Nesse domingo, Super Mario Bros. se tornará o primeiro filme do ano a atingir a histórica marca de 1 bilhão de dólares arrecadados em bilheterias no mundo todo. O filme, que vem quebrando diversos recordes de arrecadação, atingirá a marca nesse domingo. Além de se tornar, o primeiro filme de 2023, a conseguir atingir o 1 bilhão de dólares, a obra também se tornará a quinta produção cinematográfica a conseguir esse feito desde o início da pandemia de Covid-19. E o melhor de tudo, é que o filme precisou de apenas 26 dias para atingir essa histórica bilheteria.
Desde que Super Mario Bros. começou sua incrível jornada em 5 de abril desse ano, vínhamos falando sobre os diversos recordes que o filme vinha quebrando. Ao escrevermos sobre a histórica bilheteria da obra no segundo final de semana após sua estreia (o que fez dele o filme mais assistido do ano), já adiantávamos que existia uma enorme possibilidade de que, antes mesmo de completar um mês de exibição nos cinemas mundiais, a produção atingisse o 1 bilhão de dólares em arrecadação. Pois bem, dito e feito.
Recordes e mais recordes
Entre os recordes já quebrados por Super Mario Bros. estão o de filme baseado em um videogame mais bem-sucedido da história do cinema, destroçando a marca que antes era de Warcraft: O Primeiro Encontro de Dois Mundos, que em 2016 arrecadou 439 milhões nas bilheterias mundiais, e o de melhor final de semana de estreia de uma animação em toda história, superando Frozen 2, que em seu final de semana de estreia, em novembro de 2019, havia arrecadado 358,5 milhões de dólares em três dias. Já Super Mario Bros., acabou de arrecadar 375,6 milhões de dólares em seu final de semana de estreia.
Agora, com a arrecadação, até este momento, de 970 milhões de dólares, o filme se tornou também a mais bem-sucedida animação do período pós-pandemia, superando Minions 2: A Origem de Gru, lançado no ano passado, e que arrecadou cerca de 940 milhões de dólares nas bilheterias do mundo todo. E os recordes não param por aí, se produção continuar com seu incrível desempenho é bem possível que ela se torne uma das dez animações mais vistas de toda a história do cinema.
Atualmente, a produção já está muito próxima desse feito (já é a 11ª ou 12ª mais vista, dependendo do ranking). Contudo, com a bilheteria desse final de semana, Super Mario Bros. pode muito bem superar Zootopia (2016), que é a 10ª animação mais vista da história com uma bilheteria de 1,025 milhões de dólares, e já se tornar um dos dez filmes de animação mais vistos da história. O feito, pelo que parece, será alcançado. É apenas questão de tempo.
E mais, não seria nenhuma surpresa se Super Mario Bros. chegasse até mesmo a figurar entre as 5 animações mais vistas da história. Isso porque, o quinto colocado dessa lista é Minions (2015), que arrecadou $1.159 bilhões de dólares em bilheterias. Essa marca não parece nenhum um pouco impossível de ser atingida por Super Mario Bros. Principalmente, se o filme continuar indo tão bem nas bilheterias como ele tem ido até agora.
E o mais incrível é que Super Mario Bros. não dá sinais de que vai parar de quebrar recordes. Nesse final de semana, por exemplo, quebrou outro. O filme teve o melhor quarto final de semana desde a estreia de toda a história, para um filme de animação. Por isso, tudo leva a crer que a produção continuará a quebrar recordes e pode ter, até mesmo, esperanças concretas de se tornar não apenas um das cinco animações mais vistas da história do cinema, mas, inclusive, uma das três mais vistas da história. Isso porque, o público parece não perder o interesse no filme.
Super Mario Bros.: Simplicidade e nostalgia
E esse interesse do público tem um motivo. Como já dissemos antes em alguns de nossos textos anteriores sobre Super Mario Bros, o filme conseguiu unir, de forma perfeita, simplicidade e nostalgia. A animação possui um enredo relativamente simples baseado largamente nos elementos, personagens e histórias dos videogames da franquia Mario Bros. Isso tudo, alinhado a um visual incrível que traz ótimas memórias para os fãs de videogames. Atraindo desde aqueles que jogavam os games da franquia nos anos 80 e 90 até aquelas crianças menores que só querem um “desenho animado colorido” para assistir.
Essa “simplicidade” fez com que a crítica especializada não gostasse tanto assim do filme, o que acabou por gerar uma discrepância enorme entre a avaliação do “público comum” e a da crítica especializada. No entanto, a Universal Pictures, a Illumination e a Nintendo, responsáveis pela produção da obra, não têm nada a ver com isso e apenas “curtem” o sucesso do filme, que deve encher ainda mais os bolsos dessas empresas.
Aliás, Super Mario Bros. deve não apenas fazer com que a Nintendo supere o “trauma” causado pelo enorme fracasso do live-action de 1993 (também chamado de “Super Mario Bros.”), mas também gerar continuações, spin-offs e, até mesmo, “ressuscitar” a quase morte indústria de filmes baseados em videogames. Nem a Universal, nem a Nintendo confirmaram oficialmente ainda, a produção de uma continuação do filme. No entanto, com uma bilheteria superior a 1 bilhão de dólares, é quase certeza que uma será produzida nos próximos anos.
Além disso, o sucesso de Super Mario Bros. combinado ao sucesso da série para televisão The Last of Us (ambos baseados em videogames) farão com que mais empresas detentoras de franquias de games tentem adaptar seus “produtos” para as telonas e telinhas. Dando um novo gás a esse sub-gênero de filmes baseados em videogames que, até agora, com algumas poucas exceções, não tinha sido assim tão lucrativo.