Após três semanas da estreia de Barbie nos cinemas, a produção conseguiu atingir, nesse final de semana, a incrível marca de 1 bilhão de dólares arrecadados em bilheterias. Dessa forma, o filme se tornou o segundo esse ano a alcançar essa marca. E não apenas isso, a obra está há pouco mais de 300 milhões de dólares de ultrapassar Super Mario Bros., que até então, é o filme mais assistido de 2023.

Barbie – Reprodução Warner

Portanto, não seria nenhuma surpresa se já no próximo final de semana, Barbie chegasse perto de se tornar o filme mais assistido do ano. Aliás, há pouca dúvida entre jornalistas e especialistas da indústria, de que a produção se tornará a mais assistida de 2023. A única dúvida é quando isso ocorrerá. O mais provável é que se isso não ocorrer no próximo final de semana, ocorrerá no seguinte.

Barbie: Sucesso desde a estreia

Desde a sua estreia, Barbie já mostrou que não estava para brincadeira. Em uma ação em conjunto com o filme Oppenheimer, chamada de “Barbenheimer”, outro esperado filme que também estreou em 21 de junho, os atores e diretores de ambas as produções recomendaram que o público assistisse aos dois filmes juntos. Isso resultou em uma boa arrecadação para ambas as obras. Contudo, para Barbie o resultado foi ainda melhor.

Pôsters dos filmes Barbie e Oppenheimer
Barbie e Oppenheimer – Divulgação

Nos Estados Unidos e Canadá, a obra arrecadou mais de 162 milhões de dólares em seu final de semana de estreia, batendo todas as previsões dos especialistas e quebrando diversos recordes. Isso porque, mesmo as previsões mais otimistas do mercado davam conta de que o filme arrecadaria no máximo 125 milhões de dólares em seu final de semana de estreia, com a Warner Bros., distribuidora do filme, esperando uma arrecadação na casa dos 75 milhões de dólares.

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Ou seja, a arrecadação real da obra foi quase 50 milhões de dólares acima das projeções mais otimistas e mais que o dobro do esperado pela Warner Bros. O sucesso fez com que Barbie quebrasse diversos recordes de bilheteria. Essa arrecadação de 162 milhões de dólares em um final de semana de estreia, foi a maior desde Pantera Negra: Wakanda Para Sempre, lançado em novembro de 2022, e foi também a maior da história para um filme dirigido por uma mulher. Foi, da mesma forma, a terceira melhor estreia da história em um mês de julho e a terceira maior estreia de toda a história da Warner Bros.

Cena oficial do filme da Barbie
Barbie – Divulgação

A maioria dos especialistas da indústria creditou a incrível estreia de Barbie ao sucesso da campanha “Barbenheimer”. Só para se ter uma ideia, no final de semana de estreia de Barbie e Oppenheimer, 79% dos ingressos vendidos em cinemas dos Estados Unidos e do Canadá foram para assistir a um dos dois filmes. Sendo que 52% desses ingressos foram para assistir a Barbie e 48% para assistir a Oppenheimer.

Fora da América do Norte, o fenômeno “Barbenheimer” também deu o que falar. Em seu final de semana de estreia, Barbie arrecadou quase 200 milhões de dólares em bilheteria em 69 mercados mundo à fora. Em 58 desses mercados, o filme estreou no topo do ranking de filmes mais assistidos daquele final de semana.

Ryan Gosling como Ken em Barbie
Ryan Gosling como Ken em Barbie – Imagem: Warner Bros.

Em diversos mercados importantes, inclusive, a estreia do filme bateu diversos recordes. No Reino Unido, por exemplo, Barbie teve a maior estreia do ano. Na França, a maior estreia de um filme desde 2019. No Brasil, já em sua segunda semana de exibição, a produção se tornou, não apenas o filme mais visto de 2023, mas também o filme distribuído pela Warner Bros. mais visto da história do país.

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Bárbie: Fenômeno cultural

O sucesso estrondoso de Barbie, acabou criando uma espécie de fenômeno cultural. Com muitas pessoas se interessando não apenas pela boneca, mas também por produtos relacionados a ela. Se tornou comum, se vestir e se maquiar de rosa para ir aos cinemas assistir ao filme. Além disso, o sucesso da produção reviveu o interesse pela canção “Barbie Girl”, do grupo norueguês Aqua. Lançada originalmente em 1997, a canção tinha sido um enorme sucesso de vendas na época de seu lançamento.

Clipe oficial de “Barbie Girl”, de 1997.

Agora, com o lançamento de Barbie, a canção chegou a ser a sétima canção mais tocada dos Estados Unidos e uma das 200 mais tocadas no mundo. Isso tudo, apesar de nem sequer aparecer na trilha sonora oficial do filme. Além disso, diversas outras canções que fazem parte da trilha sonora da obra, tem feito enorme sucesso entre o público.

Incluindo, “Barbie World”, de Nicki Minaj e Ice Spice, que foi construída, em grande parte, a partir da remixagem de “Barbie Girl. A canção chegou ao Top 10 em diversos países do mundo, incluindo os Estados Unidos. Já “I’m Just Ken”, interpretada por Ryan Gosling (protagonista do filme) também tem feito muito sucesso, sendo uma das 100 canções mais tocadas em vários países.

Um novo patamar na carreira

Barbie fez com que o casal Greta Gerwig e Noah Baumbach atingisse um novo patamar em suas carreiras. Os dois escreveram o roteiro e Gerwig dirigiu o filme. A produção é, de longe, o maior sucesso comercial da carreira de ambos. Baumbach já é um nome bastante conhecido no cinema independente norte-americano, tendo uma carreira que já dura quase 30 anos. O cineasta era conhecido, justamente, por dirigir filmes de baixo orçamento.

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Greta Gerwig no Festival de Berlim de 2018. Foto de Martin Kraft.
Greta Gerwig no Festival de Berlim de 2018. Foto de Martin Kraft.

Nos últimos anos, no entanto, ele vinha se dedicando a escrever e a dirigir produções mais caras. Contudo, nada se compara a Barbie. Um filme que custou quase 150 milhões para ser produzido e que já arrecadou mais de 1 bilhão de dólares em bilheterias. Com toda certeza, se há 20 anos atrás alguém dissesse que um projeto pessoal de Baumbach arrecadaria mais de 1 bilhão em bilheterias, a maioria dos críticos e especialistas da indústria cinematográfica duvidaria.

Para Greta Gerwig o salto na carreira foi ainda maior. Ela se tornou, com Barbie, a primeira diretora da história a dirigir sozinha um filme que arrecadou mais de 1 bilhão de dólares em bilheterias. Ou seja, um marco único na história do cinema. Gerwig começou sua carreira escrevendo, atuando e dirigindo projetos ao lado de Joe Swanberg, considerado um dos ícones do cinema de baixíssimo orçamento (ou micro-orçamento, como é conhecido) norte-americano.

Além disso, Gerwig trabalhou em diversos filmes como atriz que, aliás, era sua principal carreira. No final dos anos 2000, ela conheceu Baumbach durante as filmagens de O Solteirão (2010) e eles passarão, não apenas a colaborar em diversos projetos audiovisuais, mas se tornaram também um casal. O par co-escreveram Frances Ha (2012) e Mistress America (2015), ambos dirigidos por Baumbach.

Noah Baumbach e Greta Gerwig. Foto de Dimitrios Kambouris / Getty Images for FLC.
Noah Baumbach e Greta Gerwig. Foto de Dimitrios Kambouris / Getty Images for FLC.

O primeiro grande sucesso de Gerwig, no entanto, veio em um filme em que ela escreveu o roteiro sozinha, Lady Bird: A Hora de Voar (2017). A produção deu a ela suas primeiras indicações ao Oscar. Aliás, duas de uma vez só, nas categorias de Melhor Diretor e Melhor Roteiro Original. Dois anos depois, com Adoráveis Mulheres (2019), filme que ela também escreveu sozinha, veio mais uma indicação ao Oscar. Dessa vez, na categoria de Melhor Roteiro Adaptado. Agora, com Barbie as expectativas são ainda maiores.

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Expectativas de Bárbie para o Oscar 2024

Com Barbie, existe uma enorme chance de que Greta Gerwig leve, finalmente, seu primeiro Oscar para casa. Antes mesmo da estreia do filme, ele já era uma das principais apostas para a temporada de premiações do ano que vem. Muita gente estava ansiosa para ver a obra e confiava que com Greta Gerwig e Noah Baumbach, por trás das câmeras, só podia vir coisa boa. Além disso, o elenco encabeçado por Margot Robbie e Ryan Gosling, só aumentava ainda mais a expectativa.

Prêmio oscar de ouro
As cobiças estatuetas do Oscar – IMAGEM: MidoSemsem-Depositphotos

Agora, com o estrondoso sucesso de bilheteria do filme, é quase certo que a produção será uma das mais premiadas da temporada. Muita gente, inclusive, aposta que o filme tem tudo para ser um dos favoritos a ganhar nas principais categorias do Oscar, do Globo de Ouro, do BAFTA e de outros prêmios importantes. É importante ter em mente, que a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood (AMPAS), instituição que organiza e entrega o Oscar, está ansiosa (para não dizer, desesperada) para ter filmes de grande bilheteria concorrendo ao Oscar.

Isso porque, a instituição vem há anos lutando para melhorar a audiência do Oscar que vem caindo ano a ano e desde a pandemia de COVID-19, tem sido desastrosa. Por isso, é muito interessante para Academia ter entre seus indicados produções que atraiam o interesse do grande público. Para que assim, as pessoas tenham interesse em assistir a premiação e torcer por seus filmes favoritos.

Por esse motivo, desde 2009, o número de indicados ao Oscar de Melhor Filme (a principal categoria da premiação) passou de cinco para dez. Assim, a Academia abre espaço para incluir na lista, filmes altamente populares, mas que não têm “chances reais” de ganhar o principal Oscar da noite. Isso, inclusive, ocorreu nesse ano, quando a Academia colocou os dois filmes mais vistos de 2022, Avatar: O Caminho da Água e Top Gun: Maverick, na lista de dez indicados ao Oscar de Melhor Filme, mesmo que as produções não tivessem chance alguma de levar a estatueta para casa nessa categoria.

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Robert Downey Jr. em Oppenheimer
Robert Downey Jr. em Oppenheimer. Filme pode ser um grande rival de Barbie na disputa pelo Oscar do ano que vem – Imagem: Universal Pictures

Em 2024, no entanto, as coisas podem ser diferentes (e melhores para a Academia). Isso porque, como dissemos, Barbie deve chegar ao Oscar com chances reais de vencer o prêmio de Melhor Filme. Além disso, outro favorito nessa categoria, Oppenheimer, tem sido um campeão de bilheteria e já arrecadou mais de 550 milhões de dólares. Temos ainda, pelo menos mais uma produção com enorme potencial de arrecadação nas bilheterias e também potencial real para ser um dos favoritos ao Oscar do ano que vem, Duna: Parte 2.

Se o filme realmente estrear esse ano, já que a greve dos atores pode fazer com que sua estreia seja adiada para o ano que vem, a obra pode realmente ir bem nas bilheterias. Contando com o “star power” de Timothée Chalamet e Zendaya e também com o fato de ser a continuação de uma obra que fez muito sucesso com o público há dois anos atrás, Duna: Parte 2 pode realmente se tornar um dos filmes mais vistos de 2023.

Além disso, a produção tem um enorme potencial para ir bem com a crítica e também com os eleitores da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood (AMPAS). Isso porque, Denis Villeneuve, diretor da obra, é extremamente respeitado em Hollywood e seu talento é inquestionável. Além disso, o primeiro Duna (2021) já foi muito bem recebido pela crítica e foi indicado a 10 Oscars, incluindo o de Melhor Filme.

Timothée Chalamet e Zendaya em Duna: Parte 2 
Timothée Chalamet e Zendaya em Duna: Parte 2. Se o filme estrear esse ano, o Oscar 2024 pode ter três campeões de bilheteria concorrendo nas principais categorias – Imagem: Vanity Fair

Por tudo isso, podemos ter esperanças reais de que no ano que vem três dos filmes favoritos a levar o Oscar nas principais categorias da premiação sejam campeões de bilheteria. Se isso realmente ocorrer, existe uma boa chance de que o Oscar de 2024 tenha uma audiência bem superior a de seus antecessores.

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Projeções de bilheterias

Já na questão de arrecadação, podemos prever, com alguma confiança, que Barbie se tornará o filme mais assistido de 2023. A produção tem mantido sua força nas bilheterias semana após semana, mesmo enfrentando a competição de outras obras recém-lançadas. O filme, está há pouco mais de 300 milhões de dólares de alcançar Super Mario Bros, que é a produção mais vista de 2023, e é bem possível que a obra consiga arrecadar esse valor no próximo final de semana ou, quando muito, nas duas próximas semanas.

É possível dizer que só uma “tragédia”, ou seja, uma queda incrivelmente vertiginosa do interesse pelo filme poderia fazer com que ele deixasse de atingir os 1.356 bilhões de dólares em bilheterias que são necessários para que ele chegue ao primeiro lugar. E, isso não parece estar ocorrendo. Na verdade, o filme parece já estar cada vez mais atraindo o interesse das pessoas e se tornando, apesar de seu lançamento recente, uma peça da cultura popular ocidental.

Capa do Filme de Super Mario Bros
Super Mario Bros – Divulgação

Se Barbie conseguirá ou não, manter o primeiro lugar até o final do ano, aí já é outra história. Mas já estamos em agosto e, até agora, nenhum filme mostrou a força que a produção tem demonstrado nas últimas três semanas. Alguns dos principais candidatos a campeões de bilheterias em 2023 já estrearam e “fracassaram”. Entre os principais exemplos estão The Flash e Indiana Jones e a Relíquia do Destino, que se tornaram fracassos de bilheteria. E até mesmo A Pequena Sereia que, apesar de não poder ser considerado um fracasso, está longe de ser o sucesso que o mercado esperava.

O que o futuro reserva para Greta Gerwig

Greta Gerwig, já dizia antes mesmo da estreia de Barbie, que queria dirigir “produções maiores” e a atriz e diretora seguramente terá essa chance depois do sucesso do filme. Não que Barbie seja um “filme pequeno”, já que custou quase 150 milhões de dólares, mas Gerwig quer dirigir essas superproduções enormes e pelo que indicam as reportagens da imprensa americana, ela fará isso nos próximos anos.

Imagem de Cena de As Crônicas de Nárnia: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa (2005).
Imagem de Cena de As Crônicas de Nárnia: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa (2005). Greta Gerwig deve comandar o reboot da série.

Como, aliás, já publicamos aqui, Gerwig deve estar à frente do reboot de As Crônicas de Nárnia. Um projeto ambiciosa da Netflix, que pretende transformar em filmes todos os sete livros da série escrita pelo autor inglês C. S. Lewis. A cineasta deve dirigir pelo menos os dois primeiros filmes da série. Além disso, Gerwig co-escreveu o roteiro da versão live-action de Branca de Neve e os Sete Anões.

Um projeto ousado da Walt Disney Pictures e que deve estrear em março do ano que vem. Aliás, dependendo dos resultados do Oscar de 2024, o nome de Gerwig pode até mesmo ajudar a atrair público para o filme que foi dirigido por Marc Webb e é estrelado por Rachel Zegler, Gal Gadot e Ansu Kabia. Pelo que se pode ver, o futuro reserva muito trabalho (e sucesso) para Greta Gerwig.

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