Nesse domingo, dia 12 de março, acontece no Dolby Theatre, em Los Angeles, a 95ª edição do Prêmio da Academia, mais popularmente conhecido como Oscar. A cerimônia, que é a mais tradicional do cinema mundial, será apresentada pela terceira vez por Jimmy Kimmel. A premiação que é promovida pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood (AMPAS) reconhece anualmente, desde 1927, os melhores trabalhos produzidos pela indústria cinematográfica norte-americana e, porque não dizer, mundial.

Todos os dez indicados na categoria de Melhor Filme.

Nos Estados Unidos, a cerimônia será transmitida ao vivo para todo o país pela tradicional emissora de televisão ABC. No Brasil, a cerimônia não deve ser transmitida ao vivo pela TV aberta, já que a Rede Globo, que nos últimos anos vinha transmitindo a cerimônia, esse ano decidiu não comprar os direitos de transmissão. Dessa forma, a cerimônia só poderá ser vista na TV fechada no canal TNT, que há muitos anos transmite a cerimônia, e no streaming através da HBO Max.

Durante esses últimos dias, que precederam a entrega do Oscar, temos analisado cada uma das categorias da premiação e com base nessa análise, temos tentado prever quem irá vencer cada uma delas. Portanto, para não perder nenhuma das previsões, basta ler os textos que publicamos nos últimos dias e também os textos que publicaremos nas próximas horas em nosso site e em nossas redes sociais.

Melhor Filme

O prêmio de Melhor Filme é o principal prêmio entregue na cerimônia do Oscar e reconhece a produção que, segundo os membros da Academia, foi a melhor no ano em que passou. Esse prêmio é basicamente o maior sonho de todos os produtores hollywoodianos e vencê-lo é, certamente, colocar seu nome para sempre na história do cinema. Antes de começarmos nossa análise, é importante dizer que o Oscar é uma eleição. E no caso da categoria de Melhor Filme todos os membros da Academia votam. E como toda eleição, sempre existe polêmica. Não importa quem vença, sempre existiram aqueles que concordam e aqueles que discordam com a decisão da Academia.

Cena de Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo.

Dito isso, vamos começar a analisar o atual cenário, para dizer quem tem mais chances de levar o prêmio para casa. De cara, podemos dizer que Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo, é o grande favorito a vencer o prêmio de Melhor Filme. Apesar de não ter vencido nem o BAFTA e nem o Globo de Ouro, o filme venceu literalmente todos os principais prêmios entregues por associações profissionais nos Estados Unidos, incluindo, o Producers Guild of America Awards, o Directors Guild of America Awards, o Writers Guild of America Awards e o Screen Actors Guild Awards.

Cena de Os Banshees de Inisherin.

Isso significa que entre os profissionais de cinema atuando nos Estados Unidos, o filme é quase uma unanimidade. E como temos dito em todos os nossos textos sobre quem vai ganhar o Oscar desse ano, essas associações têm muito peso, já que muitos dos membros dessas associações também são membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood. Portanto, quem vota nesses prêmios também vota no Oscar.

Cena de Os Fabelmans.

De todos esses prêmios entregues por associações profissionais, o mais importante aqui é o Producers Guild of America Awards (ou PGA Awards), que é entregue pelo Producers Guild of America (ou Sindicato dos Produtores da América, em tradução livre para o português), a associação profissional que representa todos os produtores de cinema e de televisão dos Estados Unidos. E como o prêmio de Melhor Filme é um prêmio para reconhecer o trabalho dos produtores, levar o PGA Awards para casa é um grande indício de que a indústria te reconhece como melhor produção do ano.

Cena de Nada de Novo no Front.

Além disso, comparando o histórico de vencedores do Oscar com o de vencedores do PGA Awards percebe-se que na maioria das vezes quando um filme ganha o PGA Awards de Melhor Filme, ele também leva para casa o Oscar de Melhor Filme. São raras as exceções em que isso não ocorre. Por isso, a aposta mais segura para hoje a noite, nessa categoria, é Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo.

É claro que um dos charmes do Oscar é justamente que ele é cheio de surpresas e nada mais surpreende que uma zebra no principal prêmio da noite. E existem alguns outros filmes que podem tirar o Oscar das mãos de Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo. O primeiro deles é Os Banshees de Inisherin, o filme venceu o Globo de Ouro de Melhor Filme Musical ou Comédia e no início da temporada era um dos grandes favoritos a levar o Oscar de Melhor Filme para casa. Contudo, a produção perdeu espaço nas últimas semanas.

