Imagem de Cena de As Crônicas de Nárnia: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa (2005).
Imagem de Cena de As Crônicas de Nárnia: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa (2005). Greta Gerwig deve comandar o reboot da série.

Segundo reportagem da famosa revista norte-americana The New Yorker, a diretora Greta Gerwig teria um acordo com a Netflix para escrever e dirigir os dois primeiros filmes do reboot da franquia As Crônicas de Nárnia. A plataforma de streaming possui os direitos sobre a série de livros desde 2018, quando fez um acordo com o espólio do autor das obras para adaptá-las para o cinema.

Greta Gerwig no Festival de Berlim de 2018. Foto de Martin Kraft.
Greta Gerwig no Festival de Berlim de 2018. Foto de Martin Kraft.

As Crônicas de Nárnia são uma série de sete livros escritos pelo autor britânico C. S. Lewis e lançados entre 1950 e 1956. Os livros são considerados um dos maiores clássicos da história da literatura infantil e de fantasia e já venderam mais 120 milhões de cópias no mundo todo, tendo sido traduzidos para 47 idiomas diferentes.

As Crônicas de Nárnia: adaptações para o cinema

O enorme sucesso da série fez com que, desde praticamente seu lançamento, surgissem interessados em adaptar As Crônicas de Nárnia para cinema, televisão e teatro. Contudo, desde sempre Lewis sempre foi cético em relação à capacidade tanto do cinema quanto da televisão, de fazer uma adaptação digna de seu trabalho para esses meios. Por isso, ele nunca vendeu o direito de adaptação de suas obras para cinema ou televisão.

Cena de As Crônicas de Nárnia: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa (2005).
Cena de As Crônicas de Nárnia: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa (2005).

Após sua morte, em 1963, no entanto, seus herdeiros começaram a fazer acordos com emissoras de televisão e estúdios de cinema para a adaptação da obra. Na televisão ocorreram diversas adaptações, mas no cinema a primeira veio apenas em 2005, com As Crônicas de Nárnia: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa. O filme, foi um enorme sucesso de crítica e público. Contudo, sua sequência, As Crônicas de Nárnia: Príncipe Caspian, lançado em 2008, não foi tão bem assim nas bilheterias, o que fez com o terceiro filme da série, As Crônicas de Nárnia: A Viagem do Peregrino da Alvorada, lançado em 2010, fosse produzido com um orçamento muito menor que o de seus predecessores e fosse também o primeiro filme da série a não ser distribuído pela Walt Disney Pictures.

Fotografia de C.S. Lewis. Fonte: Encyclopaedia Britannica.
Fotografia de C.S. Lewis. Fonte: Encyclopaedia Britannica.

A Viagem do Peregrino da Alvorada foi, igualmente, o último livro a ter sido adaptado para as telonas, sendo que os outros quatro da série foram deixados de lado. Agora, a Netflix deseja adaptar todos os sete livros da série para o cinema e teria assinado com Greta Gerwig para que ela esteja a frente de pelo menos dois desses filmes. A diretora cujo último filme, Barbie, deve estrear mundialmente em 21 de julho desse ano, já disse recentemente que deseja trabalhar em “filmes maiores” e “de estúdio”. Assim, a oportunidade de trabalhar com a Netflix em duas superproduções deve ser exatamente o que Gerwig procura.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui