Cena de Barbie (2023). Imagem Warner Bros. Pictures.
Cena de Barbie (2023). Imagem Warner Bros. Pictures.

Divulgados os resultados das bilheterias desse último final de semana, é possível agora afirmar com todas as letras que Barbie se tornou o filme mais assistido do ano. Com a arrecadação desse final de semana, a produção chegou a uma bilheteria mundial de 1.383 bilhão de dólares, superando o 1.359 bilhão arrecadado por Super Mario Bros. em sua passagem pelos cinemas mundiais.

Cena de Barbie (2023). Imagem Warner Bros. Pictures.
Cena de Barbie (2023). Imagem Warner Bros. Pictures.

Assim, Barbie se torna também o segundo filme de 2023 a passar do 1 bilhão em bilheteria e, igualmente, o 53º a atingir essa marca simbólica. A produção destrona Super Mario Bros., que desde abril desse ano, ocupava o posto de filme mais visto do ano. Com 2023 já caminhando para o seu final, fica cada vez mais difícil para que outra produção supere a bilheteria de Barbie que pode ainda, realisticamente, atingir a marca de 1,5 bilhão em arrecadação.

A produção, que tem sido um enorme sucesso de público e crítica, já havia se tornado o filme mais visto do ano nos Estados Unidos na semana passada e agora se torna também o mais visto do ano no mundo todo. O mais incrível, é que apesar de já estar há cerca de um mês e meio em cartaz, a produção vem “se segurando” nas bilheterias e continua a atrair público pagante, mesmo enfrentando a concorrência feroz de outras superproduções recém-lançadas.

Motivos do sucesso de Barbie

O sucesso de Barbie possui vários motivos e procuraremos apontar os principais deles nos próximos parágrafos. É importante salientar, no entanto, que nem sempre é fácil explicar de forma totalmente objetiva os motivos que levam ao sucesso ou ao fracasso de um filme. Isso porque, existem diversos fatores que podem influenciar o destino comercial de uma produção. Alguns deles, inclusive, podem ser até mesmo casuais e circunstanciais. Contudo, é possível apontar os caminhos para entender o fracasso ou o sucesso de uma obra e é isso que faremos nos próximos parágrafos.

Qualidade do filme

Um dos principais motivos para o sucesso de Barbie, está na qualidade do filme como produção cinematográfica. Não à toa, a obra, atualmente, mantêm uma taxa de aprovação de 88% no Rotten Tomatoes, principal agregador de críticas especializadas da internet. Além disso, a produção é uma das principais favoritas a receber indicações e prêmios na temporada de premiações do ano que vem.

Cena de Barbie (2023). Imagem Warner Bros. Pictures.
Cena de Barbie (2023). Imagem Warner Bros. Pictures.

Complementar a isso, o filme foi dirigido por Greta Gerwig e escrito por ela e seu marido, o também cineasta Noah Baumbach. Ambos são extremamente respeitados no meio cinematográfico e já possuem no currículo diversas indicações e vitórias em premiações importantes, incluindo o Oscar. O elenco de Barbie também não fica atrás.

Estrelado por Margot Robbie (que também é uma das produtoras da obra) e Ryan Gosling e contando com um elenco de apoio estelar, que conta com intérpretes talentosíssimos, como America Ferrera, Rhea Perlman e Will Ferrell, o elenco de Barbie é um de seus principais pontos fortes. Não à toa, muita gente tem certeza que Robbie e Gosling receberão indicações ao Oscar do ano que vem.

Cena de Barbie (2023). Imagem Warner Bros. Pictures.
Cena de Barbie (2023). Imagem Warner Bros. Pictures.

A parte técnico-artística do filme também não deixa a desejar. Em quase todos os aspectos da produção, Barbie conta com profissionais premiados, incluindo fotografia, figurino e design de produção. Por tudo isso, é que é possível afirmar que a qualidade da obra e seus valores de produção são inquestionáveis.

Novidade

Outro aspecto de Barbie que chama a atenção é o fato de que esse é um filme que não é continuação de nenhum outro filme e nem parte de nenhuma franquia. Ou seja, essa é uma obra que traz algo “novo” para o público. Aliás, Barbie também não é um filme sobre super-herói, sub-gênero que tem dominado as bilheterias nos últimos anos.

Cena de Barbie (2023). Imagem Warner Bros. Pictures.
Cena de Barbie (2023). Imagem Warner Bros. Pictures.

O mais curioso, é que essa também é uma característica de Super Mario Bros. que é, além de Barbie, o único outro filme lançado esse ano a ultrapassar a marca de 1 bilhão de dólares em bilheteria. Esse fato, somado a um perceptível desgaste das franquias e filmes de super-herói, mostra que talvez o público queira novidades. Filmes que existam por si só e não sejam parte de nada mais.

Essa percepção se confirma, ainda mais pelo enorme sucesso de Oppenheimer e pelo fracasso comercial de outras superproduções que são parte de grandes franquias, como Indiana Jones e a Relíquia do Destino, The Flash e Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania. O fato de um filme, que não faz parte de nenhuma franquia, ter tido tanto sucesso comercial chamou, inclusive, a atenção de diretores famosos, como Martin Scorsese.

Cena de Barbie (2023). Imagem Warner Bros. Pictures.
Cena de Barbie (2023). Imagem Warner Bros. Pictures.

O sucesso de produções como Barbie, Super Mario Bros. e Oppenheimer e o fracasso de diversas outras obras que são parte de franquias, seguramente, provocará mudanças em Hollywood nos próximos anos, já que estúdios e produtoras já estão bastante atentos a esse movimento do público.

Boa estratégia de lançamento

Se um dos grandes motivos do fracasso comercial estrondoso de Indiana Jones e a Relíquia do Destino foi sua estratégia de lançamento ruim, no caso de Barbie, temos um caso em que uma estratégia de lançamento boa foi fundamental para o sucesso incrível do filme. Desde o início, a Warner Bros. Pictures e os produtores do filme decidiram atrelar Barbie a outras grandes produções de sucesso e também criar um tipo de “movimento” em torno do filme.

Florence Pugh e Cillian Murphy em Oppenheimer
Florence Pugh e Cillian Murphy em Oppenheimer – Imagem: Universal Pictures

O caso mais evidente dessa estratégia, foi o chamado “Barbenheimer”, uma estratégia de marketing lançada em conjunto pela Warner Bros. e pela Universal Pictures, distribuidora de Oppenheimer, que incentivava o público a assistir aos dois filmes que estrearam mundialmente no mesmo dia, em 21 de julho. A estratégia, visava atrair para ambos os filmes, um público que talvez tivesse interesse em assistir a uma das produções, mas não, a outra.

No final, “Barbenheimer” se mostrou um enorme sucesso, se tornando quase uma espécie de fenômeno cultural e ajudando a atrair público para ambas as obras. Não à toa, tanto Barbie quanto Oppenheimer foram extremamente bem-sucedidos nas bilheterias, se tornando, até o momento, o primeiro e o terceiro filmes mais vistos de 2023.

Tom Cruise após assistir filmes da Barbie e Oppenheimer
Tom Cruise recomendando que o público assista a Barbie e Oppenheimer

Se aproveitando desse fenômeno cultural em torno de Barbie, a Warner Bros. incentivou as pessoas a se vestirem a caráter para ver o filme e também a tirar fotos nas salas de cinema. Com isso, se tornou comum que as pessoas se vestissem de rosa para ir ver a produção e postassem as fotos nas redes sociais. Isso também gerou um efeito manada, em que Barbie se tornou um espécie de filme que todo mundo tinha que ver, sob pena de se sentir “excluído” do grupo de amigos ou de não ter assunto nas muitas conversas que giravam em torno da obra. O resultado, é claro, mais dinheiro para a Warner Bros. Pictures, que tem agora em suas mãos, o filme mais visto do ano.

Saudosismo e marca já consolidada

Outro fato que ajudou bastante no sucesso de Barbie quanto no sucesso de Super Mario Bros. foi o fator saudosismo. Em ambos os casos, as pessoas possuem memória afetiva em relação a esses personagens e, por isso também, foram atraídos por um filme sobre eles. Quem nunca viu, pegou ou mesmo brincou com uma boneca Barbie (mesmo que das “falsificadas”, já que as “originais” eram bastante caras) na infância ou então jogou algum dos games estrelados por Mario Bros.?

Cena de Super Mario Bros. - O Filme (2023).
Cena de Super Mario Bros. – O Filme (2023).

Assim, tanto a Warner Bros. Pictures (distribuidora de Barbie) quanto a Universal Pictures (distribuidora de Super Mario Bros.) souberam aproveitar essa memória afetiva já consolidada nas pessoas para “convencê-las” a pagar para assistir seus filmes. Os dois filmes, contudo, têm abordagem diferentes acerca desse saudosismo. Enquanto Super Mario Bros. procura explorá-lo ao máximo com um filme mais “simples” e leve, Barbie, de alguma forma, procura descontruí-lo. Já que questiona a imagem construída pela boneca (considerada como um padrão de beleza feminina) ao longo de seus mais de 60 anos de história. O fato é que ambas as abordagens fizeram sucesso com o público e resultaram em enormes bilheterias para os dois estúdios.

Futuro do filme e de seus responsáveis

É claro que quando um sucesso do tamanho de Barbie acontece, é impossível não falar em futuro tanto para o filme quanto para os envolvidos nele. E é sobre isso que falaremos a seguir. Obviamente, quando um estúdio tem um filme de quase 1,5 bilhão de dólares em suas mãos, ele vai querer explorá-lo. Portanto, apesar de ninguém diretamente envolvido com a produção, ter falado em sequências e outros sub-produtos (spin-offs, séries, etc.) de Barbie, é bem provável que a Warner Bros. Pictures tenha interesse em produzi-los.

Cena de Barbie (2023). Imagem Warner Bros. Pictures.
Cena de Barbie (2023). Imagem Warner Bros. Pictures.

Além disso, a própria Mattel, fabricante da boneca e uma das produtoras do filme, também deve ter interesse em explorar o potencial cinematográfico e televisivo que a marca Barbie demonstrou recentemente. Até porque, o sucesso dessas produções significa aumento de vendas de produtos relacionados a personagem e também aumento de interesse em licenciamento da marca Barbie.

Por tudo isso, é muito provável que nas próximas semanas surjam rumores de possíveis continuações ou spin-offs. Apesar de, talvez, ser ainda cedo para poder se falar em uma franquia baseada nos personagens de Barbie, uma continuação é quase garantida na Hollywood dos dias atuais.

Para Greta Gerwig e Noah Baumbach, as mentes criativas por trás de Barbie, o filme deve representar uma mudança total em suas carreiras. Ambos são conhecidos por seu trabalho no cinema independente, mas já vinham há algum tempo explorando o cinema comercial. Agora, entram de vez no chamado “A List” de Hollywood, ou seja, na lista de nomes muito conhecidos da indústria cinematográfica hollywoodiana.

Ryan Gosling como Ken em Barbie
Ryan Gosling como Ken em Barbie – Imagem: Warner Bros.

Gerwig, pelo que dizem algumas fontes da imprensa norte-americana, já assinou contrato com a Netflix para dirigir os dois primeiros filmes da nova adaptação para o cinema da série de livros de As Crônicas de Nárnia, de C.S. Lewis. Ainda não se sabe quais serão os próximos projetos de Baumbach, mas é possível afirmar que ele conseguirá financiamento para praticamente qualquer filme que ele queira realizar depois de Barbie.

Isso sem falar que ambos podem levar para casa o primeiro Oscar de suas carreiras por seus trabalhos no filme. Algo que também pode acontecer tanto com Margot Robbie e Ryan Gosling, o que também deve mudar a carreira de ambos e levá-los para um novo patamar. Apesar de ambos já serem nomes consolidados em Hollywood.

America Ferrera em cena de Barbie (2023). Imagem: Warner Bros. Pictures.
America Ferrera em cena de Barbie (2023). Imagem: Warner Bros. Pictures.

Também se fala em uma possível indicação ao Oscar para America Ferrera. Atriz, conhecida por protagonizar a série Ugly Betty, estava “meio sumida” nos últimos anos e Barbie já ajudou a trazer seu nome de volta à tona. Uma indicação para Ferrera, seguramente, seria extremamente importante para a atriz, mas só a participação em Barbie já recolocou sua carreira nos trilhos.

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