Imagem de Super Mario Bros. - O Filme

Super Mario Bros. – O Filme estreou, quarta-feira, 5 de abril, surpreendendo o mercado e batendo diversos recordes de bilheteria. Somados, tanto sua bilheteria “doméstica”, ou seja, nos Estados Unidos e Canadá quanto sua bilheteria “internacional”, ou seja, no resto do mundo, o filme teve a melhor estreia para uma animação em toda a história do cinema mundial. A obra também superou Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania registrando a melhor arrecadação em uma estreia nesse ano.

Cena de Super Mario Bros. - O Filme (2023).
Cena de Super Mario Bros. – O Filme (2023).

Super Mario Bros. – O Filme arrecadou até agora 204,6 milhões de dólares nos cinemas norte-americanos e 173 milhões de dólares nos cinemas do resto do mundo, totalizando $377.6 milhões de dólares arrecadados no mundo todo. Com isso, o filme superou os 358 milhões arrecadados por Frozen 2 em seu final de semana de estreia em novembro de 2019. Já se levarmos em consideração apenas o mercado norte-americano, essa foi a segunda melhor estreia de uma animação em toda a história, atrás apenas do que foi arrecadado por Os Incríveis 2, quando o filme estreou nos Estados Unidos em junho de 2018.

Ainda domesticamente, ou seja, levando em consideração apenas o que foi arrecadado nos Estados Unidos e Canadá, e considerando também apenas os três dias do final de semana (sexta-feira, sábado e domingo), essa é a melhor estreia da história de um filme baseado em um videogame. Os 146.4 milhões de dólares arrecadados por Super Mario Bros. – O Filme nesses três dias superam de longe os 72 milhões de dólares arrecadados por Sonic 2 – O Filme em seu final de semana de estreia em abril de 2022.

Além disso, os 204,6 milhões arrecadados até aqui pela obra em solo norte-americano, já o tornam o filme adaptado de um videogame, mais bem-sucedido de toda a história da indústria cinematográfica norte-americana. Isso porque Sonic 2, que também era o detentor desse recorde até aqui, arrecadou 190,9 milhões de dólares nos cinemas dos Estados Unidos e do Canadá durante todo o período em que esteve em cartaz por lá.

Continue depois da publicidade
Foto do elenco de Super Mario Bros. - O Filme. Foto de Amy Sussman/Getty Images.
Foto do elenco de Super Mario Bros. – O Filme. Foto de Amy Sussman/Getty Images.

“Esta é uma das melhores performances de bilheteria em tempos recentes e [Super Mario Bros. – O Filme] está superando absolutamente todas as projeções de pré-lançamento”, disse o analista de mercado, Paul Dergarabedian, que ainda completou: “Mario diz oficialmente ‘adeus’ para a maldição sofrida por adaptações de videogames para filme”.

Super Mario Bros.: Um filme simples, mas suficiente para agradar aos fãs

Super Mario Bros. é um filme “simples”, ou seja, possui uma história fácil de acompanhar e traz como principal atrativo a presença dos tão amados personagens da franquia Mario Bros, como o próprio titular da franquia, seu irmão mais novo, Luigi, a Princesa Peach e o vilão Bowser. Todo o enredo da obra é baseada nos enredos dos videogames da série. Com Mario e Luigi indo parar no Reino Cogumelo e tendo que salvar a Princesa Peach das garras do vilão Bowser, que quer, ele próprio, governar o Reino.

Imagem do jogo Super Mario Bros.
Imagem do jogo Super Mario Bros, lançado originalmente em 1985.

Por isso, o filme recebeu uma recepção morna por parte da crítica especializada, que apesar de admitir que a produção é “colorida” e atraente para o “público comum”, a considerou “superficial”. No Rotten Tomatoes, o filme possui atualmente uma taxa de aprovação de 56%. Já o público realmente parece ter gostado do filme. Além da enorme bilheteria arrecadada pela produção até aqui, o “Audience Score” de Super Mario Bros. – O Filme, ou seja, a aprovação dada ao filme pelo público no próprio Rotten Tomatoes, é de 96%. No CinemaScore, site que registra apenas a opinião do público, a obra mantém uma nota “A”, em uma escala que vai de A+ a F.

Um dos destaques do filme é seu elenco, que inclui as vozes de atores consagrados, como Chris Pratt (como Mario), Anya Taylor-Joy (como Princesa Peach) e Jack Black (como Bowser). Se o sucesso de Super Mario Bros. – O Filme continuar além desse final de semana de estreia, é bem possível que a Universal Pictures (que distribui o filme) e a Nintendo (dona dos direitos do videogame) queiram lançar não apenas uma continuação, mas também uma franquia cinematográfica baseada nos personagens do videogame.

Continue depois da publicidade
Captura de tela da avaliação de Super Mario Bros. - O Filme (1993) no Rotten Tomatoes.
Captura de tela da avaliação de Super Mario Bros. – O Filme (1993) no Rotten Tomatoes, mostrando a enorme discrepância entre a avaliação do “público comum” e da crítica especializada.

A Nintendo, inclusive, estava extremamente receosa em vender os direitos cinematográficos de Mario Bros, devido à experiência traumatizante que a empresa teve depois do lançamento de Super Mario Bros., em 1993. O longa-metragem não apenas se tornou um enorme fracasso de bilheteria, mas também é considerado um dos piores filmes de toda a história do cinema (apesar de hoje ser também considerado um “clássico cult”).

Aliás, por esse motivo também, a empresa preferiu adaptar o game para uma animação e não para um live-action, como era o filme de 1993. Inclusive, depois do “trauma” de 1993, a Nintendo só foi permitir a produção de um live-action com personagens de seus videogames em 2019, com o lançamento de Pokémon: Detetive Pikachu, que, inclusive, foi um sucesso de público e crítica.

Cena do filme Super Mario Bros. (1993).
Cena do filme Super Mario Bros. (1993), cujo desempenho desastroso fez com que a Nintendo ficasse receosa em fazer outra adaptação da franquia Mario Bros.

Agora com o sucesso de Super Mario Bros. – O Filme, a Nintendo pode até pensar, porque não, em produzir um longa-metragem em live-action baseado nos personagens e enredos da franquia de mesmo nome. Franquia que, não podemos esquecer, é a mais bem sucedida da história da indústria de games, com 826 milhões de cópias vendidas desde seu lançamento em 1981.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui