhor Som e Melhores Efeitos Visuais. O mesmo ocorre com a franquia Godzilla, que existe desde 1954 e conta com 38 filmes. Isso porque Godzilla Minus One, recebeu uma indicação na categoria de Melhores Efeitos Visuais.

Ainda nesse sentido, essa é a primeira vez em que três filmes dirigidos por mulheres estão indicados a Melhor Filme. Além disso, pelo quinto ano consecutivo, pelo menos um dos indicados a Melhor Filme é uma produção dirigida por uma diretora. Ademais, a indicação de Celine Song na categoria de Melhor Roteiro Original por seu trabalho em Vidas Passadas, marca a primeira vez que uma mulher asiática recebe uma indicação nessa categoria.

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Continuando nessa toada, nesse ano dez intérpretes receberam uma indicação ao Oscar pela primeira vez em suas carreiras. O mais incrível, é que alguns desses atores e atrizes tem carreiras consolidadas em Hollywood e são bem conhecidos pelo público. Gente como, Emily Blunt, Cillian Murphy e Jeffrey Wright. Esse ano marca também a edição do Oscar com o maior número de personagens LGBT representados entre as performances indicadas ao prêmio da Academia.

Sete das indicações nas categorias de Melhor Ator, Atriz, Ator Coadjuvante e Atriz Coadjuvante foram conseguidas graças a interpretação de personagens LGBT. Annette Bening, Sterling K. Brown, Bradley Cooper, Colman Domingo, Jodie Foster, Sandra Hüller e Emma Stone conseguiram suas indicações ao Oscar desse ano interpretando personagens LGBT.

Leonardo DiCaprio e Martin Scorsese nas filmagens de Cena das filmagens de Cena dos bastidores das filmagens de Cena de Killers of the Flower Moon
Leonardo DiCaprio e Martin Scorsese nas filmagens de Cena das filmagens de Cena dos bastidores da filmagens de Cena de Killers of the Flower Moon.

Por último, essa é a primeira vez na história da Academia que dois filmes estrangeiros são indicados ao Oscar de Melhor Filme, no caso, Anatomia de uma Queda e Zona de Interesse. Aliás, essa também é a primeira vez que dois filmes estrangeiros recebem cinco indicações ao Oscar no mesmo ano. Isso só mostra que o Oscar tem se tornado cada vez mais um prêmio internacional e que filmes produzidos fora dos Estados Unidos têm cada vez mais chances de serem indicados ou mesmo vencerem o prêmio da Academia.

Conclusão

Esperamos que você tenha gostado da nossa análise sobre as indicações ao Oscar desse ano. Ao longo das próximas semanas publicaremos mais textos sobre essa premiação que é mais importante do cinema mundial. Se você gostou, não esqueça de deixar um comentário. Abaixo segue a lista completa de indicados ao Oscar 2024.

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Melhor Filme

  • American Fiction – Produtores: Ben LeClair, Nikos Karamigios, Cord Jefferson e Jermaine Johnson
  • Anatomia de Uma Queda – Produtores: Marie-Ange Luciani e David Thion
  • Barbie – Produtores: David Heyman, Margot Robbie, Tom Ackerley e Robbie Brenner
  • Os Rejeitados – Produtor: Mark Johnson
  • Assassinos da Lua das Flores – Produtores: Dan Friedkin, Bradley Thomas, Martin Scorsese e Daniel Lupi
  • Maestro – Produtores: Bradley Cooper, Steven Spielberg, Fred Berner, Amy Durning e Kristie Macosko Krieger
  • Oppenheimer – Produtores: Emma Thomas, Charles Roven e Christopher Nolan
  • Vidas Passadas – Produtores: David Hinojosa, Christine Vachon e Pamela Koffler
  • Pobres Criaturas – Produtores: Ed Guiney, Andrew Lowe, Yorgos Lanthimos e Emma Stone
  • Zona de Interesse – Produtor: James Wilson

Melhor Direção

  • Justine Triet – Anatomia de Uma Queda
  • Martin Scorsese – Assassinos da Lua das Flores
  • Christopher Nolan – Oppenheimer
  • Yorgos Lanthimos – Pobres Criaturas
  • Jonathan Glazer – Zona de Interesse

Melhor Ator

  • Bradley Cooper – Maestro
  • Colman Domingo – Rustin
  • Paul Giamatti – Os Rejeitados
  • Cillian Murphy – Oppenheimer
  • Jeffrey Wright – American Fiction

Melhor Atriz

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  • Annette Bening – Nyad
  • Lily Gladstone – Assassinos da Lua das Flores
  • Sandra Hüller – Anatomia de Uma Queda
  • Carey Mulligan – Maestro
  • Emma Stone – Pobres Criaturas

Melhor Ator Coadjuvante

  • Sterling K Brown – American Fiction
  • Robert De Niro – Assassinos da Lua das Flores
  • Robert Downey Jr. – Oppenheimer
  • Ryan Gosling – Barbie
  • Mark Ruffalo – Pobres Criaturas

Melhor Atriz Coadjuvante

  • Emily Blunt – Oppenheimer
  • Danielle Brooks – A Cor Púrpura
  • America Ferrera – Barbie
  • Jodie Foster – Nyad
  • Da’Vine Joy Randolph – Os Rejeitados

Melhor Roteiro Original:

  • Anatomia de Uma Queda— Justin Triet, Arthur Harari
  • Os Rejeitados — David Hemingson
  • Maestro — Bradley Cooper, Josh Singer
  • Segredos de um Escândalo — Samy Burch, Alex Mechanik
  • Vidas Passadas — Celine Song

Melhor Roteiro Adaptado:

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  • American Fiction – Cord Jefferson
  • Barbie – Greta Gerwig e Noah Baumbach
  • Oppenheimer – Christopher Nolan
  • Pobres Criaturas – Tony McNamara
  • Zona de Interesse – Jonathan Glazer

Melhor Canção Original

  • The Fire Inside – Flamin’ Hot – O Sabor que Mudou a História – Música e Letra: Diane Warren
  • I’m Just Ken – Barbie – Música e Letra: Mark Ronson e Andrew Wyatt
  • It Never Went Away – American Symphony – Música e Letra: Jon Batiste e Dan Wilson
  • Wahzhazhe (A Song For My People) – Assassinos da Lua das Flores –Música e Letra: Scott George
  • What Was I Made For? – Barbie – Música e Letra: Billie Eilish e Finneas O’Connell

Melhor Trilha original

  • American Fiction – Laura Karpman
  • Indiana Jones e a Relíquia do Destino – John Williams
  • Assassinos da Lua das Flores – Robbie Robertson
  • Oppenheimer – Ludwig Göransson
  • Pobres Criaturas – Jerskin Fendrix

Melhor Filme Internacional

  • Io Capitano – Itália – Direção: Matteo Garrone
  • Dias Perfeitos – Japão – Direção: Wim Wenders
  • A Sociedade da Neve – Espanha – Direção: J. A. Bayona
  • Das Lehrerzimmer – Alemanha – Direção: İlker Çatak
  • Zona de Interesse – Reino Unido – Direção: Jonathan Glazer

Melhor Animação

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  • O Menino e a Garça – Hayao Miyazaki e Toshio Suzuki
  • Elementos – Peter Sohn e Denise Ream
  • Nimona – Nick Bruno, Troy Quane, Karen Ryan e Julie Zackary
  • Meu Amigo Robô – Pablo Berger, Ibon Cormenzana, Ignasi Estapé e Sandra Tapia Díaz
  • Homem-Aranha: Através do Aranhaverso – Kemp Powers, Justin K. Thompson, Amy Pascal, Phil Lord e Christopher Miller

Melhor Documentário

  • Bobi Wine: The People’s President – Moses Bwayo, Christopher Sharp e John Battsek
  • A Memória Infinita – Maite Alberdi, Juan de Dios Larraín, Pablo Larraín e Rocio Jadue
  • As 4 Filhas de Olfa – Kaouther Ben Hania e Nadim Cheikhrouha
  • To Kill a Tiger – Nisha Pahuja, Cornelia Principe e David Oppenheim
  • 20 Days in Mariupol – Mstyslav Chernov, Michelle Mizner e Raney Aronson-Rath

Melhor Design de Figurino

  • Barbie – Jacqueline Durran
  • Assassinos da Lua das Flores – Jacqueline West
  • Napoleão – Janty Yates e Dave Crossman
  • Oppenheimer – Ellen Mirojnick
  • Pobres Criaturas – Holly Waddington

Melhor Maquiagem e Penteados

  • Golda – A Mulher de Uma Nação – Karen Hartley Thomas, Suzi Battersby e Ashra Kelly-Blue
  • Maestro – Kazu Hiro, Kay Georgiou e Lori McCoy-Bell
  • Oppenheimer – Luisa Abel
  • Pobres Criaturas – Nadia Stacey, Mark Coulier e Josh Weston
  • A Sociedade da Neve – Ana López-Puigcerver, David Martí e Montse Ribé

Melhor Design de Produção

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  • Barbie – Design de Produção: Sarah Greenwood; Decoração de Sets: Katie Spencer
  • Assassinos da Lua das Flores – Design de Produção: Jack Fisk; Decoração de Sets: Adam Willis
  • Napoleão – Design de Produção: Arthur Max; Decoração de Sets: Elli Griff
  • Oppenheimer – Design de Produção: Ruth De Jong; Decoração de Sets: Claire Kaufman
  • Pobres Criaturas – Design de Produção: James Price e Shona Heath; Decoração de Sets: Zsuzsa Mihaleké

Melhor Som

  • Resistência – Ian Voigt, Erik Aadahl, Ethan Van der Ryn, Tom Ozanich e Dean Zupancic
  • Maestro – Steven A. Morrow, Richard King, Jason Ruder, Tom Ozanich e Dean Zupancic
  • Missão: Impossível – Acerto de Contas – Parte Um – Chris Munro, James H. Mather, Chris Burdon e Mark Taylor
  • Oppenheimer – Willie Burton, Richard King, Gary A. Rizzo e Kevin O’Connell
  • Zona de Interesse – Tarn Willers e Johnnie Burn

Melhor Edição

  • Anatomia de Uma Queda – Laurent Sénéchal
  • Os Rejeitados – Kevin Tent
  • Assassinos da Lua das Flores – Thelma Schoonmaker
  • Oppenheimer – Jennifer Lame
  • Pobres Criaturas – Yorgos Mavropsaridis

Melhor Fotografia

  • O Conde – Edward Lachman
  • Assassinos da Lua das Flores – Rodrigo Prieto
  • Maestro – Matthew Libatique
  • Oppenheimer – Hoyte van Hoytema
  • Pobres Criaturas – Robbie Ryan

Melhores Efeitos Visuais

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  • Resistência – Jay Cooper, Ian Comley, Andrew Roberts e Neil Corbould
  • Godzilla Minus One – Takashi Yamazaki, Kiyoko Shibuya, Masaki Takahashi e Tatsuji Nojima
  • Guardiões da Galáxia Vol. 3 – Stephane Ceretti, Alexis Wajsbrot, Guy Williams e Theo Bialek
  • Missão: Impossível – Acerto de Contas – Parte Um – Alex Wuttke, Simone Coco, Jeff Sutherland e Neil Corbould
  • Napoleão – Charley Henley, Luc-Ewen Martin-Fenouillet, Simone Coco e Neil Corbould

Melhor Curta-Metragem

  • The After – Misan Harriman e Nicky Bentham
  • Invincible – Vincent René-Lortie e Samuel Caron
  • Knight of Fortune – Lasse Lyskjær Noer e Christian Norlyk
  • Red, White and Blue – Nazrin Choudhury e Sara McFarlane
  • The Wonderful Story of Henry Sugar – Wes Anderson e Steven Rales

Melhor Curta-Metragem de Animação

  • Letter to a Pig – Tal Kantor e Amit R. Gicelter
  • Ninety-Five Senses – Jared e Jerusha Hess
  • Our Uniform – Yegane Moghaddam
  • Pachyderme – Stéphanie Clément e Marc Rius
  • War Is Over! Inspired by the Music of John & Yoko – Dave Mullins e Brad Booker

Melhor Documentário em Curta-Metragem

  • The ABCs of Book Banning – Sheila Nevins e Trish Adlesic
  • The Barber of Little Rock – John Hoffman e Christine Turner
  • Island In Between – S. Leo Chiang e Jean Tsien
  • The Last Repair Shop – Ben Proudfoot e Kris Bowers
  • Nǎi Nai and Wài Pó – Sean Wang e Sam Davis

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