Cena de Elvis.

Além disso, o filme, que é uma produção anglo-americana, perdeu o BAFTA para Nada de Novo no Front. O BAFTA que é entregue pela Academia Britânica de Artes do Cinema e Televisão e normalmente tende a premiar produções britânicas. Por isso, foi uma surpresa a derrota de Banshees de Inisherin para um filme alemão. Falando de outra obra que também venceu o Globo de Ouro, só que na categoria de Melhor Filme de Drama, e que no início da temporada de premiações era favorito e que perdeu espaço com o passar do tempo, temos Os Fabelmans.

top-gun-maverick-lidera-bilheteria-nacional
Cena de Top Gun: Maverick.

A obra semi-biográfica dirigida por Steven Spielberg, apesar de não ser favorito, pode surpreender e acabar levando o prêmio para casa. Nunca se pode subestimar um dos diretores mais bem-sucedidos da história do cinema contemporâneo. Além desses dois candidatos a zebra, temos também o épico anti-guerra alemão, Nada de Novo no Front. O filme é um dos favoritos a vencer na categoria de Melhor Filme Internacional e pode surpreender e, seguindo os passos de Parasita, vencer também a categoria de Melhor Filme.

Neytri em Avatar: O Caminho da Água
Cena de Avatar: O Caminho da Água.

Como dito antes, Nada de Novo no Front venceu surpreendentemente o BAFTA de Melhor Filme desse ano e concorre a nove estatuetas no Oscar desse ano. Portanto, não é um filme que pode ser totalmente descartado da briga pela estatueta de Melhor Filme. Temos ainda Elvis, uma co-produção entre Estados Unidos e Austrália, o filme é favorito em diversas categorias técnicas e tem boas chances também de vencer na categoria de Melhor Ator. Apesar disso, nem foi indicado na categoria de Melhor Diretor e, por isso, têm poucas chances de ganhar o Oscar de Melhor Filme.

Cena de Tár.

Isso porque, desde que o Oscar de Melhor Filme passou a ter 10 indicados, somente os cinco filmes que também tem seus diretores indicados ao Oscar de Melhor Diretor costumam ter chances reais de levar o prêmio de Melhor Filme para casa. Contudo, exceções podem acontecer, como ocorreu em 2012 com o filme Argo. Além dos filmes citados até agora, temos ainda dois blockbuster e três filmes mais alternativos.

Os dois blockbusters são Avatar: O Caminho da Água e Top Gun: Maverick. Os dois filmes que mais arrecadaram bilheterias em 2022. Apesar de serem filmes de inegável qualidade artística (ambos estão, inclusive, indicados em diversas categorias técnicas), suas indicações nessa categoria, provavelmente, são uma estratégia para atrair audiência para a cerimônia do Oscar, já que há anos ela vem tendo problemas com a baixa audiência. Apesar disso, algumas pessoas apostam em Top Gun: Maverick como um possível azarão da noite.

Cena de Triângulo da Tristeza.

Os três filmes mais alternativos são Tár, Triângulo da Tristeza e Entre Mulheres. Os diretores de Tár e Triângulo da Tristeza, respectivamente Todd Field e Ruben Östlund, estão indicados na categoria de Melhor Diretor. Contudo, pouca gente aposta que algum deles pode vencer o Oscar de Melhor Filme. Se algum dos três tem alguma chance, parece ser Tár que, apesar de ser um filme super hermético, acabou fazendo bastante sucesso entre o público mais alternativo que segue o Oscar.

Cena de Entre Mulheres.

Feitas todas essas observações, acreditamos que Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo, vai levar o Oscar de Melhor Filme para casa. Correndo por fora estão Os Banshees de Inisherin, Os Fabelmans e Nada de Novo no Front. Os outros filmes indicados nessa categoria, parecem não ter chances reais de vencer o Oscar. Confira abaixo, todos os indicados ao Oscar de Melhor Filme:

  • Nada de Novo no Front
  • Avatar: O Caminho da Água
  • Os Banshees de Inisherin
  • Elvis
  • Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo
  • Os Fabelmans
  • Tár
  • Top Gun: Maverick
  • Triângulo da Tristeza
  • Entre Mulheres

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui