Cena de Super Mario Bros. O Filme (2023).
Cena de Super Mario Bros. O Filme (2023). O filme não é favorito nessa categoria, mas pode surpreender.

Super Mario Bros. O Filme atingiu nessa terça-feira a impressionante marca de 710 milhões de dólares em bilheterias arrecadadas no mundo todo, se tornando assim, o filme mais assistido de 2023. É claro que ainda estamos na primeira metade do ano, o que quer dizer que, muito provavelmente, a produção não conseguirá manter o primeiro lugar até o final do ano, mas mesmo assim, esse é um feito impressionante para uma animação baseada em uma franquia de videogames.

Cena de Super Mario Bros. - O Filme (2023).
Cena de Super Mario Bros. – O Filme (2023).

O fim de semana já tinha sido ótimo para a produção, que pelo segundo fim de semana seguido foi o filme mais assistido nos Estados Unidos e em mais 28 países no mundo. Com uma arrecadação de mais de 92 milhões só nos cinemas norte-americanos e canadenses, Super Mario Bros. teve o melhor segundo fim de semana da história de uma animação e o sétimo melhor fim de semana de toda a história do cinema.

Além disso, excedendo as expectativas, o filme arrecadou mais de 102 milhões de dólares no resto do mundo, com México ($53.5M), Reino Unido ($44.4M), Alemanha ($30M), França ($21.7M) e Austrália ($19.9M), como os cinco países onde o filme foi o mais assistido nesse último final de semana. Com isso, Super Mario Bros. conseguiu ultrapassar a marca de 700 milhões de dólares arrecadados apenas 13 dias após seu lançamento. Lembrando que desde o início da pandemia de Covid-19, em 2020, apenas 12 filmes conseguiram arrecadar mais que 700 milhões de dólares em bilheterias.

Foto do elenco de Super Mario Bros. - O Filme. Foto de Amy Sussman/Getty Images.
Foto do elenco de Super Mario Bros. – O Filme. Foto de Amy Sussman/Getty Images.

Com todo esse sucesso, Super Mario Bros. já é o filme baseado em um videogame mais bem-sucedido da história do cinema, já tendo arrecadado quase o dobro do segundo colocado, Warcraft: O Primeiro Encontro de Dois Mundos, lançado em 2016 e que arrecadou 439 milhões em bilheterias de todo o planeta. Isso sem falar que Super Mario Bros. custou 100 milhões de dólares para ser produzido, enquanto que Warcraft custou cerca de 160 milhões para ser feito. O que quer dizer que tanto a Universal Pictures quanto a Illumination e a Nintendo (produtores e distribuidores do filme), lucraram bastante com a obra.

Aliás, o filme está muito perto de se tornar a animação mais bem-sucedida do período pós-pandemia. Até agora, o recordista é Minions 2: A Origem de Gru, lançado no ano passado, e que arrecadou cerca de 940 milhões de dólares nas bilheterias do mundo todo. Super Mario Bros. está, portanto, há menos de 250 milhões de dólares de quebrar esse recorde.

Cena de Super Mario Bros. - O Filme (2023).
Cena de Super Mario Bros. – O Filme (2023).

Se levarmos em consideração que o filme arrecadou cerca de 377 milhões de dólares em seu final de semana de estreia e mais quase 200 milhões nesse final de semana, é bem possível que Super Mario Bros. ultrapasse Minions 2: A Origem de Gru já no próximo final de semana (o terceiro desde sua estreia). E não apenas isso, é bem provável que Super Mario Bros. se torne o primeiro filme lançado em 2023 a atingir a impressionante marca de 1 bilhão de dólares em bilheteria. E o mais incrível é que talvez o filme atinja essa marca antes mesmo de completar um mês de exibição nos cinemas mundiais.

O segredo do sucesso

Como já dissemos em um de nossos textos anteriores sobre a estreia de Super Mario Bros., o segredo do sucesso do filme parece estar em uma mistura de simplicidade e nostalgia. A obra possui um enredo relativamente simples de entender e se alicerça principalmente nos personagens e na trama primordial dos videogames da franquia Mario Bros., com Mario e Luigi indo parar no Reino Cogumelo e tendo que salvar a Princesa Peach das garras do vilão Bowser, que quer se casar com ela e destruir seu reino.

Captura de tela da avaliação de Super Mario Bros. - O Filme (1993) no Rotten Tomatoes.
Captura de tela da avaliação de Super Mario Bros. – O Filme (1993) no Rotten Tomatoes, mostrando a enorme discrepância entre a avaliação do “público comum” e da crítica especializada.

Todos os principais personagens da franquia são apresentados no filme, incluindo o próprio Mario, Luigi, a Princesa Peach, Toad, o vilão Bowser e até o nostálgico Donkey Kong. Essa simplicidade, fez com que a crítica especializada não gostasse tanto assim do filme, gerando uma enorme discrepância entre a opinião da crítica e do público. Só para ilustrar essa discrepância, podemos citar, por exemplo, o Rotten Tomatoes, principal agregador de críticas da internet, onde Super Mario Bros. possui uma taxa de aprovação da crítica de 58%, enquanto que a taxa de aprovação do público está em 96%.

Outro fator para o sucesso de Super Mario Bros. é a nostalgia em volta da franquia e de seus personagens. É preciso lembrar que, com 826 milhões de cópias vendidas desde seu lançamento em 1981, a franquia Mario Bros. é a mais bem-sucedida da história da indústria do videogame. É bem provável que grande parte das pessoas que cresceram nos anos 1980 e 1990, jogaram, em algum momento de sua vida, um game da franquia.

Imagem do jogo Super Mario Bros.
Imagem do jogo Super Mario Bros, lançado originalmente em 1985.

Com isso, o sucesso de Super Mario Bros. não apenas dá um novo sopro de vida na franquia de videogames, mas também apresenta esses personagens para um novo público de jovens que talvez não os conheciam. Da mesma forma, a enorme arrecadação que o filme vem tendo não apenas abre as portas para a criação de uma franquia cinematográfica com os personagens de Mario Bros., mas também representará, certamente, uma nova oportunidade para que outros videogames de sucesso sejam adaptadas para as telonas. Até porque, o sucesso do filme vem em um momento em que outra adaptação dos videogames, The Last of Us, vem fazendo enorme sucesso nas telinhas, se tornando uma das séries de televisão mais bem-sucedidas do ano no mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui